1 Oferta Pública de Venda de 28,5 % do Capital Social da ENACOL, SA. Bolsa de Valores de Cabo Verde Veríssimo Pinto.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sumário Exercícios
Advertisements

PARTE II Microeconomia.
Sistema de Informação Gerencial
OPAS CONCORRENTES EM PORTUGAL José Pedro Fazenda Martins.
Negócios Internacionais Capítulo 2.3 O Meio Económico International Business 10e Daniels/Radebaugh/Sullivan 2004 Prentice Hall, Inc4-1.
1. 2 História do Banco BESA e a sua Missão Estratégias do BESA Meio Envolvente Transaccional Pontos de Reflexão Acções Comerciais.
Função accionista do Estado e ‘golden shares’
Jorge Morais Carvalho Regime legal Directiva 2008/48/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 23 de Abril, relativa a contratos de crédito.
A Disciplina do Mercado Electrónico na Comunidade Europeia Manuel David Masseno Porto Alegre, 13 de Junho de 2006.
A Regulação Europeia do Mercado Electrónico Manuel David Masseno Seminário Comércio Electrónico Internacional: que enquadramento normativo Beja, 11 Maio.
Prof Silvio Ribeiro ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS.
Sumário, aula 12 Intervenções do Governo Imposição de um Preço Máximos
Sumário, aula 10 Exercícios sobre elasticidade Elasticidade e despesa
Mercados Financeiros e o Caso Especial da Moeda
Visão Global da Macroeconomia UNIVERSIDADE DOS AÇORES
O ciclo de estratégia, planeamento, orçamento e controlo
Q.V.T Fator 2. Condições de segurança e saúde no trabalho. Dimensões
Programação da Produção
Departamento de Supervisão Indireta
Sistema de controle interno e Bom Governo: Luis Humberto Ramírez Barrios A&C Consultoría y Auditoría Empresarial Luis Humberto.
ECONOMIA PARA ADMINISTRADORES
Contrato de Compra e Venda de GLP entre Petrobras e Distribuidoras Cláusulas Divergentes – Nota Técnica 009/CDC/ de abril de 2007 Coordenadoria.
Auditoria de Segurança da Informação
Energia elétrica: Encargos e Tributos
SI STEMA N ACIONAL DE VALIAÇÃO A DA DUCAÇÃO E S UPERIOR.
Sistemas Corporativos do Estado de Minas Gerais
TEORIA DA OFERTA Teoria da Produção e Teoria dos Custos de Produção.
1 Novo Instrumento de Comercializacão Opcão Privada Novo Instrumento de Comercializacão Opcão Privada Porto Alegre-RS, 01 de mar;o de 2004.
Gerenciamento do Escopo
Matemática Financeira Desconto Simples
Terminologia de Capital de Giro.
La Supervisión de los Custodios en Brasil Aspectos Legales.
1 de fevereiro 2013 Reunião Entidades Beneficiárias Reunião Entidades Beneficiárias 1 O CUMPRIMENTO DAS REGRAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO.
GESTÃO DOCUMENTAL DCAR / SETOR DE ARQUIVO E MICROFILMAGEM 2004.
1 Oferta Pública de Subscrição de Obrigações da ELECTRA, SARL, com o Aval do Estado de Cabo Verde Sessão Especial Bolsa de Valores de Cabo Verde.
Introdução: O projeto IAB, que concebeu a rede IABr, tem as características necessárias para um empreendimento ser bem sucedido: clientes em crescimento.
Desenvolvimento de Produto / Suporte Universal de Motores e Componentes Mecânicos Desenvolvimento de Produto – 2004/ 2005.
GERENCIAMENTO DE AQUISIÇÕES PMBOK
PLENÁRIA FINAL.
1 ORÇAMENTO A proposta orçamentária para 2006 seguiu as normas técnicas federais e, particularmente, a Lei 4.320, de 17 de março de 1964 e a Portaria.
Os Temas da Microeconomia
Organização Industrial
B. Poupança, Investimento e Taxa de Juro Real Poupança e Investimento na Contabilidade Nacional Identidade fundamental CN (economia fechada): Y = C + I.
Organizações não governamentais e Sociedades transnacionais
Universidade São Marcos Curso: Gestão de Negócios Internacionais
ParanáParaná As atividades econômicas predominantes do Estado do Paraná têm se alterado de forma pronunciada, mas ainda mantendo sempre um equilíbrio.
CONCURSO BANCO DO BRASIL CEJURGS.
Brasília, 11 de Dezembro de 2008
SISTEMA DE CONTRATAÇÃO PÚBLICA
Teoria da oferta e procura Prof. Jorge Mendes de Sousa
1 ASPECTOS CONTEMPORÂNEOS DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA.
O ACESSO À INFORMAÇÃO DE SAÚDE
Trabalho realizado por: Sandra Leal. 10º3A
O PROCESSO DE CRÉDITO INFORMAÇÕES C´S DO CRÉDITO AVALIAÇÃO DE RISCO
Unidade Produção-Consumo Sustentável
Seminário APCER “Gestão de Valor: Criação de Valor para as partes interessadas” Lisboa, 29 de Junho de 2004 Direcção Qualidade e Segurança José Araújo.
José Alberto Ribeiro Carvalho
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.

