Nazismo e Fascismo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MEMOSHOÁ- Autor: Paula Leal Presumido
Advertisements

OS REGIMES TOTALITÁRIOS NA ITÁLIA E NA ALEMANHA
HISTÓRIA GERAL Prof. Carlos Eduardo.
Ascensão do Nazi-fascismo
NAZI FASCISMO Definição: tipo de governo característico de alguns países no período entre guerras (1918 – 1939). Onde? Principalmente ITA, ALE, POR e ESP.
Onde? Principalmente ITA, ALE, POR e ESP. Características básicas:
Fascistas No Poder O fascismo, movimento político iniciado na Itália após a Primeira Guerra Mundial, defendia a militarização e o corporativismo.
CAPÍTULO II A CRISE DE 1929.
Fatores e Características
Regimes autoritários nos anos 30
Regimes de Extrema Direita
Fascismo e Nazismo Está um bom trabalho, referindo os aspectos da subida ao poder da extrema direita na Europa. Faltou enunciar os princípios do Fascismo,
NAZISMO.
FASCISMO NA ITÁLIA E NA ALEMANHA
Crise de 29 - Totalitarismo
REGIMES TOTALITÁRIOS Prof° Davi Ruschel.
IDADE CONTEMPORÂNEA - SÉCULO XX
OS FASCISMOS Conceito de fascismo: simbologia. Contexto Italiano.
Benito Mussolini.
Nazifascismo.
REGIMES TOTALITÁRIOS FASCISMO E NAZISMO
CRISE DE 1929 EUA após I Guerra: maior potência do planeta Liberalismo
IDADE CONTEPORÂNEA – SÉCULO XX O NAZIFACISMO
Onde? Principalmente ITA, ALE, POR e ESP. Características básicas:
O Fascismo.
Estados Totalitários Século XX.
Prof. Estevan Rodrigues Vilhena de Alcântara
Ascensão do Nazismo Professora Julia.
PERÍODO ENTREGUERRAS.
Nazi-fascismo.
Colégio Militar de Belo Horizonte - História - 3ª ano
(1919 – 1939)..
GOVERNOS TOTALITÁRIOS
ESTADOS TOTALITÁRIOS FASCISMO E NAZISMO
Itália Alemanha 1 Prof. Paulo Leite - BLOG
GOVERNOS TOTALITÁRIOS
CRISE DE 29 E TOTALITARISMO
22/11/2014História profª Suzana 8ª s1 NAZISMO FASCISMO.
NAZISMO NA ALEMANHA Antecedentes
A crise de 1929 e a ascensão dos regimes totalitários
REGIMES TOTALITÁRIOS Prof. Tiago.
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
NAZISMO, FASCISMO E REVOLUÇÃO CUBANA
REGIMES TOTALITÁRIOS Um regime totalitário é marcado por um Estado forte, absoluto e que domina todos os setores da sociedade.
Fascismo e a crise de 1929 AULA 19.
Os Regimes Totalitários
O Fascismo.
Onde? Principalmente ITA, ALE, POR e ESP. Características básicas:
Os regimes ditatoriais na Europa
n Logo depois da PGM a Europa viveu uma grande crise econômica. n Quando ela estava se recuperando, foi atingida pela Grande Depressão. n Os comunistas.
REGIMES AUTORITÁRIOS = ESTADOS TOTALITÁRIOS
Onde? Principalmente ITA, ALE, POR e ESP. Características básicas:
Fascismo e Nazismo Definição: tipo de governo característico de alguns países no período entre guerras (1918 – 1939). Onde? Principalmente ITALIA E ALEMANHA,
Prof. Raphael de Almeida Prado
REGIMES TOTALITÁRIOS Prof. Fernando Gondim.
Os Fascismos Itália Alemanha
1 Estados totalitários II-A expansão 1- General Carmona entrega a economia portuguesa a Oliveira Salazar que organiza o pais nos moldes fascistas em 1932.
Profº Waldejares Oliveira História Geral Set/09 O NAZIFASCISMO.
NAZISMO E FASCISMO.
Definicão: Ver o texto Regimes Totalitários no portal.
 O Tratado de Versalhes foi importante para o surgimento do Nazismo  Líder: Adolf Hitler  Local: Alemanha  Alemanha: inflação, dívida externa, desemprego,
CAPITALISMO EM CRISE: O CRACK DA BOLSA DE NOVA YORK
GUERRAS E CRISES: MARCAS DO SÉCULO XX
O Mundo Entreguerras A Itália e a Alemanha. ITÁLIA Abalada pós guerra:  Dívida de US$4bi.  >inflação  >queda da produção agrícola e industrial.  2.
A crise das democracias e a ascensão dos regimes autoritários.
A Segunda Guerra. Ascensão Mussolini  Utilizando métodos violentos e inescrupulosos contra seus opositores, desenvolveram-se, transformando-se no Partido.
A Crise gerada na Europa devido à Primeira Guerra Mundial possibilitou a acentuação dos problemas socioeconômicos, seja pelas catástrofes, pelo desemprego.
Definição: tipo de governo característico de alguns países no período entre guerras (1918 – 1939). Onde? Principalmente ITA, ALE, POR e ESP. Características.
Transcrição da apresentação:

Nazismo e Fascismo

O totalitarismo entre guerras Apesar de vitoriosas na Primeira Guerra, os países europeus capitalistas não puderam conter a crise generalizada diante dos problemas econômicos, das ameaças dos comunistas e da insatisfação dos países com os acordos de paz.

A base de apoio para as direitas A alta burguesia – Temerosa de perder as suas propriedades, devido ao crescimento do número de graves operárias; As classes médias – empobrecidas e temerosas de uma equiparação com as camadas de menor poder aquisitivo; A população pobre – subempregados, trabalhadores não-especializados e jovens fora do mercado de trabalho.

Características do nazifascismo Durante a crise da década de 1930, o fascismo espalhou-se pela Europa atingindo Alemanha e Itália, não ficando restrito a eles. Portugal, Espanha, Áustria, Bulgária, Polônia e Hungria, entre outros. Na Ásia com o Japão e na América no Brasil e na Argentina.

Características Gerais Totalitarismo Nacionalismo Militarismo Corporativismo Expansionismo Anticomunismo Racismo

Totalitarismo Os interesses do indivíduo estão totalmente subordinados aos do Estado. “Nada deve haver acima do Estado, nada fora do Estado, nada contra o Estado” Mussolini

Nacionalismo A nação representa a forma suprema de desenvolvimento e organização das sociedades. Os interesses entre as nações encontram-se em conflito permanente “Tudo, absolutamente tudo, deve contribuir para reforçar as bases raciais que asseguram o desenvolvimento da nação” .Hitler

Militarismo A expansão é uma necessidade inerente à vida das nações e seu instrumento é a guerra, que fortalece os indivíduos e regenera o povo. “Mesmo neste momento, tenho a sublime esperança de que um dia chegará a hora em que essas tropas desordenadas se transformarão em batalhões, os batalhões em regimentos e os regimentos em divisões ...” Hitler

Corporativismo Os sindicatos baseiam-se em corporações, no interior das quais patrões, empregados e representantes do Estado encarregam-se de planejar a produção e decidir sobre os conflitos entre capital e trabalho.   “Ao contrário das velhas organizações que vivem fora do Estado, os nossos sindicatos fazem parte do Estado” Mussolini

Expansionismo Para os alemães, a agressão aos outros países era justificada pela teoria do “espaço vital”, necessário ao desenvolvimento do povo alemão, e orientada rumo a União Soviética.  “O movimento nacional-socialista terá de encontrar coragem para, desprezando tradições e preconceito, congregar o povo e as suas forças para a marcha pela estrada que nos libertará de nosso estreito hábitat atual ...” Hitler

