BRASIL: O CICLO DO OURO PROF. RICARDO SCHMITZ.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Economia e Sociedade Mineradora
Advertisements

MIGRAÇÕES INTERNACIONAIS
Crise Econômica Colonial
O Barroco no Brasil O Barroco é um estilo artístico-cultural que marca a Europa do Século XVII, porém a sua gênese encontra-se no século XVI, intimamente.
A economia mineradora século XVIII
O CICLO DO OURO SÉCULO XVIII PERÍODO DA MINERAÇÃO BRASILEIRA
Revoltas Nativistas e Anticoloniais
Escola Angelina Jaime Tebet.
A DESCOBERTA DO OURO A Conjuração Mineira.
REBELIÕES COLONIAIS Profº Paulo Henrique.
BRASIL COLÔNIA ( ) Atividades econômicas durante este período:
O Barroco no Brasil O Barroco é um estilo artístico-cultural que marca a Europa do Século XVII, porém a sua gênese encontra-se no século XVI, intimamente.
UNIDADE 5 – HB A Expansão Territorial
MINERAÇÃO.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A ECONOMIA COLONIAL – MINERAÇÃO.
O CICLO DO OURO Século XVIII. MG, MT, GO Movimento bandeirante (séc XVII): Bandos armados que percorriam o interior do país em busca de riquezas. Origem:
A mineração.
MÓDULO 05- A CRISE DO ANTIGO SISTEMA COLONIAL: movimentos nativistas e período pombalino. Primeiras rebeliões anticolonialistas, resultado direto da Restauração.
OS CAMINHOS DO OURO NO BRASIL
1 - REVOLTAS NATIVISTAS:
O CICLO DO OURO Século XVIII. Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás.
Séculos XVII e XVIII Mineração no Brasil.
Movimento bandeirante (séc XVII):
Movimento bandeirante (séc XVII):
PRODUÇÃO AÇUCAREIRA PECUÁRIA / DROGAS DO SERTÃO MINERAÇÃO
O BRASIL DO SÉCULO XVIII
A Mineração.
Aula 3 (4-5) – União Ibérica ( ) e mineração (sec. XVIII)
AS REVOLTAS COLONIAIS Com a Revolução Industrial o mercantilismo entrou em crise. Portugal não se adequou aos novos tempos e, para superar a crise, aumentou.
A OCUPAÇÃO DO INTERIOR ۩ Séc. XVIII – expansão do território brasileiro: 4 atividades levam a isso: a PECUÁRIA no nordeste e no sul; o BANDEIRANTISMO e.
AS REVOLTAS COLONIAIS Com a Revolução Industrial o mercantilismo entrou em crise. Portugal não se adequou aos novos tempos e, para superar a crise, aumentou.
Aula 06 A Mineração Quando e Onde.
A Mineração no Brasil Período: séc. XVII – séc. XVIII
A descoberta do ouro (Século XVIII)
A SOCIEDADE MINERADORA Lavagem do Ouro, de Rugendas, 1835
Movimento bandeirante (séc XVII):
O CICLO DO OURO Século XVIII. Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás.
Inconfidência Mineira Professor Ulisses Mauro Lima
Professor Edley
DESCOBERTA DO OURO.
UNIDADE II CAPÍTULO IX. UNIDADE II CAPÍTULO IX.
Expansão e ouro na América portuguesa
Movimentos Nativistas
BRASIL – SÉCULO XVIII MINERAÇÃO.
BARROCO.
ÉPOCA DO OURO NO BRASIL.
História do Brasil – Aula 06
REVOLTAS COLONIAIS – SÉCULOS XVII E XVIII
Vamos descobrir tudo o que aconteceu no Brasil na época de exploração?
1- O bandeirantismo: 1.1- O bandeirantismo é tradicionalmente dividido em quatro formas: O apresador; O sertanismo de contrato; O prospector; As monções.
Aleijadinho Ronaldo Alves.
SOCIEDADE MINERADORA ÉPOCA DO OURO NO BRASIL.
Colonização Portuguesa na América
Barroco no Brasil Alunas: Bruna Torres - 02 Daniela Fadul - 21
BRASIL COLONIA II/ BRASIL COLONIA III
7º Ano 3º Bimestre 2015 Artes Prof.Juventino
Mineração e Revoltas no Brasil Colonial
Escola: Coopen Alunos:Davi e Tomás Série: 4°B
Prof.: Mercedes Danza Lires Greco
Nascimento da Cultura Brasileira
Processo de Independência brasileiro: o declínio colonial Prof. Alan.
DIT Período colonial Metrópole x Colônia.
A mineração no Brasil Colonial (p. 18 a 45) PAULA GRACIELE CARNEIRO [1][1] Caracterizar as missões jesuíticas [2][2] Compreender as ações realizadas pelos.
Ocupação e formação do espaço brasileiro – G2
Brasil Colônia: a economia mineradora (século XVIII)
Obras do mestre Aleijadinho
O BARROCO.
Movimento bandeirante (séc XVII):
AS REVOLTAS COLONIAIS (SÉCULOS XVII E XVIII) Prof. Rafael Chaves -
O ouro no Brasil.
Transcrição da apresentação:

