A Dúvida Metódica de Descartes e a "Pars Destruens" de Bacon

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
VOCÊ É UMA PESSOA SORTUDA. Você acredita no poder da mente
Advertisements

PUC/RS - FFCH Curso de Filosofia Metodologia Filosófica Prof. Nereu R
Immanuel Kant O que é o Iluminismo.
Seminário de Metodologia PPGD - UFBA
Filosofia O amor ao saber Prof. Alan Carlos Ghedini
Filosofia moderna Descartes (Racionalismo)
ESADE – Graduação em Direito 2011/II
Idéias de Descartes A Busca pela Verdade.
A Verdadeira Perfeição!
Prof. Everton da Silva Correa
Filosofia Prof. Everton da Silva Correa.
Filosofia Prof. Everton da Silva Correa.
FILOSOFIA OLHAR QUE QUESTIONA E REVELA
Divisões da Filosofia.
Filosofia.
Compreender que a adoração deve ser seguida do serviço. Entender o que constitui a verdadeira adoração.
MÉTODO CIENTÍFICO.
O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO
O nó de afeto.
Relações entre ciência e filosofia no período moderno
QUEM SOU EU ? NEALE DONALD WALSCH.
Aula 7 Kant e o criticismo.
O que é? Para que serve? Filosofia Prof. Joaquim Célio de Souza.
MEU FILHO SEM PALAVRAS.
Aula 7 Descartes e o Racionalismo
TEORIA DO CONHECIMENTO DESCARTES TEORIA DO CONHECIMENTO.
O Triplo Filtro.
Conhecimento Vulgar e Conhecimento Científico
“Então, lhe veio a palavra do SENHOR, dizendo: Dispõe-te, e vai a Sarepta, que pertence a Sidom, e demora-te ali, onde ordenei a uma mulher viúva.
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
Como Programar? Dicas para começar a programar bem
VOCÊ É UMA PESSOA SORTUDA. Você acredita no poder da mente
Há realmente leis da natureza? Como é que chegamos a conhecê-las?
1. Descrição e Interpretação da Actividade Cognoscitiva
Tem uma historinha que conta que dois índios pegaram uma carona com um viajante em uma estrada... Quando chegou no ponto onde os índios deveriam ficar.
1ª aula Profª Karina Oliveira Bezerra
Pesquisa do Vaticano – abril/2008 EUA, Inglaterra, Holanda, França, Alemanha, Itália, Espanha, Polônia e Rússia. "Os evangelhos são parte da Bíblia?“;
O pensamento moderno: Empirismo e racionalismo
Profª. Taís Linassi Ruwer
Discurso do Método René Descartes
ENTRANDO EM AÇÃO Este capitulo mostra como executar os passos de ação do programa de recuperação:
Cordel da Argumentação João Bosco Bezerra Bonfim
A fama ou a vida? O que mais se deseja ? A vida ou a riqueza ? O que vale mais ? O que vale mais: Meu nome de família ou meu Ser? O que é mais meu: Minhas.
NÓS, OS AGNÓSTICOS LIVRO ALCOÓLICOS ANÔNIMOS - CAPÍTULOS 4.
Empirismo Francis Bacon ( ) John Locke ( )
Sociologia: uma ciência da sociedade Parte.01
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
O VALOR DO QUEBRANTAMENTO
DIFERENTES MODOS DE CONHECER
Marcas que marcam! Vivemos num mundo onde a marca de qualquer produto representa muito valor! Existem pessoas que passam a vida ajudando empresas.
CAESP – Filosofia – 1A e B – 08/04/2015
CIÊNCIA E CONHECIMENTO
As bases da ciência moderna
Racionalismo.
Filosofia Filosofia é a capacidade de manter sempre em vista uma utopia que – como um horizonte – jamais será alcançada; mas que nos faz caminhar, ao invés.
FELIZES são aqueles que fazem da Lei do Senhor o seu caminho e andam por ela sem se desviar. Felizes aqueles que se esforçam para obedecer de todo o.
Bases Epistemológicas da Ciência Moderna Profa. Dra. Luciana Zaterka
Professor Tiones E. Franzen Chapecó,  Empirismo: Experiência (Locke e Hume)  As pessoas nada conhecem, são como uma folha em branco. O conhecimento.
Professor: Suderlan Tozo Binda
Curso de Ciências Biológicas FILOSOFIA DA CIÊNCIA Faculdade Católica Salesiana Faculdade Católica Salesiana Prof. Canício Scherer.
Conhecimento direto e conhecimento por descrição
Positivismo Lógico O círculo de Viena. Positivismo Polissemia ao definir a expressão “Positivismo”  Ocorre na prática ou a utilização de um rótulo ou.
O novo cenário de pensamento Ou a ciência da natureza humana.
INATISMO Quando viveu De 1632 a † 1704
Aula sobre Ciência, método, pesquisa Profa. Lílian Moreira.
Filosofia Moderna.
KARL JASPERS
Capítulo 4 – Filosofar é conhecer
John Locke CHAUI, Marilena. Filosofia, Série novo ensino médio. Ed. Ática, São Paulo Páginas:128,129 CHAUI, Marilena. Filosofia, Série novo ensino.
1-De acordo com Descartes:
Transcrição da apresentação:

