A inversão térmica é um fenômeno atmosférico muito comum nos grandes centros urbanos industrializados, sobretudo naqueles localizados em áreas cercadas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os fenômenos atmosféricos
Advertisements

Biosfera e ação humana :atmosfera
Climas do Continente Americano
Revisão para os alunos 2º E.M C
ELEMENTOS QUE INFLUENCIAM O CLIMA
Ar invisível não tem gosto; nem cheiro!!.
Zona Climática.
Atmosfera e climatologia
Aquecimento global Aula n.º5 (90 minutos).
O CLIMA DA TERRA.
2º Ano CENSA Prof. Jane Ilce
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
1.1- Problemas ambientais Disciplina: Geografia Professora: Taís
Clima e Saúde Desde a antiguidade: conexões entre clima e saúde
METEOROLOGIA.
PROBLEMAS AMBIENTAIS.
CLIMATOLOGIA.
POLUIÇÃO.
CORRENTES OCEÂNICAS E MASSAS DE ÁGUA
Colégio Franciscano Santíssima Trindade Aula: Transmissão de Calor
POLUIÇÃO Prof Edilson Soares
Vale a pena pensar um pouco!
Ciências A atmosfera– cap. 14 (6ª série)
Alterações climáticas
A atmosfera Atmosfera significa esfera de ar;
Frentes e Frontogênese
Variação da pressão atmosférica com a altitude
COLÉGIO MILITAR DE BELO HORIZONTE
“O AQUECIMENTO DA ATMOSFERA”
RECURSOS VEGETAIS Renováveis
Gestão da Qualidade do Ar
As grandes questões ambientais atuais
Dinâmica da Atmosfera.
Professor Luiz Felipe Geografia
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
CIDADES Solo altamente permeável
POLUIÇÃO SUBSTÂNCIA CERTA + LUGAR ERRADO.
Estabilidade e instabilidade da atmosfera
Dinâmica Climática Capítulo 7.
Vale a pena pensar um pouco!
Questionamentos iniciais:
Prof. Jefferson O Clima.
O que é clima? O clima é caracterizado pela repetição das condições de umidade e temperatura em um determinado lugar ao longo de um período de observação.
Qualidade do Ar POLUIÇÃO: Acúmulo de substâncias que causam alterações no ar, ocasionando prejuízos ao local e a saúde humana. POLUENTES: Todas substância.
O aquecimento global O aquecimento global é fenômeno caracterizado pelas alterações climáticas e o aumento da temperatura média do planeta, por fatores.
A Atmosfera e sua Dinâmica – O Tempo e o Clima
Atmosfera, clima e tempo.
Nome: Alice Nascimento e Ana Laura Espinosa
Alexandra Stumpf Lorenzo Barbosa
FATORES CLIMÁTICOS.
Qualidade do Ar POLUIÇÃO: Acúmulo de substâncias que causam alterações no ar, ocasionando prejuízos ao local e a saúde humana. POLUENTES: Todas substância.
Dinâmica Climática.
EXTENSIVO GEO-A Prof. Groth Aula 07.
DINÂMICA CLIMÁTICA.
SUMÁRIO: Mecanismos de transferência de energia por calor em sólidos e fluidos: condução e convecção. Condutividade térmica. Bons e maus condutores.
CHUVA ÁCIDA
OFICINA DE CLIMATOLOGIA
A poluição atmosférica
Fatores de influência climática
O Efeito Estufa.
OS ELEMENTOS D0 CLIMA 1.
Pressão Atmosférica “Com uma espessura de cerca de 1000 km, a atmosfera exerce uma forte pressão sobre os corpos da superfície terrestre. Contudo devido.
Atmosfera.
O ar A Poluição do ar Os efeitos camada de ozônio Efeito estufa
MASSAS de AR Definição: Um grande volume de ar, cobrindo uma superfície de centenas de km 2, que tem temperatura e umidade relativamente constante na horizontal.
MASSAS de AR Definição: Um grande volume de ar, cobrindo uma superfície de centenas de km 2, que tem temperatura e umidade relativamente constante na horizontal.
E.E Dona Consuelo Muller Geografia – Professor Gilvano 1º Ano Noturno – Junho de 2013 Problemas Atmosféricos Urbanos.
EFEITO ESTUFA.
PERTURBAÇÕES NO EQUILÍBRIO DOS ECOSSISTEMAS
Trabalho de geografia Dos alunos Joao Henrique e Isadora do 6 ano D
Transcrição da apresentação:

A inversão térmica é um fenômeno atmosférico muito comum nos grandes centros urbanos industrializados, sobretudo naqueles localizados em áreas cercadas por serras ou montanhas.

Esse processo ocorre quando o ar frio (mais denso) é impedido de circular por uma camada de ar quente (menos denso), provocando uma alteração na temperatura.

Para entender o fenômeno é preciso ter em mente o seguinte: o ar quente, menos denso e mais leve, tende a subir e o ar frio, mais denso e pesado, tende a descer. Durante a maioria dos dias, o movimento do ar na atmosfera é vertical e linear. O ar quente, fruto da ação dos raios solares no solo, sobe para dar lugar ao ar frio. Nesse movimento, os poluentes, que são mais quentes e menos densos que o ar, sobem ainda mais e se dispersam, como pode ser observado na figura 1.

A inversão térmica, porém, é uma condição meteorológica que ocorre quando uma camada de ar quente se sobrepõe a uma camada de ar frio, impedindo o movimento ascendente do ar, uma vez que, o ar abaixo dessa camada fica mais frio, portanto, mais pesado, fazendo com os poluentes se mantenham próximos da superfície, como pode ser observado na figura 2.

Para que ocorra a inversão térmica é preciso alguns fatores específicos como baixa umidade do ar (comum nos invernos paulistanos, por exemplo). O fenômeno pode ocorrer em qualquer época do ano, mas fica mais intenso nas épocas de noites longas, com baixas temperaturas e pouco vento.

Esse fenômeno pode ser visto através do fecho de luz que divide o céu no período em que começa a anoitecer. A coloração desse fenômeno é cinza alaranjada, cor que caracteriza a presença de poluentes.

Problemas de saúde Este fenômeno afeta diretamente a saúde das pessoas, principalmente das crianças, provocando doenças respiratórias, cansaço entre outros problemas de saúde. Pessoas que possuem doenças como, por exemplo, bronquite e asma são as mais afetadas com esta situação.

Soluções As soluções para estes problemas estão ligados à adoção de políticas ambientais eficientes que visem diminuir o nível de poluição do ar nos grandes centros urbanos. A substituição de combustíveis fósseis por biocombustíveis ou energia elétrica poderia reduzir este problema. Campanhas públicas conscientizando as pessoas sobre a necessidade de trocar o transporte individual (particular) pelo transporte público (ônibus e metrô) também ajudaria a amenizar o problema. A fiscalização nas regiões onde ocorrem queimadas irregulares também contribuiria neste sentido.

EEEM Roque Gonzáles Trabalho de Biologia Professora: Thais Alunos: Isadora P. Garcia Luan Furtado Thaisy Susini Turma: 102