GERÊNCIA DE ENFERMAGEN OBSTÉTRICA NAS UNIDADES OBSTÉTRICAS – CPN/CO MORGANA TELES ESP. ENFERMAGEM OBSTETRÍCA RT E PLANTONISTA DO CPN/HEDA DOULA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Objetivos de Desenvolvimento do Milênio Mortalidade Infantil e Materna 1990 a 2013 MS/SVS/CGIAE.
Advertisements

REDE CEGONHA. Portaria nº 1.459, de Institui, no âmbito do SUS, a Rede Cegonha Portaria nº 3.070, de Aprova a I etapa do Plano de.
Comissão de Saúde da Mulher- Cofen  Valdecyr Herdy Alves  Vera Cristina Augusta Marques Bonazzi  Maria do Rozário de Fatima Borges Sampaio  Maria.
Universidade Aberta do SUS – UNASUS
Trabalho de Conclusão de Curso
Especializanda: Pastora Cala Sotelo Orientadora: Daniela Nunes Cruz
UNASUS – UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UFPEL – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Qualificação.
Melhoria da atenção ao Pré-natal e Puerpério na UBS Soledade, APODI/RN
Orientador: Leandro Leitzke Thurow
Especializando: RAFAEL E. CARBONELL VARGAS
Universidade Aberta do SUS Universidade Federal de Pelotas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância    Trabalho de Conclusão.
Defesa de Trabalho de Conclusão de Curso.
Melhoria na atenção à saúde da criança de 0 a 72 meses
Trabalho de Conclusão de Curso
ASSISTÊNCIA DE PRÉ-NATAL E PUERPÉRIO NA USF TAMANDUÁ DE PASSIRA, PE
Universidade Federal de Pelotas – UFPEL
Modalidade a Distância
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA UNASUS EaD – UFPel
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UBS Edite Cardoso no Município de Mucajaí/RR
Orientador: Sabiny Pedreira Ribeiro
Especializanda: Adis Almaguer Oyarzabal
Autora: Karine Bombardelli
Fernanda Braga Monteiro Orientador: Paulo Faria Bonat
Universidade Federal de Pelotas
Melhoria da Atenção ao Pré-natal e Puerpério na UBS Vilena, Bonfim/RR
Especializando: Giordano Santos / Orientadora: Simone Damásio
Especializando: Angel Lambert Perez.
Giana Frasson Orientadora: Bianca de Souza
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 5 Yany Leopoldo Leon Gonzalez.
Curso de Especialização em Medicina de Família - UnaSUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Adelmir Chagas da Silva Orientador: Luciano de Paula Moura
Especializando: Dra. Yusleydis Torres Gonzalez Pelotas 2015
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Aluno: Ricardo Gomez Orientador: Nailê Damé-Teixeira
Melhoria da Atenção ao Pré-natal e Puerpério na Unidade Estratégia de Saúde da Família Getúlio Vargas, Pelotas/RS Especializando: Cayo Otávio Moraes Lopes.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA TURMA 3 Melhoria da atenção.
Neisleydis Hernandez Avila Orientadora: Ligia Menezes de Freitas
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA MELHORIA DA ASSISTÊNCIA AO.
Especializanda: Gisela Grinan Bicet
Universidade Federal de pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade à distância Turma 7 Melhoria da Atenção à Saúde da Criança de zero a setenta.
Melhoria da Atenção ao Pré-natal e Puerpério na Unidade de Saúde da Equipe de Saúde da Família-1 de Cachoeira do Sul - RS Aluna: Daniela Yumi Kitashima.
Especializanda: Yosari Denys Zamora Orientadora: Niviane Genz
José Fernando Neponuceno Álvarez
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família. Modalidade a Distância. Turma 7 Melhoria da atenção ao.
Viviane Serafim - Enfermeira
Qualificação do pré-natal e puerpério na Unidade de Saúde da Família Jorge André Gurjão Vieira em Boa Vista – RR Especializando: Felipe Queiroz Portela.
Flávia Peterini Boeira Orientadora: Ariane da Cruz Guedes
Wolfang Stable Báez Orientador:Pablo Viana Stolz
Trabalho de conclusão de curso
Universidade Aberta do SUS - UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 5 Melhoria da Atenção.
Melhoria da Atenção Pré-natal e ao Puerpério na UBS Floresta, Bagé/RS
Especialização em Saúde da Família
Aluno: Luiz Gustavo Espanhol Orientador: Nailê Damé Teixeira
Universidade Aberta do SUS– UNASUS
         UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 7.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 7 Melhoria da atenção ao.
Elsa Maria Corcho Martinez Orientadora: Analú Sparremberguer Manéa
Autor: Anibal Oscar Stivens Veranes
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA Melhora da atenção ao pré-natal.
Saúde da Criança.
Atenção ao Pré-natal e Puerpério: melhorias na qualidade do atendimento na Unidade Básica de Saúde Sagrada Família em Mucajaí-RR. Rafhael Brito de A. Santos.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção ao Pré-natal.
Trabalho de Conclusão de Curso
Transcrição da apresentação:

