Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes Academia de Ensino Superior/ 2007

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
HISTÓRIA, REGRAS BÁSICAS E FUNDAMENTOS
Advertisements

REGULAMENTO TÉCNICO - DF
Voleibol Inês Brás.
FUTEB L 2007 Jornadas Esportivas.
PROJETO MESAS DE CONCRETO
SQUASH: Histórico, regras, aspectos técnicos, principais competições, benefícios e efeitos fisiológicos da prática. Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes.
Exercício do Tangram Tangram é um quebra-cabeças chinês no qual, usando 7 peças deve-se construir formas geométricas.
HISTÓRIA, REGRAS BÁSICAS E FUNDAMENTOS
VÔLEI DE QUADRA Tratado por vôlei de quadra para diferençar do vôlei de praia esta modalidade de esporte é jogada em uma quadra, dividida por uma rede.
VÔLEI DE PISCINA (BIRIBOL)
REGULAMENTO TÉCNICO - DI
Aula 7 : Sinalização Vertical (continuação)
REGRAS BÁSICAS IVONE DE ARAÚJO RIBEIRO MOREIRA
REGRAS BÁSICAS IVONE DE ARAÚJO RIBEIRO MOREIRA
3ª BIMESTRE FUTSAL 1º Trabalho = Prático Prova Parcial = Prática
O FUTSAL.
REGRAS DE F U T S A L.
HANDEBOL Profª. Bia Colégio INEDI
Voleibol Professor:Leandro..
HANDEBOL PROFª. BIA COLÉGIO INEDI
HANDEBOL PROFª. BIA COLÉGIO INEDI
VOLEIBOL – REGRAS PROF. BIA
Programação Cabeças Automáticas 3M
ÍNDICE 1 Índice 2 Apresentação do Voleibol 3 Identificação do Jogo
Erros na área de serviço Faltas Repetições
Técnica de Contagem.
Regras de lançamento e arremesso de: Disco, Dardo, Peso e Martelo
Jogos.
REGRAS BÁSICAS DO voleibol.
(ESEQ 09) BADMINTON Objectivo do jogo - colocar o volante no campo adversário (marcando ponto) e impedir que este caía no nosso. Professora: Fátima Nunes.
FUTSAL.
Nomes: Bruno Becker, Isabela, Jordana, Natalia. Turma:881
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
QUIMBOL: histórico, regras, principais competições, características fisiológicas decorrentes da prática Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes Academia de.
Voleibol.
REVISÃO EDUCAÇÃO FÍSICA 7º ANO.
Introdução O atletismo é um conjunto de atividades esportivas (corrida, saltos e arremessos), que tem a origem nas primeiras Olimpíadas realizadas na.
ATLETISMO.
Test of Gross Motor Development – 2ª ed
ESCOLA SECUNDÁRIA DE EMÍDIO NAVARRO
JOGOS TRADICIONAIS.
É u m e l e m e n t o f u n d a m e n t a l
EXERCÍCIOS PARA GUARDA-REDES
As suas origens e “nascimento”.
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Grupo A – Azul Claro, Marrom, Laranja
CHECK-LIST NR 17.
Conceitos básicos em grafos
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Rio Verde - Goiás - Brasil
Regras Básicas do Voleibol
Test of Gross Motor Development – 2ª ed
As regras do jogo Basquetebol por Pedro Trigo Araújo.
METODOLOGIA DE ENSINO DO HANDEBOL I
Histórico - Voleibol Criador – William Morgan (USA) – 1895;
DISCIPLINA ENSINO DO FUTSAL CH 80h
Profª. Maria Helena Carvalho
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
MALHA: aspectos históricos, características da modalidade, regras, benefícios decorrentes da prática. Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes Academia de Ensino.
CURSO DE REGRAS TÊNIS DE MESA
O Esporte de Raquete mais Rápido do MUNDO
DISCIPLINA ENSINO DO FUTSAL CH72h
DISCIPLINA ENSINO DO FUTSAL CH 80h
Trabalho de Educação Física
Ms. Rita de Cassia Fernandes Academia de Ensino Superior Sorocaba
CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE TÊNIS DE MESA
Voleibol.
Fundamentos do Voleibol
MINI - VOLEIBOL seqüência do trabalho.
TÉNIS.
Transcrição da apresentação:

Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes Academia de Ensino Superior/ 2007 TÊNIS DE MESA Histórico; regras, aspectos técnicos/ táticos gerais; efeitos fisiológicos e benefícios decorrentes da prática Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes Academia de Ensino Superior/ 2007

TÊNIS DE MESA: HISTÓRICO

TÊNIS DE MESA: HISTÓRICO Surgiu na Inglaterra como diversão/ recreação no século XIX. Imitando o jogo de tênis em ambiente fechado, objetos do dia-a-dia eram usados como equipamento. A popularidade do jogo fez com que as empresas de brinquedos iniciassem a venda de equipamentos. As raquetes antigas eram feitas de madeira que gerava muito barulho: o nome ping pong.

TÊNIS DE MESA: HISTÓRICO Em 1921 foi criada uma Associação de Tênis de Mesa e, logo em seguida, a Federação Internacional (ITTF) em 1926. Londres sediou o primeiro Mundial em 1927. Somente em 1988, em Seul o esporte se tornou Olímpico.

TÊNIS DE MESA: HISTÓRICO BRASIL No Brasil, os iniciantes da prática do esporte eram turistas ingleses, que mais ou menos em 1905, começaram a implantá-lo no país. Pode-se fixar o ano de 1912 como início das atividades organizadas do Tênis de Mesa no Brasil.

TÊNIS DE MESA: HISTÓRICO BRASIL Atualmente, através da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa, este esporte está organizado em todos os estados do Brasil, que congregam mais de 20.000 atletas.

TÊNIS DE MESA: HISTÓRICO Final de 2000: as antigas bolas de 38 mm foram oficialmente trocadas pelas de 40 mm = aumentar a resistência do ar sobre a bola e tornar o jogo mais lento. Os jogadores aumentaram a grossura da esponja da borracha tornando o jogo extremamente rápido. Mudanças para que o tênis de mesa seja mais fácil de ser assistido.

TÊNIS DE MESA: EQUIPAMENTOS

TÊNIS DE MESA: EQUIPAMENTOS A MESA Tem 2,74m de comprimento, por 1,52m de largura e 76cm de altura. Pode ser feita de qualquer material na cor escura e fosca, tendo uma linha branca de 2 cm de largura em toda a sua volta. A REDE A rede tem 1.83m de comprimento e 15,25cm de altura, devendo ser de cor escura. Deve possuir a sua parte superior branca e as malhas maiores do que 7,5mm2, e menores do que 12,5mm2.

TÊNIS DE MESA: EQUIPAMENTOS A BOLA Deve ser feita de celulóide (ou plástico similar), nas cores branca ou amarela fosca, pesar 2,7g e ter diâmetro de 40 mm. A RAQUETE 1. A raquete pode ser de qualquer tamanho, forma ou peso e constituída de madeira natural em 85%. 2. O lado usado para bater na bola deve ser coberto com borracha, com pinos para fora tendo uma espessura máxima de 2mm, ou por uma borracha "sanduíche" com os pinos para fora ou para dentro, tendo uma espessura máxima de 4mm. 3. O lado não usado para bater na bola deve ser manchado de cor diferente da borracha. 4. A raquete tem que ter duas cores diferentes, para ser usada. 5. Não é permitido jogar com o lado da madeira.

TÊNIS DE MESA: regras simplificadas A PARTIDA   1. Constituí-se de sets de 11 pontos. Pode ser jogada em um único set e em melhor de três ou cinco sets. No caso de empatado em 10 pontos o vencedor será aquele que fizer 02 pontos consecutivos primeiro. 2. O jogador que atua no 1° set num lado é obrigado a atuar no lado contrário no próximo. 3. Na partida quando houver "negra" (1 a 1) ou (2 a 2), os jogadores devem mudar de lado logo que um jogador consiga 5 pontos.