BRASIL: O CICLO DO OURO PROF. RICARDO SCHMITZ

PORTUGAL : SÉCULO XVIII VIDA ECONÔMICA DA COLÔNIA CENTRADA NO NORDESTE = CANA-DE-AÇÚCAR A DESCOBERTA DO OURO EM MG ALIVIOU A COMBALIDA ECONOMIA PORTUGUESA PORTUGAL ERA MUITO DEPENDENTE DOS PRODUTOS MANUFATURADOS INGLESES A INGLATERRA ERA ALIADA MAS MANTEVE PORTUGAL SOB CONSTANTE SUBMISSÃO

TRATADO DE METHUEN (1703) CONSOLIDOU A DEPENDÊNCIA LUSITANA EM RELAÇÃO À INGLATERRA POR MEIO DELE, OS VINHOS PORTUGUESES GANHAVAM VANTAGENS ALFANDEGÁRIAS, MAS OBRIGAVA OS POR- TUGUESES A COMPRAR MANUFATURADOS INGLESES SEM QUALQUER TAXA ADUANEI-RA.

A DESCOBERTA DO OURO O OURO SEMPRE FOI A GRANDE AMBIÇÃO PORTUGUESA EM RELAÇÃO À COLÔNIA MERCANTILISMO = METALISMO IMPORTANTE PARA MANTER O COMÉRCIO COM A INGLATERRA OS ESPANHÓIS HÁ MUITO JÁ EXPLORAVAM METAIS PRECIOSOS NA AMÉRICA

ÁREAS DE MINERAÇÃO NO SÉCULO XVIII: MINAS GERAIS, MATO GROSSO E GOIÁS

EXPORTAÇÕES DA COLÔNIA BRASILEIRA

A REGIÃO DO OURO OS PAULISTAS DESCOBRIRAM O OURO NA REGIÃO DE MG ENCONTRADOS EM PEQUENOS PLANALTOS= AS CHAPADAS ENCONTRADO TAMBÉM , EM MAIOR QUAN- TIDADE , NO LEITO DOS RIOS E RIACHOS= FAISQUEIRAS (POR CAUSA DO BRILHO DO SOL QUE REFLETIA NAS PEPITAS )

CONSEQUÊNCIAS DA DESCOBERTA DO OURO INTENSO FLUXO MIGRATÓRIO PARA A REGIÃO MINERADORA A POPULAÇÃO SALTOU DOS 30 MIL PARA OS 500 MIL HABITANTES ENTRE O INÍCIO E O FINAL DO SÉCULO XVIII EM MINAS GERAIS AUMENTO DO CUSTO DE VIDA OCORREM VÁRIOS CONFLITOS PELA POSSE DAS MELHORES JAZIDAS

GUERRA DOS EMBOABAS PAULISTAS REIVINDICAVAM A EXCLUSIVIDADE NO DIREITO À EXPLORAÇÃO DO OURO CHAMAVAM OS MIGRANTES DE INVASORES OU ESTRANGEIROS = “EMBOABAS” - PORQUE ANDA- VAM DE BOTAS O PRINCIPAL CONFLITO OCORREU NO CAPÃO DA TRAIÇÃO, COM O MASSACRE DE VÁRIOS PAULIS-TAS A REGIÃO FOI PACIFICADA EM 1709

FORMAS DE EXPLORAÇÃO DO OURO LAVRAS: EXIGIAM MAIORES RECURSOS TÉC- NICOS PARA A ESCAVAÇÃO DA PROFUNDIDADE. PRECISAVA DE MAIS ESCRAVOS, FERRAMENTAS E EQUIPAMENTOS. FAISQUEIRAS: OPERAVAM COMO UMA PE- QUENA EMPRESA, COM MENOS RECURSOS E PESSOAS.

FAISQUEIRA LAVRA

A ADMINISTRAÇÃO FOI CRIADA A INTENDÊNCIA DAS MINAS COM A FINALIDADE DE DIRIGIR E FISCALIZAR A EXPLORAÇÃO DAS MINAS. ENCARREGADA, PRINCIPALMENTE, DA COBRANÇA DE IMPOSTOS SOBRE A ATIVIDADE MINERADORA AS CASAS DE FUNDIÇÃO ERAM ENCARREGA- DAS DE FUNDIR O OURO ENCONTRADO EM PEPI- TAS ( BARRAS ) MARCADAS COM O SELO REAL.