A Dúvida Metódica de Descartes e a "Pars Destruens" de Bacon Francis Bacon 156l/1626 INGLATERRA Renée Descartes 1596/1650 FRANÇA

Bacon escreveu Novum Organum em 1620. Descartes escreveu O Discurso sobre o Método em 1637 e as Meditações em 1641. Ambos os filósofos rejeitam a tradição e a autoridade dos antepassados, a veracidade da Filosofia e das ciências desenvolvidas até então. Após se desfazerem de todos os preconceitos, tentando arradicar os erros que impedem a razão de conhecer a verdade, eles partem à procura de um método que sirva de pilastra para a edificação de uma nova ciência, pois ambos sabem que este caminho ainda não foi trilhado.

Apresentaremos trechos de ambos os filósofos quase idênticos, variando apenas a forma de expressão, a idéia central é exatamente a mesma. BACON: “O homem, ministro e intérprete da natureza, faz e entende de tanto quanto constata, por observação dos fatos ou pelo trabalho da mente, sobre a ordem da natureza; não sabe nem pode mais” DESCARTES : “O bom senso é a coisa do mundo melhor compartilhada, pois cada qual pensa estar tão bem provido dele que mesmo os que são mais difíceis de contentar não costumam desejar tê-lo mais do que o teem.

BACON: “O côxo no caminho certo chega antes que um corredor extraviado e o mais hábil e veloz, correndo fora do caminho, mais se afasta de sua meta.” DESCARTES: “Os que só andam muito lentamente podem avançar muito mais se seguirem sempre o caminho reto, do que aqueles que correm e dele se distanciam.”

BACON: “A Lógica tal como é hoje usada mais vale para consolidar e perpetuar erros, fundados em noções vulgares, que para a indagação da verdade, de sorte que é mais danosa do que útil” DESCARTES: “Quanto à Lógica, os seus silogismos é a maior parte de seus preceitos servem mais para se explicar a outrem as coisas que já se sabem do que para apreendê-las. Embora ela contenha uma porção de preceitos verdadeiros, há todavia, tantas outras misturadas de permeio que são ou nocivas ou supérfluas.””.

BACON: “Pedimos aos homens que não presumam ser nosso propósito fundar nova seita de Filosofia. Não pretendemos propor qualquer teoria universal ou acabada.” DESCARTES; “Não é propósito meu ensinar aqui o método que cada um deveria seguir para bem orientar a sua razão, porém somente demonstrar de que modo procuro orientar a minha.”

BACON: “O intelecto humano facilmente supõe maior ordem e regularidade nas coisas que de fato nela se encontram”.” DESCARTES: “...supondo uma ordem entre os que não se precedem normalmente uns aos outros, esse exaustivo encadeamento de razões simples e fáceis, deu-me azo a imaginar que todas as coisas que podem estar sob a consciência dos homens seguem o mesmo modo.”.

Formatação e Apresentação Yvany Gurgel do Amaral Imagens da Internet Música: Si vous l'aviez compris De Luigi Denza com André Rieu Direitos autorais reservados. Formatação e Apresentação Yvany Gurgel do Amaral Excertos de trabalho elaborado para o Curso de História da Filosofia.