Da régua ao bisturi O laser é uma ferramenta poderosíssima. Se você imaginava que ele só existia nos chaveirinhos de luz vermelha, olhe com mais atenção.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estrelas e Constelações
Advertisements

Combustível Radioactivo
Conceitos Básicos sobre Laser
FÍSICA MODERNA Marta Rebuá.
LASER.
Evolução dos modelos atômicos
E. E. Braz Sinigáglia alunos:Heitor e Gustavo
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Radiação do corpo negro
Energia Solar Marina Araújo 1º A.
Radioatividade.
Carbono líquido ( ou Spaghetti carbônico...)
Efeito Fotoelétrico Traduzido de www
EE-03 FUNDAMENTOS DE FOTÔNICA
Sensor de gás para aplicações ambientais
Sensor de gás para aplicações ambientais
IVA SLIDES Ligue o Som.
FÍSICA MODERNA 3 0 LASER Prof. Cesário.
Luz e Visão.
50 ANOS DO LASER: APLICAÇÕES MILITARES
30/03/2017 Aula 14 – Memórias Profª. : Élida Tavares.
Tipos de Cortes . Corte a Laser . Corte a Jato D'água
Revisão de Conceitos Básicos Hardware (Parte 2)
Quiz sobre Laser.
LASER de Rubi Comemoração dos 50 anos da criação do laser!!! Alunos:
Centro de Lasers e Aplicações CLA – IPEN CNEN
Tecnologia de Estaleiros Navais - Soldadura por Laser
Holografia e ondas de luz
Escola Adventor Divino de Almeida Professora: Sandra Cayres Alunas: Carla Aparecida,Jéssica Lima, Keyna Luany Série 2º ano “A”
ANO INTERNACIONAL DO LASER 1960 – anos. Trabalho referente à APS da disciplina de Física 4 Equipe: Thiago Rossato Rubens Fernandes Isabella Manfrin.
LASER Light Amplification by Simulated Emission of Radiation
Escola EB 2,3 Dr. José de Jesus Neves Júnior
By Búzios Slides LIBERDADE.
Hoje é domingo, 2 de abril de Agora são 12:39 h.
Laser Amplificação da Luz por Emissão Estimulada de Radiação.
MOUSE LASER Trabalho da disciplina de Física 4
Leitura De Rótulos.
Inserción de da Física Moderna y Contemporánea en la Enseñanza Básica: Nivel Medio N. Studart UFSCar.
PRODUÇÃO DOS RAIOS X Histórico: descoberta em 8/11/1895
O que são, para que servem e onde podem ser utilizadas?
CONSTITUIÇÃO DA MATÉRIA
© 2004 by Pearson Education Computadores: Ferramentas para a Era da Informação Tema 0 PARTE A.
JFET: Estrutura: transistor de efeito de campo de juncao de zona n (o JFET de canal p eh analogo ao de canal n). Modelo simetrico em relacao a regiao do.
Lasers e sua aplicação Marta Carrilho nº15 1ºGI.
SONDA DE NÊUTRONS UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Piracicaba- 2009
Universidade Federal de Itajubá
Ciências da Natureza e suas Tecnologias - FÍSICA
Radiação do corpo negro
Unidade Um Das Estrelas ao Átomo
Rede Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues. Backup  Um dos pontos importantes nos sistemas baseados em redes de computadores é a possibilidade de recuperação.
1. Energia radiante = Radiação eletromagnética
Capítulo 41 Tudo sobre átomos.
Aplicações do LASER na Medicina
Prof: Hugo Cesário. Modelos atômicos quânticos Problemas de Rutherford: Modelo entrou em choque com os conceitos de Física clássica. Todo corpo carregado.
Reflexão da luz e introdução ao espelho plano Aula 1
Financiamento Proponente Parcerias EDUCIMAT Apoio.
: 50 ANOS DO LASER Considera-se, atualmente,
No final do século 18, Lavoisier e Proust iniciaram experiências relacionando entre si as massas das substâncias participantes das reações químicas. Surgiram.
Energia solar.
FABÍOLA DE ALMEIDA CAMARGO ORIENTADOR: NIKLAUS URSUS WETTER “Anatomia” do laser.
* Teoria da relatividade * Descoberta do elétron
 Radioatividade  A radioatividade é definida como a capacidade que alguns elementos fisicamente instáveis possuem de emitir energia sob forma de partículas.
RADIOATIVIDADE O que você deve saber sobre É o fenômeno que ocorre no núcleo do átomo. Muitos núcleos atômicos são instáveis e, para adquirir estabilidade,
Ondas Onda é uma perturbação que se propaga no espaço ou em qualquer outro meio. Uma onda transfere energia de um ponto para outro, mas nunca transfere.
Rádio Os aparelhos de radar e as ondas de rádio São as ondas menos energéticas. Os aparelhos de radar são largamente utilizados em muitas situações.
Construção de um LASER pulsado de Nd: YAG
ÓTICA (FGE 160) Prof. Sidney Leal da Silva. Conteúdos (19/06/2013)  LASER E APLICAÇÕES.
Escola Ademar Marques Curvo
Sensores de Gás Sensores de Gás para Aplicações Ambientais Bruno Albuquerque Fábio Correia Guilherme Reis Inês Margarido Marta Reis Tiago Almeida Coordenados.
Laser; Funcionamento e características de um laser
Transcrição da apresentação:

Da régua ao bisturi O laser é uma ferramenta poderosíssima. Se você imaginava que ele só existia nos chaveirinhos de luz vermelha, olhe com mais atenção. Ele está em toda parte, do aparelho que toca CDs à máquina que lê os preços pelos códigos de barras dos produtos, nos supermercados.

Uma solução procurando um problema Em 1960 surgiu o primeiro laser, 44 anos após Albert Einstein prever a sua existência. Na época da sua descoberta, o LASER - Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation ou Amplificação de Luz por Emissão Estimulada de Radiação - foi considerado apenas um objeto de muita curiosidade.

Mas o que faz dele algo tão genial? O laser é essencialmente um amplificador óptico, composto por um meio ativo que amplifica a luz que o atravessa, e uma cavidade óptica que consiste de espelhos especiais que confinam esta luz.

Mas o que faz dele algo tão genial? O processo de emissão estimulada acaba desencadeando uma avalanche de fótons coerentes, e então temos um feixe de luz coerente e com direção bem definida, diferentemente da luz normal que é incoerente e dispersa. Por isso ele carrega muitíssima energia, capaz de cortar uma chapa de aço em segundos ou produzir um disco de luz sobre a lua. Fótons coerentes Fótons não coerentes

Onipresente Essa luz está bastante presente no nosso dia-a-dia. Os raios laser são usados para produzir as imagens tridimensionais, que caracterizam o holograma. Elas estão em cartões de crédito, em fitas de vídeo e até nas cédulas de dinheiro. O laser também é um dos componentes de algumas impressoras, possibilitando impressões de imagens muito mais definidas e eficientes.

O futuro do laser O laser continua sendo uma caixinha de mistérios e possibilidades que mantém as expectativas do mundo científico. Entre as esperanças postas nesta radiação está a fusão com laser. A bomba de hidrogênio (bomba H) é uma bomba térmica, fabricada com a fusão de dois núcleos atômicos, mas de forma incontrolável. O desafio científico é conseguir a fusão controlada. Atualmente, são feitas pesquisas dentro da instalação da National Ignition Facility (NIF), onde fica o maior laser em funcionamento, situado no Lawrence Livermore National Laboratory (Livermore, Califórnia, EUA). A produção de energia de fusão baseada em raios, no caso de ser obtida, seria fundamental porque é uma fonte de energia limpa e praticamente inesgotável que seria muito benéfica para a humanidade. As primeiras experiências irão começar em junho deste ano, esperando-se ter conclusões sobre a possibilidae do uso do processo entre 2010 e 2012.

Trabalho referente a APS de Física 4 Aluno: Paulo E. Martins Oliveira