Instituições responsáveis:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SELEÇÃO DE FONTES DE INFORMAÇÃO:
Advertisements

PAPEL SOCIAL DO BIBLIOTECÁRIO NA EDUCAÇÃO MÉDICA Francisco das Chagas de Souza Papel social: identidade ocupacional Trabalho: ocupação / profissão.
II Fórum nacional Anti-Droga SENAD
I SIMPÓSIO REGIONAL DE SAÚDE DA FAMÍLIA PRAIA GRANDE
UNICEUMA – CENTRO UNIVERSITÁRIO DO MARANHÃO
1. 2 Pearson Education do Brasil Editora educacional de alcance mundial No Brasil, publica nas áreas universitária, de ensino de inglês, negócios e informática.
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
Pronatec Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Programa e Plano de Ensino
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA COORDENAÇÃO GERAL DE ALTA COMPLEXIDADE QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO.
Implantação da Biblioteca Virtual da FAPESP
Educação a Distância na Universidade Anhembi Morumbi
FORUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA
Desmistificando o ensino de odontologia na sua relação com o SUS
PERFIL DE COMPETÊNCIAS
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
SENAI – Departamento Regional de Minas Gerais
Habilidades de Informática Médica Prof. MSc. Patrick Abdala F. Gomes
IPPUC Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 12
Ministério da Educação
X Reunião da Rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde- BIREME Natal, 17 de outubro de 2004 BIBLIOTECA VIRTUAL CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E INFORMAÇÃO.
Workshop HEN – Health Evidence Network São Paulo, 10 e 11 de abril de 2006 Ministério da Saúde do Brasil: Expectativas e Desafios.
Disciplinas do curso 06mar2008
Monitoria GENÉTICA MÉDICA E GENÉTICA HUMANA.
Manual de Uso e Serviços dos Recursos da Internet
Biblioteca Virtual em Saúde:
Apresentação. apresentação O curso de especialização em “Estratégias Competitivas” visa capacitar profissionais para melhor atuação no mercado, desenvolvendo.
A Importância da Educação Continuada
Departamento do Ensino Secundário
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA – UNB INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
INICIAÇÃO CIENTÍFICA X ESTÁGIO INICIAÇÃO CIENTÍFICA E ESTÁGIO!
APROVAÇÃO DO PROJETO CISBAF-2008 EXECUÇÃO DO PROJETO -2010
PROCESSOS GERENCIAIS EM SAÚDE PROCESSOS GERENCIAIS EM SAÚDE Parceria: CREFITO5/RS e IFRS.
Pós-Graduação alavanca sucesso na carreira profissional.
Portal de Periodicos da CAPES
Curso - Aprenda a Criar Sites com domínio próprio
àPrimeiros contatos àInaugurada em março àObjetivo : acesso online eficiente, universal e eqüitativo à informação técnica e científica relevante.
PLANO DE DESENVOLVIMENTO DOS INTEGRANTES DA CARREIRA
Metodologia para textos completos
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES)
Escola de Formação Política Miguel Arraes
Curso de Pedagogia- Gestão e Tecnologia Educacional UNIMINAS Aluna: Julia Marques Faria Professora: Gilca Vilarinho Setembro / 2005.
Conclusões e recomendações
Desenvolvimento Cooperativo de Coleções na BVS Rosane Taruhn Desenvolvimento de Coleções BIREME/OPAS/OMS
Programa e Plano de Ensino
BVS Saúde Pública Projeto: Publicação Eletrônica de Textos Completos Teses e Dissertações da Escola Nacional de Saúde Pública
Currículo Quais são as finalidades do curso?
Curso de Graduação em Gestão Pública
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
Introdução a Engenharia de Alimentos
A atuação profissional no campo da saúde coletiva exige, cada vez mais, o desenvolvimento de práticas que contribuam com a mudança do atual quadro sanitário.
EDUCAÇÃO CONTINUADA NA ENFERMAGEM É UM TRABALHO CONTÍNUO COM OS FUNCIONÁRIOS INTEGRANDO-OS NA PRÓPRIA FUNÇÃO E NO CONTEXTO INSTITUCIONAL.
PATRO FMUSP FENAM Federação Nacional dos Médicos
Introdução Relata a experiência de um grupo de Bibliotecários/ Profissionais da informação, locados no complexo da saúde da Universidade Estadual de Campinas,
UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ingrid S. David Prof. Gilca Vilarinho Setembro-2005.
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE Rio de Janeiro 2008
Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Naíma Alves Silveira. Profª: Gilca Vilarinho.
Introdução ao Serviço Social
Aluna: Tatiane Paula Moraes Profª: Gilca Vilarinho Setembro/2005 UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional.
C ARACTERIZAÇÃO DO PROFISSIONAL DA INFORMAÇÃO EM REPOSITÓRIOS DE ACESSO ABERTO NO B RASIL Elis Gabriela COPA SANTOS ¹ Ariadne Chloë FURNIVAL² ¹Graduanda.
Uma Abordagem Interdisciplinar no Tratamento à Dependência Química:
25 ANOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM ESTOMATERAPIA NO BRASIL: CAMINHANDO PARA O MESTRADO PROFISSIONAL Vera Lúcia Conceição de Gouveia Santos PhD, TiSOBEST Emérito.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
O modelo de cooperação técnica da Biblioteca Virtual em Saúde em prol do acesso eqüititativo à informação científica e técnica em saúde Abel L. Packer.
Formação e Novas Tecnologias CABO VERDE: QUE PRESENTE, QUE FUTURO Câmara de Comércio, Indústria e Turismo de Cabo Verde 11 de Abril de 2007.
A experiência da BIREME na implementação dos Espaços Colaborativos – ECO 25ª Oficina de Trabalho Interagencial Brasília 31 de outubro de 2012.
Transcrição da apresentação:

