Inteligência Artificial

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EE - 09 Inteligência Artificial Prof. Dr. Adilson Marques da Cunha
Advertisements

Administração de Sistemas de Informação
UNIESP – 2009 T.A.I. Prof. EMANUEL WAGNER. A gestação de IA ( ) Modelo de neurônios artificiais (McCulloch&Pitts-43), precursor das tradições.
Inteligência Artificial Prof. Ryan Ribeiro de Azevedo
Engenharia de Software
Redes Neurais Artificiais (RNA): Introdução
Redes Neurais Artificiais (RNA): Perceptron
Aprendizado de Máquina
Redes Neurais Artificiais
Inteligência Artificial
Sistemas Especialistas Inteligência Artificial Profa. Ligia Flávia A. Batista.
Curso Introdução às Redes Neuronais Parte 2 Prof. Dr. rer.nat. Aldo von Wangenheim.
Sistemas Baseados em Conhecimento
Crescimento das redes de computadores
Reconhecimento de Padrões Inteligência de Enxame
Redes Neurais (Conceitos Fundamentais)
Raciocínio Baseado em Casos
Centro de Informática - UFPE
FACENS – Engenharia da Computação Inteligência Artificial
FACENS – Engenharia da Computação Inteligência Artificial Introdução e Histórico.
Inteligência Artificial
FACENS – Engenharia da Computação Inteligência Artificial
INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO
Prof. Dr. Cairo L. Nascimento Jr.
1 Simulação baseada em multiagentes – aplicação em educação O processo de simulação significa dirigir o modelo de um sistema com entradas satisfatórias.
SIMULAÇÃO EM COMPUTADOR: O PENSAMENTO COMO PROCESSAMENTO DE INFORMÇÕES
Inteligência Artificial
INF 1771 – Inteligência Artificial
INF 1771 – Inteligência Artificial
INF 1771 – Inteligência Artificial
INTRODUÇÃO À INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Aprendizado de Máquina Aula 8
Inteligência Artificial
FACENS – Engenharia da Computação Inteligência Artificial
Princípios de Orientação à Objetos
Uma Introdução às Redes Neurais
Monitoria de Introdução à Computação
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (IA OU AI)
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Inteligência Artificial Professor Esp. Cristiano José Cecanho
Inteligência Artificial
Redes Neurais Prof. Alex F. V. Machado.
INF 1771 – Inteligência Artificial
BC Processamento da Informação
Conceitos de Lógica Digital
Caracterização e Objetivos das LP
Inteligência Artificial
Memória virtual Professor Esp. Diego André Sant’Ana
Inteligência Artificial
Introdução à Inteligência Artificial
Marcílio C. P. de Souto DIMAp/UFRN
Redes Neuronais/Neurais/ Conexionistas Introdução
Como Programar? Dicas para começar a programar bem
Inteligência Artificial Uma introdução
Sistemas Baseados em Aprendizado (Aprendizado de Máquina)
Apresentação da Disciplina Inteligência Artificial/Computacional
Redes Neurais Artificiais. Introdução RNA são modelos matemáticos que se assemelham às estruturas neurais biológicas Capacidade computacional adquirida.
UMA ESTRATÉGIA DE REDE NEURAL APLICADA À GAME ESTILO BEAT’EM UP Mendes,T.M. e Almeida, A.G. RESUMO O projeto consiste no desenvolvimento de um jogo 2D.
INF 1771 – Inteligência Artificial
Luana Bezerra Batista Redes Neurais Luana Bezerra Batista
Introdução à Inteligência Artificial Fundamentos Prof. Horácio.
INF 1771 – Inteligência Artificial
O Que São as Redes Neurais Artificiais
Inteligência Artificial
Sistemas Inteligentes
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL Grupo: Amora Figueiredo Érika Diniz
REDES NEURAIS E SUAS APLICAÇÕES ALUNO: Paulo Celso da Silva e Souza Junior.
Inteligência artificial (IA)
O INÍCIO CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO por: André Aparecido da Silva Disponível em:
Inteligência Artificial Nadilma C. V. N. Pereira Aula Inicial – Apresentação da disciplina.
Transcrição da apresentação:

Inteligência Artificial UESC Introdução (aula 2) Prof. Dr. Rogério Vargas http://rogerio.in

Um pouquinho de história

Os primórdios O trabalho começou mais ou menos em 1943 As primeiras redes neurais foram identificadas nos anos 40 Usava-se um modelo de neurônio artificial binário baseado em um conjunto de estímulos e ações. Em 1950, Shannon e Turing estavam tentando programas jogos de xadrez. Em 1951 foi feita a primeira rede neural ativa, chamada SNARC, composta de 40 neurônios construídos com 3000 válvulas.

