Hoje Comentário Discussão dos artigos Intervenção humanitária – teoria e discussão Documentário – Primavera Árabe e Facebook Exercício.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Hoje Assuntos administrativos Respostas no blog Usando o blog
Advertisements

PRESIDENCIALISMO E PARLAMENTARISMO
Investigação de Acidentes Segurança, Saúde e Meio Ambiente
A GEOGRAFIA DO PODER.
Obs. Todas as questões servirão para debate do tema em sala de aula.
25 de Abril de 1974.
Por Quê os Planos Falham?
O Zimbábue passa por uma grave crise política, após as eleições que colocaram à prova o poder do presidente Robert Mugabe, homem- forte que governou o.
Ciência Política e Teoria do Estado Prof. Dejalma Cremonese FEDERAÇÃO
Causas da Fragilidade das Teorias e Paradigmas.
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS C.C.: CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO PROF°: DEJALMA.
EVOLUÇÃO DA ECONOMIA INTERNACIONAL
Formação do mundo atual
III – A necessidade do controle social
Mestrado em Sociologia do Trabalho e das Relações
O 25 de Abril de 1974 Vamos apresentar as causas que levaram ao 25 de Abril de 1974 e mais alguma informação sobre a “Revolução dos Cravos”.
Curso de redação Aula 1.
ABSOLUTISMO CONCEITO E TEÓRICOS.
ORGANIZAÇÃO DEMOGRÁFICA MUNDIAL
Prof. Everton da silva correa
DIREITOS CULTURAIS ESTADO E SOCIEDADE
Organizações Internacionais e Regionais
Direito Penal do Inimigo
SEBRAE – ANEFAC - EPN Economia Brasileira: Desafios.
Economia Brasileira: Desafios
Centro de Direitos Humanos
O que é planejamento??? Curso: Enfermagem
Capitulo 1- Povos e Nações
Os Estados nos regimes federativos Marta Arretche e Rogerio Schlegel Centro de Estudos da Metrópole Universidade de São Paulo Seminário “O Estado e.
O Fenômeno da Globalização e as Identidades Regionais
Naturalmente que já ouviste falar no 25 de Abril de 1974, mas provavelmente não conheces os acontecimentos como os teus pais ou os teus avós que viveram.
Unidade Crise econômica provoca revoluções políticas e diplomáticas.
Brasil de 1964 a 1985 Ditadura Militar. ATOS INSTITUCIONAIS.
A Nova Ordem Mundial e os Estados Unidos
Pr. Jonas Arrais Associação Ministerial DSA
Formadores: Fernando Guita & Rita Camões
TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE RONDÔNIA INDIFERENÇA!!!
Teoria de Karl Marx Os Saltimbancos
REFORMA SANITÁRIA.
Aula 11 – Ensino Fundamental II 9ª Série/Fase
Comunicação Institucional Só iremos assumir nosso papel de bons comunicadores institucionais se soubermos quem somos, onde estamos e para onde queremos.
Relações Internacionais Noções básicas Fonte: ELÍBIO JÚNIOR; MATOS, 2006.
Democracia e Relações Internacionais Prof. Fabiano.
FUNÇÃO DA UNIVERSIDADE
Ambiente Político, Legal e Regulatório do Marketing Global
REVOLUÇÃO CHINESA Revolução Chinesa
EPN – ESCOLA PAULISTA DE NEGÓCIOS CENÁRIO ECONÔMICO – O MOMENTO DA ECONOMIA MUNDIAL E SEUS REFLEXOS NO BRASIL.
EXERCÍCIOS - ORIENTE MÉDIO
Cidadania.
Segundo Kramer “uma proposta pedagógica é um caminho, não é um lugar
G-20.
ECONOMIA INTERNACIONAL E COMERCIO EXTERIOR
Conhecendo a história da CdP Um projeto que se atualiza com o SUS
Porque a esquerda apóia incondicionalmente os árabes-palestinos em sua guerra contra Israel? Baseado no texto de: Salomon S. Mizrahi Produzido Por: NetJudaica.Com.Br.
Rolagem Automática Faixa 9 do CD “Botando a Boca no Trombone 1”
Conflitos Regionais no Mundo A Guerra do Líbano
Primavera Árabe.
1Prof. Paulo Leite BLOG: ospyciu.wordpress.com. 2.
O mundo dividido na era da Globalização
Segurança Internacional
Da queda da monarquia à formação da URSS.
A POLÍTICA EXTERNA ESTADUNIDENSE: RECURSOS NATURAIS E O PAPEL DA AMÉRICA LATINA Autora: Ana Gabriele Geraldo Orientadora: profª mestre Verenice Pavan Garcia.
GEOPOLÍTICA PROFESSOR JHONNY. Primavera Árabe  Onda de protestos, revoltas e revoluções populares contra governos do mundo árabe que eclodiu em 2011.
DEMOCRACIA E IMPEACHMENT Democracia Do grego demo= povo e cracia=governo, ou seja, governo do povo. Sistema em que as pessoas de um país podem participar.
Entre a Democracia e a Ditadura História do Brasil 5ºAno.
FÓRUM SINDICALISMO, POLÍTICA E CIDADANIA André Santos – assessor parlamentar do DIAP e Especialista em Política e Representação Parlamentar CNPL Confederação.
Direitos Humanos e Desenvolvimento Cristiane Lucena Professora Doutora, IRI/USP 1.
ICLEI 2012 CONGRESSO MUNDIAL2012 ICLEI é a sigla de “International Council for Local Environmental Initiatives”, associação democrática e internacional.
1 Slides sobre o exercício de licenciamento Lembrem-se que os exemplos apenas apontam tópicos importantes e são fictícios.
Transcrição da apresentação:

Hoje Comentário Discussão dos artigos Intervenção humanitária – teoria e discussão Documentário – Primavera Árabe e Facebook Exercício

Comentário(s) Ana Luisa: Por fim, acredito que as possibilidades de mudanças e a força trazida com a Primavera Árabe sejam muito importantes para alarmar toda a sociedade internacional. A experiência dos anos de glória vividos pelos EUA e a ruína da URSS e das ditaduras do Oriente Médio também podem servir de exemplo para um mundo a favor da integração e da abertura global, no desejo de usufruir dos benefícios da globalização, do acesso à variedade de informações e de valores mais justos e igualitários.

Discussão Europa De acordo com Andrew Moravcsik, qual é o problema mais importante da Zona Europea? O acabamento do Euro poderia colocar em perigo a Zona? China A dissidência em China é uma ameaça à estabilidade do status quo político? O que está causando a dissidência? Quais são os argumentos para uma permanência do governo?

Intervenção Humanitária Deveríamos assistir transições? Libía? Abrangências 1. Status quo – Não deveria ser permitido porque a garantia de soberania e a lei da ONU. E.g. Rússia e China 2. Brecha perdoável – Quando direitos fundamentais estão sendo ameaçados, existe uma obrigação de intervenção. 3. Customary international law – justificar uma nova política de intervenção com base na evolução de normas e eventos reais. 4. Codificação – Buscar a institucionalização de uma doutrina e nova codificação de lei no plenário da ONU.

Debate recente Direito de intervenção está sendo trocado pela doutrina, Responsabilidade de Proteger R2P e.g. Líbia Responsabilidade de proteger (2001) – Comissão Internacional sobre Intervenção e Soberania Nacional pelo governo do Canadá. Intervir quando um estado fracassa na responsabilidade de proteger a população. Intervenção militar na última instância Seis critérios Just Cause Right Intention Final Resort Legitimate Authority Proportional Means Reasonable Prospect

Primavera Árabe Baseado em sua observação do documentário: 1. Listem as forças motrizes da Primavera Árabe em todos os países analisados no documentário. 2. Listem os gatilhos para o começo da revolução em todos os países analisados. 3. Pensem se cenários similares poderiam acontecer em outras partes do mundo – China?

Exercício 1. Façam uma lista das forças motrizes mais importantes que motivaram a primavera árabe. 2. Descrevam a tendência geral daqui a 25 anos. Haverá mais democracias ou mais estados autoritários? Haverá mais intervenção baseada na responsabilidade de proteger? Construa um dois por dois com 4 cenários, dando nomes para eles e os descrevendo em forma de ponto. 3. Escolham uma região e façam uma lista dos países que poderiam ter revoluções democráticas ou retrocessos autoritários. Existe ou poderia existir a necessidade de uma intervenção humanitária? 4. Dentro dessa região, escolha um só país que poderia ter uma transição para a democracia ou o autoritarismo é escrevam o cenário mais provável que preveem. COLOCA TUDO NO BLOG