PLATÃO MITO DA CAVERNA www.nilson.pro.br 02/04/2017 www.nilson.pro.br.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Algoritmos em Grafos (Parte 2)
Advertisements

HASHING Katia Guimarães julho/2002
DINÂMICA: Entrosamento de idéias
ALINHAMENTOS LOCAIS E SEMI-GLOBAIS
Katia S. Guimarães QUICKSORT Katia S. Guimarães
Dois modos de ler a Bíblia.
Interpretação simbólica e tipológica das Escrituras
Qualiti Courses :: Documento de Requisitos. {icc2, jmmn, mmc2, CIn-UFPE Equipe Ivan Cordeiro Cardim Julio Maravitch Maurício.
Introdução à NP-completude
Platão e a Teoria das Idéias
Backtracking Katia Guimarães.
Prof. Everton da silva correa
Filosofia
Prof. Everton da Silva Correa
By Búzios Slides A CASA DO AMOR 1.
Silogística Tudo o que os artistas fazem é arte.
A fonte do contentamento, da paz, da segurança e da coragem no dia a dia da vida Lucas 12:13-21.
1. "Advento da Polis, nascimento da filosofia: entre as duas ordens de fenômenos os vínculos são demasiado estreitos para que o pensamento racional não.
Nasceu em Marburg, na Alemanha;
Introdução ao conceito de ÉTICA
Relação do Mito da Caverna de Platão e trecho do filme Matrix
Aulas Específicas Filosofia A Aulas 3 e 4
A INCLUSÃO NO CONTEXTO EDUCACIONAL
Vivei o Presente Abdruschin (Escrito em 1931).
Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências I
Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências I
By Búzios Slides LIBERDADE.
FABER Cirurgia & Implantes.
LÓGICA FILOSÓFICA. Teoria Obj: Construir um conceito de lógica
A CASA DO AMOR.
O que é? Para que serve? Filosofia Prof. Joaquim Célio de Souza.
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
Platão e a alegoria da caverna
ALINHAMENTOS LOCAIS E SEMI-GLOBAIS
Introdução à NP-completude Katia S. Guimarães
Katia S. Guimarães Busca em Grafos Katia S. Guimarães
Árvores Binárias e Encaminhamentos
Liberdade avanço manual.
Ferramentas de Planejamento
Os períodos da Filosofia grega
Platão: Teoria das Ideias
Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências I
Platão e o mundo das Ideias
Capítulo 11 Filosofia Antiga: Pensamentos Clássico e Helenístico
Gestão Turística - matutino Filosofia Apresentação: Gizely Alves Almeida Ludmylla Folly Maria Fernanda Curso:
PORTA DO AMOR Aivanhov e Yogananda Certo dia, a solidão bateu à porta de um grande sábio. Ele convidou-a para entrar. Pouco depois, ela saiu decepcionada.
O mundo das ideias de Platão
MANUAIS NA EMPRESA
Ilusão de ótica Nessa apresentação vocês vão ver tudo sobre ilusão de ótica. Clique em entrar e descubra os vários tipos de ilusão de ótica. Entrar.
A Economia Açucareira 10/04/2017
Profª. Taís Linassi Ruwer
A única coisa impossível na vida é fugirmos de nós mesmos. somos a nossa verdadeira, real e permanente companhia.
PLATÃO.
VOCÊ É QUEM ESTABELECE OS LIMITES DA SUA VIDA!
Direcione seu olhar...
“Uma vida não questionada questionada não merece ser vivida.”
O mundo grego.
PLATÃO.
AME ENQUANTO TIVER OPORTUNIDADE....
PLATÃO.
Professor: Suderlan Tozo Binda
Platão e o Mito da Caverna
LUDWIG FEUERBACH Deus é a essência do homem projetada em um imaginário ser transcendente. Também os predicados de Deus (sabedoria, potência,
O mito da caverna. Imaginemos homens que vivam numa caverna cuja entrada se abre para a luz em toda a sua largura, com um amplo saguão de acesso. Desde.
DIAGNÓSTICO DA REALIDADE CULTURAL E REGIONAL. É a arte de conhecer sua realidade pelos seus sinais e sintomas - Chauí( 2001) O que e diagnóstico cultural?
Aulas Específicas segunda fase Filosofia A Aulas 1 e 2.
Das aparências ao mundo das idéias.
PLATÃO E A TEORIA DAS IDEIAS
Platão ( a.C) “ Uma vida não questionada não merece ser vivida”
Transcrição da apresentação:

PLATÃO MITO DA CAVERNA www.nilson.pro.br 02/04/2017 www.nilson.pro.br

O Mito da Caverna Platão IMAGINEMOS UMA CAVERNA SUBTERRÂNEA ONDE, DESDE A INFÂNCIA, GERAÇÃO APÓS GERAÇÃO, SERES HUMANOS ESTÃO APRISIONADOS. SUAS PERNAS E SEUS PESCOÇOS ESTÃO ALGEMADOS DE TAL MODO QUE SÃO FORÇADOS A PERMANECER SEMPRE NO MESMO LUGAR E A OLHAR APENAS PARA A FRENTE, NÃO PODENDO GIRAR A CABEÇA NEM PARA TRÁS NEM PARA OS LADOS. A ENTRADA DA CAVERNA PERMITE QUE ALGUMA LUZ EXTERIOR ALI PENETRE, DE MODO QUE SE POSSA, NA SEMI-OBSCURIDADE, ENXERGAR O QUE SE PASSA NO INTERIOR. 02/04/2017 www.nilson.pro.br

02/04/2017 www.nilson.pro.br

A LUZ QUE ALI ENTRA PROVÉM DE UMA IMENSA E ALTA FOGUEIRA EXTERNA A LUZ QUE ALI ENTRA PROVÉM DE UMA IMENSA E ALTA FOGUEIRA EXTERNA. ENTRE ELA E OS PRISIONEIROS - NO EXTERIOR, PORTANTO - HÁ UM CAMINHO ASCENDENTE AO LONGO DO QUAL FOI ERGUIDA UMA MURETA, COMO SE FOSSE A PARTE FRONTEIRA DE UM PALCO DE MARIONETES. AO LONGO DESSA MURETA-PALCO, HOMENS TRANSPORTAM ESTATUETAS DE TODO TIPO, COM FIGURAS DE SERES HUMANOS, ANIMAIS E TODAS AS COISAS. 02/04/2017 www.nilson.pro.br

02/04/2017 www.nilson.pro.br

POR CAUSA DA LUZ DA FOGUEIRA E DA POSIÇÃO OCUPADA POR ELA, OS PRISIONEIROS ENXERGAM NA PAREDE DO FUNDO DA CAVERNA AS SOMBRAS DAS ESTATUETAS TRANSPORTADAS, MAS SEM PODEREM VER AS PRÓPRIAS ESTATUETAS, NEM OS HOMENS QUE AS TRANSPORTAM. 02/04/2017 www.nilson.pro.br

02/04/2017 www.nilson.pro.br

COMO JAMAIS VIRAM OUTRA COISA, OS PRISIONEIROS IMAGINAM QUE AS SOMBRAS VISTAS SÃO AS PRÓPRIAS COISAS. OU SEJA, NÃO PODEM SABER QUE SÃO SOMBRAS, NEM PODEM SABER QUE SÃO IMAGENS (ESTATUETAS DE COISAS), NEM QUE HÁ OUTROS SERES HUMANOS REAIS FORA DA CAVERNA. TAMBÉM NÃO PODEM SABER QUE ENXERGAM PORQUE HÁ A FOGUEIRA E A LUZ NO EXTERIOR E IMAGINAM QUE TODA A LUMINOSIDADE POSSÍVEL É A QUE REINA NA CAVERNA. 02/04/2017 www.nilson.pro.br

02/04/2017 www.nilson.pro.br

QUE ACONTECERIA, INDAGA PLATÃO, SE ALGUÉM LIBERTASSE OS PRISIONEIROS QUE ACONTECERIA, INDAGA PLATÃO, SE ALGUÉM LIBERTASSE OS PRISIONEIROS? QUE FARIA UM PRISIONEIRO LIBERTADO? EM PRIMEIRO LUGAR, OLHARIA TODA A CAVERNA, VERIA OS OUTROS SERES HUMANOS, A MURETA, AS ESTATUETAS E A FOGUEIRA. EMBORA DOLORIDO PELOS ANOS DE IMOBILIDADE, COMEÇARIA A CAMINHAR, DIRIGINDO-SE À ENTRADA DA CAVERNA E, DEPARANDO COM O CAMINHO ASCENDENTE, NELE ADENTRARIA. 02/04/2017 www.nilson.pro.br

