O impacto das novas arenas nos clubes

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Educação Financeira e Consumo Consciente do Crédito
Advertisements

«Forte do Bom Sucesso (Lisboa) – Lápides 1, 2, 3» «nomes gravados, 21 de Agosto de 2008» «Ultramar.TerraWeb»
Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude Junho/2009.
I CENSO NACIONAL DE RESIDÊNCIA OU ESTÁGIO EM CIRURGIA CARDIOVASCULAR
Palestras, oficinas e outras atividades
Vamos contar D U De 10 até 69 Professor Vaz Nunes 1999 (Ovar-Portugal). Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais. Por favor, não coloque.
Exercício do Tangram Tangram é um quebra-cabeças chinês no qual, usando 7 peças deve-se construir formas geométricas.
Nome : Resolve estas operações começando no centro de cada espiral. Nos rectângulos põe o resultado de cada operação. Comprova se no final.
Curso de ADMINISTRAÇÃO
CUSTO DE PRODUÇÃO E METODOLOGIA DE FIXAÇÃO DE PREÇOS MÍNIMOS Audiência Pública Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvovimento Rural.
A NOVA FRONTEIRA DO LEITE NO BRASIL
Universidade Estadual de Campinas
PERNAMBUCO NA COPA DO MUNDO DE 2014
A Rede Bourbon está presente em: São Paulo Paraná Santa Catarina.
Copa do Mundo FIFA: Responsabilidade Social Corporativa Sustentabilidade nos Estádios da Copa Federico Addiechi Diretor de Responsabilidade Social.
Outubro / BALANÇA COMERCIAL BRASILEIRA Outubro/2012 Destaques Outubro: -Exportação: 2ª maior média diária para outubro (US$ 989,4 mi); anterior.
SOMOS CULTURA. SOMOS CULTURA NEGÓCIOS SOMOS NOTÍCIA SOMOS.
Provas de Concursos Anteriores
IMPLANTAÇÃO GERAL D C B A N ACESSOS PEDESTRES ACESSOS VEÍCULOS
A caminho de uma grande conquista. A Arena do Grêmio.
Apresentação CAIXA.
Locais para baile de Formatura
DEMONSTRATIVO DE RECEITAS E DESPESAS
A Empresa Mercado de Publicidade Nossos Serviços Oportunidade.
Incluir significa... Para Maria Teresa Eglér Mantoan (2005) “É a nossa capacidade de entender e reconhecer o outro e, assim, ter o privilégio de conviver.
MERCHANDISING SAN PELEGRINO SHOPPING MALL
Promoções Julho de 2013 Esta apresentação é destinada para apoio do Distribuidor Independente em seus eventos, sendo indicada para contatos rápidos como.
Instalações Prediais EXERCÍCIO.
Hamburgo, Alemanha Definir o caminho que irá permitir a Lions Clubs International alcançar o seu potencial pleno como organização.
Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento
Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento
A ponte da Baía de Hangzhou [China ]
ARENA DAS DUNAS.
Organização do Projeto em Minas Gerais
CAFEICULTURA CAPIXABA
Condomínio Ecológico A R.A. Park Way encontra-se inserida na Área de Proteção Ambiental das bacias do Gama e Cabeça de Veado e, portanto, com o intuito.
Impactos Ambientais – Edificações - USA
Bolha Posição de máx. W2 Ponto de Estagnação
Veículos e Sustentabilidade Ambiental
PIB Municipal 2009 Porto Alegre, 14 de Dezembro de 2011http:// FEE / Centro de Informações Estatísticas / Núcleo de Contabilidade Social.
Indicadores do Mercado
1 Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento Dezembro de 2006.
1 Governo do Estado do Pará Situação Fiscal do Estado do Pará Fevereiro – 2009.
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
Medidas de posição  Estudando as distribuições de  frequência,  percebe-se que existe uma  posição de  concentração dos valores, que podem estar mais concentrados no início, no meio ou no 
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
Rio de Janeiro, 28/6/2013 GESEL/UFRJ
Funcionários - Grau de Satisfação 2096 avaliações
PERFIL DOS BENEFICIÁRIOS E NÃO-BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA EM TERMOS DE MERCADO DE TRABALHO: CONSIDERAÇÕES METODOLÓGICAS E SUBSTANTIVAS Alessandra.
Análise geral do Crédito no Brasil e o papel renovado da Acrefi Adalberto Savioli Estratégias para um País em Expansão.
Tributação da Exportação nas Empresas optantes pelo Simples Nacional
GESTÃO DELEGADA DOS SISTEMAS URBANOS INVESTIMENTOS E DESAFIOS
Projeto Marcas que Eu Gosto 1 PROJETO MARCAS QUE EU GOSTO Estudos Quantitativo de Consumidores Janeiro / 2005.
É A MAIOR RÁDIO DO ESTADO
EMPREENDEDORES EM AÇÃO PROF. NILSON R. FARIA Colégio Wilson Joffre.
VI Fórum Banco Central sobre Inclusão Financeira
Luiz Carlos de Sá Carvalho, Dr CIBSS Desafios para atração e retenção de jovens profissionais.
Projeto Medindo minha escola.
A PRESENTAÇÃO I NSTITUCIONAL Formação através do Consórcio Andrade Gutierrez Holding e BTG Pactual, como Advisor Financeiro P ANORAMA DA E MPRESA.
C ORROPIOS, C ARDINCHAS E C ÃES G RANDES O LIVRO de José Paixão em imagens – com pistas de leitura propostas por por www.joraga.net.
Informação em Saúde Suplementar Natal, setembro de 2007.
CÁLCULO MENTAL Conjunto de saberes e processos mentais que um indivíduo mobiliza, objectiva e subjectivamente para: Desenvolver estratégias pessoais de.
SairPróximo Itens de Seleção Probabilidades e Combinatória Cálculo Combinatório. Problemas de Contagem. ITENS DE SELEÇÃO DOS EXAMES NACIONAIS E TESTES.
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
Biomassa da Palha de Cana
Caminhos da Cana Relatório e show de imagens Marcos Fava Neves Prof. FEA/USP Ribeirão Preto Purdue University (2013)
3ª PESQUISA DE REMUNERAÇÃO
MESA REDONDA: Fixação de Doutores nas IES Particulares Núbia Maciel.
Copa do Mundo BRASIL EQUIPES 64 JOGOS 9 CIDADES Eliminatórias: 31 vagas + 1 anfitrião Africa: 53 equipes - 5 vagas Asia: 43 equipes – 4,5.
Transcrição da apresentação:

