Heurísticas para avaliação de usabilidade de portais corporativos

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Transcrição da apresentação:

Heurísticas para avaliação de usabilidade de portais corporativos Grupo: Ana Paula Coelho Martins Raquel Lemos Ferreira Henrique Vargas Machado de Oliveira

Objetivo O principal objetivo destas recomendações é orientar a avaliação de sites web e promover sua usabilidade, tornando mais fácil e rápido o acesso a informações disponíveis em portais web institucionais.

Introdução As heurísticas definidas neste documento basearam-se na experiência prática de vários pesquisadores em testes com usuários.

Introdução Foram consideradas, em especial, as heurísticas: Para web de Nielsen (1994); Os critérios ergonômicos de Bastien & Scapin (1993); As recomendações de Bevan (1998), Instone (1997) e Nielsen (1994-1999); As "regras de ouro" para o projeto de interfaces de Shneiderman (1998); O guia de estilos para serviços de informação via web de Parizotto (1997).

Heurística 1 - Visibilidade e reconhecimento do estado ou contexto atual, e condução do usuário Esta heurística refere-se aos meios disponíveis para informar, orientar e conduzir o usuário durante a interação com o portal corporativo.

Heurística 1 - Recomendações A página principal do portal deve ser capaz de responder às seguintes perguntas: “Onde estou?” e “O que este portal faz?”. A navegação entre as páginas do portal deve responder às três perguntas: “Onde estou?”, “Onde estive?” e “Para onde posso ir?”. Apresentar em destaque o nome da página principal em todas as páginas componentes do portal, preferencialmente no canto superior esquerdo. Pode-se usar o termo Home ou o logotipo da empresa/departamento/projeto, por exemplo.

Heurística 1 - Recomendações Apresentar a estrutura ou mapa de navegação do portal, ressaltando a página atual onde o usuário se encontra. Apresentar, em todas as páginas, os níveis anteriores da estrutura de navegação (em forma de links) até chegar à página atual (em formato textual, sem link). É recomendável que a caixa do serviço de busca também apareça em todas as outras páginas do portal.

Heurística 1 - Recomendações Em links : utilizar textos que sejam auto-explicativos, com informações suficientes sobre o conteúdo do endereço apontado. não usar expressões como “Clique aqui”. marcar o texto (nome da empresa, título da página, assunto etc.) e não o endereço URL. identificar de forma diferente links para endereços externos ao portal. em listas de links, é recomendável fazer comentários sobre os endereços apontados.

Heurística 2 - Projeto estético e minimalista Esta heurística refere-se às características que possam dificultar ou facilitar a leitura e a compreensão do conteúdo disponível no portal. Dentre essas características, destacam-se a legibilidade, a estética e a densidade informacional.

Heurística 2 - Recomendações Ocupar de 50 a 80% da página com conteúdo (preferencialmente, 80%). Ocupar no máximo 20% da página com informações sobre a navegação. Evitar frames, pois diminuem o espaço disponível para apresentação de conteúdo. Usar hipertexto para dividir as informações em várias páginas ou níveis de detalhamento. Usar pequenos parágrafos, subtítulos e listas.

Heurística 2 - Recomendações Agrupar os diferentes tipos de informações disponíveis na página, apresentando as mais importantes em primeiro lugar. Usar espaço em branco para separar conteúdos ou assuntos diferentes. Fornecer apenas informação útil aos usuários. Remover os elementos não relacionados às tarefas realizadas pelos usuários.

Heurística 2 - Recomendações Não usar propaganda. Se for necessária, utilizar parte do espaço anteriormente destinado à navegação, e não do espaço destinado ao conteúdo. Evitar imagem ou texto animados, pois distraem o usuário e parecem propaganda. Se forem necessários, devem ser processados apenas algumas vezes. Não usar imagens tridimensionais. Evitar desenhos ou texturas no fundo da página. O fundo não deve chamar mais atenção do que a informação. Usar um conjunto limitado de cores.

Heurística 2 - Recomendações Contrastar letras com o fundo (melhor utilizar fundo claro, de cor neutra ou branca, com texto escuro). Usar no máximo dois tipos de fontes. Usar tamanho de fonte legível. Testar vários tamanhos de fonte para ser o padrão. Os tamanhos 10, 12 e 14 são os mais comuns. Não usar caixa alta em excesso.

Heurística 3 - Controle do Usuário Esta heurística relaciona-se ao controle que o usuário sempre deve ter sobre o processamento de suas ações pelo portal.

Heurística 3 - Recomendações Possibilitar o retorno à página anterior. Possibilitar aos usuários interromper ou cancelar o processamento ou transação atual. Não desviar para outra página, a não ser que o usuário solicite a mudança. Não abrir janelas adicionais. Restringir a pesquisa dos serviços de busca apenas ao conteúdo do portal. Não usar plug-ins auto-instaláveis.

Heurística 4 - Flexibilidade e Eficiência de Uso Esta heurística diz respeito à capacidade do portal em se adaptar ao contexto e às necessidades e preferências do usuário, tornando seu uso mais eficiente.