TÊNIS DE MESA: regras simplificadas O SAQUE 1. A bola deve ser lançada para cima (16cm no mínimo), na vertical e na descida, deve ser batida de forma que ela toque primeiro no campo do sacador, passe sobre a rede sem tocá-la e toque no campo recebedor 2. O saque deve ser dado atrás da linha de fundo ou extensão imaginária desta. 3. Cada jogador tem direito a 02 saques seguidos, mudando sempre quando a soma dos pontos seja 2 ou seus múltiplos. Ex.: 2 a 2 = 4 = 6 a 6 = 12  4. Com o placar 10-10, a sequência de sacar e receber deve ser a mesma, mas cada jogador deve produzir somente um saque até o final do jogo. 5. O direito de sacar primeiro ou escolher o lado deve ser decidido por sorteio. (cara ou coroa/par ou ímpar), sendo que o jogador que começou a sacar no 1° set comecará recebendo no 2° set.

TÊNIS DE MESA: regras simplificadas UMA OBSTRUÇÃO (NÃO VALE PONTO) - A partida deve ser interrompida quando: 1. O saque "queimar" a rede 2. O adversário não estiver preparado para receber o saque (e desde que não tenha tentado rebater a bola). 3. Houver um erro na ordem do saque, recebimento ou lado. 4. Forem as condições do jogo perturbadas (barulho,etc...) A não ser que a partida sofra obstrução, o jogador perde um ponto quando: 1. Errar o saque. 2. Errar a resposta. 3. Tocar na bola duas vezes consecutivas. 4. A bola tocar em seu campo duas vezes consecutivas. 5. Bater com o lado de madeira da raquete. 6. Movimentar a mesa de jogo 7. Tocar a rede ou os seus suportes 8. Bater o pé ao sacar (ele ou o seu parceiro) 9. Sua mão livre tocar a superfície da mesa durante a sequência.

TÊNIS DE MESA: ASPECTOS TÉCNICOS/TÁTICOS GERAIS

TÊNIS DE MESA: ASPECTOS TÉCNICOS/TÁTICOS GERAIS Atividade multicoordenada e esporte de alta precisão. Atividade do jogador: Grande complexidade técnica Ritmo veloz Força explosiva Preparação psicológica eficiente

EFEITOS FISIOLÓGICOS DECORRENTES DA PRÁTICA DO TÊNIS DE MESA Alguns dos benefícios do tênis de mesa para a saúde: 1) Melhora a circulação sanguínea. 2) Desenvolve a velocidade de raciocínio e habilidades manipulativas. 3) Melhora a coordenação motora e tempo de reação. 4) Melhora a visão e exercita os nervos dos olhos. 5) Queima calórica considerável. 6) Numa partida não existem choques físicos evitando-se traumas. Fonte: www.fbtm.com.br/benefícios/asp

TÊNIS DE MESA: CALENDÁRIO DA CBTM Calendário de Eventos 2007 MES DIAS EVENTO LOCAL Jan 19 a 21 Intercolonial São Bernardo Mar 21 a 27 Latino Americano Adulto Guarulhos-SP 28 a 30 Classificatória Pan-Americano Guarulhos-SP Abr 12 a 15 Aberto do Brasil A definir 27 a 29 Copa Brasil Sul-Sudeste 1 A definir Jun 01 a 03 Copa Brasil Centro-Norte-Nordeste 1 Brasilia 22 a 24 Copa Brasil Sul-Sudeste 2 Poços de Caldas Jul 21 a 27 Jogos Pan-Americanos Rio de Janeiro Ago 14 a 18 Jogos Para-Panamericanos Rio de Janeiro 24 a 26 Copa Brasil Centro-Norte-Nordeste 2 Recife Set 07 a 09 Copa Brasil Sul Sudeste 3 A definir 28/09 a 07/10 Olimpíadas Escolares - 15 a 17 anos A definir Out 19 a 21 Copa Brasil Centro-Norte-Nordeste 3 Fortaleza Nov 09 a 11 Copa Brasil Sul-Sudeste 4 A definir 16 a 25 Olimpíadas Escolares - 12 a 14 anos A definir Dez 12 a 16 Campeonato Brasileiro A definir

Galeria de Fotos - Mariany Nonaka

Galeria de fotos - Hugo Hoyama

Galeria de fotos - Hugo Hoyama

Galeria de Fotos - Gustavo Tsuboi

Referências http://www.cbtm.org.br/