SCRUM Equipe Amauri Cleverson Daiane Mauri Mauricio.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Scrum Introdução.
Advertisements

<Nome do Projeto> Lições Aprendidas – Sprint x
Gerenciamento e Desenvolvimento Ágil de Projetos de Software com Scrum
SCRUM para Gerência de Projetos
Análise e Projeto de Sistemas I
GUG Porto Alegre/Brasil Desenvolvimento em GeneXus, Métodos Ágeis e Scrum.
Gestão Ágil de Projetos
Desenvolvimento ágil: eXtreme Programming vs SCRUM Tiago Rodrigues de Mello CCO-230 – ENGENHARIA DE SOFTWARE / 2010.
Soluções de Software Sistemas e aplicações sob medida para as necessidades do seu negócio. Vivenciando SCRUM Experiência e desafios.
Israel M. Santos Rafael Mendonça
O mundo ágil do SCRUM Alexsandro Marques 02/09/2009.
KANBAN Por: Jessica Nunes e Karine Oliveira.
Métodos Ágeis de Desenvolvimento
Planejamento e controle de Projetos
Ari Stopassola Daniel #
Métodos Ágeis e SCRUM VISÃO GERAL
Métodos Ágeis Agile Modeling, ou AG
Uma Visão Processual do Desenvolvimento Seguro Usando SCRUM
MAPEANDO O SCRUM SEGUNDO O MPS.BR NÍVEL G
Michele de Vasconcelos Leitão Orientadora: Cristine Gusmão
Sumário Motivação Metas Metodologias Ágeis Caso de Estudo: Ambiente
Michele de Vasconcelos Leitão Orientadora: Cristine Gusmão
Michele de Vasconcelos Leitão Orientadora: Cristine Gusmão
Implantando SCRUM na Simplestec Equipe Tributária
Michele de Vasconcelos Leitão Orientadora: Cristine Gusmão
Implantando SCRUM na Simplestec Equipe Tributária
Processo Praxis – Fase de Concepção
Desenvolvimento Ágil aplicado aos Projetos de Software
Half Circle (Advanced)  
Engenharia de Software
Relato de Experiência do processo de desenvolvimento do GSAN
Gerência de Projetos de TI 15
PSBD II Projeto de Sistemas de Banco de Dados II
Scrum EDIMILSON ESTEVAM.
Metodologia Ágil SCRUM
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Michele de Vasconcelos Leitão Orientadora: Cristine Gusmão
Uma introdução ao SCRUM
Scrum Visão Geral Janeiro/2010.
Análise e Projeto de Sistemas UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA Ciência da Computação 2010/1.
Scrum.
# development Teresa Maciel DEINFO/UFRPE. # Fidelidade do cliente CompetitividadeSobrevivência Prazos curtos Baixo custo Agregação ao negócio.
SCRUM Processo de Desenvolvimento de Software
Estruturação Projetos
Metodologias Ágeis Para o Desenvolvimento de Software
SCRUM Lílian Simão Oliveira.
Gestão de projetos de Software GTI-16
Gerenciamento de Equipes com Scrum Curso de Verão 2008 – IME/USP Dairton Bassi Danilo Sato 24/Jan/2008.
Trabalho de PAW Scrum Nome: Jaila Cíntia.
SCRUM Metodologia para o Desenvolvimento Ágil de Software Rafael Rodrigues, Rafael Rost.
Metodologias Ágeis Para o Desenvolvimento de Software
SCRUM.
Gestão Ágil de Projetos
Michele de Vasconcelos Leitão Orientadora: Cristine Gusmão
SCRUM Process Universidade Federal de Pernambuco Polyana Lima Olegário
 Caio Rodrigo – [PAN]  Diogo Ferreira – [PAN] [PGT] [PPR]  Emanoel Rodolfo – [PAN] [PGT] [PPR]  Filipe Loreto – [PAN] [PGT] [PPR]  Pedro Vasconcelos.
SISTEMA DE MONITORAMENTO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO.
 confidencial restrito Reunião de Retrospectiva  O que foi bem?  Envolvimento do usuário e apoio de TI  O que deveria ser melhor?
PSP - Aula 02 Vanilson Burégio.
Metodologias Ágeis – Leandro Rafael
Utilizando práticas do PMBOK para implantar o Scrum
SCRUM.
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
SCRUM Development Process Universidade Federal de Pernambuco Lenylda Albuquerque
 confidencial restrito Reunião de Retrospectiva  O que foi bem?  Márcia já tem acesso no sistema.  O que deveria ser melhor?  Enviar.
Scrum Gathering Brazil 2009 Diego Asfora
Metodologia Ágil THOBER CORADI DETOFENO, MSC. Aula 04 JOINVILLE 2016 Universidade do Estado de Santa Catarina – CCT/UDESC.
GERENCIAMENTO DE PROCESSOS AGÉIS: SCRUM
Pós-Graduação em Análise, Projeto e Gerência de Sistemas Centro Universitário Estácio do Ceará.
O Processo Unificado (PU). 2 O que é o Processo Unificado (PU)? É um modelo de processo de software baseado no modelo incremental, visando a construção.
Transcrição da apresentação:

SCRUM Equipe Amauri Cleverson Daiane Mauri Mauricio

SCRUM O que é Scrum? Onde/como surgiu? Qual o objetivo? Como funciona? Quem usa?

O que é Scrum? O Scrum é um processo de desenvolvimento iterativo e incremental para gerenciamento de projetos e desenvolvimento ágil de software.