O impacto das novas arenas nos clubes Eduardo Antonini - VP Grêmio FBPA

Agenda 1 2 3 BRASIL > PORTO ALEGRE > GRÊMIO FBPA GRÊMIO ARENA – Visão Geral 3 GRÊMIO ARENA – Geração Receita

7.8 milhões torcedores (6ª) 1. Visão Mercado Buenos Aires Montevideo São Paulo Rio de Janeiro Assunción PORTO ALEGRE 7.8 milhões torcedores (6ª) +67.000 Sócios Como são calculadas as classes sociais? A classificação de classes sociais utilizada no Brasil segue o estabelecido no Critério de Classificação Econômica Brasil, ou Critério Brasil. O Critério Brasil define as classes sociais em função do poder de compra e consumo de determinados itens. Se uma família tem acesso a cada um dos itens, ela ganha pontos, que são somados e comparados com uma tabela. A classe social desta família é determinada pelo número de pontos que ela conseguir somar, e existem 7 classes econômicas diferentes (A1, A2, B1, B2, C, D, E). Porto Alegre/Gremio: questão cultural do sócio e consequente % de receita de jogos maior que a média brasileira (28% contra 20%) 65 mil sócios, 25 mil season ticket holders Classe Social 6ª 2011 economia 28% Matchday R$143 MM População 200 MM

1. Visão Mercado Formato Oval Falta de Conforto Alambrado/Fosso Distância do Gramado Falta de Conforto Riots Fences and moats Alambrado/Fosso Violência Tragédias