OS IMPOSTOS O QUINTO : ERA O PRINCIPAL IMPOSTO COBRADO; DEVERIA SER PAGA A QUINTA PARTE DE TODO OURO ENCONTRADO. REVOLTA DE FILIPE DOS SANTOS ( 1719-1720), CONTRA O RIGOR TRIBUTÁRIO DAS CASAS DE FUNDIÇÃO CAPITAÇÃO : IMPOSTO COBRADO PELA QUANTIDADE DE ESCRAVOS UTILIZADOS NA EXTRAÇÃO DO OURO ( POR ESCRAVO )

PINTURA REPRESENTANDO A CONDENAÇÃO DE FILIPE DOS SANTOS BARRAS DE OURO

A DERRAMA CRIADA PARA COBRAR IMPOSTOS ATRASA-DOS ERA A OBRIGAÇÃO DE ARRECADAR AO MENOS 100 ARROBAS DE OURO (1.500 KG) ERAM CONFISCADOS OURO E OUTROS BENS ATÉ SE CHEGAR A QUANTIA DETER-MINADA OCASIONOU MUITA REVOLTA ENTRE OS COLONOS

ECONOMIA DESENVOVLIMENTO SIGNIFICATIVO DAS ATIVIDADES COMERCIAIS AUMENTO NO PREÇO DOS ALIMENTOS ABERTURA DE ESTRADAS E ROTAS QUE ABASTECIAM A REGIÃO DAS MINAS NORDESTE ABASTECIA A REGIÃO COM ESCRAVOS, TABACO E AGUARDENTE SUL FORNECIA O COURO E O CHARQUE

Mapa da articulação econômica da Colônia em torno da mineração

A NOVA SOCIEDADE SURGIDA DO OURO ACENTUADO CRESCIMENTO POPULACIONAL URBANIZAÇÃO NOVAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS LIVRES POSSIBILIDADE DE ASCENSÃO SOCIAL AUMENTO DA ATIVIDADE CULTURAL

O OURO E A CULTURA A PRODUÇÃO CULTURAL BRASILEIRA DO SÉCULO XVIII FOI MARCADA PELA MINERAÇÃO MINAS GERAIS ERA O CENTRO CULTURAL DA CO-LÔNIA INFLUÊNCIA CULTURAL PORTUGUESA E FRANCESA NOS MEIOS ACADÊMICOS INICIA UMA CONTES – TAÇÃO AO COLONIALISMO INFLUÊNCIA DO ILUMINISMO FRANCÊS

LITERATURA DESENVOLVE-SE O ARCADISMO : ESTILO INSPIRADO NA NATUREZA, NA SIMPLICI – DADE E NO RACIONALISMO , MAS QUE ENALTECIA OS SENTIMENTOS AMOROSOS. TOMÁS ANTÔNIO GONZAGA E CLAUDIO MANOEL DA COSTA FORAM EXPOENTES DO ARCADISMO = AMBOS ENVOLVERAM-SE , NO FINAL DO SÉCULO XVIII, NA INCONFIDÊNCIA MINEIRA

AS ARTES PLÁSTICAS OS ARTISTAS ( A MAIORIA PADRES ) DE- SENVOLVIAM OS ESTILOS IMPORTADOS DA EUROPA : O BARROCO E O ROCOCÓ. ALEIJADINHO É O PRINCIPAL ARTISTA BRASILEIRO DESSE PERÍODO. SUA ARTE É UMA REELABORAÇÃO DO ESTILO BARROCO.

Escultor, entalhador e arquiteto mineiro da arte barroca, considerado o maior escultor do período barroco.

SOBRE ALEIJADINHO Aos 47 anos teve uma doença que não se tem exata certeza, mas tinha grandes indícios que fosse a lepra. Tal doença o impediu de andar e atrofiou seus dedos,mas como realmente havia nascido para desenvolver seus primorosos trabalhos artísticos prosseguiu sua carreira. Um escravo o ajudava,colocava ferramentas em suas mãos para que ele pudesse trabalhar sem se esforçar tanto .Suas obras desviam-se do estilo barroco português, apresentam inspiração religiosa,com influência bizantina e gótica.Suas estátuas dos 12 profetas, no átrio da igreja de Congonhas do Campo é motivo de atração. Suas obras são encontradas em Ouro Preto,Congonhas do Campo e Sabará e muitas outras cidades mineiras .

OURO PRETO abriga o maior conjunto homogêneo de arquitetura barroca no Brasil, representado pelas obras de Antônio Francisco Lisboa (Aleijadinho) e Manuel da Costa Ataíde