Orixá guardião do mundo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Guerra espiritual em missões
Advertisements

Quem quer que sejas, onde quer que estejas Diz-me se é este o mundo que desejas
PAULO, APÓSTOLO DE CRISTO JESUS POR VONTADE DE DEUS…
Queria ser melhor, Queria não estar feia, Então talvez minha mãe Me queira abraçar...
ENTENDENDO O FENÔMENO RELIGIOSO
ELETROSTÁTICA.
TEMA: O TESTEMUNHO DO SERVO DO SENHOR
Umbanda Umbanda é uma religião formada dentro da cultura religiosa brasileira que sincretiza elementos vários, inclusive de outras religiões como o catolicismo,
Palavra de Vida Janeiro de 2008.
Jesus chama os apóstolos...
As três árvores.
AUMENTE O SOM ! PARA CONTINUAR Colaboração: Marcelo Fiolo P. de C. Ferreira.
O Pão partilhado.
A MORTE (CIENTÍFICA) DE JESUS Aos 33 anos, Jesus foi condenado à morte.
Igreja-Mãe.
Xangô REI DO PANTEÃO.
Alguma vez de repente sentiste desejos de fazer uma coisa agradável por alguém a quem tens carinho?...ISSO É DEUS...que te fala através do Espírito.
A reforma de saúde uma tema que tem íntima relação com a terceira mensagem angélica. O objetivo das três mensagens angélicas é preparar um povo para a.
Vaso Insigne de Devoção
OXOSSI O caçador infalível.
Oduduwa.
ORIXÁ OKÔ.
Um pedaço de bolo....
Adoração no livro do Apocalipse
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
Um Presente Diferente Letícia Thompson.
ORIXÁS CulTUADOS NO BRASIL
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO... Um instante de silêncio para pedir a graça do Espírito Santo...
Série: Atos dos apóstolos Atos 9:
Ministério da Fidelidade.
QUEM DIZEM OS HOMENS QUE
ASSOCIAÇÃO RENASCER DE EMPRESÁRIOS E PROFISSIONAIS EVANGÉLICOS
Estudo para reunião de célula
OBATALÁ.
Fala com Autoridade.
Chiara Lubich Março de 2009 Palavra de Vida “Se pedirdes ao Pai alguma coisa em meu nome, ele vos dará.” (Jo 16,23)
O Profeta.
QUANDO DEUS QUER NÃO TEM IMPOSSÍVEL.
TEMA: O TESTEMUNHO NA VIDA DO SERVO
Celebrando a Palavra de Deus:
"Este homem era realmente
TEMAS BÍBLICOS.
AS TRÊS ÁRVORES Autor Desconhecido.
“Esqueçam o que se foi; não vivam no passado
A verdadeira conversão
DONS ESPIRITUAIS “DONS DO ESPIRITO SANTO BENÇÃOS QUE ALMEJO TANTO SÃO COMO PEDRAS PRECIOSAS COMO O PERFUMEDAS ROSAS”
“Felizes aqueles que creem sem ter visto"!.
LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO
Herança Cultural Afro Brasileira
Poucas relações são tão importantes na causa de Deus como o espírito de equipe.Poucas relações são tão importantes na causa de Deus como o espírito de.
POR QUE EU DEVO CONGREGAR?
JEJUM DA FERTILIDADE DE ABRAÃO
5º DOMINGO DA PÁSCOA 18 DE MAIO DE 2014 Atos 6,1-7 Salmo 32 (33) 1 Pedro 2,4-9 Jo 14,6.
Levante a sua Bíblia e diga:  Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas.
“Estava enfermo Lázaro, de Betânia, da aldeia de Maria e de sua irmã Marta. Esta Maria, cujo irmão Lázaro estava enfermo, era a mesma que ungiu com.
O budismo considera que todos os nossos sofrimentos se originam dos desejos. O desejo move o mundo. Ele pode nos arrastar ao inferno ou nos elevar ao.
1ª Carta do Apóstolo João à Igreja de
Você foi escolhido!.
Celebrando a Palavra de Deus:
Frases Porretas clicar.
1. As cerimônias do Santuário revelam três passos do juízo de Deus. F 2. A 1ª fase do juízo se realizaria no Céu; é o juízo investigativo. 3.
A natureza do desejo - Osho
 O Papa Francisco deu 15 conselhos bem simples que podem ajudar a viver a quaresma:
DECRETOS Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, Batizando-os em nome do Pai, do Filho.
No grande Conflito, cada um deve seguir a um dos dois líderes em disputa. Seguir a Jesus nos faz «companheiros de armas», companheiros que lutam juntos.
Lição 9 para 27 de fevereiro de Durante o nascimento da Igreja, foram travadas diversas batalhas do Grande Conflito. Os primeiros cristãos tiveram.
STRESS.
Religiões africanas: Candomblé
O DISCIPULADO REAL DE JESUS Um convite para seguir um caminho de sensibilidade e intimidade espiritual.
Transcrição da apresentação:

Orixá guardião do mundo Elegua Orixá guardião do mundo

Em Cuba é chamado de Elegua ou Elegguá ou Eleggua. É uma das deidades da religião yorùbá. Na Santeria é sincretizado com o Santo Niño de Atocha ou com Santo Antônio de Pádua. É o porteiro de todos os caminhos, da montanha e da savana, é o primeiro dos quatro guerreiros junto a Oggun, Osun e Oshosi. Tem 201 caminhos e suas cores são o vermelho e o preto e seus números são 3 e 7. É o comunicador e Ifá lhe deu três búzios para falar com ele. Ele está presente no inicio da vida, e na hora da morte.

História Exu é o orixá da comunicação. É o guardião das aldeias, cidades, casas e do axé, das coisas que são feitas e do comportamento humano. A palavra Èsù em yorubá significa “esfera” e, na verdade, Exu é o orixá do movimento. Ele é quem deve receber as oferendas em primeiro lugar a fim de assegurar que tudo corra bem e de garantir que sua função de mensageiro entre o Orun e o Aiye, o mundo material e o mundo espiritual, seja plenamente realizada.

História Na África na época das colonizações, o Exu foi sincretizado erroneamente com o diabo cristão pelos colonizadores, devido ao seu estilo irreverente, brincalhão e a forma como é representado no culto africano, um falo humano ereto, simbolizando a fertilidade.

História Por ser provocador, indecente, astucioso e sensual, é comumente confundido com a figura de Satanás, o que é um absurdo na construção teológica yorubá, posto que não está em oposição a Deus, muito menos é considerado uma personificação do mal. Mesmo porque nesta religião não existem diabos ou entidades encarregadas única e exclusivamente de coisas ruins como fazem as religiões cristãs. Estas pregam que tudo o que acontece de errado é culpa de um único ser que foi expulso; pelo contrário, na mitologia yoruba, bem como no candomblé, cada uma das entidades (Orixás) tem sua porção positiva e negativa assim como o próprio ser humano.

História De caráter irascível, ele se satisfaz em provocar disputas e calamidades àquelas pessoas que estão em falta com ele. No entanto, como tudo no universo possui de um modo geral dois lados, positivo e negativo, Exu também funciona de forma positiva quando é bem tratado. Daí ser Exu considerado o mais humano dos orixás, pois o seu caráter lembra o do ser humano que é de um modo geral muito mutante em suas ações e atitudes.

História Conta-se na Nigéria que Exu teria sido um dos companheiros de Oduduà quando da sua chegada a Ifé e chamava-se Èsù Obasin. Mais tarde, tornou-se um dos assistentes de Orunmilá e ainda Rei de Ketu, sob o nome de Èsù Alákétú. A palavra elegbara significa “aquele que é possuidor do poder (agbará)” e está ligado à figura de Exu.

História Um dos cargos de Exu na Nigéria, mais precisamente em Oyó, é denominado Èsù Àkeró ou Àkesán, que significa "chefe de uma missão", pois este cargo tem como objetivo supervisionar as atividades do mercado do rei. Exu praticamente não possui ewós ou quizilas. Aceita quase tudo que lhe oferecem.

História Os yorubás cultuam Exu em um pedaço de pedra porosa chamada Yangi, ou fazem um montículo grotescamente modelado na forma humana com olhos, nariz e boca feita de búzios. Ou ainda representam Exu em uma estatueta enfeitada com fileiras de búzios tendo em suas mãos pequeninas cabaças onde ele, Exu, carrega diversos pós de elementais da terra usados de forma bem precisa em seus trabalhos.

História Exu tem a capacidade de ser o mais sutil e astuto de todos os orixás. E quando as pessoas estão em falta com ele, simplesmente provoca mal entendidos e discussões entre elas e prepara-lhes inúmeras armadilhas. Diz um orìkì que: “Exu é capaz de carregar o óleo que comprou no mercado numa simples peneira sem que este óleo se derrame”. E assim é Exu, o orixá que faz o erro virar acerto e o acerto virar erro.

História Èsù Alákétú possui essa denominação quando Exu, por meio de uma artimanha, conseguiu ser o rei da região, tornando-se um dos reis de Ketu. Sendo que as comunidades dessa nação no Brasil o reverenciam também com este nome. Todos os assentamentos de Exu possuem elementos ligados às suas atividades. Atividades múltiplas que o fazem estar em todos os lugares: a terra, pó, a poeira vinda dos lugares onde ele atuará. Ali estão depositados como elemento de força diante dos pedidos.