90 anos de PPS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Círculo de Estudos Libertários de Florianópolis
Advertisements

EVOLUÇÃO SOCIAL Todo grupo necessita de um líder. Nos primórdios, o mais forte comandava. A evolução social foi gerando formas mais complexas.
BRASIL - REPÚBLICA A REPÚBLICA VELHA.
República do Café III Aula 19.
1 A Revolução de 30 pôs fim a República Velha.
“A ERA VARGAS” GETÚLIO VARGAS: O PRESIDENTE QUE MAIS TEMPO FICOU NO PODER.
A REVOLUÇÃO RUSSA 1917.
Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ
ERA VARGAS ( ).
Revolução Francesa.
História do Brasil Era Vargas.
Golpe Militar de 1964 A crise política se arrastava desde a renúncia de Jânio Quadros em O vice de Jânio era João Goulart, que assumiu a presidência.
HISTÓRICO: do império russo à desintegração
SOCIALISMO CIENTÍFICO
ESTADOS UNIDOS X UNIÃO SOVIÉTICA
CHINA.
Revolução Russa Início do XX: Império Russo: autocracia do Czar Oposição burguesa: Monarquia Parlamentar Oposição socialista: Mencheviques: evolucionistas.
ERA VARGAS (1930 – 1945).
REVOLUÇÃO RUSSA - País gigantesco. SITUAÇÃO: - Rico em matéria-primas.
Brasil no século XX: o desafio da educação
Brasil no século XX: o desafio da educação
REVOLUÇÃO RUSSA 1917 OUTUBRO VERMELHO.
PROF. FABIO ESCARAMBONI A ERA VARGAS
A ERA VARGAS ( ) *GOVERNO PROVISÓRIO ( )
A ERA VARGAS (1930 – 1945) PROF. RICARDO SCHMITZ.
SOCIALISMO UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
MAGNUM PHOTOS/LATINSTOCK
BRASIL: POPULISMO ( ) PROF. RICARDO SCHMITZ.
Revolução Francesa.
AULA 3 - PREVEST/HÍSTÓRIA DO BRASIL– LIVRO PROF. VICENTE
Curso Direito à Memória e à Verdade
Da queda da monarquia à formação da URSS.
O fim da URSS.
O fim do império e o surgimento da URSS
FIM DA REPÚBLICA VELHA.
M U LT I M I D I A.
A Era Vargas COLÉGIO IPIRANGA ALUNOS:CAROLINE MAYUMI
Pai dos pobres e Mãe dos Ricos
Café Filho. (15 meses).
Getúlio Vargas.
Escola de Formação Política Miguel Arraes. Curso de Formação, Capacitação e Atualização Política dos Filiados, Militantes e Simpatizantes Módulo III O.
Da queda da monarquia à formação da URSS.
REVOLUÇÃO RUSSA.
A experiência democrática no Brasil ( )
A REGIONALIZAÇÃO IDEOLÓGICA E SOCIOECONÔMICA DO ESPAÇO MUNDIAL
SOCIALISMO.
Escola de Formação Política Miguel Arraes. Curso de Formação, Capacitação e Atualização Política dos Filiados, Militantes e Simpatizantes Módulo III O.
(1) A presidência Constitucional de Getúlio Vargas; (2) A esquerda e a direita vão à luta; (3) O Golpe de 1937: voltamos à ditadura;
Universidade do Vale do Itajaí Curso de Geografia
Sociologia – Ens. Médio Prof.º Renan
Finalizando o ciclo de governo das oligarquias cafeeiras, Getúlio Vargas* chega ao poder à frente da Revolução de 30 * Estadista brasileiro, líder revolucionário,
A Revolução Russa A Rússia Pré-Revolucionária Monarquia Absolutista
Revolução Russa Antecedentes Autocracia Czarista
Coluna Prestes.
ESTADO SOCIAL.
História do Brasil Era Vargas.
Revolução Russa.
História Prof. Carlos GEO Grupo SEB
Revolução Russa Rússia.
História Prof. Carlos GEO Grupo SEB
Era Vargas História 9º’s.
Repressão e fechamento político
Da queda da monarquia à formação da URSS.
REVOLUÇÃO RUSSA 1917.
Entre a Democracia e a Ditadura História do Brasil 5ºAno.
Revolução Russa 1917 Prof. Alan. Antecedentes: Situação Social e Econômica 85 % da população vivia no campo A Rússia era dividida em Latifúndios (grande.
“paz, terra, pão, liberdade e trabalho”.
Brasil: fim da República Oligárquica Professora Vanessa Martins.
1930: UMA REVOLUÇÃO PARA SALVAR O PAÍS “Façamos a revolução antes que o povo a faça.” (frase atribuída ao presidente de Minas Gerais, Antonio Carlos de.
ERA VARGAS ( )  Out – Governo Provisório (sem Constituição)  – Governo constitucional  10/11/1937 – a decretação do Estado Novo.
Transcrição da apresentação:

90 anos de PPS

Ampliar a atuação da classe operária. O PPS é o Partido Político mais antigo do Brasil, tendo como origem o Partido Comunista Brasileiro, fundado em 25 de março de 1922. Objetivo inicial era: Ampliar a atuação da classe operária.

UMA BREVE RESENHA HISTÓRICA DO PCB(1922-1992)PPS(2012) 90anos Depois de 90 anos de história, quem ainda tem medo do Lobo Marx? A idéia do comunismo nasce com a humanidade. No final do sec. XIX e início do sec.XX a idéia se transforma num partido político internacional. Em 1917 com a vitória da Revolução Bolchevique – O comunismo irrompe na Rússia e rapidamente se expande agregando outros países – União Soviética. De lá chega ao Brasil em 1922.