2. Estádio Olímpico Dados Inaugurado em 1954 Capacidade: 46.000 45 Camarotes 26 Cabines Imprensa 28 Assentos Cadeirantes 250 Vagas Estacionamento Tribuna: 140 assentos Problemas Olimpico Facts: South Stand – Avalanche – Where fans watch the game standing and run down to the pitch to celebrate every goal. Issues: Long distance to the pitch 1st Tier - Terraces (No seats) + Benches 6 concessions per tier No VIP seats / Poor hospitality Poor Service Lack of comfort Small Variety of catering Distância do gramado (ação) No 1º anel, não há assentos Falta de Conforto Não há Assentos Gold/ Fraca Hospitalidade 6 bares por anel Serviço Fraco Pouca variedade de Alimentação Avalanche da Geral

Amsterdam Arena Advisory 2. Estádio Olímpico 2006 2008 Net Profit after Tax (NPAT) Grêmio/Olimpico: Em 2006, reformar vs. construir – contratação amsterdam arena advisory e aconselhamento novo estádio Seleção de construtoras e escolha OAS Pagamento: Troca da propriedade do Estádio velho pela nova arena construída. Operação: terceirizada por 20 anos, recebendo fee fixo + 65% no lucro líquido Olímpico 20 anos Reformar vs. Demolir R$8 MM (7) R$15 MM (13) + 65% NPAT Amsterdam Arena Advisory Novo Local, Nova Arena

3. Grêmio Arena 2010 1ª Arena da Nova Geração no Brasil Propriedade Privada (Grêmio FBPA) Financiamento Privado 60.540 assentos Setor Norte – Assentos removíveis para preservar cultura da “Avalanche” +5000 Vagas Estacionamento Certificado Leed Building started in 2010 Propriedade privada do Grêmio FBPA Financiamento Privado Primeira Arena Moderna no Brasil - mostrar Situação Estádios Brasileiros pré-WC 60.540 assentos 8848 Gold 2728 sky box North Stand with removable seats to preserve fans cuture who attend matches standing behind the goal.

3. Grêmio Arena 130 Camarotes 13,10 m² até 56,43 m² De 16 a 40 pessoas Espaço para Escritório/Showroom Áreas Exclusivas Serviços Diferenciados Camarote Sport Os camarotes são a melhor tradução do conceito Premium da Arena. São espaços amplos, que vão de 13,10 m² até 56,43 m² e comportam de 16 a 40 pessoas. Além disso, são bem localizados, com design sofisticado e contam com uma gama de serviços excusivos, pensados especialmente para oferecer mais conforto e conveniência aos proprietários e seus convidados. Camarote Lounge Camarote Office

3. Grêmio Arena 8.848 Cadeiras Gold Assento Corporativo Ideal para relacionamento com clientes, acionistas e fornecedores Restaurante Panorâmico Área exclusiva Estacionamento Privativo Excelente visão do campo Clubes e confrarias exclusivas

3. Grêmio Arena Shopping center, convention center, hotel, garage and business and residential complex Link with Suburban Train Station Link with New Metropolitan Road – linking the arena with the metropolitan cities where Gremio has a huge fan base (circa 50% of the spectators) 3km from the Airport Leed Certification Shopping center, centro convenções, hotel, garagem e complexo de escritórios e apartamentos

Link com Transporte Público 3. Grêmio Arena Link com Transporte Público 1,4 KM 3,0 KM Easy access to the airport and trainstation. Situated in the exit of the city, with easy access to 3 free-ways, which drive to the metropolitan cities.

