Analítica no Trânsito.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Movimento em I dimensão
Advertisements

MATEMÁTICA 7.º ANO Razões E  Proporções
A URBANIZAÇÃO ANTONIA A.PORTELA.
Prof: Michelly Gonçalves Fernandes Vitória 2007
Super Revisão Cinemática Escalar Básica - Velocidade
DESAFIOS DE MOBILIDADE PROPOSTAS EMERGENCIAIS
Transporte Público Urbano
SINALIZAÇÃO DE TRÂNSITO
Prof. Hebert Monteiro Movimento em I dimensão. Iniciaremos o nosso curso estudando a mecânica como ciência que estuda o movimento. A mecânica é dividida.
São Paulo Bárbara Galvão-3 Jéssica Teles-14 Patrick Almeida-32
Introdução à Otimização
Monitoramento de Veículos
Aquisições LINHA EXISTENTE Dimensionamento da Frota para Percursos Longos (Tc > Tp) O tempo de viagem de ida mais volta (Tv )mais os tempos.
Os lugares que formam o mundo
Professor : Rui Francisco M. Marçal Aluno : Erivelto Tschoeke – PPGEP-PM / 2009.
1)Vale tudo, vale tudo ... Só não vale dançar “homem com
ATIVIDADES DE REVISÃO TURMA 101 GEOGRAFIA- EVA CRISTINA
O que é 5(S)? ? 5(S) É a prática de hábitos que permitem mudanças nas relações... É a base de qualquer programa de qualidade. 1.
Razão: comparação de quantidades usando uma divisão.
O trânsito na cidade de São Paulo
Organização, Sistemas e Métodos Prof. Luciano Costa.
O HOMEM DA PRÉ HISTÓRIA.
Transporte Público Urbano
Conceitos introdutórios
Você sabia que já existe Carro movido a Ar Comprimido?
SISTEMAS DE MOBILIDADE INTELIGENTE
Módulo Financeiro Centro de Custo.
Cinemática – Principais Conceitos.
SIMBRACS 2013 Otávio Cunha Presidente Executivo
OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA 2011
ACESSIBILIDADE DE UM TERRITÓRIO CONCEITOS E INDICADORES
ACESSIBILIDADE DE UM TERRITÓRIO CONCEITOS E INDICADORES
Prof. Vasco Vasconcelos
Planejamento da Mobilidade Urbana para Cidades Sustentáveis
Projeto Volta. O conceito do Volt-a? O Volt-a é veículo com tração elétrica desenvolvido com o principal propósito de deslocamento com baixo custo, e.
CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA Faculdade de Tecnologia de Jundiaí TECNÓLOGO EM LOGÍSTICA E TRANSPORTES – GISELLE ROSATTI KRUMMRICH.
Tribunal de Contas do Estado do Paraná
EMPREENDEDORES EM AÇÃO PROF. NILSON R. FARIA Colégio Wilson Joffre.
Recursos hídricos.
Devolvendo a Cidade aos seus Donos
MOBILIDADE URBANA JÁ. MOBILIDADE URBANA JÁ Responsabilidade e direito de todos nós Mudança cultural Conscientização Participação social Ação Planejamento.
Escola Secundária de Emídio Navarro
Clica para continuar.
Uma possível estrutura básica da Redação do tipo Enem
Sugestão de Atividade:
Urbanização Brasileira
Rallye de Regularidade
Identificando Oportunidades
TABOÃO BOSQUE.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Professor: Jeferson A. Gottardi
INFORMÁTICA.
Patrícia A. Jaques (orientadora)‏
Margie Basso Física.
- Homem como animal político
Matemática e suas Tecnologias - Matemática
Ensino Médio. REELABORANDO COM O ENFOQUE ESCOLAR.
Poluição sonora em centros urbanos
Confiável, seguro e fácil de usar. O que é o Carona Brasil? Uma empresa que proporciona o encontro de pessoas, através da web, que desejam se utilizar.
FABIANA DE PAULA PEREIRA
Rio Como Vamos Mobilidade Urbana – Julho Quem somos Sistema de Indicadores por Regiões Administrativas Indicadores Municipais Indicadores Adicionais.
As diversas formas de organização da coletividade.
RP e Mobilidade Urbana. Mobilidade Urbana é a condição em que se realizam os deslocamentos de pessoas e cargas em uma localidade.
BUSMOBILE JOÃO SILVA JOÃO ULISSES SISTEMAS DE INFORMAÇÃO MULTIMÉDIA.
BUSMOBILE JOÃO SILVA JOÃO ULISSES SISTEMAS DE INFORMAÇÃO MULTIMÉDIA.
A Importância do Transporte Urbano
Bicicleta e mobilidade Conhecendo os dados
TRABALHO DE GEOGRAFIA Royther Hirano nº28 Vinicius Ribeiro nº30 Conteúdo Fornecido pelo Henrique 2ª EM.
Resultados Em São Paulo, a CET monitora mais de 30 rotas e realiza anualmente a Pesquisa de Desempenho do Sistema Viário Principal (DSVP) com dados de.
JORNAL DO ÔNIBUS: ACESSIBILIDADE E UTILIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO PELOS USUÁRIOS DO ÔNIBUS CONVENCIONAL E MOVE DE BELO HORIZONTE Professora: Adriana Bogliolo.
Transcrição da apresentação:

Analítica no Trânsito

Introdução No decorrer dos últimos anos a situação do trânsito em Curitiba vem causando discussão. Hoje a média de carros em circulação é de 1.054.535. Cada dia esse número cresce mais: são em média 500 novos carros por dia em circulação na cidade. Por isso o tempo gasto hoje, em uma mesma distância, é muito maior do que há alguns anos. Em Curitiba as estatísticas apontam aproximadamente 1 carro para cada 1.8 habitantes.

Com a falta de opções de emprego e estudos perto de suas casas, as pessoas acabam tendo que ir procurar lugares para trabalhar e estudar longe destas. Isso agrava ainda mais a situação pois, enquanto perto de suas casas as pessoas poderiam ir a pé ou de bicicleta, longe é preciso ir de carro ou de ônibus. Ou seja, aumenta ainda mais o número de carros que transitam pelas ruas da cidade, piorando a situação.

Vídeo 1-Trânsito em Curitiba

Vídeo 2-Trânsito em Curitiba

Motivos que levaram a essa situação: Facilidade na compra de automóveis; Condições precárias no transporte coletivo, não atendendo a demanda, sendo muitas vezes perigosos, demorados e com pouca infra-estrutura; O individualismo da sociedade. Muitas pessoas que moram próximas umas as outras e vão para lugares próximos poderiam oferecer carona, diminuindo o número de carros. Mas são poucos os casos; Comportamento desrespeitoso de motoristas no trânsito, podendo causar acidentes que pioram ainda mais a situação;

Problema 1 Na infância, Milena C(0,5) estudou na pré-escola Faz de Conta, próxima a sua casa. Devido a falta de opções de uma boa educação nas redondezas, seus pais escolheram o Colégio Medianeira M(2,1). Este localiza-se numa região mais movimentada e longe. Com isso Milena pega mais trânsito do que se estudasse em um colégio P(1,4) do bairro.

No plano cartesiano...

Há 10 anos, Milena saia de sua casa C(0,5) e ia até o colégio M(2,1) demorando aproximadamente 10 minutos para percorrer a distância de carro. Hoje, com o congestionamento e as obras na cidade, Milena demora aproximadamente 20 minutos para percorrer a mesma distância.

Mapa

Qual a distância da casa de Milena(0,5) até o colégio Medianeira(2,1)? Solução: Fórmula da distância: D= (2-0)²+(1-5)²  D= 4+16  D= 20  D=4,5 km Qual a velocidade média de sua casa até o Colégio Medianeira há 10 anos e hoje? Solução: Fórmula da velocidade V=d/t Há 10 anos: Passando 10min para hora:0,16horas V=4,5/0,16  V=28km/h Hoje: Passando 20 min para hora: 0,32 V=4,5/0,32  V=14km/h

Qual a distância da casa da Milena(0,5) até o Colégio P(1,4)? Solução: D= (1-0)²+(4-5)²  D= 1+1  D= 2  D= 1,4 km Se Milena opta-se por estudar no colégio da região, qual seria o tempo gasto que ela levaria de sua casa até o mesmo, hoje? Solução: V=d/t Utilizando a velocidade média atual que ela anda: 14=1,4/t  t=1,4/14  t=0,1h Passando 0,1h para minutos: 6 min

Problema 2 No Colégio Medianeira M(2,1) , muitos alunos que estudam lá, moram em localidades diferentes: alguns perto e outros longe. Milena, mora no ponto C(0,5). Luiz no ponto L(1,5), Letícia no ponto F(3,5) e Gabriela no ponto G(3,1).

Mapa

No plano cartesiano...

Qual a distância entre a casa da Letícia F(3,5) e o colégio C(2,1)? Fórmula: d= (2-3)² + (1-5)² d= 1 + 16 d= 17  d=4,1 km Qual a distância da casa do Luiz L(1,5) até o colégio C(2,1)? d= (1-2)² + (5-1)² d= 1+ 16

Qual a distância da casa da Gabriela G(3,1) e o colégio C(2,1)? Fórmula: d= (3-2)² + (1-1)² d= 1+0 d= 1 A distância da casa de Milena até o Medianeira já calculados, é de 4,5 km. A aluna que mora mais longe é Milena, com aproximadamente 4,5 km de distância em linha reta. Já Gabriela é quem mora mais perto, com aproximadamente 1 km de distância em linha reta.

Conclusões: Em uma pesquisa realizada com 80 pessoas chegamos a um resultado de 61 de 80 que moram longe, e 19 de 80 que moram perto de seu trabalho ou colégio. Ou seja, uma proporção de três para uma pessoa. Generalizando esta proporção para uma população de 1.797.408(contando apenas a cidade de Curitiba sem seus 26 municípios ao redor), obtemos 599.136 que moram perto e 1.198.272 que moram longe. Isso mostra que o número de pessoas que dependem de carro e/ou ônibus é muito maior já que muito mais gente é obrigado a se deslocar diariamente até seu trabalho e/ou estudo.

Se mantivermos a média de 500 novos carros por dia circulando pelas ruas de Curitiba, teremos em 10 anos aproximadamente 1.825.000 novos carros pelas ruas. Não esquecendo que hoje são aproximadamente um milhão de carros em circulação. Ou seja, se hoje já vivemos um caos no trânsito, se não houver mudanças, a situação se agravará cada vez mais e não teremos mais como nos locomover na cidade. Outro problema também é com a saúde. Segundo pesquisas, a estimativa é de 3 mil mortes por ano(esse número tende só a piorar)devido a poluição do ar, o que agrava as doenças causadas pelo stress.

Soluções para o trânsito Obras sendo realizadas para melhorar o trânsito e o transporte coletivo. A proibição e a restrição de estacionamento em ruas centrais. O incentivo ao uso do transporte coletivo, melhorando-o, e também a outros meio de transportes como as bicicletas. Nova alternativa de cruzamentos. Respeito às leis do trânsito-educação no trânsito.Ex:não parar em fila dupla e não fechar ruas.

Soluções Rodo anel;Expansão do metro; Mais corredores de ônibus e mais transporte coletivo em execução; Rodízio de carros como o que é feito em São Paulo e em Brasília; Carona solidária;Zona de restrição para caminhões; Pedágio urbano. As pessoas não vão querer pagar e por isso tentarão achar outras alternativas de se locomover; Restringir o número de veículos e dar prioridade a veículos coletivos;

É importante ressaltar que as soluções não vão agradar a todos, porém todos precisam compreendê-las. O problema no trânsito gera stress, doenças respiratórias, impaciência, cansaço, nervosismo. Se realmente as soluções forem eficazes, a população saíra beneficiada: a qualidade de vida do curitibanos irá melhorar, será menos tempo, dinheiro e saúde perdido nas ruas, a poluição do ar, sonora e visual será menor e com certeza mais vidas serão salvas.

Referências Bibliográficas http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM828262-7823-ESPECIALISTAS+BUSCAM+SAIDAS+PARA+O+TRANSITO+EM+SAO+PAULO,00.html (sugestão de vídeo) http://www.detran.pr.gov.br/ http://www.urbs.curitiba.pr.gov.br/PORTAL http://www.detran.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=194 http://pt.wikipedia.org/wiki/Curitiba http://www.hagah.com.br/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&regionId=1 http://www.youtube.com/watch?v=1JvtWpbL3NI http://www.youtube.com/watch?v=gZ8caywcgVs

Grupo: Gabriela Fernanda nº18 Letícia Finatti nº31 Luiz Henrique nº34 Milena Verônica nº39 3ºA