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM INFORMAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE PARA BIBLIOTECÁRIOS E DOCUMENTALISTAS Instituições responsáveis: Universidade Federal de São Paulo/Escola Paulista de Medicina Biblioteca Central “Prof. Dr. Antonio Rubino de Azevedo” BIREME/OPAS/OMS- Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde. Endereço do curso: Rua Botucatu 862- Vila Clementino 04023-062 São Paulo - SP e. mail: residencia@biblioteca.epm.br

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM INFORMAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE PARA BIBLIOTECÁRIOS E DOCUMENTALISTAS Público alvo: Bibliotecários e documentalistas Duração do curso: 12 meses Total de vagas: 6 Carga horária total: 1750 Carga horária teórica: 350 Carga horária prática: 1400 Período do curso: integral Horário: segunda a sexta-feira 8 às 17 horas Oferece bolsa de estudo.

Histórico Desafio para Biblioteca Central da UNIFESP/EPM e BIREME- Centro Latino Americano de Informação em Saúde para América Latina e Caribe sem experiência anterior em “residência e internato”. A idéia conjunta de estabelecer um programa para a capacitação do profissional, tornando-o especialista na área da saúde, frente às inovações da tecnologia da informação e às mudança decorrentes dessa tecnologia. Mudanças principalmente refletidas: organização do fluxo da informação intermediação e recuperação da informação em saúde

Fundamentos Conceito: O acesso adequado e atualizado à informação técnico-científica é essencial para o desenvolvimento econômico e social, especialmente para apoiar os processos de tomada de decisão na planificação, formulação e aplicação de políticas públicas ou para apoiar o desenvolvimento e a prática profissional em saúde. Contexto: O curso de especialização em informação em ciências da saúde (incluindo as ciências médico biológicas) se insere no contexto do desenvolvimento humano, na busca de eqüidade de acesso à informação e na contribuição para melhores condições de saúde da comunidade.