Anticomunismo A aniquilação física dos comunistas internamente e a destruição das União Soviética eram consideradas fundamentais para o desenvolvimento nazifascista “Defender os produtores significa combater os parasitas. Os parasitas de sangue em primeiro lugar os socialistas, e os parasitas do trabalho, que podem ser burgueses ou socialistas...” Mussolini

Racismo Diretriz desenvolvida na Alemanha, apregoava que a raça ariana, representada pelos alemães, estava destinada a dominar as raças inferiores (judeus, eslavos, latinos, negros, etc...). “Aqueles que governam devem saber que têm o direito de governar porque pertencem a uma raça superior.” Hitler

Origens do fascismo na Itália A Itália achava-se “vencida no campo dos vencedores”. A inflação e o desemprego, agravado pelo retorno de 1 milhão de soldados e pelo investimentos no conflito. O fortalecimento do Partido Socialista e as constantes greves que parcialmente paralisavam os negócios.

Com a agitação política e social e diante da possível revolução socialista o fascismo fortaleceu-se com o apoio da classe média e o financiamento dos grandes banqueiros, industriais e latifundiários. Entre 1919 e 1921 Tomada de fábricas pelos socialistas. Criação das Ligas Vermelhas. Greves constantes.

Mussolini e mais um discurso Mussolini anunciando a entrada da Itália na guerra de um balcão em Roma.

A resposta fascista a crise italiana Criação do partido em 1919. Formação das esquadras – Camisas Negras. Destruição de sindicatos, assassinatos de líderes populares, destruição de redações de jornais.

O Estado Fascista Os trabalhadores foram reunidos em sindicatos fascistas e os proprietários nas, federações industriais. O Duce era o presidente do Grande Conselho e respondia apenas ao rei. Em 1929, Mussolini e o papa Pio XI celebraram o tratado de Latrão criando o Estado do Vaticano. Na economia os fascistas alcançaram sucessos de produção aumentando a produção agrícola e a industrial, criando novos empregos e fazendo progressos em energia hidrelétrica e obras públicas.

Origens do Nazismo na Alemanha A humilhação do Tratado de Versalhes. A crise econômica-financeira. O temor gerado pelas agitações sociais e a oposição ao governo social-democrata. O levante do espartaquistas culminando com a execução de Karl Liebknecht e Rosa Luxemburgo.

Ascensão do Nazismo Em 1919, era fundado em uma cervejaria de Munique o partido nazista (PNSTA). Em Novembro de 1923, Hitler liderou o Putsch (golpe) de Munique. A tentativa fracassou e Hitler foi preso. Na prisão ele escreve o Mein Kampf, sistematizando os princípios fundamentais da ideologia nazista. Entre 1924 e 1929 o Nazismo passa por um refluxo.

A partir de 1929, a crise mundial provoca um novo colapso na economia alemã, possibilitando a ascensão do nazismo. A incapacidade de o governo parlamentar solucionar a crise contribuiu para a polarização das forças políticas e o fortalecimento dos partidos comunistas e nazista. Hitler entre 1930 e 1932, ataca com a SA (tropas de choque) e as SS (tropas de assalto), que somavam 400 mil homens compondo o exército particular nazista, Hitler exigiu então o cargo de CHANCELER.

Em 1933, os nazistas incediaram o Reichstag e atribuíram a culpa aos comunistas iniciando a ditadura nazista. Hitler suprimiu todos os partidos, dissolveu os sindicatos, cassou os direitos dos cidadãos, fechou jornais de oposição, estabeleceu a censura, iniciou a perseguição aos grupos ditos inferiores. Ainda em 1934, Hitler massacrou os opositores de seu próprio partido. Hitler assume o título de Fuher acumulando as funções de chanceler e presidente. Anúncio ao mundo da fundação do III Reich.

A escalada para a guerra Entre 1934 e 1939 a Alemanha muda as suas estruturas internas, o que contribui diretamente para a eclosão da 2ª Guerra Mundial. Intervencionismo e dirigismo econômico. Proibição da retirada do capital estrangeiro. Edificação de imensas obras públicas. Quebra das clausulas do Tratado de Versalhes. Expansão militarista.