REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Prof°TCHÊ.

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Transcrição da apresentação:

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Prof°TCHÊ

Antecedentes Revolução Comercial → Expansão dos Mercados + Acumulação de Capitais Burguesia no poder político e econômico Investimentos em inovações tecnológicas visando aumentar a produtividade → máquinas

O que foi “Processo de transformações econômicas e sociais, caracterizadas pela aceleração do processo produtivo e pela consolidação da produção capitalista. Tal processo liquidou com os resquícios da produção baseada em relações feudais e consolidou definitivamente o modo de produção capitalista.”

Fatores Acumulação de Capitais Existência de Matérias-primas Mão-de-obra Barata Existência de Mercados Consumidores

Pioneirismo Inglês Revolução Inglesa, regime liberal no poder, burguesia Cercamentos = liberaram mão-de-obra e mecanizaram a agricultura, permitindo alimentar as populações das cidades Mão-de-obra barata abundante Ricas jazidas de carvão Progresso nas ciências aplicadas Próspero comércio colonial Infra-estrutura naval e burguesia empreendedora

Principais inventos (1ª fase) 1782 – James Watt, máquina a vapor que passa a ser usada em larga escala (2ª fase) 1875 – Telefone, Graham Bell 1880 - Lâmpada elétrica, Thomas Edison 1886 - Motor a gasolina, Karl Benz

ELETRICIDADE PETRÓLEO DIVERSIFICAÇÃO DA PRODUÇÃO Primeira Fase Segunda Material Industrial Básico FERRO AÇO Principal Fonte Energética VAPOR (CARVÃO) ELETRICIDADE PETRÓLEO Setor Predominante TÊXTIL DIVERSIFICAÇÃO DA PRODUÇÃO (expansão) 1820 – 1850 → EXPANSÃO = França, Bélgica, EUA, Alemanha, Suíça, Holanda, Japão.

Novo modo de produção Separação Trabalho – Capital → Capitalista = dono dos meios de produção → Proletário = trabalhador assalariado Trabalho = mercadoria que o trabalhador vende em troca de um salário Declínio da produção artesanal, produção em larga escala = Fábricas

Aumento da produção, barateamento dos custos, mais fácil acesso aos bens de consumo Produção para um mercado desconhecido Concentração da produção industrial em centros urbanos – industriais Surgimento da classe operária Oficinas artesanais deram lugar ao sistema fabril, onde a máquina acentua a divisão social do trabalho

Consequências Econômicas: (“fim da escravidão”) → modo de produção capitalista se torna o modo de produção dominante → IMPERIALISMO = busca de mercados para extrair matérias-primas e vender manufaturados - Inglaterra e França = impérios coloniais na Ásia e África (partilha) - conflitos ( = 1ª guerra )

Sociais: → surgimento de gravíssimas questões sociais → jornada de trabalho de 15/16h por dia → salários miseráveis → péssimas condições de trabalho → salários pagos em vales → habitações de péssimas condições → exploração do trabalho infantil e feminino

→ aumento do desemprego, exploração excessiva dos trabalhadores, surgimento das ideologias revolucionárias... Horas de trabalho por semana para trabalhadores adultos nas indústrias têxteis: 1780 - em torno de 80 horas por semana 1820 - 67 horas por semana 1860 - 53 horas por semana

O Movimento Ludita (1811-1812) "E noite trás noite, quando tudo está tranquilo/ e a lua se esconde por detrás da colina/ Nós marchamos para executar a nossa vontade/ Com acha , lança ou fuzil/ Oh meus valentes cortadores/ Os que com um só forte golpe/ rompem com as máquinas cortadeiras/O grande Enoch dirigirá a nossa vanguarda/ Quem se atreverá a detê-lo?/ Adiante sempre todos homens valentes/ Com acha, lança e fuzil/ Oh meus valentes cortadores..." - Canção ludita - Massacre de Peterloo/Manchester (1819)

Reivindicavam ao Parlamento inglês: CARTISMO (1838/1848) Carta do Povo pela Associação dos Trabalhadores, de autoria de Willian Lovett de Londres. Reivindicavam ao Parlamento inglês: Representação equilibrada nas eleições distritais; Fim do censo eleitoral exigido aos candidatos ao Parlamento; Mandatos parlamentares anuais; Sufrágio universal aos homens maiores de 21 anos; Voto secreto; Salário para os parlamentares; Reforma dos distritos eleitorais; Diminuição da jornada de trabalho.

Políticas: → Burguesia no poder, aplicação do Liberalismo “lassez faire, laissez passer” (deixai fazer, deixar passar) “plena igualdade de direito, desigualdade de fato” → sociedade baseada no dinheiro e na instrução

Fim...?