Encontro de Diretores Escolares SRE Metropolitanas A, B e C

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Encontro de Especialistas em Educação Básica
Advertisements

SRE METROPOLITANA C Desirée Renée Emmels de Souza
DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Equivalente à média dos países da OCDE
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Compromisso Todos pela Educação Decreto n. 6
agosto/2011 SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
“ TODA A ESCOLA PODE FAZER A DIFERENÇA”
DESCENTRALIZAÇÃO, AUTONOMIA DAS ESCOLAS E O NOVO PAPEL DOS GESTORES EDUCACIONAIS A COMUNIDADE ESCOLAR ASSUME A RESPONSABILIDADE DE CONDUZIR OS DESTINOS.
Multimídia no Ensino Fóruns Permanentes Ciência e Tecnologia Junho de 2011 Vera Cabral.
Decreto nº de 24 de abril de 2007
PDE - Plano de Desenvolvimento da Educação
Educação Permanente em Saúde :
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
PNAIC PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
Equivalente à média dos países da OCDE
Funções e Atribuições do Diretor
S PLANEJAMENTO 2014 FBB005-Chart avulso Bruno Faveri.
REDE DE ENSINO ESTADUAL
Encontro de Diretores Escolares SRE Metropolitanas A, B e C
  Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
PLANO DE CURSO E PLANEJAMENTO
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS
O Especialista em Educação Básica e a relevância de seu papel na implementação dos Projetos e Processos estratégicos da SB/SEE Encontro de Formação com.
Qualidade na Educação e na gestão pedagógica das Escolas do Campo: concepções, possibilidades e desafios do Diretor Escolar Encontro de Diretores das Escolas.
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
Equivalente à média dos países da OCDE
O Sistema Integrado de Avaliação Institucional - SIAI nasce com a proposta de ser uma ferramenta de gestão que deve ser utilizada, em todo o seu potencial,
Diretoria Regional de Educação Itaquera DOT-P/CEFAI
AVALIAÇÃO ESCOLAR INTERNA: PROCESSOS, INSTRUMENTOS E ATORES ENVOLVIDOS
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO Antônio Brasil – Tomé-Açu/PA
PNAIC- PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA MEC -
CONTRIBUIÇÕES DA GESTÃO PARA O PAPEL SOCIAL DA ESCOLA
3º ENCONTRO DE FORMAÇÃO COM ESCOLAS PRIORITÁRIAS
Sistema de Governança do Pacto pela Educação do Pará
PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE
A melhoria nos índices do IDESP desafio da escola atual
Governo do Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado de Educação
Gerência de Educação Profissional GEPRO
A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Conferência Municipal de Educação
A Gestão participativa
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
AVALIAR e PLANEJAR.
O profissional da gestão escolar e suas implicações
MARIA DO SOCORRO ANDRADE COSTA SANDRA REGINA CASTRO SOARES
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
O Papel da Liderança no Desenvolvimento do Corpo de Cristo
PROGRAMA EXCELÊNCIA EM GESTÃO EDUCACIONAL
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
Organização Curricular: a experiência de Minas Gerais
SPEC – Sistema de Proteção Escolar e Cidadania
Antônio Carlos Miranda Secretário Municipal de Educação Viçosa/MG
Atuação dos agentes de Controle Social
PORQUE QUERO SER REPRESENTANTE –
6. A gestão do trabalho pedagógico: o PPP em ação
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Estância Turística de Santa Fé do Sul
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
Revisita ao PPP.
Cenário Interno Foco na Visão de futuro Compromisso com qualidade Apropriação de competências Crescimento da instituição Diversidade de temas e eixos.
O papel pedagógico do órgão gestor
“Recomeçar. hoje é um bom dia para começar novos desafios
- “O que se avançou nestes oito anos é algo extraordinário. Como cidadã mineira fico feliz ao receber a educação no patamar em que ela está”. (...) - “A.
Virgínia Maria Pereira de Melo Dirigente Municipal de Educação de Anápolis/ GO Presidente da Undime/ GO e da Undime Região Centro-Oeste Os desafios da.
Projeto Pedagógico.
Transcrição da apresentação:

Qualidade na Educação e na gestão pedagógica da Escola: os desafios do Diretor Escolar Encontro de Diretores Escolares SRE Metropolitanas A, B e C Hotel Tauá, 05 a 09 de agosto de 2013 Implementação dos CBC Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação Básica Superintendência de Desenvolvimento da Educação Infantil e Fundamental

“Alice perguntou: _ Pode me dizer que caminho devo seguir para sair daqui? _ Isso depende do lugar para onde você deseja ir – respondeu o gato. _ O lugar para onde desejo ir? Francamente, para mim, tanto faz. _ Nesse caso, tanto faz o caminho que você seguirá.” Lewis Carrol in Alice no País das Maravilhas

Um desafio... “Os gestores devem conscientizar-se de que seu papel na escola de hoje é muito mais de um LÍDER que de um burocrata.” (...) Clóvis R. Santos, 2002 ... exercer liderança educacional numa gestão pedagógica efetiva, pode determinar a diferença entre uma escola estagnada e uma escola em movimento.