02/04/2017 www.nilson.pro.br

NUM PRIMEIRO MOMENTO, FICARIA COMPLETAMENTE CEGO, POIS A FOGUEIRA NA VERDADE É A LUZ DO SOL, E ELE FICARIA INTEIRAMENTE OFUSCADO POR ELA. DEPOIS, ACOSTUMANDO-SE COM A CLARIDADE, VERIA OS HOMENS QUE TRANSPORTAM AS ESTATUETAS E, PROSSEGUINDO NO CAMINHO, ENXERGARIA AS PRÓPRIAS COISAS, DESCOBRINDO QUE, DURANTE TODA SUA VIDA, NÃO VIRA SENÃO SOMBRAS DE IMAGENS (AS SOMBRAS DAS ESTATUETAS PROJETADAS NO FUNDO DA CAVERNA) E QUE SOMENTE AGORA ESTÁ CONTEMPLANDO A PRÓPRIA REALIDADE. 02/04/2017 www.nilson.pro.br

02/04/2017 www.nilson.pro.br

LIBERTADO E CONHECEDOR DO MUNDO, O PRIOSIONEIRO REGRESSARIA À CAVERNA, FICARIA DESNORTEADO PELA ESCURIDÃO, CONTARIA AOS OUTROS O QUE VIU E TENTARIA LIBERTÁ-LOS. 02/04/2017 www.nilson.pro.br

QUE LHE ACONTECERIA NESSE RETORNO QUE LHE ACONTECERIA NESSE RETORNO? OS DEMAIS PRISIONEIROS ZOMBARIAM DELE, NÃO ACREDITARIAM EM SUAS PALAVRAS E, SE NÃO CONSEGUISSEM SILENCIÁ-LO COM SUAS CAÇOADAS, TENTARIAM FAZÊ-LO ESPANCANDO-O E, SE MESMO ASSIM, ELE TEIMASSE EM AFIRMAR O QUE VIU E OS CONVIDASSE A SAIR DA CAVERNA, CERTAMENTE ACABARIAM POR MATÁ-LO. Extraído do livro "Convite à Filosofia" de Marilena Chaui. 02/04/2017 www.nilson.pro.br

02/04/2017 www.nilson.pro.br http://paginas.terra.com.br/educacao/teletrabalho/Teste%202-%20Filosofia/imagens/caverna.gif

NÍVEIS DE INTERPRETAÇÃO DO MITO DA CAVERNA 02/04/2017 www.nilson.pro.br

Primeiro nível do Mito da caverna Simboliza os diversos graus em que ontologicamente se divide a realidades sensível e supra-sensível com suas subdivisões: As sombras da caverna simbolizam as aparências sensível das coisas; As estátuas, as próprias coisas sensíveis; 02/04/2017 www.nilson.pro.br

Primeiro nível do Mito da caverna o muro é a linha divisória entre as coisas sensíveis e as supra-sensíveis; As coisa verdadeiras situadas do outro lado do muro são representações simbólicas do ser verdadeiro e das Idéias, e o Sol simboliza a Idéia do Bem 02/04/2017 www.nilson.pro.br

segundo nível do Mito da caverna Graus de conhecimento: A visão das sombras simboliza a eikasía ou imaginação e a visão das estátuas representa a pístis ou crença; A passagem da visão das estátuas para a visão dos objetos verdadeiros e para a visão do sol, antes de forma mediada e posteriormente imediata, simboliza a dialética em seus vários graus e intelecção pura. 02/04/2017 www.nilson.pro.br

Terceiro nível do Mito da caverna Aspecto ascético, místico e teológico A vida na dimensão dos sentidos e do sensível é a vida na caverna, assim como a vida na pura luz é a vida na dimensão do espírito; O voltar-se do sensível para o inteligível é representado expressamente como “libertação das algemas”, como conversão, enquanto a visão suprema do sol e da luz em si mesma é visão do Bem e contemplação do Divino. 02/04/2017 www.nilson.pro.br

Quarta nível do Mito da caverna Expressa a concepção política-educativa Retornar à caverna consiste na libertação dos que antes estavam presos nas sombras/ignorância; É o filósofo-político-pedagogo que precisa voltar para indicar o caminho aos outros; É uma ação arriscada e pode ser morto pelos demais; 02/04/2017 www.nilson.pro.br

Referências REALE, Giovanni. História da Filosofia: filosofia pagã antiga. Tradução de Ivo Storniolo. São Paulo: Paulus, 2003. LUCKESI, Cipriano Carlos. Introdução à filosofia: aprendendo a pensar. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2002. 02/04/2017 www.nilson.pro.br

02/04/2017 www.nilson.pro.br