Monitoramento SQL Server

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Criando aplicações WEB
Advertisements

EBSCOhost Estilo guiado de pesquisa avançada
Pesquisa Avançada, Tutorial de Estilo Orientado
Support.ebsco.com Pesquisa básica para bibliotecas públicas Tutorial.
WINDOWS Sistemas Operacionais PLATAFORMA TECNOLÓGICOS
SESAU - SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE FUNCAB – 2009
Support.ebsco.com Tutorial do Meu EBSCOhost Tutorial.
EBSCOhost Pesquisa básica para bibliotecas acadêmicas
Conhecendo o VS2008: Windows Forms X Web Forms X Web Services
BD em.NET: Passo a passo conexão com SQL Server 1º Semestre 2010 > PUCPR > BSI Bruno C. de Paula.
Support.ebsco.com A lista de resultados do EBSCOhost Tutorial.
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Sistemas de Bancos de Dados I 2º Semestre – 2010 Pedro Antonio Galvão Junior Fone:
Informática Aplicada.
FACULDADE DOS GUARARAPES
ODBC.
Tutorial de exercícios Estatística Básica Utilizando o Excel Delamaro e Marins 2a. Aula - Estatística Descritiva.
Banco de Dados Oracle AESO.
Daniel Paulo Introdução O tempo de resposta de um sistema é determinado pelo tempo que ele leva para retornar aos usuários às.
Administração de Sistema Operacional de Rede WindowsServer-2003 WindowsServer-2003 Ricardo de Oliveira Joaquim TECNOLÓGICOS.
Professor Victor Sotero
Módulo 4: Gerenciando o acesso aos recursos
Emitindo seu Certificado Digital
Tutorial de utilização do
Folha de Cálculo TIC 10.
MANUAL NOVA INTRANET 2010 IMPORTANTE! IMPORTANTE!
DOCUMENTO CONFIDENCIAL DA MICROSOFT Set 2009 | Página 1 | Apresentação para BDMs.
Curso Superior de Tecnologia: Sistemas para Internet
Query Tuning Lílian Simão Oliveira.
Microsoft Office Excel
Treinamento do Microsoft® Access® 2010
Silvane Gonçalves Analista de Sistemas
Administração de Sistema Operacional de Rede WindowsServer-2003 WindowsServer-2003 Ricardo de Oliveira Joaquim TECNOLÓGICOS.
VISÃO GERAL DO APLICATIVO.
FOLHA DE CÁLCULO.
Treinamento do Microsoft® Word 2010
Treinamento do Microsoft® Access® 2010
Na barra de mensagens, clique em Habilitar Edição,
Laboratório de Programação I Carlos Oberdan Rolim Ciência da Computação Sistemas de Informação.
Usando Microsoft Access 2010
Rodrigo Cristiano Silva
ACCESS 2007 EDIMILSON JÚNIOR.
POWER POWER POINT POINT.
Programação Orientada à Objetos
Projeto de Banco de Dados
07/04/2017 Linux Ubuntu 2.
Treinamento sobre SQL.
Luiz Antonio Torres, Maio/2014
MÓDULO 4 Como usar PubMed
ÁREA DE TRABALHO DO WINDOWS
Guia Rápido de Referência
Na barra de mensagens, clique em Habilitar Edição,
CONFIDENCIAL. Distribuição apenas para parceiros sob acordo de confidencialidade. A Microsoft não oferece garantias, expressas ou implícitas. © 2012 Microsoft.
Planilha Eletrônica - Excel
Academia de Ensino Superior 2007 O Ciclo de Dados.
Treinamento SQL Server
SQLite Banco de Dados II.
Retaguarda - Bloquear Programa
Encontrar e entrar em uma sala de chat Use a pesquisa do Lync para encontrar salas às quais você tenha acesso. Referência Rápida do Lync 2013 Chat Persistente.
Coordenação Regional de Tecnologia na Educação
Referência rápida do Lync 2013 para Office 365 © 2012 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados. Com o Lync é possível iniciar a colaboração.
Daniel Paulo Introdução O tempo de resposta de um sistema é determinado pelo tempo que ele leva para retornar aos usuários às.
Noções Básicas sobre o Word XP O que é o Word
Microsoft Excel.
Programação para Web I AULA 2 BANCO DE DADOS.
APRESENTAÇÃO PORTAL CITI CONTA CORRENTE
Banco de Dados -Aprendendo conceitos -Usando o SQL Conf para:
Conhecendo o Tutorial support.ebsco.com. EBSCOhost é uma poderosa ferramenta de referência online que oferece uma variedade de bases de dados de texto.
Pesquisando no EBSCOhost Tutorial. Bem-vindo ao tutorial sobre os eBooks da EBSCO. Neste tutorial, vamos conhecer como procurar e ler os livros eletrônicos.
Conteúdo Definir o Excel Definir o Excel Apresentar da área de Trabalho Apresentar da área de Trabalho Explorar a Barra de Ferramenta Explorar a Barra.
Transcrição da apresentação:

