Lenda do Guaraná.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
By Roberto Romanelli Maia
Advertisements

como viviam os indios em
Trabalho de Portugues.
Problematizando os relatos pessoais:
SIBELE MARIA SOUZA PEDAGOGA, ESTUDANTE LETRAS/LIBRAS PELA UFSC DO POLO DA USP-SP E ESTUDANTE ALUNA ESPECIAL DA DISCIPLINA NO IEL E NA F.E. DA UNICAMP.
LÍNGUA PORTUGUESA – PROFª MARA. NOVIDADES: A) VERIFICAÇÕES INSTANTÂNEAS São avaliações constantes. A cada objetivo trabalhado na disciplina, será proposta.
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
A relação do aluno de Letras Espanhol e Português-Espanhol com os textos em espanhol. Rocío Morales Vázquez, Danielle Braun, Edith Fabiola González Caballero.
História da Educação no Brasil
O EGA chega à Escola.
Reprodução das angiospermas e conservação ecoambiental
Produção textual a partir de quadrinhos – Atividade 1
"Quem Eu Sou Faz a Diferença"
Língua Portuguesa: Como fazer uma história em quadrinhos?
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - FACED ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIA E NOVAS EDUCAÇÕES CADERNO DE PRÁTICAS Fernanda Santos, Maria Áurea S. Ribeiro, Rosângela.
ANÁLISE TEXTUAL Aula de revisão para a AV1.
O sacerdote foi chamado para orar por um homem muito enfermo.
QUERO SER UMA TELEVISÃO !
UMA FAMÍLIA ESPECIAL.
Linguagem, alfabetização e letramento
Uma professora de Nova York decidiu honrar cada um de seus alunos que estavam por se graduar no colégio, falando-lhes da marca que cada um deles havia.
LIGANDO O NOME AO NOME.
Existe uma história de simplicidade linda, que gostaria de contar...
O nó de afeto.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Planejamento PNAIC 2014.
JORNADA DE ENSINO RELIGIOSO
ESPERO QUE ESTA MENSAGEM
  Uma linda lenda     Existe uma história de simplicidade linda, que eu gostaria de contar. Uma lenda, um acalanto Não sei se é verdade... e não.
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
Os processos de construção da linguagem escrita: a Constituição do sujeito leitor numa sociedade indígena Prof° Dra° Terezinha Bazé de Lima
Orientação Técnico-Pedagógica
DIDÁTICA Aula 09: Planejamento didático e elementos que o constitui: metodologia e recursos didáticos Profa. Therezinha Conde.
DEUS ESTÁ CUIDANDO.
L E N D A. AS LENDAS NARRAM ACONTECIMENTOS QUE SE PASSARAM EM TEMPO REMOTO E EM ESPAÇO MARCADO PELA NATUREZA. NELAS, FATOS REAIS E HISTÓRICAS SE MISTURAM.
TABAGISMO “XEQUE-MATE” “PARE, PENSE E ANALISE”.
ANÁLISE TEXTUAL Aula 1: Língua, linguagem e variação linguística.
Curso sobre Revista.
II Núcleo do Território Pratigi pela Educação
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS -
O Patinho Feio Língua Portuguesa Ensino Fundamental I
PROJETO LER É LEGAL PROJETO LER É LEGAL. Professora Responsável: Edivania Alves Gonçalves. Disciplina de Atuação: Língua Portuguesa Justificativa: Não.
QUERO SER UMA TELEVISÃO !
Há muito tempo, na China, vivia um menino chamado Ping, que adorava flores. Tudo o que ele plantava florescia maravilhosamente.
A OUTRA ASA.
JONAS BATEU DE FRENTE COM DEUS!
Anna Caroline Soares Glenda Aune Conrad 2PPN
É possível a germinação sem água? CEMEI “Dionísio da Silva”
SITUAÇÕES.

SITUAÇÃO 1 A professora do Infantil 4 apresentou às crianças vários materiais, jogos, numerais e letras. Sentada no chão, ela começou a questionar as.
Experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita, e convívio com diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos.
Crenças de Pais de Alunos Sobre o Ensino Línguas Estrangeiras
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
AME ENQUANTO TIVER OPORTUNIDADE....
MATERIAL COMPLEMENTAR Tema 26: O ideal.
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
[...] Quando entro em uma sala de aula devo estar sendo um ser aberto a indagações, à curiosidade, às perguntas dos alunos, a suas inibições; um ser crítico.
Crítica à concepção de currículo cristalizado
Salmo de Davi escrito quando os moradores de Zife, à traição, foram contar a Saul que Davi estava escondido em sua terra. SALMO,
FICA CONNOSCO, SENHOR Os discípulos de Emaús.
TRABALHO COLABORATIVO
As linguagens da Internet: O Hipertexto. Reflexão Clicar nos links facilitou ou complicou sua caminhada para compreender o que é um hipertexto? Você se.
Formação continuada III Encontro Língua Portuguesa e Redação
ESCOLA MUNICIPAL PONTE DA AMIZADE
Antonio Barreto. Conhecimento prévio sobre o assunto Chegar em sala de aula e perguntar o que eles entendem sobre o primeiro beijo.
Transcrição da apresentação:

Lenda do Guaraná

Plano de aula desenvolvido pelas professoras Louise Ferreira e Romilda Monteiro sob a orientação da profª Janaína Ferraz de Aquino, da Universidade de Brasília, para alunos do Ensino Médio de escolas públicas de Brasília e entorno, que cursam o ensino regular pela manhã e têm aulas de reforço de português como segunda língua à tarde duas vezes por semana na mesma escola.

