Direito a Não Viver na Pobreza Objetivos de Desenvolvimento do Milénio

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PORQUÊ? DIREITOS E DEVERES.
Advertisements

Organização Pan-Americana da Saúde.... Melhoria da Saúde nas Américas Até onde chegamos e que mais precisamos fazer? Mirta Roses Periago Diretora Melhoria.
O Mito do Desenvolvimento Sustentável e a Economia Verde na Rio+20
POBREZA E RAÇA NO SÉCULO 21
Anna Barbara dos Santos e Mariana Siqueira
Quais são os Objectivos do Milénio?
AS RELAÇÕES DE PODER NO MUNDO
Intersetorial Micro Área Sousas. A participação do Centro de Saúde Sousas teve início em 2003, quando os serviços da região (OGs e ONGs) passaram a elaborar.
Delivering sustainable solutions in a more competitive world Biodiesel e o MDL – Oportunidades e Desafios Braulio Pikman 20 de Outubro de 2006.
Objetivos de Desenvolvimento do Milênio
Desenvolvimento Sustentável e a Necessidade de Respostas Estratégicas
MINISTÉRIO DA ENERGIA DIRECÇÃO NACIONAL DE ENERGIAS NOVAS E RENOVÁVEIS
DIRECÇÃO PROVINCIAL DE RECURSOS MINERAIS E ENERGIA DE MANICA
OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO DO MILÊNIO – O DESAFIO DOS RELATÓRIOS NACIONAIS II Encontro Nacional de Produtores e Usuários de Informações Sociais e Territoriais.
Assinada por líderes políticos de 189 nações, incluindo Portugal. Países desenvolvidos e em desenvolvimento comprometem-se a: combater a pobreza e a fome,
Uma visão sobre a educação nos Camarões Ao Encontro da Educação Intercultural: o Desafio da Escola Multicultural.
MORTALIDADE INFANTIL Portugal foi o quarto país que mais progrediu Portugal foi um dos países que mais progrediu no combate à mortalidade infantil. De.
António Gonçalves Henriques
Oficina Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e Educação Fiscal
Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e Educação Fiscal
Saúde Coletiva e Meio Ambiente
AS MULHERES NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA
Direitos das Minorias © 2013
Direito à Saúde © 2013 Federal Ministry for Foreign Affairs of Austria
Centro de Direitos Humanos
Direitos Humanos da Criança
Direito a não Viver na Pobreza
Direito à Privacidade © 2013
ONU ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS
Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável
Metas do Milênio: 8 formas de mudar o mundo.
Progresso de metas e diretrizes em cúpulas Exemplo: pobreza 1972: Direito fundamental de liberdade e igualdade 1987: Direito fundamental de ambiente adequado.
3º Diálogo Comunitário sobre Sustentabilidade Local
INDICADORES DE POBREZA
M I S S Ã O D O F Ó R U M Engajar democraticamente o 1º, 2º e 3º Setores da Região Metropolitana de Campinas, através de planos e ações que concretizem.
Quiz Objectivos do Milénio
Direitos Humanos - Direitos Econômicos e Sociais -
ODM e Deficiência ODM 1. Erradicar a pobreza extrema e a fome. A quinta parte dos pobres do mundo tem uma deficiência. A efetividade dos programas de redução.
© 2013 DIREITO À DEMOCRACIA Dimensão de Segurança Humana Federal Ministry for Foreign Affairs of Austria Centro de Direitos Humanos Faculdade de Direito.
© 2013 Proibição da Tortura Dimensão de Segurança Humana Federal Ministry for Foreign Affairs of Austria Centro de Direitos Humanos Faculdade de Direito.
United Nations Development Programme
Erradicar a Pobreza Extrema e a Fome
África – Condições de Vida
DESENVOVIMENTO INCLUSIVO e os
Avanços dos ODM no Paraná
© 2013 DIREITOS HUMANOS DAS MULHERES Dimensão de Segurança Humana Federal Ministry for Foreign Affairs of Austria Centro de Direitos Humanos Faculdade.
“Podem as empresas sustentáveis
De forma participativa é possível começarmos a resolver os problemas ambientais, sociais e econômicos do nosso país, da nossa região, da nossa cidade ,
A 5 anos dos ODM, Brasil atinge duas metas País reduziu pobreza e fome e controlou doenças, como preveem os Objetivos do Milênio; esgoto e óbito materno.
CONCEITOS PARA ELABORAÇÃO DE INDICADORES DE SAÚDE
Capítulo 14 – Os fluxos migratórios e a estrutura da população
Evolução histórica da questão ambiental
© 2013 Direito à Educação e Segurança Humana Federal Ministry for Foreign Affairs of Austria Centro de Direitos Humanos Faculdade de Direito Universidade.
Mário F G Monteiro (IMS-UERJ) Leila Adesse (IPAS - Brasil) Jacques Levin (IMS-UERJ) Mulheres Negras e a Mortalidade Materna no Brasil TRABALHO APRESENTADO.
REFORÇO DA COOPERAÇÃO INTERNACIONAL Trabalho realizado por: Alexandra Silva Daniel Silva.
PERÍODO DE PROGRAMAÇÃO ESTRATÉGIA E PRIORIDADES Lisboa 20 Fevereiro 2006 NUNO VITORINO Coordenador Grupo de Trabalho QREN.
SOLUÇÕES PARA ATENUAR CONTRASTES DE DESENVOLVIMENTO
PNUD 2003 UM PACTO ENTRE NAÇÕES PARA ELIMINAR A POBREZA HUMANA.
Paulo Gonzaga Mibielli de Carvalho Frederico Cavadas Barcelos
1. Compreender soluções que procuram atenuar os contrastes de desenvolvimento
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e as empresas
O fim da AIDS pós-2015: Um movimento para transformação.
Aula 4.  Nesta aula a discussão será o debate em torno das questões fundamentais do crescimento e do desenvolvimento econômicos.  Assim, nossa preocupação.
Promoção da Saúde e as ESP’s do século XXI Antônio Ivo de Carvalho Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca / FIOCRUZ Maio de 2005.
OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO DO MILÊNIO.  Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.
CONAE 2010 – Brasília Prof° Ms. Marco Antonio Soares – Secretário de Direitos Humanos da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação)
Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO DO MILÊNIO: uma Agenda para acelerar o Desenvolvimento Humano Carlos Lopes.
Desigualdade e Globalização;
HISTÓRICO LUTAMOS DESDE 1990 PELOS DIREITOS DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES EM TODO BRASIL Nasceu da sensibilização de um grupo de empresários do setor.
Transcrição da apresentação:

Direito a Não Viver na Pobreza Objetivos de Desenvolvimento do Milénio Centro de Direitos Humanos Faculdade de Direito Universidade de Coimbra Direito a Não Viver na Pobreza Objetivos de Desenvolvimento do Milénio Federal Ministry for Foreign Affairs of Austria © 2013

Adoptados pela Assembleia-Geral da ONU a 18 de dezembro de 2005. Direito a não Viver na Pobreza Centro de Direitos Humanos Faculdade de Direito Universidade de Coimbra 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milénio com diversas metas a ser atingidas. Adoptados pela Assembleia-Geral da ONU a 18 de dezembro de 2005. A ser atingidos até 2015, alguns dos quais mais cedo, outros mais tarde. Monitorizados pelo Secretário-Geral da ONU e pelo PNUD (Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas). © 2013

Objetivo 1: Erradicar a pobreza extrema e a fome. Direito a não Viver na Pobreza Centro de Direitos Humanos Faculdade de Direito Universidade de Coimbra Objetivo 1: Erradicar a pobreza extrema e a fome. Reduzir para metade a proporção da população mundial cujo rendimento é inferior a 1 dólar por dia. Reduzir para metade a percentagem da população que passa fome. __________________________________________ O Relatório de Desenvolvimento Humano do PNUD de 2005 relatava que ainda mais de 1.2 biliões de pessoas em todo o mundo vivem com menos de um dólar por dia. Outros 1.5 biliões de pessoas devem sobreviver com um a dois dólares por dia. © 2013

Objetivo 2: Alcançar a educação primária universal. Direito a não Viver na Pobreza Centro de Direitos Humanos Faculdade de Direito Universidade de Coimbra Objetivo 2: Alcançar a educação primária universal. Garantir que todas as crianças, meninos e meninas, terminem um ciclo completo do ensino primário. __________________________________________ Tal como demonstrado pelo Relatório dos ODM de 2005, uma em cada cinco meninas em idade escolar (escola primária) não frequenta a escola; um em cada seis meninos com essa idade não frequenta a escola. © 2013

Objetivo 3: Promover a igualdade do género e empoderar as mulheres. Direito a não Viver na Pobreza Centro de Direitos Humanos Faculdade de Direito Universidade de Coimbra Objetivo 3: Promover a igualdade do género e empoderar as mulheres. Eliminar as disparidades de género no ensino primário e secundário, se possível até 2005, e em todos os níveis de ensino, o mais tardar até 2015. _________________________________________ Há várias medidas a ser tomadas; os dados demonstram que o sucesso ainda não foi alcançado. Em 2005, 14 milhões de meninas não frequentavam o ensino básico – uma falha clara na prossecução do primeiro segmento deste objetivo. (Fonte: Relatório de Desenvolvimento Humano do PNUD de 2005, p. 44) © 2013