Monitoramento SQL Server Lílian Simão Oliveira

Ferramentas que auxiliam o monitoramento O SQL Server Management Studio fornece várias ferramentas para auxiliar o processo de desempenho de aplicação. As consultas e os procedimentos armazenados podem ser desenvolvidos e testados usando o Query Editor integrado, que substitui o SQL Server Query Analyzer. Mais análises podem ser feitas usando o SQL Server Profiler. As recomendações de ajuste de banco de dados são fornecidas por uma terceira ferramenta, o Database Tuning Advisor.

Query Editor Fornece uma interface gráfica com o usuário simples para executar consultas SQL e ver os resultados. Oferece, também, uma representação gráfica do showplan, as etapas escolhidas pelo otimizador para a execução das consultas.

Query Editor Um administrador pode usar para: Analisar consultas: O query editor pode mostrar um plano de execução gráfico ou textual para qualquer consulta, bem como exibir estatísticas referentes ao tempo e recursos necessários para executar qualquer consulta Formatar consultas SQL Usar modelos para procedimentos armazenados, funções e instruções SQL básicas

SQL Profiler É um utilitário gráfico que permite monitorar e registrar atividades de BD do SQL Server. Pode exibir todas as atividades do servidor em tempo real, ou pode criar filtros que focalizam as ações de determinados usuários, aplicações ou tipos de comandos. Pode exibir dados de desempenho indicando o tempo que a consulta levou para ser executada, quanta CPU e E/S foram necessárias e o plano de execução que a consulta usou.

SQL Profiler Permite monitorar cada instrução executada como parte de um procedimento armazenado, cada operação de modificação de dados, cada bloqueio adquirido ou liberado, ou cada corrência de um arquivo de B.D. crescendo automaticamente. O SQL Server divide a funcionalidade de rastreamento em 2 componentes: Do cliente – o SQL Profile suporta esse rastreamento Do servidor – a ferramenta de rastreamento SQL

SQL Profiler A Figura acima mostra uma sessão do profiler com o banco de dados usado no cluster do asp.net. Ao selecionarmos um item podemos ver também o texto completo, como foi feito para a stored procedure cs_forums_Post. Há colunas adicionais para CPU, Reads, Writes e Duration.

Query Analyzer Resultados do Query Analyzer

Query Analyzer Após obter a habilidade básica para examinar e extrair profiles de banco de dados, deve-se saber o que acontece a seguir. O próximo passo é examinar as consultas com o Query Analyzer, outra ferramenta útil para qualquer desenvolvedor que trabalha com o SQL Server. Assim como o Profiler é útil para obter as 50,000 visões básicas do sistema, o Query Analyzer é o microscópio para analisar os detalhes. Com o Query Analyzer, podemos executar consultas e stored procedures e obter uma exibição visual do plano de execução do SQL Server.