1 Workshop de introdução à responsabilidade País, Mês de 20XX A Viagem de Ahmed.
Sessão Especial de Bolsa Oferta Pública de Venda de 26,35% do capital social da SCT Veríssimo Pinto.
Rio Verde - Goiás - Brasil
Divisão da Qualidade Assegurada Departamento da Qualidade
Seminário sobre o Papel dos Órgãos Sociais das Empresas Participadas pelo Estado Interação dos Gestores Públicos e Representantes do Estado com o IGEPE.
Análise de Demonstrações Financeiras.
Identificando Oportunidades
PIIP Programas de Investimentos em Infra- estruturas Prioritárias Apresentação do Documento de Orientação Estratégica CCB – Centro Cultural de Belém 05.
DIREITO ECONÔMICO IRAPUÃ BELTRÃO.
02 de Setembro Missão Assegurar adequada prestação de serviços aos consumidores e a sustentabilidade dos operadores nos sectores de energia, água,
Políticas econômicas > Função de controlar e regular a atividade econômica brasileira > Objetivo de fomentar o crescimento e a estabilidade econômica e.
Transcrição da apresentação:

1 Oferta Pública de Venda de 28,5 % do Capital Social da ENACOL, SA. Bolsa de Valores de Cabo Verde Veríssimo Pinto

2 A procura foi 6 vezes superior a quantidade disponível. Procura Total de para Acções. Oferta Pública de Venda foi um EXTRAORDINÁRIO SUCESSO!

3 Oferta Pública de Venda de 28.5% da ENACOL Visando a progressiva redução do envolvimento do Estado, enquanto agente económico directo, que se remete ao papel de regulador, e a privilegiar a adequada participação do sector privado na economia nacional, entendeu o Governo que o Estado deve alienar a sua posição na ENACOL, a sua qualidade de accionista directo na empresa, via OPV na BVC. A resolução da venda em Bolsa inscreve-se num contexto de participação de agentes económicos nacionais nas empresas privatizadas e, consequentemente, o desenvolvimento do sector privado na economia nacional, em absoluta observância dos preceitos de rigor, legalidade, transparência e salvaguarda dos interesses nacionais.

4 Oferta Pública de Venda de 28.5% da ENACOL Tratando-se de um sector estratégico para a economia de Cabo Verde, o Governo opta pela manutenção de Golden Share na empresa, que determina a necessidade da sua anuência em decisões que impliquem alterações ao estatuto, contrato de sociedade, fusão, cisão, transformação e dissolução da sociedade e na definição da estratégia e políticas que a empresa segue, bem como ter uma palavra determinante no que toca à definição dos princípios gerais da política de participação em sociedades, ou seja na compra e venda de empresas.