GERÊNCIA DE ENFERMAGEN OBSTÉTRICA NAS UNIDADES OBSTÉTRICAS – CPN/CO MORGANA TELES ESP. ENFERMAGEM OBSTETRÍCA RT E PLANTONISTA DO CPN/HEDA DOULA

REDE CEGONHA: POR QUÊ? Esforço para melhorar a saúde materno-infantil; Todos os dias, aproximadamente 830 mulheres morrem por causas evitáveis relacionadas à gestação e ao parto no mundo. 99% de todas as mortes maternas ocorrem em países em desenvolvimento. A mortalidade é maior entre mulheres que vivem em áreas rurais e comunidades mais pobres. Adolescentes enfrentam um maior risco de complicações e morte como resultado da gravidez. (DADOS OPAS/BR)

REDE CEGONHA: POR QUÊ? Entre 1990 e 2015, a mortalidade materna no mundo caiu cerca de 44%. Óbito materno no Brasil: aproximadamente 65%  Regiões norte (84,5% - Amapá com 141.7%)) e nordeste (78%);  Regiões sul ( 44,2%) e sudeste (55,8%). Meta de redução da mortalidade (maio/19): 50% nos próximos 12 anos; 50% nos próximos 12 anos; 30 mortes por 100 mil NV em 2030 (plano original 20 mortes/100 mil NV EM 2030). 30 mortes por 100 mil NV em 2030 (plano original 20 mortes/100 mil NV EM 2030). (DADOS OPAS/BR)

Por que as mulheres não recebem os cuidados dos quais precisam? As mulheres pobres em áreas remotas são as menos propensas a receberem cuidados de saúde adequados; Em países de alta renda, as mulheres realizam pelo menos quatro consultas de pré-natal, e assistência por um profissional de saúde qualificado; Outros fatores: pobreza; distância; falta de informação; serviços inadequados; práticas culturais.

O QUE É A RC??? Implantação de uma rede de cuidados que assegura: Às Mulheres: O direito à gravidez, parto e puerpério seguros e humanizados, o direito ao planejamento reprodutivo Às Crianças: O direito ao nascimento seguro e humanizado, crescimento e desenvolvimento saudáveis. PORTARIA Nº 1.459, DE 24 DE JUNHO DE 2011

PRINCIPIOS DA RC PORTARIA Nº 1.459, DE 24 DE JUNHO DE 2011

OBJETIVOS DA RC Articular redes de atenção de forma a garantir acesso, vinculação, acolhimento e resolutividade; Implementar um Modelo de Atenção Integral à Saúde da Mulher e da Criança; Implementar um Modelo de Atenção ao Parto e ao Nascimento com base em evidências científicas e nos princípios da humanização; Reduzir a mortalidade materna e neonatal Reduzir a mortalidade materna e neonatal. PORTARIA Nº 1.459, DE 24 DE JUNHO DE 2011

COMPONENTES DA RC Art. 4°... deve ser organizada de ações de atenção à saúde materna e infantil... mediante a articulação dos distintos pontos de atenção à saúde, do sistema de apoio, do sistema logístico e da governança da rede de atenção à saúde a partir das seguintes diretrizes. Pré-Natal; Parto e Nascimento; Puerpério e Atenção Integral à Saúde da Criança; e Sistema Logístico: Transporte Sanitário e Regulação. Art. 6° A Rede Cegonha organiza-se a partir de quatro (4) Componentes, quais sejam: Pré-Natal; Parto e Nascimento; Puerpério e Atenção Integral à Saúde da Criança; e Sistema Logístico: Transporte Sanitário e Regulação. PORTARIA Nº 1.459, DE 24 DE JUNHO DE 2011

COMPONENTES DA RC 1. Garantia do acolhimento com classificação de risco, ampliação do acesso e melhoria da qualidade do pré- natal; 2. Garantia de vinculação da gestante à unidade de referência (gestante não peregrina e vaga sempre); 3. Garantia de boas práticas e segurança na atenção ao parto e nascimento; 4. Garantia da atenção à saúde das crianças de 0 a 24 meses com qualidade e resolutividade; 5. Garantia de direitos sexuais e reprodutivos. PORTARIA Nº 1.459, DE 24 DE JUNHO DE 2011

FINANCIAMENTO DA RC Ambiência; Banco de Leite Humano; Casa de Gestante, Bebê e Puérpera; Centro de Parto Normal; Unidade Neonatal.

Continua...