Objetivo 4: Reduzir a mortalidade infantil. Direito a não Viver na Pobreza Centro de Direitos Humanos Faculdade de Direito Universidade de Coimbra Objetivo 4: Reduzir a mortalidade infantil. Reduzir em dois terços a taxa de mortalidade de menores de cinco anos. __________________________________________ Em 2002, a cada três segundos morria uma criança – quase todas nos países em vias de desenvolvimento. A mortalidade infantil é um indicador importante relativo ao desenvolvimento humano. (Relatório de Desenvolvimento Humano do PNUD de 2005, p. 27) © 2013

Objetivo 5: Melhorar a saúde materna. Direito a não Viver na Pobreza Centro de Direitos Humanos Faculdade de Direito Universidade de Coimbra Objetivo 5: Melhorar a saúde materna. Reduzir em três quartos a taxa de mortalidade materna. __________________________________________ Os dados sobre a mortalidade materna revelam o estado das outras áreas do desenvolvimento humano. Tal como aponta o Relatório dos ODM de 2006, a mortalidade materna depende em grande medida do estado da saúde pública e da disponibilidade de pessoal médico.(Relatório dos ODM de 2006, p. 12) © 2013

Objetivo 6: Combater o VIH/SIDA, a malária e outras doenças. Direito a não Viver na Pobreza Centro de Direitos Humanos Faculdade de Direito Universidade de Coimbra Objetivo 6: Combater o VIH/SIDA, a malária e outras doenças. Deter e começar a reduzir a propagação do VIH/SIDA. Deter e começar a reduzir a incidência da malária e de outras doenças. __________________________________________ O combate intensificado ao VIH/SIDA e outras doenças deve ser acompanhado de uma estratégia abrangente, por exemplo, através da garantia de acesso em condições de igualdade à educação, do empoderamento das mulheres, entre muitas outras medidas (Relatório de Desenvolvimento Humano do PNUD de 2006, p.48.) © 2013

Objetivo 7: Assegurar a sustentabilidade ambiental. Direito a não Viver na Pobreza Centro de Direitos Humanos Faculdade de Direito Universidade de Coimbra Objetivo 7: Assegurar a sustentabilidade ambiental. Integrar os princípios do desenvolvimento sustentável nas políticas e programas nacionais: inverter a perda de recursos ambientais. Reduzir para metade a percentagem da população sem acesso sustentável a água potável. Até 2020, melhorar consideravelmente a vida de pelo menos 100 milhões de pessoas que vivem em bairros degradados. © 2013

Objetivo 8: Desenvolver uma parceria global para o desenvolvimento. Direito a não Viver na Pobreza Centro de Direitos Humanos Faculdade de Direito Universidade de Coimbra Objetivo 8: Desenvolver uma parceria global para o desenvolvimento. Continuar a criar um sistema comercial e financeiro aberto, baseado em regras, previsível e não discriminatório. Responder às necessidades especiais dos países menos avançados. Responder às necessidades especiais dos países sem litoral e dos pequenos Estados insulares em desenvolvimento. Tratar de uma maneira global os problemas da dívida dos países em desenvolvimento. © 2013

Objetivo 8: Desenvolver uma parceria global para o desenvolvimento. Direito a não Viver na Pobreza Centro de Direitos Humanos Faculdade de Direito Universidade de Coimbra Objetivo 8: Desenvolver uma parceria global para o desenvolvimento. Em cooperação com os países em desenvolvimento, desenvolver estratégias para o trabalho decente e produtivo da juventude. Em cooperação com as empresas farmacêuticas, assegurar o acesso a medicamentos essenciais a preços comportáveis, nos países em desenvolvimento. Em cooperação com o sector privado, tornar acessíveis os benefícios das novas tecnologias - em especial nas áreas da informação e da comunicação. © 2013

Algumas questões subsistem…. Direito a não Viver na Pobreza Centro de Direitos Humanos Faculdade de Direito Universidade de Coimbra Por que razão necessitamos dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio? Quais são as áreas problemáticas a este respeito? Vê discrepâncias entre os ODM e o processo de globalização? Na sua opinião, o seu país contribui em medida suficiente para se poderem alcançar os ODM? Como pode ser medido o sucesso na implementação, quando faltam dados estatísticos fiáveis? © 2013

UNDP Human Development Report 2006, http://hdr.undp.org/reports/ Informação adicional Direito a não Viver na Pobreza Centro de Direitos Humanos Faculdade de Direito Universidade de Coimbra United Nations Millennium Declaration, A/RES/55/2, 18 December 2000, http://www.un.org/millennium/declaration/ares552e.pdf UN Millennium Development Goals Report 2006, http://mdgs.un.org/unsd/mdg/Resources/Static/Products/Progress2006/MDGReport2006.pdf UNDP Human Development Report 2006, http://hdr.undp.org/reports/ © 2013