Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços da CUT.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Instituto Nacional de Saúde no Trabalho – CURSO SINDICAL DE FORMAÇÃO SOBRE SAÚDE E SEGURANÇA.
Advertisements

Serviço de Liberdade Sindical OIT Genebra
Ratificada por 153 Estados membros da OIT
Gabrielle Selani Cicarelli
CAMPANHA “Igualdade de Oportunidades na Vida, no Trabalho e no Movimento Sindical” REALIZAÇÃO Central Única dos Trabalhadores Secretaria Nacional Sobre.
Encontro Nacional dos Trabalhadores em Autoescolas Brasília, 10 e 11 de Outubro.
Diálogo Social na Indústria Química
O Compromisso das Empresas com a Valorização da Mulher
IGUALDADE DE GÊNERO POR MEIO DA NEGOCIAÇÃO COLETIVA
O IMPACTO DA GLOBALIZAÇÃO E OS SINDICATOS
Gênero e Normas da OIT As duas fases no tratamento de Gênero pela OIT:
PLANO NACIONAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE
RELAÇÕES COLETIVAS DE TRABALHO
A Mulher e a Legislação Brasileira
Projeto: Promoção da Igualdade de Oportunidades no Setor Público no Brasil.
FORTALECIMENTO DA SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO PARA A INDÚSTRIA BRASILEIRA – FSSTIB Treinamento Sub-programa 2 e GT Diversidade Conceitos-chave Ana Claudia.
13 razões para as Mulheres votarem em Dilma Presidente
Laís Abramo, OIT-Brasil
“La discriminación por etnia o raza”
Instituto Nacional de Saúde no Trabalho – CURSO SINDICAL DE FORMAÇÃO SOBRE SAÚDE E SEGURANÇA.
Sindicato dos Farmacêuticos do Estado da Paraíba -SIFEP-
Gestão por resultados orientada por princípios de Direitos Humanos
As organizações do trabalho
Geografia Humana e econômica Novembro Trabalho decente Organização Internacional do Trabalho - ONU TRABALHO DECENTE Trabalho Decente é um trabalho.
Saúde e Prevenção nas Escolas - SPE
I CONFERÊNCIA ESTADUAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE
ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL, TRABALHO E RENDA - SST DIRETORIA DE JUVENTUDE, TRABALHO, EMPREGO E RENDA – DJER.
A Secretaria Estadual do Trabalho, foi criada pela lei em 11 de novembro de 2003, com o objetivo de implantar Políticas Públicas de qualificação.
Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
Lei de bases da actividade física e desportiva
Seminário Nacional D efesa da Ação Sindical, a Negociação Coletiva e o Diálogo Social São Paulo, Brasil, 18, 19 e 20 Agosto de 2005 Alcances e limitações.
ESTRUTURA DA APRESENTAÇÃO
Serviço de Liberdade Sindical OIT Genebra
Brasília, 27/06/2012 Trabalho Decente Adolescentes e Jovens.
Uma iniciativa pela globalização dos direitos. O QUE É O OBSERVATÓRIO SOCIAL É uma iniciativa da CUT BRASIL em parceria com: DIEESE, CEDEC e UNITRABALHO.
Igualdades de oportunidades e coesão social  “TODOS DIFERENTES TODOS IGUAIS”
* TRABALHO DECENTE * ARAXA – 04/10/ O compromisso do governo brasileiro com a promoção do trabalho decente inicia-se formalmente com a assinatura.
Uma iniciativa pela globalização dos direitos. O QUE É O OBSERVATÓRIO SOCIAL É uma iniciativa da CUT BRASIL em parceria com: DIEESE, CEDEC e UNITRABALHO.
Produtividade, Formação Profissional e Crescimento Inclusivo
Convenção sobre o direito de sindicalização e de negociação coletiva,1949 (núm.98) (Ratificada por 149 Estados membros da OIT)
Marcha das Margaridas 2015 Principais Conquistas
Informes do COMITÊ REGIONAL LGBT da ISP- BRASIL e AMERICAS
CENÁRIOS DA NEGOCIAÇÃO COLETIVA DE TRABALHO NO BRASIL 18º Congresso Mineiro de Recursos Humanos 8 de maio de 2014 – Belo Horizonte/MG.
Escola de Formação Política Miguel Arraes
Julho 2013 ISP Brasil Monica Valente
TransFormação: Habilidades para Produtividade
Desenvolvimento e Trabalho Decente: uma agenda para o futuro
Saúde na Terceira Idade
Março Lilás 2015 Março A participação igualitária de mulheres e homens não se resume a um número ou a uma percentagem (50% para homens e 50% para.
ORGANIZAÇÃO SINDICAL.
Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres
XV CONGRESSO MINEIRO DE RECURSOS HUMANOS OS ESPAÇOS DE NEGOCIAÇÕES COLETIVAS ALENCAR ROSSI MAGNUS APOSTÓLICO.
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIENCIAS
A Mulher no Mercado de Trabalho www wiltondimas com ● ● Esta apresentação está preparada para rodar de forma automática. Para iniciá-la ligue o som e.
QUAIS OS DIREITOS DESSES SUJEITOS?
Ana Lucia Monteiro IV encontro da Rede Nacional de Pessoas vivendo com HIV/Aids Atibaia, 06 de agosto de 2011.
Trabalho decente: um conceito dinâmico com dimensões sociais
1 AULA : Unidade I Direito Coletivo do trabalho Introdução Definição Aspectos Gerais Conflitos Coletivos de trabalho e sua resolução.
O Movimento Sindical no Brasil A Atual Organização da Estrutura Sindical no Brasil KLF – Korea Labor Foundation O Movimento Sindical no Brasil A Atual.
1. 2 “A contribuição da mulher deve se dar no sentido de criar condições para que os próprios homens também se permitam encontrar, no universo feminino,
Apresentação Outubro/2010. Do nascimento A rede de Mulheres da Uni no Brasil foi criada em 2005, após várias tentativas anteriores. Em 2004, durante a.
CONTEXTO PROBLEMAS Necessidade de uma urgente e profunda reestruturação sindical frente aos novos objetivos do Mov. Sindical da A.L. 1. Ampliar a representatividade.
PLAN DE TRABAJO BRASIL Martinho Conceição Coordenador da Secretaria Nacional de Formação da CUT Ana Paula Melli Coordenadora Pedagógica da Esc.Sindical.
Movimento Sindical Brasileiro na construção da Agenda do Trabalho Decente Gleides Sodré – secretária nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Aula 1 Prof Fabio Uchôas de Lima MBA de Recursos Humanos.
AGENDA CURITIBA DE TRABALHO DECENTE - ACTD. Agenda Curitiba de Trabalho Decente.
OIT o que é e o que faz Programa de Formação Sindical (ACTRAV)
OIT – 90 ANOS A visão da indústria brasileira Câmara dos Deputados Comissão 28 - abril
Trabalho Decente na América Latina. A REDE A Rede Latino-Americana de Pesquisa sobre Empresas Multinacionais (RedLat) é uma iniciativa criada em outubro.
07 de Julho de 2008, Brasília Maria das Graças Xavier Apresentação para as Conselheiras e os Conselheiros do Conselho Nacional das Cidades.
Transcrição da apresentação:

Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços da CUT

Representação A CONTRACS representa os setores: Comércio em geral (atacadista, supermercados, lojas, promotores de vendas, postos de gasolinas entre outros.) Serviços (Hotelaria, Asseio e Conservação, auto- escola, bares e restaurantes, Domésticas, Assessoria e pericia,entre outros.) A Contracs está presente nas 5 regiões do país

Representação Sindicatos filiados em nível nacional : 252 Base nacional: Sindicatos filiados nos setores: Comércio: 114 sindicatos Serviços: 138 sindicatos

As mulheres compõe pouco mais de 41% da força de trabalho no setor do comércio. FONTE: RAIS – MTE 2011 ELABORAÇÃO: SS CONTRACS-DIEESE

Enquanto isto, no setor de Serviços, elas já são a maioria (51%). FONTE: RAIS – MTE 2011 ELABORAÇÃO: SS CONTRACS-DIEESE

A média idade da mulher trabalhadora no setor do comércio é de 31 anos, ante os 33 dos trabalhadores homens. FONTE: RAIS – MTE 2011 ELABORAÇÃO: SS CONTRACS-DIEESE

FONTE: RAIS – MTE 2011 ELABORAÇÃO: SS CONTRACS-DIEESE A média idade da mulher trabalhadora no setor do serviços é de 38 anos, a mesma registrada entre trabalhadores homens.

