Estrada de Ferro Campos do Jordão

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
23° Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental
Advertisements

A Primeira Guerra Mundial
Sudeste.
Curiosidades sobre o estado
Conflitos no Paraná Revolução Federalista 1893 a 1895 E
Aquisições LINHA EXISTENTE Dimensionamento da Frota para Percursos Longos (Tc > Tp) O tempo de viagem de ida mais volta (Tv )mais os tempos.
GEOMETRIA ESPACIAL Nomes: Ana Carolina, Pedro, Guilherme e Lucas
Período Imperial 1822 a 1892.
Período Imperial 1822 a 1892.
MA_10_PAPEL DO ADMINISTRADOR_Chester Barnard
Estratégias e Comercialização de um Mercado Consolidado
Sobre o IICA O Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura - IICA, é o organismo especializado em agricultura do Sistema Interamericano.
Comunicação e saúde na grande mídia
História da Ford Fonte: Revista Zap
Correção da Prova 4° Bimestre.
3.1. Mudanças nos transportes, nas comunicações e no ensino
A Europa À BEIRA DA GUERRA
A auto-suficiência de petróleo pode transformar o Brasil em uma potência mundial? Quais as relações entre o óleo e as Guerras do Oriente Médio?
O início da História de Teresópolis data de 1778, com Baltasar Lisboa
Progressão automática
Parque Estadual do ibitipoca-mg
Use o mouse para mudar de slide
O Cartão Interjovem é uma iniciativa do Governo dos Açores que visa promover a mobilidade e o turismo dos jovens no arquipélago dos Açores. Destinatários:
1ª Mostra Cultural: Abra as portas de sua região
RIO ANTIGO DEDICO ESTE PPS À QUERIDA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, QUE ME ACOLHEU POR ALGUNS ANOS FELIZES DA MINHA VIDA, ONDE ME CASEI, CONSTITUI FAMÍLIA E.
O “American way of life”
ESTRADA DE FERRO UNIÃO DA VITORIA – SÃO FRANCISCO DO SUL.
Fonte Century Schoolbook Itálico tamanho 48
João Pessoa. Praias Urbanas. Edição: Inês Vieira. Automático.
-antigamente- Clique para avançar
São Paulo: Minha cidade!
Secretaria de Desenvolvimento
A HISTÓRIA, AS FOTOS E O MAPA DO SISTEMA DE BONDES EM RECIFE
Holambra é hoje uma das cidades brasileiras com maior índice de
ESTÂNCIA TURÍSTICA DE BARRA BONITA - SP
Contorno Cachoeira – São Félix
APRESENTAÇÃO DO MUNICÍPIO DE SERRA DO NAVIO – AP
A elegante cidade de Budapeste, formada pelas cidades de Buda e de Peste, conta com mais de 2,2 milhões de hab. e com quase anos...
A avaliação da paisagem para fins de desenvolvimento turístico
P BARRA BONITA - ECLUSA CAPA INICIAL COM LEGENDA
São Paulo Século xx Até 1920.
A tranqüilidade reina à beira mar de Alcobaça
São Paulo.
CATEGORIAS DE.
Guerra Colonial Trabalho realizado por: Joana Malcato.
2013/ º06 Parque Aquático - Braga Trabalho de: André Borges
INÍCIOFIM  TRENS DE PASSAGEIROS COM FINALIDADE TURÍSTICA TRENS DE PASSAGEIROS TURÍSTICOS ACF – 15/10/ MTur Eng.º Afonso.
Nossa Velha - Nova Cruz Alta Parte 23.
P CAMPOS DO JORDÃO - CAPA INICIAL COM LEGENDA Fonte Nadiane Bold 30
A FERROVIA E SUA ORIGEM.
Cidade de Santos Antigamente.
TURISMO FERROVIÁRIO NOMES:Aline,Hemerson,Luiz Felipe,Patricia,Sara NUMEROS:01,18,27,31,34 1 ano B.
O Rio de Janeiro e as Copas
O rio de janeiro e as Copas
Alterações nos destinos turísticos ao longo dos tempos.
A elegante cidade de Budapeste, formada pelas cidades de Buda e de Peste, conta com mais de 2,2 milhões de hab. e com quase anos... A elegante.
DIAGNÓSTICO DA FAZENDA RIO TAVARES Aline Cardozo¹, Amanda Corrêa Martins¹, Cleiton Oliveira¹, Dalvan Antônio de Campos¹, Iana Bárbara Ramalho Faria ¹,
Quality Suites Vila Velha
Escola Básica e Secundária da Povoação
ESTUDO DO MEIO 2º ANO A PASSEIO DE BONDE PELO CENTRO HISTÓRICO.
MEU DOMINGO MEU DOMINGO O Evangelho dominical animado em slides.
São Paulo: Minha Cidade! 03 ESTAÇÃO DA LUZ ESTAÇÃO DA LUZ  “Um povo sem memória, é um povo sem passado e sem futuro” (autor desconhecido) p/ avançar.
Rio Grande do Sul Rio Grande do Sul é uma das 27 Unidades Federativas do Brasil. Localizado na Região Sul, possui como limites o estado de Santa Catarina.
O BRASIL E SUAS SUB-REGIÕES
Secretaria de Desenvolvimento
Apresenta Osasco - Antiga
MODAIS DE TRANSPORTE E SEGUROS
Dr. Marcos Aurélio T. da Silveira. Alterações nos lugares turísticos ao longo do tempo.
GERAIS  Apoiar a melhoria das aprendizagens e consolidar conteúdos do programa da área curricular disciplinar de geografia A (11º ano) através da observação.
Palestra para Comissão de Desenvolvimento O PBlog aplicado à Amazônia brasileira Professor Doutor AIMBERÊ FREITAS Diretor Presidente do IAF – Instituto.
Transcrição da apresentação:

