A REVOLUÇÃO INGLESA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O absolutismo monárquico
Advertisements

Definição: movimento político, militar e religioso que destruiu o absolutismo na Inglaterra instalando naquele país a primeira monarquia parlamentar da.
O FIM DO ABSOLUTISMO PELA PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA
3 ordens (estados): clero, nobreza e “povo”
A REVOLUÇÃO INGLESA.
REVOLUÇÃO INGLESA Antecedentes da Revolução:
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: AS REVOLUÇÕES INGLESAS OBJETIVOS.
REVOLUÇÃO INGLESA ( ) Prof° Davi Ruschel.
Revolução Inglesa.
Prof. Emerson Guimarães
Revolução inglesa.
- VANGUARDAS ILUMINISTAS -
A REVOLUÇÃO INGLESA.
Definição: movimento político, militar e religioso que destruiu o absolutismo na Inglaterra instalando naquele país a primeira monarquia parlamentar da.
- VANGUARDAS ILUMINISTAS -
REVOLUÇÃO INGLESA.
REVOLUÇÕES INGLESAS.
Revolução Inglesa Definição: movimento político, militar e religioso que pôs fim ao Absolutismo na Inglaterra instalando naquele país a primeira Monarquia.
Revolução Inglesa.
As Revoluções Inglesas
REVOLUÇÃO INGLESA ou REVOLUÇÃO GLORIOSA
O mercantilismo (Séc. XV-XVIII)
REVOLUÇÕES INGLESAS.
A primeira REVOLUÇÃO BURGUESA SÉCULO XVII
AS REVOLUÇÕES INGLESAS DO SÉCULO XVII
CURSINHO GEO PATOS As Revoluções Inglesas Prof. Delzymar Dias
REVOLUÇÕES INGLESAS PROF. RICARDO SCHMITZ.
Revolução Inglesa Morte ao Rei.
Revolução ou Revoluções Inglesas? Revolução ou Revoluções Inglesas? Revolução Puritana Revolução Gloriosa.
A Revolução Inglesa (século XVII)
Revisão.
Puritana e Gloriosa Século XVII
Definição: movimento político, militar e religioso que destruiu o absolutismo na Inglaterra instalando naquele país a primeira monarquia parlamentar da.
Crise do Antigo Regime Revoluções Inglesas
ABSOLUTISMO INGLÊS Dinastia Tudor
FORMAÇÃO DA SOCIEDADE LIBERAL Prof. Vilmar Carvalho
A CRISE DO ANTIGO REGIME REVOLUÇÃO INGLESA
• O que foi a Revolução Inglesa?
Crise do Antigo Regime Revoluções Inglesas Definição: movimento político, militar e religioso que destruiu o absolutismo na Inglaterra instalando naquele.
REVOLUÇÃO INGLESA.
Revoluções Inglesas Séc. XVII E a Crise do Antigo Regime. Capítulo 18. P
Revolução Inglesa Absolutismo Revolução Inglesa. Absolutismo Inglês Atraso por causa Guerra de 100 anos ( ) com França e guerra interna – Duas.
Profª - Giovanna Ribas. Contexto / antecedentes  ABSOLUTISMO;MERCANTILISMO;DOGMAS RELIGIOSOS x A scensão da burguesia; Cercamentos, Surgimento da Gentry,
ABSOLUTISMO INGLÊS Características originais 1.1. Magna Carta (1215) - fixava direitos e deveres do Rei e seus vassalos - imposto só com consentimento.
R EVOLUÇÃO I NGLESA ( ) Prof Rafael Trindade Pellegrini História.
Prof.ª Izabela Gonçalves. Revolução Mudança?Revoltas?Transformações?
A primeira REVOLUÇÃO BURGUESA SÉCULO XVII
Definição: movimento político, militar e religioso que destruiu o absolutismo na Inglaterra instalando naquele país a primeira monarquia parlamentar da.
Foram aos poucos retirando o Direito Romano da Grã-Bretanha.
A Inglaterra revolucionária
Revolução francesa Prof. Helton Chaves.
O Parlamentarismo Inglês
Professor Romildo Tavares
Preparatório EsPCEx História Geral
Revolução Inglesa.
Revolução Puritana Revolução Gloriosa
Revoluções Inglesas Profª Stefânia Vieira
Módulo 33 – Reformas Calvinista e Anglicana
REVOLUÇÕES, IDEIAS E DIREITOS NA INGLATERRA DO SÉCULO 17
Preparatório EsPCEx História Geral
Absolutismo e mercantilismo
ESTADO MODERNO: O ABSOLUTISMO NA EUROPA
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
O Pensamento Iluminista
Definição: movimento político, militar e religioso que destruiu o absolutismo na Inglaterra instalando naquele país a primeira monarquia parlamentar da.
REVOLUÇÃO INGLESA SÉCULO XVII.
Preparatório EsPCEx História Geral
Absolutismo. Sociedade Estamental Absolutismo Mercantilismo Tem Dinheiro Exército Permanente Tem Terras (Poder) Não tem Terras (Poder) Burocracia Não.
Revolução Inglesa.
A Europa vivia um período de seguidas Crises durante a Idade Média séc.XIV: Cruzadas, Peste negra, fome, Guerra dos Cem anos ).
Transcrição da apresentação:

A REVOLUÇÃO INGLESA

CONTEXTO HISTÓRICO: Várias transformações políticas e econômicas: Desenvolvimento da manufatura têxtil; Aumento da esquadra naval; Ampliação do comércio; Cercamentos dos campos e criação de ovelhas ► êxodo rural ► aumento da quantidade de desempregados nas cidades. Fortalecimento da burguesia (detém o poder econômico porém não o político)

SOCIEDADE INGLESA: APOIAVAM O REGIME ABSOLUTISTA: PARES: Aristocracia tradicional, grandes proprietários; ERAM CONTRA O REGIME ABSOLUTISTA: BURGUESIA: comerciantes, banqueiros, prof. Liberais. GENTRY: Pequena e média nobreza rural, mentalidade capitalista, agricultores. Tinham ligações com a burguesia devido ao comércio. YEOMEN: granjeiros, pequenos proprietários, lavradores e arrendatários. Buscavam mudanças. CAMPONESES: desterrados graças ao cercamentos PROLETARIADO: trabalhadores assalariados MARGINALIZADOS E DESEMPREGADOS.

CAMPO RELIGIOSO: APOIAVAM O REGIME ABSOLUTISTA: CATÓLICOS; ANGLICANOS. ERAM CONTRA O REGIME ABSOLUTISTA: CALVINISTAS ►PURITANOS (pq. Burguesia) ►PRESBITERIANOS (alta Burguesia)

CRISE DO ABSOLUTISMO:

Henrique VIII Através do Ato de supremacia torna o Rei a autoridade maior religiosa na Inglaterra concentrando assim o poder político e religioso nas mãos do Rei

Maria I Filha de Henrique VIII e Catarina de Aragão. Católica, promove uma perseguição aos anglicanos.

ISABEL I Filha de Henrique VIII e Ana Bolena. Era anglicana. Apogeu do absolutismo na Inglaterra. Governou de forma conciliadora

Jaime I Dinastia Stuart (Escócia): Fortalecimento do poder do Rei; Perseguição a católicos e calvinistas; Conspiração da Pólvora (1605) Guy Fawques. Aumento de impostos para financiar o luxo da corte

CARLOS I Obrigado a assinar a petição de direitos; Ship Money Dissolve o parlamento; Déspota; Concessões a católicos devido a sua esposa ser católica; Guerra dos Bispos (1639-1641), necessita de recursos reconvoca o parlamento. Não consegue controlar o mesmo e o dissolve. Guerra Civil (1642-1648) Estavam a favor do Rei: Cavaleiros ( grandes latifundiários, anglicanos e católicos). Estavam contra o Rei: Cabeças redondas, Gentry, yeomen, calvinistas. DECAPITADO.

Petição de Direito - 1628 De 07 de Junho de 1628. Os lordes espirituais e temporais e os comuns, reunidos em parlamento, humildemente lembram ao rei, nosso soberano e senhor, que uma lei feita no reinado do rei Eduardo I, vulgarmente chamada Statutum de tallagio non concedendo, declarou e estabeleceu que nenhuma derrama ou tributo (tallage or aid) seria lançada ou cobrada neste reino pelo rei ou seus herdeiros sem o consentimento dos arcebispos, bispos, condes, barões, cavaleiros, burgueses e outros homens livres do povo deste reino; que, por autoridade do Parlamento, reunido no vigésimo quinto ano do reinado do rei Eduardo III, foi decretado e estabelecido que, daí em diante, ninguém poderia ser compelido a fazer nenhum empréstimo ao rei contra a sua vontade, porque tal empréstimo ofenderia a razão e as franquias do país; que outras leis do reino vieram preceituar que ninguém podia ser sujeito ao tributo ou imposto chamado benevolence ou a qualquer outro tributo semelhante, que os nossos súditos herdaram das leis atrás mencionadas e de outras boas leis e provisões (statutes) deste reino a liberdade de não serem obrigados a contribuir para qualquer taxa, derramo, tributo ou qualquer outro imposto que não tenha sido autorizado por todos, através do Parlamento. ................................................................................................... E considerando também que na carta designada por "Magna Carta das Liberdades de Inglaterra" se decretou e estabeleceu que nenhum homem livre podia ser detido ou preso ou privado dos seus bens, das suas liberdades e franquias, ou posto fora da lei e exilado ou de qualquer modo molestado, a não ser por virtude de sentença legal dos seus pares ou da lei do país.

OLIVER CROMWELL República Puritana: Calvinista; Parlamento fechado com apoio do exército; Repressão aos Levellers (pq proprietários desejosos de reforma agrária) e aos diggers (desejosos de um comunismo agrário); Ato de Navegação 1651, desenvolvimento naval e do comércio; Domínio da Irlanda e da Escócia; Repressão a católicos e anglicanos (bens da igreja anglicana foram confiscados); Governo altamente ligado aos interesses da burguesia. Guerra Anlgo-Holandesa (1652-1654) Ditadura (1653-1658)

CARLOS II: A restauração ocorre por medo de revoltas no meio popular; Rei tem que garantir anistia e posse das terras confiscadas Atritos com o parlamento 2 partidos políticos: Tory (à favos do Rei) Whig (contrários ao Rei)

JAIME II: Irmão de Carlos II; Política pró-católica; Tendências absolutistas;

Guilherme III Assume o poder com a Revolução Gloriosa; Poderes limitados ao máximo pelo parlamento

BILL OF RIGHTS Rei reina, mas não governa; Liberdade de imprensa; Somente o parlamento decide sobre impostos; Liberdade individual e de propriedade; Acumulo de capitais; Hegemonia marítima-comercial; Habeas-corpus e juri popular