Uso prático de unidades da Língua Portuguesa

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Orações Subordinadas Substantivas.
Advertisements

Colocação Pronominal Ilustrada
Dificuldades da Língua Portuguesa
O PRONOME.
Emprego e Função Sintática dos Pronomes Relativos
COLÉGIO DE APLICAÇÃO PROF. JOSÉ DE SOUZA HERDY
Pronomes relativos São aqueles que retomam um substantivo (ou um pronome) anterior a eles, substituindo-o no início da oração seguinte. Exemplos: O jogo.
DICAS ÚTEIS PARA ORAÇÕES SUBSTANTIVAS
Os Sinais de Pontuação Olá amiguinhos!.
COLOCAÇÃO PRONOMINAL.
Orações Subordinadas Substantivas
Pronomes relativos variáveis
Classe Gramatical da palavra QUE
COLOCAÇÃO PRONOMINAL – USO DOS PRONOMES OBLÍQUOS ÁTONOS DE ACORDO COM A LINGUAGEM FORMAL – ESCRITA E NO CONTEXTO.
Funções morfológicas e sintáticas do QUE
QUESTÕES DA LÍNGUA A FRASE.
Orações Subordinadas Língua Portuguesa.
Orações Subordinadas Substantivas
Cristina Patriota Língua Portuguesa
Pronome é a palavra que acompanha (determina) ou substitui um nome.
PORQUE.
Sujeito Tipos de Sujeito
O Porteiro do Prostíbulo.
Unidade 2 ___________ é a palavra que acompanha (determina) ou substitui um nome.
CLASSES DE PALAVRAS PROF.ª CAROLINE LOPES.
Uma professora de Nova York decidiu honrar cada um de seus alunos que estavam por se graduar no colégio, falando-lhes da marca que cada um deles havia.
ETERNIDADE ”DE MIM SÓ FICARÁ AQUILO QUE AQUI EU FIZER”
Por que, por quê, porque, porquê
Classes fechadas de palavras
Língua Portuguesa Profª Monize Diniz Silva
É A PALAVRA QUE SUBSTITUI OU ACOMPANHA O NOME
CASADOS...  .
Próclise – Ênclise – Mesóclise MARTA DUWE
Emprego e Função Sintática dos Pronomes Relativos
Unidade de Ensino Superior Dom Bosco
Verbo Língua Portuguesa.
DIFICULDADES LINGUÍSTICAS
Uso do porquê Por que Porque Por quê.
Língua Portuguesa Profª Joelma
The Portuguese Game Jogar IVO ® Produções Ivo Ricardo.
Orações subordinadas adjetivas
Atendimento Pedagógico 8º ano E. F. II (Aula #1)
Pronome  É a palavra que acompanha ou substitui o substantivo, indicando sua posição em relação às pessoas do discurso ou mesmo situando-o no espaço e.
EMPREGO DE CERTAS PALAVRAS
Pronomes Relativos.
COLOCAÇÃO DOS PRONOMES ÁTONOS
PRONOME RELATIVO.
1. ASPIRAR Não é nada agradável aspirar ____ ar de São Paulo. Todos aqueles rapazes aspiram ____ um bom emprego. Respirar, sorver = sem preposição Desejar,
Rotina....
POR QUE (SEPARADO E SEM ACENTO)
Pronome  É a palavra que acompanha ou substitui o substantivo, indicando sua posição em relação às pessoas do discurso ou mesmo situando-o no espaço e.
PRONOME Professora: Zenilda Gonçalves Martins.
Português Professora: Pollyanna Mattos.
Emprego e Função Sintática dos Pronomes Relativos
FUNÇÃO SINTÁTICA DOS PRONOMES RELATIVOS
Por : Suzete Beppu CRASE.
Língua Portuguesa Prof. Izabel Por que – Por quê – Porque – Porquê.
Particularidades Gramaticais Aula 1
2ª ANO DO ENSINO MÉDIO Funções morfossintáticas da palavra QUE 2ª ANO DO ENSINO MÉDIO.

Funções morfológicas da partícula que
Por que Por quê Porque Porquê
Língua Portuguesa “Conhecer a norma culta nunca será uma necessidade para se comunicar. Será sempre uma vantagem” (Luiz Antonio Sacconi)
Língua Portuguesa “Conhecer a norma culta nunca será uma necessidade para se comunicar. Será sempre uma vantagem” ( Luiz Antonio Sacconi)
Tópicos diversos “Conhecer a norma culta nunca será uma necessidade para se comunicar. Será sempre uma vantagem” ( Luiz Antonio Sacconi)
Uso dos porquês Por que Por quê. Por que Usa-se no início de frases interrogativas. Por que vieste cedo? Por que não foi ao casamento? Usa-se em frases.
Emprego dos Porquês.
Ocorre quando o verbo se flexiona para concordar com o seu sujeito.
Pronome É a palavra que acompanha ou substitui o substantivo, indicando sua posição em relação às pessoas do discurso ou mesmo situando-o no espaço e no.
Transcrição da apresentação:

Uso prático de unidades da Língua Portuguesa QUE \ QUÊ POR QUE \ POR QUÊ PORQUE \ PORQUÊ

QUE \ QUÊ

O QUE (sem acento) pode ser classificado como a) pronome interrogativo O que você espera ganhar de aniversário? b) pronome exclamativo Que lindo! Que fofo!

c) pronome relativo – com ou sem antecedente Temos que comer. É muito bom o filme que assistimos no cinema. d) Conjunção – subordinando a segunda frase à primeira. O rapaz falou que vinha! Minha mãe sempre disse que gostava de chocolate!

Para registrar: O QUE como pronome interrogativo é usado no início das frases interrogativas. O que você escreveu nesse email?

O QUE como pronome exclamativo é usado em frases exclamativas. Que jogo emocionante!

O QUE como pronome relativo é usado com ou sem antecedente O QUE como pronome relativo é usado com ou sem antecedente. É utilizado com o intuito de substituir um substantivo, evitando sua repetição. Observe: Ofereceram-me um carro na loja. Não gostei do carro. Fica assim: Não gostei do carro que me ofereceram na loja.

a) Você está se referindo a quê? O QUÊ (com acento) é um monossílabo tônico que pode servir como pronome (no final de frase) ou como substantivo. Observe os exemplos: a) Você está se referindo a quê? pronome interrogativo no final de frase b) Ele tem um quê de poeta. substantivo

O QUÊ como pronome interrogativo é usado no final de frases. Eles duvidam de quê? O QUÊ ainda pode ser um substantivo, com o sentido de “alguma coisa”. Essa paixão tem um quê de magia.

(pronome ou conjunção) (pronome ou substantivo) QUE (pronome ou conjunção) QUÊ (pronome ou substantivo) Pergunte o que eles vão fazer. Vocês vão fazer o quê? Que faculdade você está cursando? Você está estudando o quê? Gostei do filme que vi. O filme tem um quê de crítica literária. Venha antes que seja tarde. A vida tem seus quês.

POR QUE \ POR QUÊ Em Casablanca (1942), os personagens Rick (Humphrey Bogart) e Ilsa Lund (Ingrid Bergman) estão no aeroporto na cena final do filme. Rick – Escute, você vai naquele avião. Ilsa – Por que, e você? Rick – Eu fico aqui até que o avião esteja bem longe. Ilsa – Não, Richard, não. O que aconteceu ontem à noite...

POR QUE Observe: pronome interrogativo Por que, e você? por qual razão, por qual motivo Por que, e você? POR QUE pronome relativo pela qual Esta é a estrada por que passo todos os domingos.

Quando equivaler a por qual razão, por qual motivo, trata-se da preposição por seguida do pronome interrogativo que.

Quando equivaler a pelo qual, pelas(os) quais, trata-se da preposição por + pronome que. Ex: Os motivos por que não aceitei o trabalho são estarrecedores. O sentimento que cultivo é o motivo por que não aceitei que fosse embora dessa casa.

Tal como o QUE, o pronome interrogativo recebe acento quando aparecer no fim da frase (ou seja, antes do ponto final, de exclamação ou interrogação). POR QUÊ pronome interrogativo no final da frase por qual razão, por qual motivo

Ela desistiu da mudança de cidade por quê? Torço muito para esse time, mas nem sei por quê.

PORQUE ou PORQUÊ

Escrever junto significa que reconhecemos como uma palavra só Escrever junto significa que reconhecemos como uma palavra só. Mas quando é que usamos o acento? E quando é que não o utilizamos? “Hoje lembrando-me dela Me vendo nos olhos dela Sei que o que tinha de ser se deu Porque era ela Porque era eu” Chico Buarque, Porque era ela, porque era eu

Escreve-se PORQUE (uma só palavra e sem acento) quando se trata de uma conjunção. Equivale ao uso de uma vez que, visto que; pode ter também o sentido de pois. Ex: Fez um bom concurso porque estudou bastante. Venha logo porque vai começar a chover.

Já o PORQUÊ (uma só palavra e com acento) quando se trata de um substantivo. Veja mais exemplos a seguir: Ex: Não entendo o porquê do seu desprezo. O porquê das desistências vai nos ajudar a traçar novas metas.

POR QUE POR QUÊ

PORQUE PORQUÊ