MATEMÁTICA IDÉIAS DAS OPERAÇÕES

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Exercícios Resolvidos
Advertisements

Programa Ler e Escrever Matemática
1º encontro de formação – 23/03/2010
Sistemas de Numeração O número é um conceito abstrato que representa a idéia de quantidade. Sistema de numeração é o conjunto de símbolos utilizados para.
Nome : Resolve estas operações começando no centro de cada espiral. Nos rectângulos põe o resultado de cada operação. Comprova se no final.
UM PROFESSOR SEMPRE AFETA A ETERNIDADE
Vetores Representação e características Operações I Decomposição
Unidade 2.3 – Porcentagens e Juros Simples
3.(ESPM) Num cofrinho há somente moedas de 25 e 10 centavos que perfazem exatamente R$ 2,35. A probabilidade de haver mais moedas de 25 do que de.
Matemática Financeira Revisão
NÚMEROS NATURAIS Alunas: Debora e Rita
Análise dos resultados Avaliação da Aprendizagem em Processo / SARESP
POTENCIAÇÃO DE NÚMEROS RACIONAIS
Oficina de Frações.
Trabalho de Matemática Professora: Kênia Furtado
Trabalho de matemática
PROJETO APRENDENDO A CONTAR.
SENTIDO DE NÚMERO RACIONAL
Programa e Metas Curriculares de Matemática
Oficina de Matemática Paracatu, 22 de junho de 2012
Material Dourado.
PCNP Célia Núcleo Pedagógico de Jacareí
Alfabetização Matemática CAMPO ADITIVO
Brincando com os números Cristiane Keller.
Porcentagem e juros.
Desafio Determine o resultado da soma total dos 100 primeiros algarismos pertencentes aos ℕ*
Nível de alfabetização O que dizem os índices da
CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica
TEMA 4: Adição de Números Inteiros e Decimais
CENTRO UNIVERSITÁRIO Franciscano
Salas de Matemática.
O Uso da Calculadora no Ensino de Matemática Prof. Disney Douglas
Minino Múltiplo Comum.
AULA 5 Função Logarítmica.
JOGO: PERGUNTAS E RESPOSTAS
Matemática Básica – Aula 1
OPERAÇÕES COM NÚMEROS NATURAIS
Educação Matemática Números e operações aritméticas segundo Terezinha Nunes, Tânia Maria Mendonça Campos, Sandra Magina e Peter Bryant.
Algarismos Significativos
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 05
Fazendo Medidas Prof. Joni.
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
CÁLCULO MENTAL Conjunto de saberes e processos mentais que um indivíduo mobiliza, objectiva e subjectivamente para: Desenvolver estratégias pessoais de.
ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES REGISTRO 06/07/2007 “RESOLVENDO PROBLEMAS”
OPERAÇÕES NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Mestrandos: Agnaldo de Oliveira Daiane Corrêa Juliana Alves
FATORAÇÃO E PRODUTOS NOTÁVEIS – PARTE III PROFESSORAS MARCIA E VIVIAN.
LICEU PROFESSOR FRANCISCO OSCAR RODRIGUES
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
Colégio Geração Valparaíso - GV
Desafio das Operações – Finalidade Educacionais
LEMA 1 Utilização de material concreto no Ensino de Matemática
POTENCIAÇÃO E RAIZ QUADRADA DE NÚMEROS RACIONAIS
ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO COM NÚMEROS DECIMAIS
O algoritmo Profa Roberta Schnorr Buehring. Situações problema: RESOLVA MENTALMENTE: Tenho R$400,00 e vou gastar R$48,00. Com quantos reais vou ficar?
Lição nº52 e /11/2013 Sumário: Tratamento de Dados: frequências, mediana,gráficos e dados agrupados em classes.
Cadernos de Formação do PNAIC- MEC
PCNP Célia Núcleo Pedagógico de Jacareí
O que são? (clique para passar os slides)
Resolução de problemas: concepções
Módulo 10 Algoritmos tradicionais
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 07
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 07
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 08
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DO CAMPO ADITIVO E ESTRATÉGIAS DE ENSINO
Sequência Didática Adição até o número 20
Teoria dos Campos Conceituais
Matemática Operações com números naturais:
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
Transcrição da apresentação:

MATEMÁTICA IDÉIAS DAS OPERAÇÕES Educa+Ação Capacitação Inicial de Professores Registro – SP 12.02.2008

O ensino da Matemática está organizado em grandes eixos: NÚMEROS; GEOMETRIA; MEDIDAS; TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO. A resolução de problemas e os jogos são metodologias transversais a todos os eixos.

NÚMEROS SENSO NUMÉRICO OS SIGNIFICADOS DAS OPERAÇÕES TÉCNICAS OPERATÓRIAS SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL CÁLCULO MENTAL E ESTIMATIVA NÚMEROS RACIONAIS – FRAÇÃO E DECIMAIS

OS SIGNIFICADOS DAS OPERAÇÕES ADIÇÃO: IDÉIA DE JUNTAR – MARCOS TEM 8 BOLINHAS E JOÃO TEM 5. QUANTAS BOLINHAS OS DOIS TÊM JUNTOS? IDÉIA DE ACRESCENTAR – MARCOS TINHA 8 BOLINHAS E GANHOU MAIS 5 DE SUA TIA. COM QUANTAS BOLINHAS FICOU?

OS SIGNIFICADOS DAS OPERAÇÕES SUBTRAÇÃO IDÉIA SUBTRATIVA (tirar) - Marcelo tinha 8 figurinhas e perde 5 no jogo. IDÉIA ADITIVA (quanto falta) – Marcelo já leu 20 das 80 páginas do livro. Quantas ainda precisa ler? IDÉIA COMPARATIVA – (quantos a mais/ a menos) 5 tem 3 a mais que 2.

OS SIGNIFICADOS DAS OPERAÇÕES MULTIPLICAÇÃO ADIÇÃO DE PARCELAS IGUAIS 4X3 = 4 + 4 + 4 IDÉIA COMBINATÓRIA 6 sabores de sorvete com 3 coberturas diferentes

OS SIGNIFICADOS DAS OPERAÇÕES DIVISÃO IDÉIA DE REPARTIR – Tenho 24 balas para distribuir entre 3 crianças. Quantas balas cada criança receberá? IDÉIA DE MEDIDA – Quantos pacotes com 3 figurinhas podem ser feitos a partir de 24 figurinhas?

DIFERENTES ESTRATÉGIAS DE RESOLUÇÃO MATERIAL DOURADO – ADIÇÃO

SUBTRAÇÃO

MULTIPLICAÇÃO 4 x 2 = 8 = 2 x 12 = 24

DIVISÃO  84 : 2 = 24

DIFERENTES ESTRATÉGIAS DE RESOLUÇÃO DECOMPOSIÇÃO 25 + 75 = 25 + 70 + 5 = 30 + 70 = 100 25 + 75 = 20 + 5 + 70 + 5 = 90 + 10 = 100 D 30 - 20 = 10 U 4 - 3 = 1 11 34 - 23 =

DIFERENTES ESTRATÉGIAS DE RESOLUÇÃO ÁBACO 23 + 15 = 38 17 - 12 = 5 D U X 2 1 3 5 D U D U + 2 3 1 5 8 D U 1 7 1 2 5 -

DIFERENTES ESTRATÉGIAS DE RESOLUÇÃO DESENHO CÁLCULO MENTAL Estratégias variadas de cálculo mental presentes nas apostilas

DIFERENTES ESTRATÉGIAS DE RESOLUÇÃO TÉCNICA OPERATÓRIA Adição: sem agrupamento) ( sem reserva) com agrupamento ( com reserva) Subtração: sem desagrupamento (sem recurso) com desagrupamento (com recurso) Multiplicação: produto de dois números – os fatores podem ser números de um ou mais algarismos Divisão: produto de dois números – os fatores podem ser números de um ou mais algarismos