TIC TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO AULA 5

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Autoridades Sobre Nomes e IPs. Administração e operação descentralizadas. Administração e operação descentralizadas. São instituições que trabalham para.
Advertisements

Introdução à Internet.
Módulo II – Domine a Internet Introdução a Informática DCC - UFMG.
Aplicações Distribuídas
HISTÓRIA DA INTERNET.
Servidor de DNS Profº Marcio Funes.
Aula 3 Sistema de Nomes de Domínios
INTERNET HISTÓRIA.
Redes de Computadores: A Internet
Conceitos Básicos de Internet
Portal de Periódicos CAPES Agosto O que é? A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é uma agência de fomento à pesquisa.
Portal de Periódicos CAPES
Portal de Periódicos CAPES. O que é? A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é uma agência de fomento à pesquisa brasileira.
Sistemas Distribuídos Walfredo Cirne & Fubica Brasileiro
DNS Suporte - DI.
INTERNET O que é ? História da Internet Internet no Brasil
Internet e Intranet A Internet é um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados pelo Protocolo de Internet que permite.
Escola QI – Disciplina de Internet – Aula1. Prof. Luciano Monteiro
Oficina de Pesquisa na Rede
A grande rede mundial de computadores
TCP/IP básico e outros protocolos
Comunicação na Internet e a sua utilização para o fortalecimento das comissões de saúde e segurança no trabalho.
INFORMÁTICA BÁSICA EXTRANET INTERNET
Colégio Cruzeiro do Sul Informática Básica Profª.Michele
Enrique P. L. de Oliveira Tecnologia para Web Enrique P. L. de Oliveira
Primeiro Técnico Histórico de Internet.
Aula 9 - Camada de aplicação
Prof. Msc. Juliano Gomes Weber
Histórico e conceitos básicos.
Curso de Redes de Computadores Aula 02 FATEC SBC ISMAEL MOURA PAREDE.
INTERNET. Apresentado por: Rita Campante e Juliana Alves, 9º F Alguns aspetos gerais sobre redes de computadores e Internet.
Serviços de Nomes e DNS 1.
O que é a Internet? É uma rede mundial de computadores ligados entre si através de linhas telefónicas comuns, linhas de comunicação privadas, satélites.
A INTERNET O QUE É A INTERNET? É uma teia GLOBAL de COMPUTADORES e REDES DE COMPUTADORES que se encontram interligados. É uma REDE DE REDES. A INTERNET.
I NFORMÁTICA B ÁSICA Professor Wesdras Alves. O QUE É INTERNET ? Internet é um conjunto de redes mundial. Esse nome tem origem inglesa. Inter (International)
Internet Curso de Formação de Praças CFP 2006/2007.
Serviços básicos da Internet
Domain Name System - Sistema de Nomes de Domínios
Redes de comunicação A Internet e a Web
INTERNET BÁSICA.
Colégio Agrícola “José Bonifácio” Redes – Classificação de redes de computadores Prof. Carlos Eduardo Caraski.
DNS Willamys Araújo 1. Introdução A internet possui uma infinidade de sites e, para acessá-los, você digita um endereço no campo correspondente do seu.
Aula de hoje Histórico; WWW; Correio eletrônico; Chat;
(c)AB, WEB: filosofia e origens Grupo de utilizadores Internet Ambiente académico dominado por sistemas UNIX Conjunto de serviços básicos: correio.
Administração Eletrônica de Negócios ADMINISTRAÇÃO ELETRÔNICA DE NEGÓCIOS Apresentação 1 NEGÓCIOS NO AMBIENTE DIGITAL Capítulos 2 e 6 LIMEIRA,Tania.
O que é a I N T E R N E T ? Prefeitura Municipal de Cachoeira do Sul Secretaria Municipal de Educação - SMEd NTM – Cachoeira do Sul Prof. Nilzo Machado.
Planejamento e Implantação de Servidores
TCP/IP.
Termos – redes de computadores
PROCESSAMENTO DE DADOS
Alguns aspetos gerais sobre redes de computadores e Internet Internet Apresentado por Filipa Correia Nº2 e Cristiana Pinheiro Nº10.
Internet.
Serviços de rede e internet Jackson Eduardo da Silva.
Linguagem de Apresentação e Estruturação de Conteúdos Professora: Fabrícia F. de Souza.
IP-INTERNET PROTOCOLO. EQUIPE: Aline Helena de Oliveira Dione de Souza Neves Jefferson Dalla Lasta Johnathan Maurício Silva Galvão Mario Fernando Pioski.
NOÇÕES DE INTERNET E NAVEGADORES
Introdução à plataforma Web (internet) e protocolos de comunicação
Aula 6.  Conceitos de redes ◦ Protocolo TCPI/IP ◦ Endereçamento ◦ DNS ◦ Gateway ◦ Atribuição dinâmica e estática (DHCP)  Exercícios : Verificar configurações.
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Rúben Nóbrega | 2012 ESCOLA B+S PROF. DR. FRANCISCO DE FREITAS BRANCO, PORTO SANTO.
INTRODUÇÃO ÀS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Rúben Nóbrega | 2012.
Breve introdução. INTERNET A Internet é a rede das redes, um conglomerado de milhares de redes electrónicas conectadas criando um meio global de comunicação.
Curso Sobre Html. Objetivos: Definir as funcionalidades da Internet Compreender os Conceitos Básicos da Web descrevendo como disponibilizar documentos.
Arquitetura e Protocolos de Rede TCP/IP
Bitnet. A BITNET (acrônimo de "Because It's Time to NETwork" ou "Because It's There NETwork") foi uma rede remota criada em 1981 a partir da ligação entre.
Escola Agrícola de Jundiaí Curso Técnico em Informática - Polo Touros/RN Redes de Computadores COMPONENTES: Francisco de Assis Borges Francisco de Assis.
Escola Técnica Machado de Assis Técnico em Informática PROGRAMAÇÃO INTERNET I.
Capítulo 2 Redes de computadores e a Internet Camada de aplicação Prof. Gustavo Wagner.
Sistemas de Informações Fundamentos da Computação B. Internet Márcio Aurélio Ribeiro Moreira
Fábio Rodrigues STC 5 DR4-Contexto macroestrutural.
Transcrição da apresentação:

TIC TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO AULA 5 Produção Acadêmica da Pós-Graduação Lato Sensu

Plano de Aula 5ª aula 3hs Aula (CH) Conteúdo Leitura Indicada Unidade 7 - O surgimento e a evolução da Internet. 7.1 – O acesso e arquiteturas da Internet 7.2 – Serviços na Internet – email, webmail, redes de relacionamento 7.3 – Internet no Brasil 7.4 – O futuro da Internet.   Unidade 8 - A pesquisa na Internet.  8.1 - Pesquisa através de URLs. 8.2 - A pesquisa acadêmica na Internet. 8.3 - Portais Científicos. 8.4 - Bibliotecas Digitais de Teses e Dissertações. •COOPER, Brian. Como pesquisar na Internet. São Paulo: Publifolha. 2007 •CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede: Volume 1. São Paulo: Paz e Terra, 2003.(capitulo 1)

Surgimento e Evolução da Internet

Agenda Visão Geral O que é Internet Histórico Organização - Estrutura de Domínios

O que é Internet É um conjunto de redes de computadores interligadas no mundo inteiro, que tem em comum protocolos e serviços, de forma que os usuários por ela conectados possam usufruir de uma cadeia de informação e serviços de alcance mundial. A Internet não tem dono ou um comando central. Cada rede conectada a ela, pode ser administrada por uma entidade governamental, uma empresa ou uma instituição. Centralização: estabelecimentos de padrões para funcionamento da rede e a distribuição de endereços e de domínios para interligação a essa rede.

Internet : Histórico 1969: Surgiu através de um projeto da agência Norte Americana Advanced Research and Projects Agency (ARPA) para conectar os computadores dos seus departamentos de pesquisa, passando a ser conhecida como ARPANET. 1986 foi conectada a ARPANET. O conjunto de todos os computadores ligados a esses dois backbones foi oficialmente conhecido como INTERNET.

Internet : Histórico 1991 e 1992: A ANS desenvolveu o ANSNET que passou a ser o principal backbone da Internet. Nesta mesma época foi desenvolvido o backbone europeu (EBONE) interligando países europeus à INTERNET. 1993: A INTERNET deixa de ser acadêmica e passa a ser explorada comercialmente com a construção de novos backbones por empresas privadas PSI, UUNET, Sprint, Teleglobe...

Internet - Histórico no Brasil 1988: A INTERNET chega ao Brasil por iniciativa da FAPESP, UFRJ e do Laboratório Nacional de Computação Científica - LNCC. 1989: Criada pelo Ministério de Ciência e Tecnologia, a Rede Nacional de Pesquisa - RNP, para coordenar o oferecimento de serviços de acesso à Internet no Brasil. Como ponto de partida foi criado um backbone RNP, ligando as instituições educacionais à Internet. 1994: Início da exploração comercial da Internet no Brasil através de um projeto piloto da Embratel.

Internet - Organização Mundial Principais instituições mundiais: The Internet Society (ISOC) http://www.isoc.org Por meio de encontros, debates e publicações, procura orientar a pesquisa e utilização da Internet. The Internet Research Task Force (IRTF) http://www.irtf.org Grupo formado com objetivo de desenvolver pesquisas a longo prazo ao funcionamento da Internet. The Internet Network Information Center (InterNIC)http://www.internic.net Composto pela AT&T, PSI e General Atomics, centraliza a distribuição de informações da Interent Society, além de coordenar a distribuição de endereços e registros de domínio para provedores em nível mundial. Computer Emergency Response Team/Coordinate Center http://www.cert.org: Coordenar respostas e ações a incidentes de segurança a Internet.

Internet - Organização Mundial Principais instituições no Brasil: Comitê Gestor Internet: Criado em junho de 1995, pelos Ministérios das Comunicações e da Ciência e Tecnologia, composto por membros destes ministérios e representantes de instituições comerciais e acadêmicas, tem como objetivo coordenar a implantação da internet no Brasil. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP: É responsável pelo controle e registro de endereços e domínio no Brasil, através de um serviço Registro BR, disponível pelo site http://registro.fapesp.br.