No Comércio elas recebem em média 80% da remuneração de um homem, mesmo índice do setor do Serviços. FONTE: RAIS – MTE 2011 ELABORAÇÃO: SS CONTRACS-DIEESE

Mais de 75% das trabalhadoras do comércio tem pelo menos o Ensino Médio Completo. FONTE: RAIS – MTE 2011 ELABORAÇÃO: SS CONTRACS-DIEESE

Mais de 78% das trabalhadoras do Serviços tem pelo menos o Ensino Médio Completo. FONTE: RAIS – MTE 2011 ELABORAÇÃO: SS CONTRACS-DIEESE

TRABALHO DECENTE E GÊNERO A questão da equidade está no centro da Agenda do Trabalho Decente. Trabalho Decente significa um trabalho adequadamente remunerado, exercido em condições de liberdade, equidade e segurança, livre de qualquer forma de discriminação e capaz de garantir uma vida digna a todas as pessoas que vivem dele. Para tanto, a Agenda do Trabalho Decente apóia-se na promoção e efetivação dos princípios e direitos fundamentais no trabalho.

Aspectos Importantes para Promoção do Trabalho Decente para as mulheres no Brasil Desenvolvimento de políticas públicas diferenciadas que considerem o acesso, a permanência e ascensão profissional das mulheres. Criação de equipamentos públicos voltados para a educação e qualificação profissional, saúde, lazer, dentre outros. Ratificação das Convenções da OIT: 156, que trata da responsabilidade familiar; 158, que trata da demissão imotivada e 189, sobre as trabalhadoras domésticas. Aplicação das Convenções da OIT 100 – salário igual por trabalho igual e 111 – igualdade de oportunidades entre homens e mulheres.

POLÍTICAS PARA PROMOVER O TRABALHO DECENTE Implementar políticas afirmativas para segmentos discriminados: mulheres, negros, jovens e pessoas com deficiência; Promover a equidade de oportunidade e de remuneração por gênero e raça/cor/etnia (C. 100, 111) Políticas específicas: Igualdade de gênero e não discriminação de raça Trabalhadores/as migrantes e jovens Segurança e saúde no trabalho

Políticas para a Igualdade de Oportunidade no âmbito do Trabalho Decente - Salário igual para trabalho igual – Convenção 100 OIT; - Redução da jornada de trabalho sem redução de salário; - Ampliação da licença maternidade e paternidade com responsabilidade compartilhada. - Garantia de creches públicas em tempo integral

Redução da Jornada de Trabalho para Promoção do Trabalho Decente no Brasil DESTAQUES Prejuízos com as grandes jornadas: As mulheres ainda são vítimas da dupla jornada de trabalho. Para além dessa realidade, há grande ocorrência das chamadas doenças ocupacionais como a LER/DORT; depressão, assedio moral – ocorrência maior junto as mulheres; Impactos da Violência doméstica no trabalho

Políticas para a Igualdade de Oportunidade no âmbito do Trabalho Decente Estratégias no âmbito dos sindicatos: -Inclusão do debate da paridade nas direções; -Garantia do cumprimento das cotas na participação das Dirigentes sindicais nas atividades/agenda sindicais; -Creches nas atividades sindicais; - Formação sindical para as mulheres com destaque para participação nas negociações coletivas; - Garantia de Inclusão de cláusulas de gênero nas pautas das Negociações Coletivas; - Campanha de sindicalização voltada às mulheres.

CLÁUSULAS DE GÊNERO COMPARATIVO CÉNARIO CONTRACS X CÉNARIO NACIONAL BRASIL – 2012

Entidades do Ramo que contam com cláusulas de Gênero selecionadas em suas convenções Federação dos Emp. no Comércio e Serviços – FETRACE – CE (Cláusula : Auxílio Creche) Sindicato dos Trabalhadores em Entidades Sindicais – ES ( Cláusula: Licença Maternidade) Sindicato Trab. Empr. de Asseio e Conservação da Baixada Santista – SP (Cláusulas: Licença Maternidade / Licença Adoção) Sindicato Trab. nas Embaixadas, Org. Internacionais–SINDINAÇÕES - DF (Cláusula: Ampliação da Licença Maternidade) Sindicato Empreg. Emp. de Assessoria e Pericia, Inform. e Pesquisa – Porto Alegre – RS (Cláusulas: Licença Maternidade / Licença Adoção / Assédio Moral)

Trabalho Decente Uma condição essencial para que os seres humanos possam exercer suas atividades, suas funções e profissões com dignidade; O Mundo que Queremos e Defendemos tem como princípio a Igualdade de Oportunidades para Homens e Mulheres;

Obrigada! Mara Feltes Secretária da Mulher s: