Psicoacústica Histórico

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Transcrição da apresentação:

Psicoacústica Histórico Fga. Pierangela Nota Simões

Biblioteca de sons O homem herdou de seus antepassados, na escala filogenética, todos os significados dos sons naturais, desde o medo de ruídos intensos até a atração por sons harmônicos e melódicos

Trovão Som de baixa frequência e muita pressão sonora

Rugido do leão Ressonância no peito e nas vísceras

Biblioteca de sons Reações gravadas geneticamente Aumenta indefinidamente Varia com as experiências individuais

Som Como fenômeno existe desde sempre Relacionado intrinsecamente à música Danças, rituais, atividades de magia

Evolução Postura ereta e mãos livres: construção de instrumentos, inclusive musicais Sedentarização e domínio da agricultura: música como entretenimento Invenção da escrita: maior organização da sociedade, inclusive em relação à música

Dilúvio Catástrofes naturais e artificiais provocaram o desaparecimento de registros que poderiam confirmar suposições atuais Textos descrevem o Dilúvio como um castigo divino devido ao ruído intenso

Pitágoras Há cerca de 2.500 anos atrás dedicou-se ao estudo dos intervalos musicais e suas relações Criou os conceitos de consonância e dissonância Estabeleceu a relação entre a frequência do som e o comprimento da onda sonora

Monocórdio

Pitágoras Abriu as portas para especulações filosóficas e matemáticas no estudo do som Durante muitos séculos o som continuou sendo visto como uma fusão mística entre a Aritmética e a Música

Música das Esferas Se as distâncias entre os objetos celestes obedeciam a certas razões, elas também gerariam música ao girar pelos céus, a Música das Esferas. O Sol, a Lua e os planetas possuíam energias vibratórias, correspondentes a oitavas. Não ouvimos essa Música porque não estamos harmonizados. Esse ouvir não deve ser concebido no sentido físico.

130 a.C. Ptolomeu Newton Construiu um diagrama geométrico pretendendo estabelecer relações harmônicas entre as cores e os tons musicais Procurou mostrar relações numéricas entre as cores do arco íris e as notas de um acorde musical (século XVII)

Aristóteles 383-322 a.C. Também ocupou-se do estudo do som relacionado à Música Responsável por uma coletânea que expõe modelos sobre a propagação das ondas sonoras no ar Sua influência prosseguiu até a segunda metade do século XVII (Idade Média)

Nova era de Investigações

Galileu Galilei (1564-1642) Físico, matemático, filósofo e astrônomo italiano.

Galileu Os experimentos com o som passaram a ser feitos sem que, necessariamente, estivessem relacionados à Música Inaugurou a Acústica Experimental

Galileu Descobriu o fenômeno da ressonância, antecipando a idéia de que cada corpo vibra em sua frequência natural Deduziu as leis completas sobre as cordas vibrantes, embora essa descoberta seja também atribuída a Mersenne

Martin Mersenne 1558-1648 Matemático francês Realizou os primeiros estudos experimentais sobre a velocidade do som Associou definitivamente a altura do som à frequência de vibração

Robert Boyle 1600 Demonstrou a necessidade de um meio para a propagação do som

Velocidade do som Século XVIII A partir de estudos realizados por Mersenne, os pesquisadores italianos Borelli e Viviani e o inglês Derham chegaram ao valor de 340 metros por segundo, a uma temperatura de 20° centígrados, para a velocidade do som

Sensações Robert Hooke (1681) matemático inglês e secretário da Royal Society of London foi o primeiro cientista a procurar a relação ente a frequência objetiva de um som e a altura subjetiva em que ele é ouvido

Faixa audível 1830 Félix Savart estabeleceu o valor de 8 Hz para a frequência mínima audível e 24.000 Hz para a frequência máxima

Nesta época os estudos do som se intensificaram resultando no que se tornaria a Acústica atual

Centro da audição 1851 Alfonso Corti descobriu o verdadeiro centro da audição e, examinando a cóclea com um poderoso microscópio, percebeu sua milhares de células ciliadas

Células ciliadas

Herman von Helmholtz 1821-1894 Filósofo, anatomista, matemático e físico alemão Contribuições com teorias da percepção visual, percepção espacial e percepção do som

Percepção do som On the Sensations of Tone, 1852 Importantes contribuições na área da fisiologia acerca da sensibilidade do sistema auditivo Helmholtz trouxe à discussão os fatores físico, fisiológico e psicológicos envolvidos na percepção do som

Momento histórico Iluminismo Romantismo Defesa do conhecimento racional Visão matemática e objetiva Ideais utópicos e tendências idealistas Subjetividade

Estudos acerca da sensibilidade do sistema auditivo contribuíram para consolidar as bases da Acústica e começaram a ser trilhados os primeiro passos da PSICOACÚSTICA

Gustav Fechner O psíquico e o físico são dois aspectos diferentes da mesma realidade Estabeleceu que a relação entre a intensidade física e a sensação psicológica não é linear

Elementos de Psicofísica Lei de Fechner-Weber Relação logarítmica das sensações

Inventos Sir Charles Wheatstone (1802-1875) fez vários experimentos relacionados à audição utilizando algo semelhante a um estetoscópio e inventou um aparelho que deu origem ao microfone

Inventos Lord Kelvin (1824-1907) construiu o primeiro analisador harmônico Graham Bell (1861) Edison (1862) criou o fonógrafo, que deu origem aos sistemas de gravação e reprodução

Acústica Arquitetônica Em 1895, Wallace Sabine foi chamado para corrigir a acústica de um salão de conferências em Harvard Medindo pela primeira vez a reverberação e preocupando-se especialmente com a inteligibilidade do som, iniciou a época da Acústica de Espaços

Final do século XIX Profissionais que trabalhavam em Eletricidade e eletrônica passaram a interessar-se por Acústica Invenção do 1° audiômetro

Titanic 1912 Levou investigadores a fazer várias tentativas para detecção de objetos submersos Os primeiros resultados começaram a aparecer apenas ao final da I Guerra Mundial

Ultra som Aperfeiçoado para detecção de objetos submersos na II Guerra Mundial Desenvolvimento de técnica ultra sônicas com aplicação na Medicina

Especialidades Como causa e efeito do próprio desenvolvimento, a partir dos anos 30 diferenciaram-se as diversas especialidades da Acústica Acústica fisiológica Acústica arquitetônica Acústica ambiental Fonética acústica

No campo da Psicoacústica, pesquisadores deram continuidade aos importantes trabalhos realizados por Helmholtz Eles garantiram a continuidade dos estudos nessa área, apresentando dados perfeitamente válidos ainda nos dias de hoje

1926: a Warner Bross apresenta o primeiro filme sonoro, com equipamentos dos laboratórios Bell 1965: os laboratórios Dolby introduzem técnicas de redução de ruído para as gravações de audio 1982: é editado o primeiro Compact Disc 1987: começaram os estudos de compressão em audio que originaram o formato MP3

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