Onde/como surgiu? Inicialmente, o SCRUM foi concebido como um estilo de gerenciamento de projetos em empresas de fabricação de automóveis e produtos de consumo, por Takeuchi e Nonaka no artigo "The New Product Development Game" (Harvard Business Review, Janeiro-Fevereiro 1986). O Scrum foi desenvolvido por Jeff Sutherland e por sua equipe no inicio da década de 1990.

Qual o objetivo? O Scrum é um modelo aberto e de forma alguma é previsível (Schwaber K., 2004). Ele oferece um conjunto de práticas que tem como objetivo manter o gerenciamento do projeto visível aos usuários do modelo e também ao cliente .

Como funciona? FUNDAMENTOS: O Scrum é baseado em 4 fundamentos – é fácil visualizá-los ao longo do ciclo de vida (uma iteração - sprint) do SCRUM.

Papéis Dono do produto (Product Owner) Gerenciador do processo (Scrum Master) Equipe de Trabalho (Time)

Artefatos Visão do Produto (Product Backlog) Funcionalidades a serem entregues num iteração(Sprint Backlog) Quadro de tarefas – a serem realizadas pelo time (Task Board) Gráfico de aderência à meta estipulada (Kanban)

Cerimônias Reunião (Todos os dias) Revisões Retrospectiva.

Atitude Planejar, Reunir, Discutir e Avaliar

Caso de Sucesso? Empresa: Orbisat – ramo de telecomunicações O que deveria proporcionar? “O processo de implementação das metodologias ágeis [Scrum], para se mostrar efetivamente eficaz, deveria atender as necessidades da equipe, ajudando, e não gerando mais trabalho, nem burocracia e muito menos transtornos que fariam a equipe perder seu desempenho.”

O Ciclo do Scrum

Product Owner É responsável pelo sucesso do produto. Definindo o que será implementado na iteração, sendo responsabilidade do cliente realizar a priorização do trabalho a ser feito. Definir as funcionalidades do produto; Priorizar as funcionalidades de acordo com o valor de mercado; Aceitar ou Rejeitar os resultados de trabalho;

O Ciclo do Scrum

Scrum Master É responsável por gerenciar o processo, assegurando que as práticas envolvidas no processo sejam devidamente executadas e que as práticas do Scrum estão sendo empregadas de forma correta  pelos membros da equipe. Com o principal objetivo: Assegurar que a equipe seja totalmente produtiva. Eliminar obstáculos e isolando-a de qualquer interferência externa (pelo menos, no decurso de um sprint).

O Ciclo do Scrum

Team Members É a equipe de desenvolvimento. É formada por  pequenas equipes de trabalho auto-gerenciada, auto-organizada, independente de um gerente formal. A experiência da equipe deve englobar todas as características necessárias para a implementação do projeto proposto.

O Ciclo do Scrum

Product Backlog É uma lista contendo todas as funcionalidades desejadas para um produto. O conteúdo desta lista é definido pelo Product Owner. O Product Backlog não precisa estar completo no início de um projeto. Pode-se começar com tudo aquilo que é mais óbvio em um primeiro momento. Com o tempo, o Product Backlog cresce e muda à medida que se aprende mais sobre o produto e seus usuários.

O Ciclo do Scrum

Splint Planing É uma reunião na qual estão presentes o Product Owner, o Scrum Master e todo o Scrum Team, bem como qualquer pessoa interessada que esteja representando a gerência ou o cliente.

O Ciclo do Scrum

Sprint Backlog O Sprint Backlog representa tudo o que deverá ser feito durante a próxima Sprint do seu projeto. Ele surge a partir do que foi levantado e listado, pelo Product Owner, no Product Backlog. A maioria dos itens que estão no Product Backlog serão implementados um dia, mas para serem considerados para fazer parte do Sprint Backlog eles devem estar preparados, estimados e priorizados, segundo a definição de preparado estabelecida no início do projeto. 

O Ciclo do Scrum

Sprint O Sprint representa um Time Box dentro do qual um conjunto de atividades deve ser executado. Metodologias ágeis de desenvolvimento de software são iterativas, ou seja, o trabalho é dividido em iterações, que são chamadas de Sprints no caso do Scrum. 

O Ciclo do Scrum

Daily Scrum Reunião Diária, sendo esta coordenada pelo ScrumMaster (Mestre Scrum). São reuniões curtas que normalmente com tempo de 15 minutos. Três questões são formuladas e respondidas por todos os membros da equipe. O que você fez desde a ultima reunião de equipe? Que obstáculos você está encontrando? O que você planeja realizar até a próxima reunião?

O Ciclo do Scrum

Sprint Review Ao final de cada Sprint é feito um Sprint Review Meeting. Durante esta reunião, o Scrum Team mostra o que foi alcançado durante o Sprint. Tipicamente, isso tem o formato de um demo das novas funcionalidades. Os participantes do Sprint Review tipicamente incluem o Product Owner, o Scrum Team, o Scrum Master, gerência, clientes e engenheiros de outros projetos. Durante o Sprint Review, o projeto é avaliado em relação aos objetivos do Sprint, determinados durante o Sprint Planning Meeting. Idealmente, a equipe completou cada um dos itens do Product Backlog trazidos para fazer parte do Sprint, mas o importante mesmo é que a equipe atinja o objetivo geral do Sprint.

O Ciclo do Scrum

Sprint Retrospective Retrospectiva é uma reunião, com duração fixa de três horas, onde Scrum Master encoraja o time a revisar, dentro do modelo de trabalho e das praticas do processo do Scrum, seu processo de desenvolvimento, de forma a traná-lo mais eficaz da próxima Sprint.

Burndown Chart

Task Board

SCRUM