Viver implica conviver

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Algoritmos e conceitos: O que fazer com a divisão?
Advertisements

TRABALHO : SENTIDO ONTOLÓGICO
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Programa de Ética e Cidadania
A Formação Histórica das Esferas Pública e Privada
A VOCAÇÃO.
Missão Continental.
FUNDAMENTO DA MORALIDADE, 1
EDUCAÇÃO POPULAR: Desafio à Democratização da Escola Pública
ESCUTISMO É educação ...um tempo de treino, de recolha de ferramentas para ajudar a viver e a transformar o mundo.
Curso Direito à Memória e à Verdade
A prática da caridade.
construção da felicidade
Solidarismo: da doutrina ao discurso de campanha
Palavra de Vida Janeiro de 2008.
Direitos e Deveres da Pessoa
CIDADANIA.
CIDADANIA & DEMOCRACIA
Por que lemos a Bíblia, hoje?
Pastoral do batismo Formação para agentes
Cícero paulino dos santos costa
É proibido! Pablo Neruda. É proibido! Pablo Neruda.
Linguagem e ideologia Baseado nos textos de:
É proibido! Pablo Neruda.
O desenvolvimento que procura satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas.
Curso Direito à Memória e à Verdade

Curso Direito à Memória e à Verdade
APRESENTAÇÃO ANO DA FÉ.
Deus e o Estado Indivíduo, Sociedade, Liberdade Michael Bakunin
Comunicação a serviço de uma autêntica Cultura do Encontro
Local: Escola Municipal Cornelis Verolme
Igreja: Família de Deus
sujeito crescente e aprendente, na dimensão
CONSELHO DELIBERATIVO DA COMUNIDADE ESCOLAR: A RELEVÂNCIA DE SEU PAPEL NA COORDENAÇÃO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA  
Senhor é bom estarmos aqui!
A verdadeira espiritualidade
A cultura adquire formas diversas através do tempo e do espaço
Cidadania aula 2 Julio C M Haddad.
Profª. Taís Linassi Ruwer
A Voz de Deus.
Profª. Taís Linassi Ruwer
CARTA DA TERRA Para crianças.
A liturgia do 27º Domingo do Tempo Comum utiliza a imagem da “vinha de Deus” para falar desse Povo que aceita o desafio do amor de Deus e que se coloca.
A Compreensão do Abandono e do Insucesso Escolar 2º ano – 2º semestre 2009/2010 Unidade Curricular de Serviço Social e Inclusão Social José Batista
O objetivo das ações propostas em educação ambiental é a de promover transformações sociais na realidade dentro de uma perspectiva crítica, considerando.
6º DOMINGO DO TEMPO COMUM
A Mudança de Estruturas e a Espiritualidade Vicentina
DOMINGO DE PÁSCOA, 5 DE ABRIL DE 2015.
By Búzios Slides Sê Automático.
O que é uma ONG? As ONG's são Organismos Não-Governamentais, criados pela sociedade civil para auxiliar o Estado na consecução de seu objetivo mais importante:
Mãe de Deus.
Friedrich Hegel Filosofia contemporânea
Cidadania; direitos sociais, civis e políticos.
Cidadania.
EU SOU A VIDEIRA! MEU PAI O AGRICULTOR! 5º domingo da Páscoa
Juntos com todos os povos da Terra nós formamos uma
CONVENÇÃO DOS DIREITOS DA CRIANÇA
Solenidade da Santíssima trindade
Introdução e contextualização histórica
- NOMES - Gabriel Alves Rodrigo Reichelt William Rodrigues
Capítulo 17 Entre o bem e o mal.
Thomas Hobbes: o estado de natureza como guerra entre todos
Cidadania: Exercício de direitos e deveres de cidadão.
Ética.
No grande Conflito, cada um deve seguir a um dos dois líderes em disputa. Seguir a Jesus nos faz «companheiros de armas», companheiros que lutam juntos.
Também necessitamos da Natureza para que nos ensine o caminho para “CASA”, o caminho de saída da prisão das nossas mentes.
O que é Cidadania.
A liturgia de hoje apresenta a Comunidade Nova, que nasce da cruz e da ressurreição de Jesus: a IGREJA. A sua missão consiste em revelar aos homens.
07 de Julho de 2008, Brasília Maria das Graças Xavier Apresentação para as Conselheiras e os Conselheiros do Conselho Nacional das Cidades.
Transcrição da apresentação:

