Bruno Florencio Pinheiro Orientador: Renato Fernandes Corrêa

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Workshop para implantação de biblioteca digital de teses e dissertações na Universidade Metodista de São Paulo e na Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Advertisements

Proposta de uma Biblioteca Digital para Trabalhos Monográficos do Departamento de Computação da Universidade Federal de Ouro Preto Gustavo Henrique Braz.
Política Nacional de Acesso Livre à Informação Científica São Paulo, SP Março / 2006 Café Intercom/FNAC: Acesso Livre à Informação.
Open Archives Initiative Algumas definições ( Trata-se de uma iniciativa para desenvolver e promover padrões de interoperabilidade.
Novembro, 2008 Rio de Janeiro, RJ II CONFERÊNCIA IBERO-AMERICANA DE PUBLICACÕES ELETRÔNICAS NO CONTEXTO DA COMUNICAÇÃO 2008 H ÉLIO K URAMOTO.
Biblioteca Digital de PI Evanildo Vieira dos Santos
Indexação Automática de Documentos
Modelos de Recuperação de Informação
Universidade Federal do Rio Grande
O IBICT e a Open Archives Initiative
Ontologia e Sistemas de Informação Geográfica Departamento de Informática - Universidade Federal de Viçosa Jugurta Lisboa Filho Alcione de Paiva Oliveira.
BIBLIOTECA DIGITAL DA UFRGS
O IBICT e a Open Archives Initiative. Motivação Incremento de conteúdos brasileiros na Internet Promover o acesso livre à Informação em C&T Produtos e.
O Portal de Periódicos da Capes II Fórum de Pós-Graduação da Universidade Federal do Maranhão 01 de outubro.
Reconhecimento de Padrões Dissimilaridade
Portal de Periódicos CAPES Agosto O que é? A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é uma agência de fomento à pesquisa.
Portal de Periódicos CAPES. O que é? A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é uma agência de fomento à pesquisa brasileira.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E GESTÃO DO CONHECIMENTO EGC – GESTÃO DO CONHECIMENTO E FERRAMENTAS.
Implementação de uma Ferramenta de Busca de Documentos Eletrônicos
Atuação do IBICT e os Open Archives
Biblioteca George Alexander Portal de Periódicos da Capes.
IV SIMPOSIO INTERNACIONAL DE BIBLIOTECAS DIGITAIS MALAGA - JUNIO 2006
Universidade Presbiteriana Mackenzie Biblioteca George Alexander
Vortex 2005.
TUTORIAL. Acervo digital de obras de referência (dicionários e enciclopédias) com acesso ao texto completo e busca textual. Contempla diversas áreas do.
TUTORIAL PROQUEST DISSERTATIONS & THESES
Danilo Gleimar Rodrigo
Inteligência Artificial
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Escola de Ciência da Informação Curso de Biblioteconomia Acesso aberto e representação da informação em acervos especiais.
Caráter informativo Conteúdo: - Ferramentas disponíveis no site da Biblioteca e Biblioteca Digital - Normalização das publicações - Fluxo de submissão.
Curso em Editoração Eletrônica por meio de Seminários
II Workshop de Dissertação Pós-Graduação em Ciência da Computação Faculdade de Computação – FACOM Universidade Federal de Uberlândia – UFU Dezembro/2008.
Criado na década de 50, tem como missão promover o desenvolvimento do setor de informação, mediante proposição de políticas, execução de pesquisas e.
Tutorial Domínio Público
ORKURIOSO Equipe Arthur Gonçalves - agc Fábio Rocha - frp
Universidade Presbiteriana Mackenzie Biblioteca George Alexander
Biblioteca Unisinos Tutorial Base de Dados
Mineração da Web Recuperação de Informação
Mineração na Web Introdução a Recuperação de Informação
Recuperação de Informação
Web 2.0 Gilson Medeiros de Oliveira Junior -
Biblioteca Digital da FGV
4º Simposium Internacional de Bibliotecas Digitales
DiTeD Dissertações e Teses Digitais. DiTeD Dissertações e Teses Digitais 1.Sistema de depósito pela Internet de literatura cinzenta em formato digital,
Recuperação de Informação
Scirus. A base de dados multidisciplinar Scirus apresenta documentos em texto completo disponibilizados em repositórios institucionais de diversas universidades,
Classificacao de Texto Projeto Spam Filter
Sueli Maffia Sueli Maffia Workshop Implantação BDTD novembro/2003 Workshop Implantação BDTD novembro/2003.
Acesso Livre à Informação Um modelo sustentável Seminário sobre Conteúdos Digitais na Internet.
Profa. Lillian Alvares Faculdade de Ciência da Informação Universidade de Brasília Recuperação 1.
Área de Conhecimento: Engenharias e Computação
Biblioteca Multimídia/CVSP-Brasil/UNA-SUS. Um ambiente que disponibiliza o acervo de produção científica da ENSP, documentos técnicos para acesso público,
PERSISTÊNCIA HISTÓRICA DE DADOS Quadro cognitivo V. 3.
Consulta a XBRL usando Certificado Digital Eduardo Mazza Batista Centro de Informática Universidade Federal de Pernambuco Recife - PE 01/30/2007.
O que é a BDTD? Integração de iniciativas de Teses e Dissertações Controle da Produção Científica Brasileira Produtos e Serviços de Informação Biblioteca.
TÍTULO DO ARTIGO AUTOR 1 AUTOR 2 AUTOR 3 AUTOR 4 AUTOR 5 UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS VIII SEMINÁRIO.
Uma Proposta de Melhoria no Processo de Recuperação de Imagens com Base na Distribuição de Características de Baixo Nível em seus Segmentos Utilizando.
ACESSO ABERTO AO CONHECIMENTO A experiência da USP Elisabeth Adriana Dudziak Diretora da Divisão de Gestão de Desenvolvimento e Inovação.
BIBLIOTECA DIGITAL DA UFRGS: implementação e perspectivas 2da. Jornada sobre la Biblioteca Digital Universitaria JBD2004 Buenos Aires, de junio de.
BASES DE DADOS Acesso e Uso.
Bases de Dados mantidas pela USP.. A USP produz e oferece acesso a diversos tipos de produção intelectual: científica, acadêmica, técnica ou artística.
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “Júlio de Mesquita Filho” UNATI - Marília Buscadores na Web: um enfoque no Google. Aula 07.
BVS SP Brasil: Indicadores e resultados da Biblioteca de Saúde Pública Vania Guerra da Silva Chefe da Biblioteca de Saúde Pública ICICT/Fiocruz.
Bem-vindo à Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFMG Esse tutorial vai te auxiliar na navegação do site!
GUIA PARA CONSULTA NO REPOSITÓRIO DA UTFPR2013 INTRODUÇÃO PARTE I - CONSULTA AOS TCCS/TCCES PARTE II - CONSULTA ÀS DISSERTAÇÕES/ TESES/PRODUÇÃO DE SERVIDORES.
Eliana Kátia Pupim Doutoranda em CI pela UNESP Marília.
EBSCO Information Services Experiências Empresariais de apoio ao acesso digital à informação 2o. Seminário sobre Informação na Internet Brasília, 27 de.
Indexação automática de documentos utilizando técnicas de mineração de textos Trabalho de conclusão de curso Fabio Montefuscolo Rafael Câmara.
Indexação automática de documentos utilizando técnicas de mineração de textos Proposta para trabalho de conclusão de curso Fabio Montefuscolo Rafael Câmara.
VISUALIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO E SUA APLICAÇÃO NA RECUPERAÇÃO DE INFORMAÇÃO. Jessica Monique de Lira Vieira Renato Fernandes Corrêa.
Transcrição da apresentação:

Bruno Florencio Pinheiro Orientador: Renato Fernandes Corrêa Sistema de Recuperação de Informação baseado em Mapas de documentos para a BDTD-UFPE Bruno Florencio Pinheiro Orientador: Renato Fernandes Corrêa

Roteiro Introdução Objetivo Motivação Coleção de Documentos Aplicação Trabalhos Futuros

Introdução Sistemas de Recuperação da Informação (SRI) são aplicações com o objetivo de satisfazer a necessidade de informação do usuário através de consultas. Mapas de documentos são redes neurais artificiais do tipo Mapas Auto-organizáveis treinados com vetores documentos.

Objetivo Agregar um mapa de documento ao SRI com o intuito de auxiliar o usuário em suas buscas. Disponibilizar a consulta tanto através de palavras-chaves, como através da navegação pelo mapa.

Motivação Crescente número de documentos (teses e dissertações) em meio digital. Tornar universal o acesso a esses documentos. Dificuldade do usuário em expressar a sua necessidade da informação através de palavras-chaves.

Coleção de Documentos Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPE (BDTD-UFPE) Acervo do material produzido nos programas de pós-graduação da universidade. Cerca de 6 mil documentos. Vinculada a BDTD nacional e ao NDLTD (Networked Digital Library of Theses and Dissertations)

Aplicação Arquitetura

Aplicação Aquisição dos documentos Através do protocolo OAI-PMH Colheita de arquivos XMLs contendo metadados dos documentos Extração dos dados através da biblioteca JColtrane

Aplicação Indexação Uso da biblioteca em Java, Lucene. Operações de Stemming, eliminação de pontuação, dígitos e stopwords. Geração do índice invertido através do modelo espaço vetorial.

Aplicação Construção do Mapa Representação dos documentos como vetores compondo uma matriz esparsa. Treinamento do mapa auto-organizável com essa matriz. Rotinas de treinamento realizadas em MATLAB, resultado do trabalho de (CORRÊA, 2008).

Aplicação Construção da Interface Terminado o treinamento, rotula-se os neurônios com as palavras-chaves mais significativas. Geração de uma imagem representando o mapa no formato 10 x 12 Relação das áreas da imagem com a lista de documentos pertencentes a mesma.

Aplicação

Trabalhos Futuros Comparar e analisar o desempenho de variantes do SOM, além de outros modelos aplicados ao sistema.

Referências CARDOSO JUNIOR, M. J. M. Clio-i: Interoperabilidade entre repositórios digitais utilizando o protocolo OAI-PMH. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife. JCOLTRANE. Portal de informações e tutoriais da ferramenta JColtrane. Disponível em: <http://jcoltrane.sourceforge.net/> WIKI LUCENE. Enciclopédia digital da ferramenta Lucene. Disponível em:<http://wiki.apache.org/jakarta-lucene/>. CORRÊA, R. F. Sistemas Baseados em Mapas Auto-organizáveis para Organização Automática de Documentos Texto. Tese de Doutorado. Centro de Informática da UFPE, Recife, 2008.

OBRIGADO! Agradecimentos À FACEPE pelo fomento através da bolsa PIBIC e o apoio financeiro ao projeto “Mapeador de Teses e Dissertações da UFPE (MTD-UFPE)”. À atenção de todos. OBRIGADO!