A sociologia e as teorias da comunicação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Teoria Crítica ou Escola de Frankfurt
Advertisements

A REPRESENTAÇÃO E A QUESTÃO DO ESTILO
PEDAGOGIA 3ºPNA PROFª GIANE MOTA
Os Estudos Culturais.
POP ARTE.
Estudos da comunicação midiática
Teoria Crítica – Escola de Frankfurt - Contextualização -
IMPERIALISMO.
Comunicação e Formas de poder.
SEGUNDO O DICIONÁRIO AURÉLIO HISTÓRIA É:
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
ALUNAS: Thalita,Michele Prof.: ANA Maria Serie:9° B
MODELOS TEÓRICOS PARA O ESTUDO DO Jornalismo e a Comunicação
AS REDES IMATERIAS: AS COMUNICAÇÕES são assim chamadas porque por elas não trafegam mercadorias concretas.
Curso de História Prof. Fabio Pablo efabiopablo.wordpress.com.
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA
Temas para prova Escola de Frankfurt e sua crítica.
Dimensões da Globalização
CULTURA POPULAR, CULTURA ERUDITA E CULTURA DE MASSA
El Advenimiento de la sociedad post-industrial
Eras Culturais – por Lucia Santaella
GLOBALIZAÇÃO.
CAP. 28 – A SOCIOLOGIA E A SOCIEDADE MIDIÁTICA
Teoria Crítica – Escola de Frankfurt - Contextualização -
O comportamento é uma manifestação do maneirismo e é inteiramente capturado pelos critérios incidentais da arena pública.
As funções da linguagem
Funcionalismo Estrutural
Educação na Sociedade Informática
REDAÇÃO DE DOCUMENTOS TÉCNICOS
Antropologia Conceitos básicos
DIVERSIDADE CULTURAL Cultura Erudita, Cultura Popular, Cultura de Massa e Indústria Cultural.
EDUCAÇÃO FÍSICA E MODERNIDADE
Educação a distância: esboço de uma análise ético-política.
Profª Karina Oliveira Bezerra
A sociologia e a educação: alguns conceitos e teóricos básicos
1.3 Comunicação e indivíduo
GRUPO 01 – ANTROPOLOGIA Origens e contexto: - Metade do Séc. XIX; - Integração com outras áreas e continentes; - Desenvolvimento da Revolução Industrial;
Ciência, tecnologia e sociedade
Teoria Crítica – Escola de Frankfurt - Contextualização -
Coordenadoria do Ensino Fundamental
Sociologia Clássica e Educação II
Karl Marx e a Sociologia
O belo e a questão do gosto Arte e Técnica A função social da arte
Concepções de linguagem e ensino de português
COMUNICAÇÃO POLÍTICA. PRIMEIRAS ABORDAGENS CONTEXTO História:  Experiência do nazismo  Massificação da política  Avanço dos MCM Teoria:  Elites x.
Crítica da Comunicação de Massa Profa. Carol Casali
Gestão Escolar: desafios e construção do saber para o Século XXI
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
A sociedade de massa e a teoria da bala mágica
O que é a Indústria Cultural?
Década de 60 – Marshall MacLuhan designou a noção de “aldeia global”:
22/9/20151www.nilson.pro.br. Numa abordagem processualística, a mensagem é o conteúdo da comunicação. Resulta de uma intenção (evidente ou não, consciente.
Cultura corporal: DIÁLOGOS ENTRE A EDUCAÇÃO FÍSICA E O LAZER
3. Indústria cultural: emergência da massa, do público, da recepção e do consumo.
Teorias e Técnicas de Comunicação
Paulo Fernandes Paulo Valverde Bruno Araújo Gustavo Araújo Victor Cerqueira Glauber Brennon Guilherme Velloso.
Segunda Revolução Industrial. Terceira Revolução Industrial.
TEORIAS DA COMUNICAÇÃO QUADRO HISTÓRICO ANALÍTICO
CCT/UDESC Sociologia das Organizações Prof.ª Kênia Gaedtke.
Teoria hipodérmica.
Texto: Mídia e Produção de modos de Existência Autora: Cecília Coimbra.
Karl Marx e o materialismo histórico
O belo e a questão do gosto Arte e Técnica A função social da arte
Walter Benjamin ( ). Grande estudioso da cultura francesa. Associado à Escola de Frankfurt e à Teoria Crítica Traduziu para o alemão as obras.
Arte Popular e Arte Erudita
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
GUARALDO, Tamara de Souza Brandão. Aspectos da pesquisa norte-americana em comunicação. In: tamara-aspectos-da-pesquisa.pdf.
Prof. Lucas do Prado Sociologia.  França - ( )  Obras Principais:  O Poder Simbólico  A economia das trocas simbólicas  A distinção  O.
República Populista ( ) 1. O Conceito de Populismo O populismo é um regime político e também pode ser visto como uma ideologia que caracterizou.
Transcrição da apresentação:

A sociologia e as teorias da comunicação Roberto Mosca Jr.