Internet - Estrutura de Domínios Domínios da Internet - Domain Name System (DNS): Cada equipamento na Internet é referenciado por um nome que está associado a um endereço IP. Números IP representam uma forma compacta e eficiente de endereçamento; Por que não utilizamos diretamente os números IP´s?

Internet - Estrutura de Domínios Problemas: Endereços númericos são difíceis de se lembrar; IP´s podem mudar; Um número IP deve também ser único na internet, assim como o nome do domínio; Solução: Associar nomes aos IP´s; Adoção de uma estrutura hierárquica de nomes.

Internet - Estrutura de Domínios Essa associação é feita por um conjunto de servidores, de forma que este conjunto juntamente com a sua aplicação, seja conhecida por um nome Domain Name System (DNS). Assim, a organização da Internet é estruturada em domínios e na distribuição dos servidores DNS na Internet.

Internet - Estrutura de Domínios Organização da Internet em Domínios Com objetivo de evitar a utilização do mesmo nome por vários equipamentos, a Internet foi dividida em domínios administrativos distintos. Assim, o Nome do Domínio Completo é composto por um nome local adicionado à hierarquia de domínios, podendo ser institucionais ou geográficos.

Exemplo de Estrutura de Organização Hierárquica Internet - Estrutura de Domínios Exemplo de Estrutura de Organização Hierárquica TOPO net org com compaq ibm hp eva brasil rj sp ws01

Internet - Estrutura de Domínios FQDN (Full Qualified Domain Name): no exemplo anterior, o nome completo do “nó” ws01 seria ws01.rj.brasil.compaq.com; Cada subdivisão deve ser separada por um ponto; Quanto mais à direita no nome, mais global é a subdivisão; O topo (Root Servers - Servidores Raiz) é administrado pelo InterNIC, onde cada partição é administrada por uma instituição, com poderes delegados pelo topo.

Provedores de Acesso São empresas, que fornecem acesso à Internet a pessoas físicas ou jurídicas. O provedor de acesso é o intermediário entre os usuários e os serviços que existem na rede. Assumem o custo de uma conexão permanente e vendem o acesso a essa conexão para seus clientes, os usuários. Uma série de linhas telefônicas, para que os usuários se liguem aos seus computadores e tenham acesso à lnternet. Computadores (os servidores) conectados à uma rede de transmissão de dados.

Provedores de Acesso Esta ligação é feita pelas companhias telefônicas, que normalmente são ligadas aos Backbones (consideradas as espinhas dorsais da lnternet). Os Backbones possuem uma infra-estrutura de alta velocidade que interliga várias redes garantindo o fluxo da informação entre os provedores e usuários.

Provedores de Informação: Portais No início, o termo utilizado era Home-page, um conjunto de páginas com informações a respeito de organizações. O termo site, representa um conjunto de páginas maior, com o propósito de permitir uma maior interatividade com o usuário. O termo portal é um site extremamente grande, com mais de 500 páginas oferecendo um leque muito grande de produtos e serviços com acessos elevados. São construídos por empresas que querem se dedicar exclusivamente à internet ("pontocom”), diferentemente de um site corporativo de uma empresa tradicional.

Portal Horizontal Provedores de Informação: Portais O portal horizontal é aquele que fala um pouco sobre tudo, não chegando a se aprofundar em nenhum tópico. Oferece um sem-fim de serviços e conteúdos, englobando artigos, notícias, entrevistas, etc. São de interesse de várias comunidades, de acordo com os diferentes tópicos sendo explorados.

Provedores de Informação: Portais Portais Verticais terão uma comunidade específica do tópico sendo abordada, especializando-se em um tópico específico e trabalhando-o de maneira a gerar receita.   Portais Horizontais e Verticais empregam o conceito de comunidade virtual, ou um conjunto de usuários com idéias e perspectivas parecidas. Exemplo de Portal Horizontal:  Terra (http://www.terra.com.br/) Exemplo de Portal Vertical:  Portal de Viagem (http://www.uol.com.br/portalviagem/site/) - dedicado ao turismo.

E-Mail

E-Mail Exemplo: usuario@provedor.com.br usuário: Nome do usuário. É escrito sem espaços e sem acentos. @: Símbolo chamado arroba, que em inglês quer dizer "at", ou seja, "em“. provedor: Nome da empresa ou instituição provedora de acesso à Internet. Pode ser um provedor comercial ou uma empresa que tenha esta estrutura. .com: Tipo de organização, 'com' se refere a uma organização de caráter comercial. .br: O final .br indica apenas que o domínio foi registrado no Brasil ("br" é a sigla que identifica o Brasil na Internet) e não a localização física do servidor, como muitos pensam. Exemplo: uk (Reino Unido), fr (França), jp (Japão), ca (Canadá), ru (Rússia). servidor POP3 (mensagens recebidas): pop3.uol.com.br servidor SMTP (mensagens enviadas): smtp.uol.com.br

Portais e a Pesquisa na Internet

Portais: Pesquisa Acadêmica