Query Analyzer Da mesma forma que o Profiler, o Query Analyzer é achado na pasta SQL Server no menu All Program. Também, será necessário completar o Connect para o diálogo SQL Server. Uma vez conectado, podemos passar para o nosso banco de dados, digitando o seguinte: use [databasename] A seguir, clicamos no botão play na barra de menu (ou realçamos o texto e pressionamos F5). Qualquer opção executará o SQL realçado. Em Profiler identificamos que a stored procedure cs_Sections_Get está lendo um volume extraordinariamente grande de dados - acima de 11,000 leituras! Podemos copiar o SQL trace do Profiler para o Query Analyzer e veremos então exatamente o que aquela consulta em particular está fazendo.

Analisando uma consulta Para rodar a consulta, primeiro colamos o conteúdo em Query Analyzer e a seguir selecionamos Query | Show Execution Plan na barra de ferramentas. Em seguida, realçamos o SQL e pressionamos F5 para executá-lo..

Analisando uma consulta Logo abaixo da consulta SQL que foi executada encontramos a grade de resultados que mostra o que foi retornado pela consulta. Neste caso foram retornados dois resultsets. O primeiro é uma lista de Sections (forums) e o segundo é um conjunto de permissões. O Community Server usa um sistema de permissões role-based para controlar o que os usuários podem ou não fazer dentro do sistema. Sempre que uma lista de Sections é recuperada, o sistema também refresca a lista de permissões para as mesmas. No canto inferior direito do Query Analyzer vemos o texto: "5430 rows". Isto indica o número total de linhas retornadas. Neste procedimento, havia uma falha na lógica de permissões que faria o sistema retornar uma lista equivalente à soma do total dos roles multiplicada pelo total de sections. No caso de forums.asp.net, há 29 roles únicos e 181 sections, o que equivale a 5,249 linhas. Somando as 181 linhas retornadas pelo primeiro resultset teremos um total geral de 5,430 linhas retornadas. Obviamente são muitas linhas. Na realidade, usando o Profiler e o Query Analyzer, esta Query particular foi otimizada para retornar menos de 250 registros - reduzindo a duração total para menos de 100 ms. Além de rodar consultas, o Query Analyzer nos permite analisá-las. Verificamos que a exibição do plano de execução foi habilitada antes de executar o SQL. O plano provê um diagrama visual de como SQL Server está executando a consulta, que índices utiliza e outros dados que podem nos ajudar a otimizar índices ou outros dados requeridos pelo SQL Server para aumentar o desempenho das consultas.

A Figura ao lado mostra cada consulta executada, o plano de execução, os índices usados, os joins e o volume de dados retornado em cada operação. Até mesmo as setas entre cada item têm significado: a espessura da seta é uma indicação visual de quantos dados foram retornados pela operação; isto é, uma consulta mal ajustada, teria muitas setas grossas, indicando operações que estão retornando provavelmente muitos dados.

O Application Center Test, o SQL Server Profiler e o SQL Server Query Analyzer são algumas das ferramentas mais poderosas para fazer o ajuste fino do desempenho de aplicações ASP.NET ou SQL Server. Estas ferramentas não só deveriam fazer parte do "cinto de ferramenta" dos desenvolvedores, como também deveriam ser usadas habitualmente para inspecionar o desempenho global das aplicações. Freqüentemente os desenvolvedores estão preocupados em otimizar rotinas dentro do código, no entanto estariam utilizando melhor seu tempo, dedicando-se a eliminar ou otimizar comunicações cross-process, tais como chamadas a banco de dados. Fonte: http://msdn.microsoft.com/pt- br/library/cc580638.aspx

SQL Monitor e Performace Monitor Fonte: http://sqlbrasil.blogspot.com/2010/02/video- aula-utilizando-sql-profiler-e-o.html