1. Tema Lendas Brasileiras 2. Gênero Textual Lendas 3. Conteúdo Conhecimento sobre quem é o índio e sua cultura e como vivem hoje no Brasil. 4. Público-alvo Alunos do Ensino Médio de escolas públicas do Distrito Federal.

5.2 TEXTOS FILHOTES (próximo eslaide) 5. PROCEDIMENTOS PARA A LEITURA 5.1 APRESENTAÇÃO DO TEXTO PRINCIPAL (em LIBRAS) 5.2 TEXTOS FILHOTES (próximo eslaide)

castanheira Índio maué cova Pé de guaraná

5.3 LEITURA individual (palavra/sinal); individual (PSLS); discussão em sala de aula; compartilhamento de ideias, o que os alunos compreenderam; o professor tem um tempo para corrigir os alunos e prestar-lhes o suporte necessário.

5.4 Desenvolvimento/ procedimento/ metodologia Explorar o conhecimento prévio dos alunos com os textos filhotes; Inferências sobre lendas brasileiras; Perguntar se eles sabem como vivem outras comunidades indígenas; Professor: explorar conceitos e ideias sobre cultura, aldeia, índios no Brasil, plantas e animais típicos da Amazônia.

5.4 Trabalhando o conteúdo com o texto filhote Mostrar a castanheira, falar de seu fruto. Falar da aldeia Maués (AM). Falar sobre o guaraná, seu valor nutricional etc. Explicar o que é uma cova.

5.5 Exercícios Professor, os eslaides a seguir contem exercícios para serem trabalhados depois de explorar o vídeo “Lenda do Guaraná” e os textos filhotes.

Do fruto, brotou um índio. Lendas são narrativas, orais ou escritas, geralmente fantasiosas, que são transmitidas pela de geração em geração. As lendas são uma mistura de fatos reais, históricos e imaginários. Apesar de serem frutos da imaginação humana, elas fornecem explicações aceitas sobre fatos e coisas que parecem sem explicações. Por serem transmitidas geralmente de forma oral, as lendas sofrem modificações à medida que vão sendo recontadas. Agora que você sabe o que significa lenda, leia o texto seguinte para conhecer um pouco mais sobre o surgimento de um alimento muito importante para a nossa saúde, o guaraná. Do fruto, brotou um índio. Lendas não faltam para o surgimento do guaraná. Uma delas é atribuída à tribo dos maués. Eles contam que a semente nasceu dos olhos do filho de Onhiámuáçabe, conhecedora de todas as plantas e seus usos. A criança adorava os frutos de uma castanheira que ela havia plantado em lugar sagrado. A terra estava sob o domínio dos tios do menino, que, temerosos que a mãe não se dedicasse mais ao cultivo, esperaram uma oportunidade para matar a criança. Um dia, quando a mãe chegou na castanheira, já era tarde. Chorando, ela enterrou os olhos do filho e as lágrimas fizeram brotar o novo fruto. Depois, da cova do menino saiu o primeiro dos maués, que se consideram filhos do guaraná. Fonte: http://www.bonsfluidos.abril.uol.com.br/livre/edicoes Exercícios Responda às seguintes perguntas sobre o evento acima: Onde foi realizado? b) Quais foram as conseqüências do evento para a humanidade? 2. O texto trata de uma modalidade oral chamada lenda. Defina em poucas palavras o que você entende por lenda. 3. O texto afirma que Onhiámuácabe era conhecedora de todas as plantas e seus usos. Você conhece alguma planta brasileira com fins medicinais? Exemplo: “para catarro no peito, suco de limão e cebola crua, tomado em jejum”. 1

Exercícios de Escrita 2. Descubra as palavras retiradas do texto: 1. indivíduos pertencentes a uma tribo do Amazonas. 2. planta que deu origem a uma lenda. 3. árvore frutífera. 4. órgão que resulta da maturação do ovário da flor, que geralmente contem a semente. 5. estrutura do fruto que contem o embrião de uma nova planta. 6. que não se pode infringir ou desrespeitar. Exercícios de Escrita No Brasil, como em vários países do mundo, existem inúmeras lendas acerca do surgimento do uso de alguns alimentos. Você conhece alguma lenda parecida com esta que você acabou de ler? Vamos lá, redija o que você sabe, e então conte para a todos sobre essa lenda. Música brasileira 2