5 Oferta Pública de Venda de 28.5% da ENACOL O Governo elege como objectivo central da política energética a dotação do País de um sistema energético moderno e eficiente, capaz de garantir a provisão dos serviços necessários ao processo de desenvolvimento, crescimento e competitividade da economia Cabo-verdiana e melhoria do conforto e da qualidade de vida das populações. OPV destinou-se à venda de Acções, representativas de 28.5% do capital social da ENACOL, pertencentes ao Estado de Cabo Verde.

6 Preço de Oferta O preço para a venda das Acções é de 4.400$00 (quatro mil e quatrocentos escudos) por Acção, não incorporando qualquer desconto por Acção em relação ao Preço. Sobre o preço de venda recaiu as comissões das instituição financeiras receptoras das ordens de compra e da Bolsa, a pagar pelos adquirentes e pelo Oferente.

7 Destinatários e Período do Oferta A OPV foi destinada ao Público em Geral, nomeadamente emigrantes, investidores institucionais, pequenos aforradores e investidores na sua generalidade. O período para transmissão de ordens de compra na OPV decorreu entre as 8h00 do dia 26 de Março de 2007 e as 17h00 do dia 20 de Abril de 2007.

8 Critérios de Rateio Conforme estipulado no Prospecto a atribuição das acções fez-se de acordo com os seguintes critérios: Visando assegurar a efectiva participação dos pequenos investidores, todas as ordens de compra válidas, são satisfeitas até a uma quantidade máxima de 50 acções (a)atribuição de Acções proporcionalmente à quantidade da ordem não satisfeita; (b)satisfação das ordens que mais próximo ficarem da atribuição de um lote e, em caso de igualdade de condições, sorteio.

9 Consórcio de colocação

10 Documentos Legais A Oferta foi aprovada pela Auditoria Geral do Mercado de Valores Mobiliários sob o número 001/2007. Os documentos legais, designadamente, o Prospecto, o Anúncio de Lançamento e o Aviso de Sessão Especial foram publicados no Boletim de Bolsa e na imprensa escrita conforme preceituado pelo Regulamento 1/2000 da BCV. Em estrito zelo pela observância dos elevados princípios de protecção dos investidores através do fornecimento de informação completa, clara, e fidedigna sobre os valores mobiliários objecto da oferta

11 Resultado da OPV PROCURAEFECTUADO Nº Ordens Quantidade Válida Valor (cve)

12 Resultado da OPV PROCURAEFECTUADO

13 Colocação por Instituições Financeiras 47% 6% 25% 22% BCACECVBIBCN

14 Participação Segundo Nacionalidade 94% 6% N.º Tot Ordens de Ent Nacionais N.º Tot Ordens de Ent Estrangeiras

15 Volume de Ordens Segundo Nacionalidade 70% 30% Vol de Ordens Ent Nacionais Vol de Ordens Ent Estrangeiras

16 Volume de Ordens Segundo Residência 78% 22% Vol de Ordens Ent Residentes Vol de Ordens N/ Residentes

17 Estrutura Accionista após a OPV N.º Quantidade de Acções % Capital Social Trabalhadores ,5 % Estado ,1 % Outros Accionistas ,4 %

18 Atenção às Práticas de Corporate Governance! As sociedades cotadas em Bolsa devem estar à altura das expectativas nelas depositadas pelos investidores. Nesta conformidade, cada empresa deve ser administrada e gerida em benefício de todos os accionistas e não em função de interesses de determinados grupos de accionistas ou para o benefício de determinados elementos da Administração.

19 Lista Parcial das Melhores Práticas de Governo das Sociedades O primado da informação relevante, fidedigna e em bases regulares; A eleição de um representante que defende os interesses dos pequenos accionistas, que monitorize a gestão da empresa e com influência significativa na tomada de decisões; Incentivo ao exercício do direito de voto Tratamento equitativo dos accionistas

20 Oferta Pública de Venda de 28,5 % do Capital Social da ENACOL, SA. Bolsa de Valores de Cabo Verde Veríssimo Pinto