Curso para Agentes de Desenvolvimento Etapa I Básica Básica.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Projecto de Strategic Sourcing
Advertisements

Resumo Este trabalho teve como objetivo disponibilizar para as Micro Empresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP) optantes pelo Simples Nacional,
O Simples Nacional e os Municípios
Compras Governamentais
Fevereiro–2011 D S T Q ª e 2ª SEMANA – Cronograma das atividades. 3ª SEMANA.
MUDANÇAS NAS COMPRAS PÚBLICAS EM RAZÃO DA LEI COMPLEMENTAR 123/2006 LEI COMPLEMENTAR Nº 123, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2006 Determina um tratamento diferenciado,
Avaliação do Plano Plurianual
Fazer negócios e o acesso ao crédito no Brasil
1 A Importância da Regulamentação da Lei Geral na Cidade de São Paulo Frente Parlamentar em Defesa das MPEs/MEI/Cooperativas 21/05/2010.
ESTATUTO DA MICROEMPRESA E DA EMPRESA DE PEQUENO PORTE DO ESTADO DO CEARÁ (VERSÃO 1.0) JULHO / 2008.
FÓRUM REGIONAL DAS MICROEMPRESAS E EMPRESAS DE PEQUENO PORTE DO CEARÁ
NOVO ESTATUTO DAS DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
O EMPREENDEDOR INDIVIDUAL.
Centrais de Negócio Sociedade de Propósito Específico
Compras Públicas com Microempresas e Empresas de Pequeno Porte
Ministério do Desenvolvimento,Indústria e Comércio Exterior (MDIC) Secretaria de Comércio e Serviços (SCS) Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio.
Recife, março de 2007 Workshop – Implementação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte.
1 Uma lei em favor do Brasil Uma lei em favor do Brasil Outubro/2009 Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas: O que foi feito e o que falta fazer!
Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas
DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
Cidade Saudável, Cidade Educadora,
SEBRAE O RDC e a participação dos Pequenos Negócios
Fundamentos do Turismo 1
Curso para Agentes de Desenvolvimento
PLP 591/2010 – Alteração da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL Alterações propostas à Lei Geral da MPE LC 123/2006 (PLP.
Desafios e Propostas para o Desenvolvimento
Encontro dos Fóruns Regionais das MPEs. Fórum Permanente Regional das MPEs Bahia Decreto nº de 10/12/2009 e regulamentado pela Resolução SICM.
“SEMINÁRIO ESTADUAL DO SIMPLES NACIONAL”
4º Seminário Nacional de Gestão Pública Salvador 27 maio 2009 “Programa - Bases para o Desenvolvimento Municipal” Brasília / 2010 Programa Bases para o.
Implantação da Lei Geral das MPE’s pelos Municípios
Compras Governamentais
O FOPEMEPE/RS é um espaço de debates e conjugação de esforços entre o governo e o setor privado, para a elaboração de propostas orientadas à implantação.
Ênfase na Experiência do MEI
Reduzir os custos dos serviços públicos para o cidadão. OBJETIVOS Facilitar a vida do empreendedor.
A IMPORTÂNCIA DOS FÓRUNS REGIONAIS NA CRIAÇÃO DE AMBIENTES FAVORÁVEIS AO DESENVOLVIMENTO DAS MPE Ercílio Santinoni Presidente da CONAMPE.
MATRÍCULA ANTECIPADA CHAMADA ESCOLAR 2014
Estado de Santa Catarina PREFEITURA MUNICIPAL ITUPORANGA
FÓRUM ESTADUAL DAS MICROEMPRESAS E EMPRESAS DE PEQUENO PORTE FEMEP/GO I REUNIÃO ORDINÁRIA Goiânia, 04 de fevereiro de 2010.
Goiânia, agosto de 2009 Políticas Públicas de Apoio as Micro, Pequenas e Médias Empresas Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Secretaria.
Curso para Agentes de Desenvolvimento Etapa I Básica.
O Simples como ferramenta de fomento a micro e pequena empresa ALAMPYME BR março/2012.
A Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas e as Compras Públicas
SEBRAE NACIONAL ENCONTRO NACIONAL DE MUNICÍPIOS A FORÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO DESENVOLVIMENTO DOS MUNICÍPIOS Brasília – 18 de março de 2014.
ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL SIMPLIFICADA PARA AS MICROEMPRESAS E EMPRESAS DE PEQUENO PORTE  
Recílio Santinoni APRESENTAÇÃO FÓRUNS REGIONAIS 08/12/2011 FPME/PR.
Incentivo para o Desenvolvimento 2º Convênio FNP-SEBRAE Abril/2010 a Setembro/2011 Brasília, 13 de abril de 2010.
CT - Tecnologia e Inovação. Embasamento Legal Lei Complementar 123/2006  Facilita a abertura e fechamento da MPE;  Simplifica o pagamento de impostos;
Compras Governamentais
20ª. Plenária do Fórum Permanente COMITÊ DE DESONERAÇÃO E DESBUROCRATIZAÇÃO 07 de dezembro de 2011.
9ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO FÓRUM PERMANENTE DAS MPEs Brasília – 06 de abril de 2011 COMITÊ TÉCNICO DE COMPRAS GOVERNAMENTAIS.
Brasil Mais Simples Marcelo D. Varella Diretor Secretaria da Micro e Pequena Empresa.
EXPRESSO EMPREENDEDOR
DESBUROCRATIZANDO O REGISTRO DE EMPRESAS EM ALAGOAS
LEI GERAL DA MICRO E PEQUENA EMPRESA Marco legal e institucional para Pequenos Negócios.
Criação dos Conselhos Somente após a criação dos Sistemas Municipais de Ensino pela CF de 1988, registrou-se um estímulo à criação de Conselhos Municipais.
Inovações da Lei das ME e EPP
1 LC nº 123/ A importância das MPEs Pessoal ocupado (IBGE) Empregos formais criados no Brasil nos 10 últimos anos (BNDES) Estabelecimentos comerciais,
LEI COMPLEMENTAR Nº 123 / Estatuto Nacional da ME e da EPP. -Estabelece normas gerais -tributárias e não tributárias- relativas ao tratamento diferenciado.
Os Novos Marcos Regulatórios
Alterações introduzidas pela Lei Complementar nº 147, de 7 de agosto de 2014, acerca do Estatuto da Micro e Pequena Empresa (Lei Complementar nº 123, de.
Maio Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas A Lei Complementar 123/06 assegura tratamento favorecido e diferenciado para micro e pequenas empresas.
Agenda Estratégica das Micro e Pequenas Empresas Propostas do Comitê de DESONERAÇÃO E DESBUROCRATIZAÇÃO Brasília – Agosto de 2010.
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL
SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS SEDE NACIONAL.
Internacionalização de Micro, Pequenas e Médias Empresas
CARIACICA Espírito Santo Brasil
CORE-CE 4Ciclo de Palestras
2ª REUNIÃO ORDINÁRIA DE 2010 Pauta: PL - Minuta da Lei Geral Estadual 27/05/2010.
Apresentação Padrão SEBRAE.
Regulamentação da REDESIMPLES José Levi Mello do Amaral Júnior 1.
Transcrição da apresentação:

Curso para Agentes de Desenvolvimento Etapa I Básica Básica

Módulo III Melhorando o Ambiente para o Desenvolvimento Módulo III Melhorando o Ambiente para o Desenvolvimento Curso para Agentes de Desenvolvimento

T3M3U3 Unidade 3 Lei Geral - Introdução

T4M3U3 Tratamento Diferenciado é Justo?

T5M3U3 A Lei Geral e o Desenvolvimento O QUE É A LEI GERAL Lei Complementar Nº 123, de 14/12/06; Dá tratamentos diferenciados às pequenas empresas do Brasil; Alterada pelas LC 127/07 e LC 128/08; Por ser lei complementar, só tem acima dela a Constituição Brasileira.

T6M3U3 A Lei Geral e o Desenvolvimento O QUE É A LEI GERAL Tratamentos obrigatórios e facultativos; Precisa ser regulamentada, inclusive no município Lei Geral Municipal.

T7M3U3 A Lei Geral e o Desenvolvimento A LEI GERAL MUNICIPAL Como não há previsão na lei de punição sobre quem não a cumprir, a questão cai no crime de responsabilidade. Todos os prazos de regulamentação estão vencidos.

T8M3U3 A Lei Geral e o Desenvolvimento Via Decreto Rápida; Incompleta; Risco. Via Lei Geral Municipal Mais lenta; Completa; Estável. X A implementação de vários temas não precisa esperar a existência de uma Lei Geral Municipal.

T9M3U3 A Lei Geral 1. Disposições preliminares 2. Definição de ME e EPP 3. Inscrição e baixa 4. Tributos e contribuições 5. Acesso aos mercados 6. Simplificação das relações de trabalho 7.Fiscalização orientadora 8.Associativismo 9.Estímulo ao crédito e à capitalização 10.Estímulo à inovação 11.Regras civis e empresariais 12.Acesso à justiça 13.Apoio e representação 14.Disposições finais e transitórias (AD)

T10M3U3 Prática 1º Momento – Bloco de Municípios I 2º Momento – Bloco de Municípios II 3° Momento – Fórum de Municípios

T11M3U3 Prática 1º Momento – Bloco de Municípios I BLOCO DE MUNICÍPIOS 1 TEMA A Eu conheço o Objetivo, Definições de Micro e Empresas de Pequeno Porte, contidos na LC 123? B Eu consigo verificar os estímulos às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte garantidos pela LC 123? C Eu consigo verificar na LC 123 o tratamento específico ao Empreendedor Individual? D Eu consigo verificar na LC 123 o tratamento especifico as Compras Governamentais? E Eu consigo verificar na LC 123 o tratamento específico a desburocratização nas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte?

T12M3U3 Prática 2º Momento – Bloco de Municípios II A1 A2 A3 A4 A5 Município A A1 B1 C1 D1 E1 Município F

T13M3U3 Prática 3º Momento – Fórum de Municípios