Estrada de Ferro Campos do Jordão Clique para passar

HISTÓRIA Inaugurada em 15 de novembro 1914 com trens movidos a vapor, a Estrada de Ferro Campos do Jordão foi idealizada com o intuito de atender aos pacientes que procuravam tratamento e eram obrigados a percorrer cerca de 50 km a cavalo ou postos em bangüês e liteiras. Mas em 1915, com eclosão da Primeira Guerra Mundial, a S. A. Estrada de Ferro Campos do Jordão, empresa de Emílio Ribas e Vitor Godinho, entra em grave crise financeira, pondo em perigo a continuidade do tráfego. Neste momento a administração passa ao Governo do Estado, iniciando uma jornada de desenvolvimento em 1917, quando as locomotivas passam a ser movidas a gasolina. No ano de 1922 é inaugurado o espaço reservado ao embarque na Estação em Pindamonhangaba; em 24, inaugurado o Escritório Sede da Administração da Ferrovia, no centro de Pindamonhangaba, pelo Presidente do Estado Washington Luiz Pereira; neste mesmo ano a EFCJ é eletrificada pela “The English Eletric Company” e são trazidas quatro automotrizes, numeradas como A-1, A-2, A-3 e A-4 e uma automotriz de luxo numerada como AL-1. Em 1927 foram trazidos mais dois vagões, numerados como V-1 e V-2 e em 28, três gôndolas, numeradas como G-1, G-2 e G-3.

Além da sua missão principal, a EFCJ passou a ser utilizada para outros fins com o passar do tempo: além do transporte de enfermos, a EFCJ transportava frutas, legumes e verduras cultivadas pela colônia japonesa situada no vale de Renópolis, no alto da serra. Porém, a EFCJ viu-se obrigada a fechar o tráfego na serra por várias vezes. Mais pra frente, a ferrovia viu o seu fluxo de doentes diminuir em razão dos tratamentos à base de antibióticos. Contudo, a ferrovia viu no turismo da serra a sua principal fonte de sobrevivência e o único meio de resgatar a sua utilidade. Foi em 1970 que a ferrovia começou a servir aos turistas uma viagem pela Serra da Mantiqueira, sendo essa a sua tarefa até hoje. No ano de 1995 a Ferrovia passa a viver com recursos próprios, sendo hoje um dos principais atrativos turísticos da região. Além dos passeios Pindamonhangaba – Campos do Jordão, Campos do Jordão - Santo Antônio do Pinhal, os bondes da estrada de ferro fazem também o serviço de transporte da população local e de visitantes em Pindamonhangaba e em Campos do Jordão.

ESTAÇÃO PINDAMONHANGABA Construída em 1910, utilizada pela EFCJ a partir de 1924

PONTE RIO PARAÍBA Construída na França e trazida ao Brasil em 1924

CERÂMICA

PONTE RIO PIRACUAMA 1913

BALNEÁRIO

ESTAÇÃO PIRACUAMA 1916

SANTO ANTONIO DO PINHAL 1914 ESTAÇÃO EUGÊNIO LEFRÈVE

PARADA TORIBA Ponto ferroviário mais alto do Brasil. 1743m

PORTAL CAMPOS DO JORDÃO

ESTAÇÃO ABERNÉSSIA 1919

PARADA JAGUARIBE 1919

PARADA GRANDE HOTEL 1945

ESTAÇÃO EMÍLIO RIBAS – CAMPOS DO JORDÃO

A-1

AL-1

A-2 A-3

A-4 A-6 A-7

V-2

G-1 G-3

Passeios - Pindamonhangaba - Campos do Jordão (Ida e volta) - Campos do Jordão - Santo Antonio do Pinhal (Ida e volta) - Pindamonhangaba - Balneário Reino das Águas Claras (Ida e volta) - Horários e excursões: consultar Departamento de Turismo - EFCJ - Rua Martins Cabral, 87 - Pindamonhangaba 12 36447408 / 36447409 efcjtur@yahoo.com.br

Clima único, paisagens inesquecíveis, momentos especiais na Serra da Mantiqueira. Venha conhecer os caminhos da ferrovia e apaixone-se EFCJ Criação: Dpto Arquitetura – DTSMVO Ana Lescura Salgado Juliana Vieira Prudente Música: My Life – Lennon MacCartney .Versão Rita Lee (Minha Vida)