3. Grêmio Arena SUSTENTABILIDADE E ACESSIBILIDADE– GREEN BUILDING - Certificação LEED – final 2012 - Link com transporte público - Estacionamento prioritário para veículos de baixa emissão - Telhado Transparente - Reutilização da Água da Chuva - Separação de Lixo - Sustainable Operation Guide

3. Grêmio Arena DRENAGEM À VÁCUO - Bombas que sugam a água onde chove mais - Sistema de irrigação com controle da quantidade de água a ser utilizada em cada área. A drenagem do gramado será feita pelo sistema a vácuo, mais apropriado para locais com maior índice pluviométrico. “O sistema funciona com bombas que sugam a água do campo quando chove demais", explica Gomide. O sistema de irrigação é feito por aspersores instalados no próprio gramado com controle da quantidade de água a ser utilizada. De acordo com a necessidade, eles levantam, irrigam e abaixam. Quando estão desligados, ficam no nível da grama e são resistentes a pisões. "Além disso, há uma injeção de ar na zona da raiz, que garante o crescimento e saúde melhor do gramado”, diz Gomide.

3. Grêmio Arena TECNOLOGIA Ribbon Leds (Digital Signage) 600 Telas LCD Arena Card (dinheiro virtual) 2 Telões – 50m² 2 Torres de Controle de Segurança Câmeras Segurança Catraca Biométrica A drenagem do gramado será feita pelo sistema a vácuo, mais apropriado para locais com maior índice pluviométrico. “O sistema funciona com bombas que sugam a água do campo quando chove demais", explica Gomide. O sistema de irrigação é feito por aspersores instalados no próprio gramado com controle da quantidade de água a ser utilizada. De acordo com a necessidade, eles levantam, irrigam e abaixam. Quando estão desligados, ficam no nível da grama e são resistentes a pisões. "Além disso, há uma injeção de ar na zona da raiz, que garante o crescimento e saúde melhor do gramado”, diz Gomide.

3. Grêmio Arena Olímpico Grêmio Arena Area Olímpico Arena Área Construída 56.000 m² 192.000 m² Altura 18 m 35 m Distência (1º assento) 25m 10 m Assentos Cadeirantes 28 270 Capacidade 45.000 60.540 Estacionamento 250 5000+ Bares 15 58 Camarotes 45 130 Cadeiras VIP - 8,848 Arena: Increase quality, confort bringing new consumers to the event, increasing attendance and revenue. Issues at Olimpico Distance to the pitch Terraces (No seats) + Benches in the first tier 6 concessions per tier No VIP seats / hospitality 45 sky boxes Poor Service - Lack of confort/Small Variety of catering

3. Geração de Receitas 1 4 2 5 3 6 HOSPITALIDADE CONCESSÕES INGRESSOS EVENTOS 3 PATROCÍNIOS 6 OUTRAS 6 Business Units – Source of Revenue in Gremio Arena

41% 3. Geração de Receitas 1 R$ 19 MM p.a. R$ 28 MM p.a. 130 Camarotes HOSPITALIDADE 130 Camarotes (2,728 espectadores) 41% (Receita Total) R$ 19 MM p.a. 8,848 Cadeiras Gold R$ 28 MM p.a.

33% 3. Geração de Receitas 2 R$ 38 MM p.a. 23,470 – 4º anel INGRESSOS 23,470 – 4º anel 20,380 – 1º anel 5,114 - Geral 33% (Receita Total) R$ 38 MM p.a. Capacity: 23,470 – Upper Tier 20,380 – Lower Tier 5,114 - Supporters – North Stand behind the goal

Cartão Crédito Oficial 3. Geração de Receitas 3 PATROCÍNIOS Naming Rights Sector Rights Pouring Rights Parceiros Cartão Crédito Oficial 18% (Receita Total) R$ 20 MM p.a.

5% 3. Geração de Receitas 4 R$ 6 MM p.a. Concessões Bares Lojas Restaurantes Estacionamento 5% (Receita Total) R$ 6 MM p.a.

2% 3. Geração de Receitas 5 R$ 2,6 MM p.a. Grandes Shows EVENTOS Grandes Shows Pequenos Shows Conferências Banquetes Reuniões 2% (Receita Total) R$ 2,6 MM p.a.

0.1% 3. Geração de Receitas 6 R$ 75 M p.a. Licenciados Tour OUTRAS (Rceita Total)

Em obras 90% Concluída

Em obras 90% Concluída

Em obras 90% Concluída

Em obras 90% Concluída

Em obras 90% Concluída

Obrigado! Eduardo Antonini VP Grêmio FBPA