A Descida da Cruz Rogier van der Weyden Click para avançar

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Transcrição da apresentação:

A Descida da Cruz Rogier van der Weyden Click para avançar Montagem: A.G.Montero/2010

Rogier van der Weyden (1399-1464) Pertence aos conhecidos como “Primitivos pintores flamengos”, do gótico tardio e princípio do Renascimento nos Países Baixos (região da Flandres). Estes artistas do norte da Europa imprimiram aos seus trabalhos uma intensidade expressiva e um minucioso detalhismo que os distingue de seus equivalentes italianos. Nasceu em Tournai (Bélgica) e era chamado “Rogelet” (pequeno Roger). Morreu em Bruxelas, em 1464. Está enterrado na Catedral de Santa Búdula. O seu nome inicial (francês) era Roger de la Pasture por ser filho de Henri de la Pasture. Teve três filhos, o do meio, Pierre, foi um bom pintor. A sua obra artística inspira-se em Jan van Eyck e em Robert Campin. Estabeleceu-se em Bruxelas e foi nomeado pintor desta cidade, em 1435. Trabalhou para vários membros da corte borgonhesa, entre eles o afamado coleccionista Filipe, o Bom, duque de Borgonha. Este ducado tinha a capital em Bruxelas, enclave fundamental da indústria e do comércio, que então tinha porto de mar. As suas obras foram objeto de múltiplas cópias e acreditam tanto a sua popularidade como a colaboração de uma afamada oficina. Click para avançar

A Descida da cruz (óleo sobre tábua) Click para avançar

A Descida da cruz (1430-1435) Pode-se considerar como a melhor obra de Rogier van der Weyden ou pelo menos a mais conhecida, cujo original se encontra no museu do Prado. Esta obra é a parte central de um tríptico cujas laterais se perderam. Foi pintada para a capela dos Besteiros de Lovaina na igreja de Nossa Senhora das Vitórias. As curvas diagonais do corpo de Jesus e da Virgem ficam compensadas pela verticalidade da cruz, em segundo plano. Destaca-se a atitude sofredora dos personagens que acompanham os dois protagonistas da cena. A obra está pintada com a nova técnica desenvolvida pelos pintores flamengos, isto é, “o óleo” sobre tábua, com elemento secativos. Com o óleo as figuras ganham vida, facilita-se la rectificação do quadro e a mudança de lugar, por não estar fixados a uma superfície, como sucedia com a pintura “a fresco”. O quadro foi comprado pela Rainha Maria de Hungria para o seu irmão, o imperador Carlos V, com a promessa de entregar à igreja uma cópia, que efectivamente foi realizada por Miguel Coxcie. Click para avanzar

Parecem ser parte do arco a que estava fixado o quadro. Esta ampliação da borda superior permitiu o prolongamento da cruz Talhas em ilusão. Parecem ser parte do arco a que estava fixado o quadro. A perfeição das telas é tal, que poderiam separar-se os vincos capa por capa. O olhar do espectador vai directamente para o corpo luminoso de Cristo. Click para avançar

Estrutura da composição Os eixos dos dois círculos coincidem com as duas figuras Click para avançar

María Salomé, esposa de Cléofas. Presenciou a crucifixão María Salomé, esposa de Cléofas. Presenciou a crucifixão. É uma das três Marias que costumam aparecer nestas cenas. S. João Evangelista. Consola a Virgem Maria Toucado branco, como símbolo de pureza A Virgen Maria, está vencida pela dor A túnica, em azul de ultramar, indica o alto preço que tinha o quadro. O pigmento obtinha-se do lápis-lazuli importado do Afganistão. Click para avançar

O corpo de Cristo A falta de gravidade da mão exprime claramente que está morto. O sangue escorre pelo corpo e pela frente de Jesus Cristo. A caveira representa o pecado de Adão .Cristo é a redenção dessa falta. Click para avançar

O sangue flui das chagas Click para avançar

Braço de Cristo Mão da Virgem Maria Click para avançar

José de Arimateia sustenta o corpo de Cristo. Era um homem rico que obteve a permissão para descer Jesus da cruz e depositá-l’O num sepulcro em terrenos da sua propiedade. Click para avançar

Uma mulher acompanhante Maria Salomé Click para avançar

A Virgem Maria, exprime a dor pela morte de seu filho. Click para avançar

Nicodemos (discípulo secreto), é o homem que sustenta as pernas de Cristo. A sua capa, pintada com meticulosidade, mostra a sua qualidade, que é indicativa da classe social do personagem. Click para avançar

Os unguentos Um seguidor de Cristo leva um pote de unguentos (bálsamo ). Junto a ele e angustiada está Maria Madalena. Click para avançar

Rosto dolorido de S. João Evangelista Rosto de Nicodemos Click para avançar

Detalhe de um olho chorando. Aprecia-se o gerar da lágrima Click para avançar

De novo “A Descida” Click para avançar

Outras obras de Van der Weyden Clicar para ver outras obras Clicar para finalizar

Filipe, o Bom duque de Borgonha Click para avançar

O duque de Borgonha, Filipe, o Bom e o seu filho Click para avançar

Retrato de uma dama, da corte borgonhesa. A transparência do toucado permite ver a orelha e o cabelo Click para avançar

Retrato de uma dama Click para avançar

O Altar de S. João Baptista (Salomé oferece a sua mãe Herodíades a cabeça de S. João) Click para avançar

María Madalena lendo Click para avançar

A Virgem com quatro Santos 1450 É o que se conhece como “Sacra conversa” Click para avançar

Virgem no trono amamentando o Menino A Piedade Virgem no trono amamentando o Menino Click para avançar

Maria Madalena, levando o pote dos unguentos Click para avançar

Tríptico da Crucifixão Click para avançar

Detalhe de A crucifixão (S. João Evangelista e a Virgem Maria parecem copiados para o quadro da Descida) Click para avançar

Click para avançar Tríptico dos Sete Sacramentos

Painel central dos Sete Sacramentos É curiosa a colocação da cruz no centro da nave da igreja. Click para avançar

Fim A.G.Montero