Viver implica conviver Cidália de Jesus Cordeiro

Viver implica conviver Para compreendermos o significado do termo cidadania importa recorrermos à história. Assim, recuando até à Grécia Antiga ( séc. V a. C.) é de realçar a afirmação de Aristóteles: “o ser humano é, por natureza, um ser vivo político”.

Viver implica conviver Na verdade, com a afirmação anterior Aristóteles quer sublinhar a ideia de que o ser humano por natureza necessita de viver em comunidade social, ou seja, na “Cidade”. Constituindo-se como um ser gregário por excelência.

Viver implica conviver Nesta linha de pensamento, o fim último da política é formar Homens de Bem. A vida em comunidade promove a qualidade de vida individual.

Viver implica conviver Ser cidadão significava, então, ser reconhecido como um membro pleno e igual. Com o direito de participar activamente na vida da Cidade-Estado. Tratava-se de um esboço do que poderemos considerar hoje um “ideal democrático”.

Viver implica conviver Este ideal (viver em comunhão com os outros), foi ao longo da história tomando várias formas tendo sido muito vezes anulado em nome do servilismo.

Viver implica conviver Hoje, quando falamos de cidadania importa realçar todas as conquistas, no domínio dos Direitos Humanos, que foram possíveis graças aos actos heróicos de homens e mulheres que lutaram por mais direitos, maior liberdade e melhores garantias de vida para “todos”, o que em alguns casos lhes custou a própria vida.

Viver implica conviver As experiências de vida destas pessoas são testemunhos de uma abertura ao outro, são exemplos de actos de solidariedade, de altruísmo, caridade e de valores de excelência. Estamos a falar, entre muitos, de Gandhi, Madre Teresa de Calcutá. …

Viver implica conviver Em oposição ao que dissemos anteriormente podemos descrever múltiplas situações que são verdadeiros “atropelos à dignidade humana”. Assim, o que pensar do 11 de Setembro, ou do atentado último ao aeroporto de Moscovo. Não podemos continuar mantermos indiferentes.

Viver implica conviver Ser cidadão é ter consciência dos nossos direitos (direito à vida, à liberdade, à igualdade, enfim, direitos civis, políticos e sociais). Mas é também cumprir os nossos deveres.

Viver implica conviver Ser cidadão significa ser responsável. A responsabilidade traduz-se na tomada de consciência dos nossos actos. A acção humana é a manifestação de uma vontade livre e portanto consciente. O sujeito não pode ignorar a intenção e as circunstâncias, assim como, as consequências da sua acção.

Viver implica conviver Novos desafios se colocam ao cidadão de hoje. Urge repensar o nosso caminho, de forma a que as gerações futuras possam desfrutar em pleno do azul dos mares.

Viver implica conviver Em sentido amplo, a estratégia do chamado desenvolvimento sustentável é repor a harmonia entre os seres humanos e entre esses e a natureza.

Palavras-chave: compromisso comunhão direitos/deveres “engagement” liberdade responsabilidade voluntariado

Para reflectir: “Sê. Se não puderes ser um pinheiro, no topo de uma colina, sê um arbusto no vale mas sê, o melhor arbusto à margem do regato. Sê um ramo, se não puderes ser uma árvore. Se não puderes ser um ramo, sê um pouco de relva. E dá alegria a algum caminho. Se não puderes ser uma estrada, sê apenas uma senda, Se não puderes ser o Sol, sê uma estrela. Não é pelo tamanho que terás êxito ou fracasso... Mas sê o melhor no que quer que sejas”. Pablo Neruda