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Divisão da Qualidade Assegurada Departamento da Qualidade

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Apresentação em tema: "Divisão da Qualidade Assegurada Departamento da Qualidade"— Transcrição da apresentação:

1 Divisão da Qualidade Assegurada Departamento da Qualidade
DQA Curso de Reciclagem Processo de Auditor Interno – TI-1354 31 de Agosto de 2004

2 Divisão da Qualidade Assegurada
Programa do Curso: Relembrando os Princípios de Gestão da Qualidade PDCA / 5W2H Indicador e Índice Discussão sobre Mapeamento de Processo e Monitoramento Avaliação das Últimas Auditorias Texto de Não Conformidade

3 Princípios de Gestão da Qualidade ...
Curso de Reciclagem Princípios de Gestão da Qualidade ...

4 Determinar necessidades expectativas do Cliente
Princípios de Gestão da Qualidade FOCO NO CLIENTE Determinar necessidades & expectativas do Cliente Requisitos As organizações dependem dos Clientes Satisfação do Cliente

5 Princípios de Gestão da Qualidade
Os líderes estabelecem unidade de objetivo, orientação e ambiente interno no qual as pessoas se tornam plenamente envolvidas. LIDERANÇA A comunicação é um meio para evidenciar esse item.

6 Princípios de Gestão da Qualidade
ENVOLVIMENTO DE PESSOAS As pessoas são a essência da organização. O envolvimento pleno delas possibilita utilizar suas habilidades para benefício da organização. Evidências através de: Treinamento, Esclarecendo o que se espera delas.

7 Princípios de Gestão da Qualidade
Um resultado desejado é mais eficientemente atingido quando os recursos e as atividades são gerenciadas como um processo. ABORDAGEM DE PROCESSO Definição de entrada e saída, Medição, Métodos de controle / parâmetros. Fluxograma

8 Abordagem de Processo Entendendo mais...
Toda atividade que: Processo Recursos Gerencia Transforma entradas em saídas

9 ABORDAGEM DE PROCESSO Demonstração gráfica

10 Princípios de Gestão da Qualidade
Identificar, entender e gerenciar um sistema de processos inter-relacionados para um dado objetivo contribui para a eficácia e para a eficiência. ABORDAGEM SISTÊMICA PARA A GESTÃO

11 Abordagem Sistêmica para a Gestão Entendendo mais...
Na empresa têm muitos processos. Aplicação de um conjunto de processos Identificação Interação Gestão Abordagem sistêmica para a gestão

12 Princípios de Gestão da Qualidade
Melhoria contínua é um objetivo permanente da organização. MELHORIA CONTÍNUA É importante ter uma base de medição.

13 Princípios de Gestão da Qualidade
Decisões eficazes são baseadas em análise lógica e intuitiva de dados e informações. ABORDAGEM FACTUAL PARA TOMADA DE DECISÃO

14 Princípios de Gestão da Qualidade
O relacionamento mutuamente benéfico entre a organização e seus fornecedores aumenta a capacidade de ambos de criar valor. BENEFÍCIOS MÚTUOS NAS RELAÇÕES COM OS FORNECEDORES

15 Medir e Monitorar as ações Corretivamente. Melhoria continua
PDCA e 5W2H Definir Objetivos Estabelecer Procedimentos, Métodos e Indicadores. Recursos e Treinamento. Executar as ações Medir e Monitorar as ações Atuar Corretivamente. Melhoria continua Planejar Fazer Checar Agir Processo

16 Indicador e Índice

17 Conceito de Indicador:
Indicador e Índice Conceito de Indicador: É o parâmetro que medirá a diferença entre a situação desejada e a situação atual, ou seja, ele indicará um problema. O indicador permite quantificar um processo. São parâmetros representativos dos processos que permitem quantificá-los.

18 Indicador e Índice Conceito de Índice:
Representam o padrão de medida ou unidade de medida dos indicadores, permitindo uniformidade, estabelecimento de metas e acompanhamento. Sempre que possível, usar valores relativos.

19 Mapeamento de Processo e Monitoramento
Definição de Processo Conjunto de atividades inter-relacionadas que transformam os insumos, as entradas em Produto e que sempre pode ser melhorado.

20 x 0,05% Montagem Eletro-Eletrônico OS Processos Entrada 1 2 3 4 1 -
Formulário para Mapeamento de Processo – FMP-01 Nome do Processo: Propósito: Responsável/ Data Sérgio Cherubin – Montagem Eletro-Eletrônico Montagem e fornecimento de produtos eletro-eletrônico Processos Entrada 1 2 3 4 Documentos recebidos 1 - 2 - Execução Documentos Monitoramento Resultado Processos (Saída) 1 2 3 4 Documentos fornecidos Abertura de OP Software WinPlan Ordem de serviço Produto montado Separação de materiais Software Quadro Peças sobressalentes Matéria Prima Montagem Software STK Inspeção Controle de Painéis Testes Procedimentos Projeto “As Built” OS Folha de especificações Software Quadro Folha de especificações Relatório da Carteira e Controle de Painéis Indicador ( ) S ( ) N O que mede: Documento: Meta: Prazo: x Histórico de Melhorias / Ações Corretivas Data Descrição Documento Resp. Índice de retrabalho de placas eletrônicas Responsável NCPA Sérgio Cherubin Alterado o valor da meta Ata nº 11/2004 Sérgio Cherubin 0,05% 2004

21 Auditorias Internas

22 Resultados Auditorias Internas
Em 2004 foram programadas a realização de 3 auditorias internas (Maio, Agosto e Novembro).

23 Analisando resultados das
Auditorias Internas Analisando resultados das Não Conformidades em 2004

24 Analisando resultados das
Auditorias Internas Analisando resultados das Não Conformidades 2003 Monitoramento Processo e Controle da Produção: Itens da norma versão 2000 que os auditores deram bastante ênfase. Todo processo deve ser monitorado. Todos diretores também devem ficar atentos a este item da norma.(8.2.3)

25 Analisando resultados das
Auditorias Internas Analisando resultados das Não Conformidades em 2004 Análise Crítica: Todos devem trabalhar com o PDCA; Ter medição, indicador e realizar análise dos dados.

26 Principais considerações
Auditorias Internas Principais considerações O Auditor deve ter sempre uma visão gerencial; Conhecer bem o texto da norma; Aplicar no processo o PDCA e ter visão de melhoria contínua; Avaliar o processo com profundidade; (usar fluxograma) Dar ênfase no monitoramento.

27 Próximos Eventos Auditoria ISO 9001 dias 16 e 17 de Setembro
Auditoria SA 8000 dias 8 e 9 de Novembro Auditoria Interna 18 a 22 de Outubro Divulgação da norma SA8000 de a 08.10

28 Nossa Desafio Obrigado... Aprovação


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