Como Sublinhar?.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Preparar-me para um teste
Advertisements

Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado Apresentação do Imagine como tudo seria diferente se todos as crianças gostassem de ler…
1º ciclo do Ensino Básico Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro
Ser Bom Aluno, Bora Lá? Guia Prático para seres um Bom Aluno
Breves Noções Metodológicas de Leitura e Interpretação de Texto
4.º CONGRESSO EDUCAÇÃO HOJE – 1.º CICLO Ensinar a ler/ Formar leitores
COMO FAZER UM TRABALHO ESCRITO
Ficha de Leitura Ficha de Leitura 2012/2013.
Ficha de Leitura.
Como fazer esquemas Biblioteca Escolar.
Agrupamento Vertical de Escolas de Salir Escola Básica Integrada de Salir 2008/2009 Literacia Da Informação Guião de Pesquisa de Informação Modelo Big.
A memória de longo prazo. As consequências para o estudo.
Resumo.
CONHECENDO PELA LEITURA
Leitura trabalhada como método
Sugestões para tirar Apontamentos nas Aulas
GUIÃO DE PESQUISA DA INFORMAÇÃO THE BIG6
Metodologia Científica Divulgação de resultados
MATÉRIA 1.2 – Técnicas de leitura e de resumo Boa leitura  pré-requisito para um bom estudo Tarefa Inicial: 1) Examinar o livro (ou texto) no todo,
COMO TIRAR APONTAMENTOS
Agrupamento de Escolas Finisterra Febres Agrupamento de Escolas Finisterra Febres Realizado no Ano Lectivo CREM Centro de Recursos Educativos.
Escola EB 2,3/S Vale de Cambra
Como elaborar um trabalho de pesquisa
Prof. Dr. Eduardo J. Legal Curso de Psicologia UNIVALI - Itajaí
Como se faz um trabalho escolar?
SEMINÁRIO DESCENTRALIZADO
Biblioteca Escolar André Soares
1. Sugestões para o trabalho individual
AULA 6 Como Estudar.
NORMAS PARA SUBLINHAR Cada um pode adotar uma simbologia arbitrária e pessoal para sublinhar e fazer anotações à margem dos textos. Basta que a simbologia.
COMO SUBLINHAR, ESQUEMATIZAR E RESUMIR
Pesquisa Bibliográfica na Biblioteca Escolar
Rua Professor Veiga Simão | Fajões | Telefone: | Fax: | |
Para aprenderes a pesquisar A Biblioteca te irá ajudar
Encontro de Coordenadores de BE EB 2,3 e ES - Concelho de Sintra
Como fazer ANOTAÇÕES?.
NO CATÁLOGO DA BIBLIOTECA
POWER POINT.
Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado
Aula de leitura – COL Não basta ir às aulas para garantir êxito nas disciplinas, precisa-se ler e ler bem. Quem não sabe ler não saberá resumir, tomar.
COMO FAZER RESUMOS.
Como Estruturar Um Trabalho Escolar?
Metodologia Científica e Tecnológica
Fichamento e Resumo Produção de textos.
Trabalhos Científicos Usuais: Caracterização e Estrutura
farol das ideias de um texto
SISTEMAS OPERACIONAIS I Gerenciamento de Arquivos
CONHECENDO PELA LEITURA
Como se faz uma pesquisa? Como se trabalha em grupo
Trabalho nas regras ABNT
Importância da Leitura
ÁREA PROJECTO.
Como elaborar um trabalho de pesquisa
Como estruturar um trabalho de pesquisa Como fazer uma bibliografia
METODOLOGIA DA CIÊNCIA
Resumo.
Unidade 3 Processo de leitura.
Pode ser que um dia deixemos de nos falar.... Mas, enquanto
À descoberta do ambiente natural
Resumo.
Resumo.
A Seleção da Leitura Sublinhar e Resumir
Apontamentos sugestões e orientações práticas. Apontamentos nas Aulas Esta tarefa irá permitir-te estar mais atento e mais concentrado na aula. O registo.
FICHAMENTO.
a importância da leitura
REGRAS E MODELO PARA REALIZAÇÃO DE TRABALHOS ESCOLARES
Como fazer um resumo? Mediateca Escolar - Guia Prático.
APRESENTAÇÕES EM POWERPOINT (PPT) Guião de elaboração Biblioteca Escolar E.S. Marques de Castilho.
Literacia da Informação ESCOLA EB23 da Sertã BE/CRE.
Transcrição da apresentação:

Como Sublinhar?

SUBLINHAR é passar um traço por baixo das ideias, detalhes, notas e palavras mais importantes do texto que se está a ler ou a estudar.

Permite tirar bons apontamentos e fazer revisões rápidas quando se pretende fazer um resumo.  SUBLINHAR um texto é uma forma de estar mais atento, de captar melhor o que se lê e facilita também a memorização.

Como fazer?

Podes utilizar um lápis ou um marcador

Com um lápis ou um marcador 1. sublinha os títulos, substantivos, verbos, nomes próprios, adjetivos, datas de forma a reteres as ideias principais. 2. Sublinha também as palavras e frases que estejam destacadas a negrito ou a itálico e tudo o que consideres de especial interesse. 3. Utiliza diferentes tipos de sublinhados, para distinguires diferentes tipos de ideias.

Regras para sublinhar bem Depois de leres o texto, na segunda leitura, tenta sublinhar o que é essencial. Seleciona os elementos de informação mais importantes para sublinhares. Sublinha as frases que contêm esses elementos, de forma que, ao lê-las, percebas rapidamente a ideia principal. Dá mais importância às definições, fórmulas, esquemas e termos técnicos que constituam as ideias-chave. Não abuses dos traços e das cores. Em geral, basta destacar uma frase ou duas por parágrafo. Lembra-te que sublinhar tudo é o mesmo que não sublinhar nada.

Regras para sublinhar bem Sublinha de forma a que, ao leres só os sublinhados, te lembres de todo o texto e percebas o seu sentido. Assim, quando fores fazer revisões da matéria, terás o trabalho mais facilitado. Sublinha apenas livros pessoais. Não deves sublinhar os livros que te emprestam, seja de um amigo ou da biblioteca. Para além de ser uma falta de respeito. lembra-te que o sublinhado só funciona bem para quem o fez, pois cada pessoa tem o seu próprio método.

Símbolos que podes usar: Para enquadrar títulos Para marcar as ideias principais para marcar ideias secundárias,mas que também devem ser revistas mais tarde

Bibliografia Estanqueiro, A. (1995). Aprender a Estudar. Um Guia para o sucesso na Escola. Lisboa: Texto Editora. BE/CRE EB 2,3 Padre Alberto Neto. Fazer sublinhados. Acedido em 16 de fevereiro de 2013 em http://www.percursos.net/becre/sublinhados.htm Como sublinhar?. Acedido em 16 de fevereiro de 2013 em http://eb23cmat.prof2000.pt/sala/fazer/fazsubli.html Bibliotecas Escolares Agrupamento de Escolas Alves Redol, Vila Franca de Xira