Corte e dobra de aço Equipamentos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Corte e dobra de aço Equipamentos.
Advertisements

AÇO PRONTO Métodos Construtivos Graça Célio Karla Rosana Valéria
4.0 – Armadura para concreto
Corte e dobra de aço Equipamentos. CONFERENCIA Conferencia Verificar se o carregamento condiz com a especificação e se atende aos requisitos estabelecidos.
PREVENÇÃO DE QUEDAS.
USO DE ANDAIMES 100% USO DE ANDAIMES 100% N B R 6404 SEGURANÇA NOS ANDAIMES.
OBJETIVO O presente trabalho tem como objetivo apresentar, de forma sintética, as normas e convenções usuais referentes as folhas para representação de.
Até 80 - baixo 80 a médio Maior que 100 alto Avaliação prática de obra Consumo total de armadura (kg) Volume total de concreto (m 3 ) Índice de.
REPRESENTAÇÃO DE PILAREs DE concreto armado
Aula 1 – Papel, margens e etiqueta
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física Guindaste.
Movimentação Manual e Mecânica de cargas SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO 1 Data: 18/12/2010 Ismael Ramos.
Cotagem de elementos. Nos modelos e peças com elementos, além de indicar as cotas básicas, é necessário indicar, também, as cotas de tamanho e de localização.
5 S NOMES: FABIO SANTOS SENO – WILLIAN GUEDES – CLAYTON LINCOLN – X JOÃO CLAUDIO MORAES – EDGAR ROLIM
FUNDAÇÕES Prof. Heliton Lourenço Engenheiro Civil Engenheiro de Segurança do Trabalho Especialista em Gestão Ambiental de Municípios Curso de Engenharia.
UNIDADE III PILARES.
PAVIMENTAÇÕES DE ESTRADAS II – Prof. Eng.º Carlos Pastana IP 02 – Classificação das Vias Lucas Miranda de Matos – Luiz Felipe Marques Gonçalves.
CONTROLE DE ESTOQUE A organização do estoque evita acúmulo ou falta de produtos, além de ajudar a controlar as finanças e o espaço físico da empresa. Patrícia.
USO DE ANDAIMES Logo Tipo Joe Paulo Becker Técnico de Segurança no Trabalho Reg.Mte. RS/ Cel: 0xx
JEQUIÉ-BA 2017 FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS- FTC UNIDADE DE JEQUIÉ CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Disciplina: Construção Civil I– Docente:Profº.
NBR Sistemas elétricos e Eletrônicos Internos na estrutura. Sistemas elétricos e eletrônicos estão sujeitos a surtos e impulsos eletromagnéticos.
TB 100%.
Desenho Técnico para Mecânica
STEEL DECK.
Cronograma geral da obra
Meios Físicos de Transmissão
LAJES.
Professor Bruno Nascimento
Alunos:  Daniel de Souza  Guilherme Machado  João Paulo Nakaia  Matheus Machado  Pablo Lima  Victor Teixeira  Welithon Pereira  Yuree Curado.
HDP 62 Hidráulica e Pneumática
Site: Processos Logísticos André Amorim Site:
Técnicas de ANÁLISE DE RISCO
SEGURANÇA DO TRABALHO NA CONSTRUÇÃO CIVIL
CONTROLE ESTATÍSTICO DE PROCESSOS
CONTAINER.
Boas Práticas de Manutenção
IRRIGAÇÃO POR SUPERFÍCIE
Exercício (Individual)
Transporte e Logística
Instalação Hidrossanitária
REPRESENTAÇÃO DE FUNDAÇÕES DE concreto armado
JIC&A Produção de um equipamento automatizado para ensaio de SPT Arthur Nascimento do Nascimento Cláudio.
MDS SOLUÇÕES. A Empresa Portfolio de Serviços Clientes.
Corte e dobra de aço Equipamentos.
REPRESENTAÇÃO DE Lajes DE concreto armado
Classificação de Materiais.
Movimentação de material
Construções e Instalações Suinocultura. 1) Análise de mercado: volume da empresa, mercado consumidor, capital disponível, pessoal (mão-de-obra). 2) Infra-estrutura.
Fundação Profunda NBR 6122 – FUNDAÇÃO PROFUNDA
Equipe: Daniela Guilherme Marcos Mario Michelle RADIER UNICAP Professora: Karla Leite.
WMS Warehouse Management System (Sistema de Gerenciamento de Armazéns)
Escolha de Ferramentas de Metal Duro
Optimized Production Technology (Tecnologia de Produção Otimizada)
Sinalização nas Operações com Equipamentos de Guindar.
APT - ANÁLISE PREVENCIONISTA DA TAREFA TAREFA : PROCEDIMENTO PADRÃO Atividade de Manutenção em Equipamento Elétrico Óculos de proteção, luvas isolantes,
 Objetivo  Aplicações  Referências Normativas  Definiçôes  Procedimentos.
DIMENSIONAMENTO DE PAVIMENTOS DE CONCRETO ESTRUTURALMENTE ARMADOS
Universidade Federal de Minas Gerais
NR 18.
Armazenagem e Manuseio (parte 1)
Transporte Marítimo Internacional
LOGÍSTICA E CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO
REBITES. Sumário Tipos Aplicação Dimensionamento Especificação.
MOLAS. Sumário Tipos Aplicação Dimensionamento Especificação.
Guindastes Guindaste: é um equipamento de movimentação de carga de grande porte, realiza serviços complexos, considerando o raio, altura, peso etc. Normatização.
CLASSIFICAÇÃO DAS PONTES RODOVIÁRIAS
A mais usada em canais fechados. Hidráulica Básica – aula 13
Nome: CELSO Setor: Packing Noturno Cargo:Líder
Estruturas na Arquitetura IV Projeto – A1
MECÂNICA I EXERCÍCIOS EQUILÍBRIO DO CORPO RÍGIDO 01/11/2019 Profº Msc, Antônio Carlos da F. Sarquis Cel: CURSO DE ENGENHARIA.
Transcrição da apresentação:

Corte e dobra de aço Equipamentos https://www.youtube.com/watch?v=ystdF6jN7hc

CONFERENCIA

Conferencia Verificar se o carregamento condiz com a especificação e se atende aos requisitos estabelecidos nas NBR’s 7480/96 e 7841/90.

Conferencia Recomenda-se pesar o veículo antes e após o descarregamento, sendo a diferença igual ao peso da carga indicado em nota fiscal.

Estocagem Checar as etiquetas de identificação dos feixes, conferindo diâmetro, formato, dimensões e quantidades.

Estocagem

Estocagem Estocagem O terreno deve ser plano e a base onde serão depositadas as barras deve impedir o contato do aço com o solo e com impurezas.

Estocagem É interessante, ainda, prever dispositivos que permitam organizar as barras de acordo com o diâmetro. A separação deve se dar em função dos elementos estruturais ou pavimentos de destino.

Estoque

Estocagem de barras

Estoque Área de estocagem – recebimento Área de estocagem viva Área para aço cortado Área para aço dobrado Obs.: Lembrar do fluxo operacional

Descarga

Descarregamento Descarregamento Prefira o uso de gruas ou guindastes. As peças devem ser envoltas pelo cabo de aço - sem extremidades soltas - para maior segurança no transporte. Verificar se as barras estão agrupadas em feixes condizentes com a capacidade da grua.

Descarregamento Os feixes devem ser espaçados por pontaletes, permitindo que o cabo que irá envolvê-los seja posicionando com rapidez e segurança.

Corte manual

Corte Corte O sistema de corte deve considerar os materiais a trabalhar e o volume de serviço, considerando os custos dos equipamentos. As bancadas de corte apresentam, em sua maioria, 14 m de comprimento x 0,80 m de largura e 1,05 m de altura. A bancada deve ser posicionada próxima à baia de estocagem.

Corte Os equipamentos mais comuns são a guilhotina (foto), manual, e a serra elétrica policorte, que permite cortar várias barras ao mesmo tempo.

Policorte

Corte Antes de se iniciar o corte deve-se realizar um estudo para minimizar sobras. Os equipamentos devem ser escolhidos em função do volume de corte e do tipo de material definido (aço em barras ou telas)

Ferramentas de corte Manuais: Arco de serra, tesoura. Elétricas: policorte, Hidráulicas: utilizadas em centrais de corte e dobra de aço pois seu alto custo só é justificado por um grande volume de aço.

Dobra de aço

Dobra Dobra Para evitar a ocorrência de fissuração na parte tracionada da barra é necessário respeitar as características do aço empregado, definindo, com base na NBR 6118, o diâmetro do pino principal de dobramento, que varia em função do diâmetro e da classe do aço.

Dobra do aço É interessante iniciar o dobramento no período da tarde, evitando as baixas temperaturas, ou efetuar a dobra vagarosamente.

Dobra

Dobra Pinos Os diâmetros dos pinos suporte não devem ser muito pequenos em relação ao diâmetro das barras a serem dobradas, pois as nervuras das barras de aço podem agarrar nos pinos de suporte e travar o processo de dobramento, provocando quebras, trincas e fissuras.

Dobra do aço

Dobra do aço

Custos Serviço de armação representa aproximadamente 25% do custo da estrutura.

AÇO PRONTO VANTAGENS ARMADURAS PRONTAS VANTAGENS Redução do estoque nos canteiros; Racionalização dos canteiros de obra; Redução de perdas de aço; Não ter o ônus do custo causado pelo erro de produção; AÇO PRONTO Aumento de produtividade; Redução do número de pessoas na obra.

Equipamento para corte de aço

Fonte Revista Téchne http://www.abcp.org.br/comunidade/ (acesso em 30/10/2009) Fim