Heurística 4 - Recomendações Não usar páginas sem conteúdo útil, como por exemplo páginas apenas com mensagens do tipo "Seja bem-vindo ao portal tal". Oferecer serviço de busca para pesquisa das páginas do portal, incluindo a possibilidade de verificação ortográfica dos termos digitados em sua caixa de entrada de dados. Nos resultados de pesquisa do serviço de busca, apresentar os melhores em primeiro lugar, sendo desnecessário o uso de porcentagens ou graus de acerto.

Heurística 4 - Recomendações Se não forem encontrados documentos com o termo digitado na caixa de entrada de dados do serviço de busca, oferecer lista com sugestões de palavras mais próximas. Projetar a caixa de entrada de dados do serviço de busca para caber duas, três ou mais palavras. Ressaltar as palavras encontradas nos documentos da lista de resultados do serviço de busca. Evitar rolagem horizontal da tela. Projetar as páginas de acordo com a resolução dos monitores de vídeo disponíveis aos usuários.

Heurística 4 - Recomendações Projetar a página considerando o tempo de download nos computadores disponíveis aos usuários,menos de dez segundos para download de arquivos. Se o download de arquivos for demorar mais do que dez segundos, informar o tamanho do arquivo ao usuário. Para textos extensos, oferecer a opção de impressão ou download de arquivo. A leitura de textos muito extensos na tela do computador torna-se cansativa para o usuário. Minimizar a quantidade de cliques necessários para o usuário conseguir o conteúdo final ou informação útil. É recomendável não ultrapassar quatro cliques.

Heurística 5 - Prevenção de erros Esta heurística relaciona-se a todos os mecanismos que permitem evitar ou reduzir a ocorrência de erros, assim como corrigir os erros que porventura ocorram.

Heurística 5 - Recomendações Não usar páginas com a expressão “em construção”. O portal deve apresentar apenas o que já está pronto para ser acessado pelo usuário. Não liberar portal parcialmente pronto. Remover dados/páginas desatualizados, como por exemplo, páginas convidando os usuários para participarem de eventos que já ocorreram. Oferecer páginas de ajuda para os usuários inexperientes. Não usar URLs muito extensas ou sem significado.

Heurística 5 - Recomendações Evitar hífens ou outros caracteres especiais no endereço das páginas. É preferível justapor duas ou mais palavras, ou abreviá-las. Usar apenas letras minúsculas no endereço das páginas. Fornecer mensagens de erro orientadas a tarefas, com sugestões ou instruções simples e construtivas para a correção do erro. Utilizar mensagens de erro sucintas, precisas, com termos específicos e vocabulário neutro, não repreensivo. Evitar frames, pois podem causar erros na impressão do conteúdo da página ou na marcação da página como um endereço favorito (bookmark).

Heurística 6 - Consistência Consistência refere-se à homogeneidade e coerência na escolha de opções durante o projeto da interface do portal (denominação, localização, formato, cor, linguagem). Contextos ou situações similares devem ter tratamento e/ou apresentação similares.

Heurística 6 - Recomendações Usar sempre a mesma terminologia e a mesma localização de elementos comuns nas páginas de conteúdo, nas páginas de ajuda ao usuário e nas mensagens de erro. O comportamento do cursor deve ser consistente em todos os campos de entrada de dados, isto é, o cursor deve saltar automaticamente de um campo a outro ou aguardar Enter ou Tab do usuário. Verificar se os títulos ou cabeçalhos das páginas correspondem exatamente aos termos utilizados nos links que apontam para essas páginas. Evitar instruções HTML não padronizadas.

Heurística 6 - Recomendações Usar um estilo padrão para o projeto das páginas (leiaute, cores, fontes, formatos de campos e mensagens). Selecionar as cores e o leiaute das páginas dentro de um contexto geral e de forma consistente em todas as páginas. Evitar sair do padrão web de cores para links : azul para link não visitado e púrpura para link já visitado. Destacar palavras ou trechos importantes, com o cuidado de não sublinhar em azul trechos ou palavras que não sejam links. É recomendável não sublinhar nada que não possa ser clicado.

Heurística 7 - Compatibilidade com o contexto Esta heurística refere-se à correlação direta entre o portal e seu contexto de aplicação. As características do portal devem ser compatíveis com as características dos usuários e das tarefas que estes pretendem realizar com o portal.

Heurística 7 - Recomendações A estrutura do Portal deve ser determinada pelas tarefas que os usuários pretendem realizar por meio do portal. Evitar estrutura linear (ordem numérica ou alfabética). As informações devem ser apresentadas seguindo uma ordem lógica relacionada à tarefa a realizar. Verificar erros de grafia, tomando como base a gramática do idioma utilizado e o glossário de termos técnicos de uso corrente na instituição.

Heurística 7 - Recomendações Não usar linguagem de marketing. O enfoque do portal corporativo deve ser o conteúdo e não a propaganda. Não usar novos termos quando os termos padronizados forem bem conhecidos pelos usuários. Utilizar palavras da linguagem natural e/ou técnica corporativa que sejam familiares aos usuários. Usar formato de data e unidades de medida de acordo com o padrão normalmente utilizado na instituição ou país.

Heurísticas para avaliação de usabilidade de portais corporativos Obrigado !