Objetivos Capacitar bibliotecários e documentalistas em ciências da saúde em princípios e métodos para: - a organização e recuperação da informação; - nos processos de intermediação englobando a compreensão das necessidades e comportamentos informacionais de usuários e da comunidade social, e os processos relacionados com a produção, fluxos e usos da informação em ciências da saúde com conhecimento dos métodos de mediação. - Habilitar esses profissionais no uso de tecnologia da informação inserida no contexto social incluindo os ambientes social, político, legal, econômico e organizacional.

Metodologia Aulas são ministradas em áreas da saúde como Anatomia, Medicina , Farmacologia e Enfermagem com o objetivo de propiciar uma visão sistemática ao bibliotecário no auxílio ao desempenho de suas atividades. Anatomia – noções básicas de fisiologia, orgãos, funcionamento anatômico e terminologia médica. Farmacologia – história da farmacologia, grandes vultos, definiçoes , noções do mecanismo das drogas, seus compostos químicos, classificação das drogas (Neurotransmissoras, depressoras, estimulantes, agonistas, antagonistas)

Metodologia Enfermagem- o papel da enfermagem dentro do Hospital Universitário, e a disciplina como interligada a Medicina. Medicina- noções de Clinica Médica, o papel do médico na sociedade e no hospital, a categorização dos principais setores da Medicina. Classificação das principais doenças. Objetivo dessas disciplinas – Auxiliar aos profissionais no desempenho de suas atividades, tais como catalogação/classificação/indexação e levantamento bibliográfico, tendo uma visão geral da inserção dessas disciplinas no contexto da área médica.

Metodologia Capacitá-lo na operação de fontes de informação; na adoção, adaptação e desenvolvimento de metodologias e tecnologias de informação para a operação de fontes de informação nas condições econômicas, sociais e de infra-estrutura tecnológica. Como complementação as atividades convidamos professores conceituados para ministrar aulas de: Principais produtos documentários; políticas e avaliação de indexação; Informática médica e sistemas de informação em saúde; Divulgação e marketing dos produtos e serviços de uma biblioteca; Elaboração de projetos; Centro Cochrane no Brasil

Metodologia Apreendizagem em metodologias da Biblioteca Virtual em Saúde Metodologia de desenvolvimento de fontes da Biblioteca VIrtual em Saúde SciELO

Resultados Ao término do curso esperamos que os alunos: dominem o uso de metodologias de tratamento de informação em ciências da saúde; tenham condições para implantar e gerenciar produtos e serviços de informação em ciências da saúde a partir dos conhecimentos adquiridos; possam gerenciar recursos de informação em ciências da saúde; elaborar, coordenar, executar e avaliar planos, programas e projetos de informação em ciências da saúde; utilizar tecnologias de informação;

Resultados interagir com usuários locais e remotos no atendimento de suas demandas informacionais; dominar técnicas de navegação e recuperação em recursos informacionais; desenvolver e disponibilizar serviços de Disseminação Seletiva de informação de acordo com os perfis de interesse pré-estabelecidos; desenvolver e aplicar programas de educação ao usuário; orientar na normalização e apresentação de trabalhos técnico-científicos;

Resultados Desenvolver fontes de informação de acordo com as demandas da comunidade; Gerar administrar bases de metadados; Elaborar programas de divulgação dos produtos e serviços; Elaborar políticas de parcerias e participação em consórcios; Dominar metodologias de pesquisa; Utilizar indicadores estatístico e bibliométricos na avaliação de coleções e serviços de informação

Resultados Utilizar e orientar os usuários no serviço de acesso aos documentos; Dominar terminologia e indexação de recursos informacionais; Estágio na biblioteca em todos os serviços desempenhados por um bibliotecários/documentalista na rotinas dos serviços, metodologia adotadas., gerando conhecimentos teóricos e práticos, para aquisição de ampla capacidade de trabalho.