Popularidade não é liderança. Resultados com foco em pessoas, sim. “A liderança é gestão de energia, primeiramente própria e depois dos outros”. Drucker Popularidade não é liderança. Resultados com foco em pessoas, sim. Liderança significa responsabilidade: o que eu quero X o que precisa ser feito

LIDERANÇA ADMINISTRAÇÃO “A coisa certa” “O jeito certo” Diz respeito ao enfrentamento da mudança Diz respeito ao enfrentamento da complexidade “A coisa certa” “O jeito certo” Estabelece a direção pela: .Definição da visão de futuro .Comunica a visão .Inspira as pessoas a superar os obstáculos Traz ordem e consistência por meio de: .Planos formais .Estrutura e monitoramento de resultados Sucesso da Escola: liderança precisa vir primeiro

Desafio de sustentação de altos níveis de energia DESAFIOS Um dos maiores desafios do Gestor Líder é manter a energia e o entusiasmo em alta, incentivar as pessoas para um maior envolvimento, comunicar continuamente os novos sucessos e simultaneamente assegurar o foco claro comum da escola.

Os Desafios dos gestores públicos Explorar os limites da liberdade que possuem por meio da criatividade e da ousadia para que possam tomar decisões mais eficazes e fazer a diferença Visão integradora Mobilização da equipe Objetivo comum 7 SPO-FBB002-200090310

“A finalidade de todo o trabalho do Diretor Escolar é garantir que a relação entre ensino e aprendizagem se concretize (...) As questões burocráticas e administrativas são apenas meios para concretizar as propostas pedagógicas.” Vitor H. Paro / USP Exigências

O aluno no centro de nossas atenções…

Gestão pedagógica como eixo do trabalho educacional Eixo do trabalho da SEE Eixo do trabalho da SRE Eixo do trabalho da Escola

O Princípio da continuidade da trajetória escolar do aluno Erradicar a Pedagogia da repetência Instaurar em seu lugar, uma Pedagogia de Ensino Eficaz Nosso compromisso ético e social

CORRESPONSABILIDADE Educação Inclusiva e de Qualidade O desafio da Escola na modernidade ser emancipadora, libertadora e inclusiva recuperar a sua centralidade que é o aluno cuidar e educar o aluno e garantir sua aprendizagem CORRESPONSABILIDADE Sistema Educacional Sociedade Demais Órgãos Públicos Comunidade Profissionais da Educação Família

Qualidade na Educação Básica e as Prioridades da Educação Mineira – 2011-2014 Avançar para consolidar a posição de liderança da Educação de Minas. Consolidar o PIP/ATC e implantar o PIP/CBC nos anos finais do EF Implantar Escola de Formação: Magistra Melhorar a interlocução e articulação com todos do sistema educacional Focar na melhoria do Ensino Médio: Reinventando o Ensino Médio

O Programa Estruturador Educação para Crescer – 2012-2015 Gerente: Raquel Elizabete de Souza Santos ESCOLAS Projetos Estratégicos: Reinventando o Ensino Médio Professor da Família Educação em Tempo Integral Processos Estratégicos: Provimento e Gestão da Educação Básica Gestão do PIP/EF Gestão do SIMAVE Gestão do PEP Rede de Educação e Desenvolvimento Humano

Em 2013, as ações da SEE estão direcionadas para 3 grandes objetivos Aperfeiçoar o processo de transformação na sala de aula Expandir o PIP/ATC para as redes municipais de Ensino, por opção dos municípios Construir novos patamares de aprendizagem para os alunos

Expectativas em relação ao papel do Diretor Escolar na implementação dos Projetos e Processos Estratégicos da SB Papel de Liderança Papel Político Papel Pedagógico

Expectativas / papel do Diretor Escolar Processo Estratégico: Programa de Intervenção Pedagógica / Ensino Fundamental Expectativas / papel do Diretor Escolar Liderar todo o processo e, em conjunto com os Especialistas, responsabilizar-se pela implementação do Plano de Intervenção Pedagógica, o PPP e garantir a aprendizagem dos alunos, com foco na sala de aula.

Projeto Estratégico: Reinventando o Ensino Médio Expectativas / papel do Diretor Escolar Coordenar a implementação das ações do Projeto na escola, articulando ações, acompanhando, avaliando e garantindo a aprendizagem dos alunos.

Projeto Estratégico: Educação em Tempo Integral Expectativas / papel do Diretor Escolar Garantir a implementação das ações do Projeto na escola, apoiando e articulando com todos os profissionais envolvidos, contribuindo para a formação integral do aluno e o sucesso de sua trajetória escolar.

Processo Estratégico: Gestão do PEP Expectativas / papel do Diretor Escolar Coordenar e acompanhar a execução do Projeto, apoiando e zelando pela qualidade da aprendizagem e pela regularidade das ações desenvolvidas.

Outras ações e Projetos da SB EVCA, JEMG, PEAS, PDP, PEP/EJA, Projeto Incluir, Temáticas Especiais, Curso Normal e Aprofundamento de Estudos Expectativas / papel do Diretor Escolar Coordenar, orientar e avaliar a implementação das ações, garantindo o pleno desenvolvimento dos projetos e a melhoria da aprendizagem dos alunos.

O maior desafio da Escola hoje: superar a NÃO aprendizagem O Maior Desafio do DIRETOR /LÍDER: Usar de sua LIDERANÇA, de seu PODER e de sua AUTORIDADE para gerar, em sua Equipe, o compromisso apaixonado com a aprendizagem efetiva de TODOS os alunos, no TEMPO CERTO.

Concluindo citando o Mestre: -“Qualquer um que queira ser um líder entre vocês, deve primeiro ser o servidor. Se você opta por liderar, deve servir.” Jesus Cristo

“Os melhores líderes servidores são aqueles que cumprem os compromissos que assumem.” James C. Hunter Contem sempre conosco! Muito obrigada! Raquel Elizabete SB / SEE