Os primórdios GPS (1950s) foi criado para imitar a forma de resolver problemas usada pelos seres humanos Usando objetivos intermediários, ele abordava os problemas de forma similar às pessoas. Foi a primeira tentativa de imitar o jeito humano de pensar. Em 1959 foi construído um provador de teoremas de geometria que usava axiomas explicitamente representados. Em 1952 criou-se o primeiro jogador de xadrez artificial que podia aprender. Em 1958 o LISP foi desenvolvido no MIT Benefício colateral: sistemas operacionais com time-sharing

Redes Neurais Começaram a evoluir nos anos 60. O trabalho de Winograd and Cowan (1963) demonstrou que um grande número de elementos poderia representar coletivamente conceitos individuais com aumento correspondente em robustez e paralelismo Sempre houve uma prova disto: o cérebro!

Redes Neurais Frank Rosenblatt cria o perceptron em 1962 Ele provou o seu famoso teorema da convergência Provou que seu algoritmo de aprendizado poderia ajudar os pesos de conexão de perceptrons para aprender qualquer dado de entrada desde que isto fosse possível. Problema: Minski e Papert provaram que problemas que não fossem linearmente separáveis não eram passíveis de aprendizado.

O que é linearmente separável? É aquele conjunto de dados que pode ser separado por um plano (ou hiperplano) Linearmente Separável Não Linearmente Separável (problema do XOR)

O que aconteceu com as redes neurais? Redes Neurais ficaram esquecidas por um longo período, até o desenvolvimento de redes mais poderosas, capazes de resolver este problema. Só na década de 80 elas reviveram e hoje são um dos paradigmas mais fortes da computação inteligente. Um dos pontos interessantes das redes neurais é a analogia neurobiológica Engenheiros usam o cérebro para criar redes Neurologistas podem usar a rede para entender o cérebro

Problemas da IA Nos anos 60 e 70 começaram a surgir problemas: Muitos sucessos só se aplicavam a domínios extremamente limitados. Não podiam ser aplcados a problemas maiores. Os programas iniciais tinham muito pouco conhecimento sobre os assuntos sobre os quais os problemas versavam. Alguns programas foram criados que usavam somente manipulações sintáticas, como o ELIZA

ELIZA Implementação de um tipo de terapia Entende somente problemas básicos do ser humano sofrimento dor morte fome Usa a transformação pronominal Muitos pacientes foram enganados Endereço : http://www-ai.ijs.si/eliza/eliza.html

Problemas linguísticos Entender o significado por trás de expressões é muito complexo Usar apenas substituição de palavras pode gerar resultado hilariantes.

Problemas Outro problema era a escalabilidade (o número de combinações que formavam o micromundo era grande demais) Outro problema eram as limitações das estruturas usadas para gerar o comportamento inteligente

Sistemas Baseados em Conhecimento Também conhecidos como knowledge based systems (KBS) ou sistemas especialistas. Os métodos anteriores eram ruins por falta de conhecimento. Os sistemas especialistas aprendem com um expert como resolver um problema. Criado em 1969, o DENDRAL (1969) era um sistema de identificação da estrutura molecular baseado em informações obtidas com um espectômetro de massa.

Sistemas Especialistas MYCIN – diagnosticava infecções sangüíneas (450 regras) Tão bom quanto experts. Melhor que recém formados Usava também probabilidade. PROSPECTOR - usado para perfuração exploratória na lua. LUNAR - permitia aos geologistas fazer perguntas sobre pedras lunares em inglês (primeiro processador de linguagem natural de verdade) R1 e XCON permitiam grandes economias em suas áreas de expertise

Avanços recentes Principais áreas de progresso Robótica Visão computacional Aprendizado de máquina Representação do conhecimento Avanços impressionantes HITECH : bateu o campeão mundial em 1989 PEGASUS : processador de linguagem natural que permite que se comprem passagens de avião Programas de dignóstico de patologias Programas para dirigir carros Sistemas de diagnóstico de falhas em sistemas de distribuição de energia E muito mais!!!

Filmes recomendados para o fim de semana “O homem bicentenário” Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=SD4xM0lIKeE A. I. veja mais em http://pt.wikipedia.org/wiki/A.I._-_Inteligência_Artificial

Atividade Entregar no fim da aula. Basicamente em que consiste o teste de Turing? Quais as capacidades exigidas nos testes?

Referências Notas de aula/slides disponíveis em: www.algoritmosgeneticos.com.br/Intro_IA.ppt http://fei.edu.br/~psantos/slidesIA/CAP1_intro.ppt‎