Introdução Sociologia e meios de comunicação de massa. Tecnologia da produção de bens materiais vs tecnologia dos meios comunicação. Mudança na relação das pessoas com o mundo e com as outras pessoas. (sujeito sociológico). Tecnologia ligada a produção simbólica: prensa manual (Gutemberg séc. - XVI) Fotografia (Daguerre - 1839). Telefone (Grambell - 1876).

Introdução Conhecimento passa a ser produzido, registrado, reproduzido e disseminado. Imprensa (prensa automatizada). Cultura em moldes industriais. Mensagens dirigidas a um público amplo, irrestrito e indiferenciado. Uso de tecnologia para para conquista de lucro e poder.

Introdução Sec. XIX: Primeiros jornais, telégrafo e linhas férreas. Relação agentes, lugares e fatos antes isolados, desconhecidos e inacessíveis, agora se aproximam no tempo e espaço. A informações antes ligadas ao contato direto e à linguagem oral quase sempre predominante, agora dispõem de outros suportes.

Introdução Transformação da visão de mundo e cultura dos grupos sociais. Não temos mais dimensões objetivas e naturais, mas sim representações construídas tecnologicamente. Ampliação do universo mediático.

O Advento da sociedade de massa Os camponeses chegavam às cidades, devido ao desenvolvimento da revolução industrial e da urbanização, em geral, perdiam as identidades familiares e regionais para, em um processo de permanente assimilação, transformarem-se em um complexo e amalgamado conjunto social caracterizado pela venda da força de trabalho e pelo impedimento de acesso ao conhecimento e informação cultural. As elites viam com desconfiança a população indiferenciada quanto a sexo, idade e origem, e passaram a denominá-la de massa.

A comunicação como mídia Mass Communication Researche (Pesquisa de comunicação de massa) Harold Lasswell Entender o funcionamento dos meios de comunicação de massa era importante para usá- lo a favor da democracia. Mídia enquanto arma de condução das massas Teoria “hipodérmica” (uso instantâneo e eficiente da mídia sobre a população). Orson Wells e Segunda Guerra Mundial.

A comunicação como informação Durante toda a primeira metade do século XX, predominava essa visão da comunicação como resultado de um processo tecnológico bem concebido do ponto de vista estratégico. Meio como suporte e não como forma expressiva. Feedback é o processo pelo qual um emissor pode controlar um processo de comunicação, por meio de mecanismos de resposta do receptor. Um dos exemplos mais conhecidos é o IBOPE, que vai informar o número de televisões ligados em determinado programa.

A Escola de Palo Alto ou a comunicação como interação A comunicação é a via pela qual as interações se dão de forma recíproca e em múltiplos sentidos, a partir de regras e códigos nem sempre evidentes.

A teoria crítica e a comunicação como indústria Em relação a comunicação pensava a cultura mediática como nova forma de opressão ideológica e dominação da burguesia sobre as classes subalternas. Rejeitavam o conceito de cultura de massa. (não são produzidos pela massa e nem satisfazem suas necessidades). Nova forma de distribuição de uma cultura simbólica de baixa qualidade.

A teoria crítica e a comunicação como indústria Gosto cultural de segunda linha. Entretenimento de baixo custo. Produção maciça e seriada de bens simbólicos: Jornais, cinema e radio e televisão constituem sistemas de dominação. Apropriação do “tempo livre” do trabalhador. Happy end.

A teoria crítica e a comunicação como indústria As classes mais pobres, diante da racionalidade econômica e política da indústria cultural, só resta a subserviência e a passividade. Dominação cultural Primeira geração que se seguiram a escola de frankfurt: Habbermas, Jean Boudrillard e Guy Débord. (os meios de comunicação de massa estão presos a sistemas eficientes de exercício do poder econômico, social e político).

A comunicação como cultura Cultural Studies(Birminghan/CCCS) Richard HoggartEdward Thompson, Stuart Hall. É o receptor que, com sua cultura subjetividade e contexto social no qual está imerso, estabelece o sentido de uma mensagem. Influência da escola de Chicago e da técnica da etnografia (pesquisa empírica). Conceito de hegemonia de Gramsci. História literária de George Lúkacs. Comunicação não possui uma racionalidade mecânica, mais sim uma complexidade e ambiguidade.

A comunicação como texto e contexto Metodologia hermenêutica (valorização do texto para entendimento das mensagens). Decifração de códigos, das regras e dos signos lingüísticos. Levi Strauss. Saussure Roland Barthes (procura entender o processo de criação de símbolos e de suas regras de combinação, que constituem sua gramática). Estudo da fotografia em a câmera clara.