Fundadores do PCB

EM 25 de MARÇO de 1922 NASCE O PARTIDO COMUNISTA BRASILEIRO No Brasil da época, a classe trabalhadora começava a tomar consciência de seus direitos através dos movimentos anarquistas. O termo anarquista vem de a(contrário) à hierarquia, logo a-nárquico (contra o aparato estatal hierárquico). Por isto não se organizaram em um partido político. Após a greve geral que eclodiu em 1917 o anarquismo sofreu duros reveses e como careciam de uma organização partidária se diluiu abrindo espaço para o surgimento do PCB.

Secretário do PCB e Fundação Astrogildo Pereira

ASTROGILDO PEREIRA 1ou2 secretário geral do PCB Jornalista, crítico literário, carioca participou da fundação do PCB Antes de tomar contato com as idéias comunistas e marxistas era militante anarquista criou o jornal A Voz do Povo (Anarquista) e depois Classe Operária (PCB). Duas missões de destaque – trazer Luiz Carlos Prestes para o PCB(1927) e popularizar o PCB (1929/30). Esta última lhe custou o afastamento da secretaria geral.

Intentona Comunista- 1935 Começa em Natal

A intentona comunista de 35. O tiro saiu pela culatra. Sem desmerecer a coragem e heroísmo dos combatentes da intentona, há que fazer algumas ressalvas: Assim como a revolução tenentista, a intentona não passou de um segundo ensaio revolucionário. A intentona só era comunista no Rio de Janeiro onde foi comandada por Prestes.

Ataque ao quartel da PM -Natal

Líder da intentona Carlos Prestes foto com Olga, no filme.

O combate no Rio liderado por Carlos Prestes

PCB RESSURGE DAS CINZAS EM 1945 Deposto Getulio Vargas e o fim do Estado Novo, o país volta a democracia e o PCB emerge da clandestinidade. Liberdade que foi apenas uma tomada de fôlego para voltar a mergulhar na clandestinidade em 1947com o início da guerra fria. Emerge outra vez em 1950 quando Prestes negocia o apoio a G. Vargas em troca da legalidade.

Com a morte de Stalin em 1953 muda a orientação dos PCs do mundo.

Opção pela democracia e condenação ao culto a personalidades. 1953

O PCB FAZ A AUTOCRÍTICA Reunido em Congresso em 1962 o PCB avalia sua postura estratégica e opta pela via democrática. Grande parte da esquerda se afasta condenando o partidão de revisionista e direitista. Com o golpe militar de 1964 o PCB se mantém fiel a sua opção democrática e a partir da clandestinidade milita no MDB.

O PCB após o golpe de 1964 Lutas sociais – ingresso no MDB.

O PCB volta a legalidade em 1985 e participa ativamente da constituinte de 88.

Em 1985 registramos dois grandes momentos históricos Primeiro registro é o início da Perestroika na União Soviética liderada por Mikhail Gorbachev que culmina com a queda do muro de Berlim em 1989 marcando a abertura democrática e fim da guerra fria. O segundo registro é a volta do PCB a legalidade como partido e elegendo deputados constituintes para participa na elaboração da nova constituição de 88.

Um ano depois, em 1989, o partido apresentou seu projeto para o Brasil com a candidatura de Roberto Freire à Presidência da República.

Em 1989, PCB disputou a Presidência da República com Roberto Freire.

ampliação do processo democrático Devido ao colapso do socialismo na União Soviética torna-se necessário uma nova forma de organização político partidária, e em janeiro de 1992, surge o Partido Popular Socialista – PPS. Objetivos: ampliação do processo democrático construção de uma sociedade mais justa e equânime.

Com a transformação do PCB em PPS um novo salto histórico. Em 1992 o PCB faz uma re-avaliação de suas lutas e avança na história com uma proposta renovada para fazer jus as seus princípios socialistas – se transforma em PPS. Radicaliza sua postura democrática entendendo a democracia não só como liberdade política eleitoral, mas estende o princípio da igualdade e liberdade para todos os campos das relações sociais: econômico, social, cultural, da política participativa e atualmente o campo ambiental por um desenvolvimento sustentável.

2004 – Rompe com Lula e entrega todos os cargos que ocupava. Datas mais relevantes 1992 – O partido comunista brasileiro adota a radicalidade democrática sob nova sigla PPS – Partido Popular Socialista. 1994 – Apóia a candidatura de Lula, porém em 1998 e 2002 lança candidato próprio e posteriormente participa do governo de Lula. 2004 – Rompe com Lula e entrega todos os cargos que ocupava. 1992 – 2004 O PARTIDO SE TRANSFORMA EM PPS E LANÇA DOCUMENTO SEM MUDANÇA NÃO HÁ ESPERANÇA

CONCLUINDO PCB/PPS em seus 90 anos de existência resistiu a todos os tipos de perseguições e pressões sem abdicar a seus princípios igualitários e socialistas. Mesmo na clandestinidade permanece organizado e sobrevive como partido desde 1922. Aprendeu a fazer a autocrítica e buscar novas estratégias e novas formas de lutas aprofundando e atualizando seu ideário democrático/socialista. Nós do Paraná nos orgulhamos integrar este partido através de nossos representantes estaduais e nacionais.

Deputados Federais

Deputados Estaduais Cesar Silvestri Filho Douglas Fabricio Marcelo Rangel

Fontes consultadas: http://www.ppspr.org.br/site/WFR_PPS_Conheca.aspx http://www.ppspr.org.br/arquivos/jornal.pdf