MATEMÁTICA IDÉIAS DAS OPERAÇÕES Educa+Ação Capacitação Inicial de Professores Registro – SP 12.02.2008
O ensino da Matemática está organizado em grandes eixos: NÚMEROS; GEOMETRIA; MEDIDAS; TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO. A resolução de problemas e os jogos são metodologias transversais a todos os eixos.
NÚMEROS SENSO NUMÉRICO OS SIGNIFICADOS DAS OPERAÇÕES TÉCNICAS OPERATÓRIAS SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL CÁLCULO MENTAL E ESTIMATIVA NÚMEROS RACIONAIS – FRAÇÃO E DECIMAIS
OS SIGNIFICADOS DAS OPERAÇÕES ADIÇÃO: IDÉIA DE JUNTAR – MARCOS TEM 8 BOLINHAS E JOÃO TEM 5. QUANTAS BOLINHAS OS DOIS TÊM JUNTOS? IDÉIA DE ACRESCENTAR – MARCOS TINHA 8 BOLINHAS E GANHOU MAIS 5 DE SUA TIA. COM QUANTAS BOLINHAS FICOU?
OS SIGNIFICADOS DAS OPERAÇÕES SUBTRAÇÃO IDÉIA SUBTRATIVA (tirar) - Marcelo tinha 8 figurinhas e perde 5 no jogo. IDÉIA ADITIVA (quanto falta) – Marcelo já leu 20 das 80 páginas do livro. Quantas ainda precisa ler? IDÉIA COMPARATIVA – (quantos a mais/ a menos) 5 tem 3 a mais que 2.
OS SIGNIFICADOS DAS OPERAÇÕES MULTIPLICAÇÃO ADIÇÃO DE PARCELAS IGUAIS 4X3 = 4 + 4 + 4 IDÉIA COMBINATÓRIA 6 sabores de sorvete com 3 coberturas diferentes
OS SIGNIFICADOS DAS OPERAÇÕES DIVISÃO IDÉIA DE REPARTIR – Tenho 24 balas para distribuir entre 3 crianças. Quantas balas cada criança receberá? IDÉIA DE MEDIDA – Quantos pacotes com 3 figurinhas podem ser feitos a partir de 24 figurinhas?
DIFERENTES ESTRATÉGIAS DE RESOLUÇÃO MATERIAL DOURADO – ADIÇÃO
SUBTRAÇÃO
MULTIPLICAÇÃO 4 x 2 = 8 = 2 x 12 = 24
DIVISÃO 84 : 2 = 24
DIFERENTES ESTRATÉGIAS DE RESOLUÇÃO DECOMPOSIÇÃO 25 + 75 = 25 + 70 + 5 = 30 + 70 = 100 25 + 75 = 20 + 5 + 70 + 5 = 90 + 10 = 100 D 30 - 20 = 10 U 4 - 3 = 1 11 34 - 23 =
DIFERENTES ESTRATÉGIAS DE RESOLUÇÃO ÁBACO 23 + 15 = 38 17 - 12 = 5 D U X 2 1 3 5 D U D U + 2 3 1 5 8 D U 1 7 1 2 5 -
DIFERENTES ESTRATÉGIAS DE RESOLUÇÃO DESENHO CÁLCULO MENTAL Estratégias variadas de cálculo mental presentes nas apostilas
DIFERENTES ESTRATÉGIAS DE RESOLUÇÃO TÉCNICA OPERATÓRIA Adição: sem agrupamento) ( sem reserva) com agrupamento ( com reserva) Subtração: sem desagrupamento (sem recurso) com desagrupamento (com recurso) Multiplicação: produto de dois números – os fatores podem ser números de um ou mais algarismos Divisão: produto de dois números – os fatores podem ser números de um ou mais algarismos