EXPERIÊNCIA HUMANA NA CATEQUESE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EVANGELHO – Lc 2, Ambiente: meditando-as em seu coração.…..»
Advertisements

«…O Verbo era a luz verdadeira, que, vindo ao mundo,
Catequese e Iniciação Cristã
Dois modos de ler a Bíblia.
UM PROCESSO DE INSPIRAÇÃO CATECUMENAL.
A VOCAÇÃO.
O catequista da iniciação cristã
PREPARAR A CATEQUESE.
A espiritualidade do catequista Vivência e transmissão da fé
2007 7ºCatecismo - Projecto + 8ºCatecismo - Somos +
"Trabalhem com prazer, como se vocês estivessem trabalhando para Deus e não para as pessoas". Ef 6,7 “Nenhuma metodologia dispensa a pessoa do catequista.
Departamento Arquidiocesano da Catequese
Encaminhamento para o AGIR
Bem-vindo/a.
Formação de Mensageiro(a)
Vocação e missão do (a) Catequista, a serviço da cultura do Encontro
O catecumenato Paróquia Nossa Senhora do Cabo
Departamento Arquidiocesano da Catequese
Departamento Arquidiocesano da Catequese
O dia do senhor ressuscitado
O CATEQUISTA É....
(Catequistas. Século XXI. p ; )
Domingo, o Coração fala ao coração
Aprender a analisar o significado das mensagens dos três anjos. Perceber a profunda ligação entre as três mensagens e o “Evangelho.
Linhas de Pastoral Juvenil Vocacional Redentorista
Palavra de Vida Palavra de Vida Chiara Lubich - Fevereiro de 2012 Chiara Lubich - Fevereiro de 2012.
Maria e o Ano Da Fé Este ano será uma ocasião propícia a fim de que todos os fiéis compreendam mais profundamente que o fundamento da fé cristã é "o.
A eucaristia Começar.
A alegria de ... SER Catequista.
Espiritualidade do Catequista
Bem aventurados... Todos os Santos.
Pais. Pais Precede Acompanha Enriquece todas as outras formas de catequese (CT 68; DGC 227, 255)
CONCEITOS TEOLÓGICOS E ECLESIOLÓGICOS Para uma conversão pastoral da paróquia.
sujeito crescente e aprendente, na dimensão
O documento da CNBB e o 7 o PPO – apelos de conversão.
do Sagrado Coração de Jesus
30º DOMINGO DO TEMPO COMUM 27 de outubro de 2013
QUARESMA.
VENDE TUDO O QUE TEM E SEGUE-ME!.
A VOSSA LIBERTAÇÃO ESTÁ
O 4º Domingo do Tempo Pascal é considerado o “Domingo do Bom Pastor”, pois todos os anos a liturgia propõe um trecho do capítulo 10 do Evangelho segundo.
Entretanto, o Menino crescia e tornava-Se robusto, enchendo-Se de sabedoria. E a graça de Deus estava com Ele.
A VOCAÇÃO DE SER CATEQUISTA
70 Anos Coro da Igreja JUBILATE DEO !
2 ° domingo do advento 9 de dezembro.
PERDOA-ME, SENHOR PERDOA-ME, SENHOR, CLAMO PELO SANGUE DE JESUS; QUERO RENOVAR A MINHA COMUNHÃO. PERDOA-ME, SENHOR, QUERO DEPOSITAR O MEU CORAÇÃO SEMPRE.
Fraternidade e Juventude
APROFUNDANDO OS TEXTOS BÍLIBICOS:
ENCONTROS DE CATEQUESE COM ADULTOS Itinerário de vida cristã
DOMINGO DE PÁSCOA, 5 DE ABRIL DE 2015.
Ao surdo faz ouvir e aos mudos, falar
18º DOMINGO DO TEMPO COMUM
5º DOMINGO DA PÁSCOA 18 DE MAIO DE 2014 Atos 6,1-7 Salmo 32 (33) 1 Pedro 2,4-9 Jo 14,6.
Tudo o que o Pai possui é meu. O Espírito Santo receberá
TEXTOS BÍBLICOS I - LEITURA - At 1,1-11 SALMO 46 (47) II -LEITURA - Ef 1,17-23 EVANGELHO - MC 16,15-20.
A CATEQUESE NA MISSÃO DA IGREJA
Estamos no 2º domingo da Quaresma. A Liturgia nos convida a subir o Monte Tabor para fortalecer a nossa fé, em nossa caminhada quaresmal.
Catequese a serviço da Iniciação à Vida Cristã
Jesus vive o fracasso À esquerda, últimas casas de Nazaré e monte do precipício.
Estamos no 2º domingo da Quaresma. A Liturgia nos convida a subir o Monte Tabor para fortalecer a nossa fé, em nossa caminhada quaresmal.
O Saber Fazer O CATEQUISTA E A QUESTÃO METODOLÓGICA É preciso que o catequista seja competente em sua ação catequética superando a improvisação e a simples.
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre 11/08/10 TRANSFORMANDO A COMUNIDADE PELA INICIAÇÃO Á VIDA CRISTÃ PARÓQUIA SANTA RITA.
SOMOS+ DESENVOLVIMENTO 2 - Identificar as sessões mais propícias para desenvolver o tema da caridade; 3 - Trabalho de Grupos: Sugestões de gestão de períodos.
Metodologia Catequética
A catequese na missão da Igreja. 1.Qual o nosso conceito de catequese? - O que pensam as pessoas, em geral, acerca da catequese? - O que pensamos nós.
OBJECTIVOS GERAIS DA ETAPA
Efésios 5:18-19 E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito, falando entre vós com salmos, entoando e louvando de.
O Evangelho dominical animado em slides. A Meditação da Palavra de Deus ajuda-nos a viver o Mistério de Deus na EUCARISTIA. Meditado por: Pe. Antônio.
Como eu vos fiz fazei vós também Vai e faz o mesmo tu também Foi a Mim mesmo que o fizeste (Lc 10, 25-37) (Mt 25, 31-46) Jo 13, 1-17.
PLANEJAMENTO BIMESTRAL – ENSINO RELIGIOSO – 4º E 5º ANO CREDO CATÓLICO
Transcrição da apresentação:

EXPERIÊNCIA HUMANA NA CATEQUESE Curso de iniciação à Catequese EXPERIÊNCIA HUMANA NA CATEQUESE Departamento Arquidiocesano da Catequese (Catequistas. Século XXI. p. 136-138)

DESENVOLVIMENTO DA CATEQUESE A Catequese, um encontro com Deus - Lugar privilegiado para o Encontro com Jesus Cristo revelado na Sua Palavra e no meio dos que em seu nome se reúnem; - Instrumento para colocar, “não apenas em contacto, mas em comunhão, em intimidade, com Jesus Cristo” (CT, 20); Experiência de acolhimento da Mensagem revelada e conversão de coração.

DESENVOLVIMENTO DA CATEQUESE 1. Elementos metodológicos Uma Catequese é pois constituída por três passos ou elementos fundamentais a saber: 1. A EXPERIÊNCIA HUMANA (onde se procura) Analisar em profundidade as experiências de vida... 2. A PALAVRA (onde se pode) Descobrir que no encontro com a Palavra as nossas experiências adquirem a sua dimensão cristã, de Fé... 3. A EXPRESSÃO DE FÉ (onde se pretende) Adquirir “olhos novos” para vermos a vida... num compromisso individual e comunitário e na Celebração festiva da Fé...

EXPERIÊNCIA HUMANA 1. A EXPERIÊNCIA HUMANA “A experiência faz nascer na pessoa interesses, interrogações, esperanças e sonhos, reflexões e juízos, que confluem num certo desejo de transformar a existência. A tarefa da catequese é tornar as pessoas atentas às suas experiências mais importantes, ajudá-las a analisar, à luz do Evangelho, as questões e as necessidades que nascem dessas experiências, educá-las para uma nova situação de vida”. DGC, nº 152 a

EXPERIÊNCIA HUMANA 2. A EXPERIÊNCIA HUMANA Quando falamos de experiência na catequese referimos-nos a realidades, acontecimentos ou situações que afectam a pessoa e despertem nela aspirações, desejos, necessidades, interrogações, sentimentos... Estas experiências são vividas e interpretadas com tal sentido e profundidade que se tornam significativas para a pessoa. A catequese tem de partir destas experiências, porque as experiências humanas são epifanias de Deus e “sementes do Verbo” Cf. LG, nº 16

EXPERIÊNCIA HUMANA 3. NA CATEQUESE A EXPERIÊNCIA HUMANA 3. 1. PODE SER - experiência vivida: é aquela que se está a viver na actualidade; - experiência evocada: é a experiência vivida no passado e que trazemos ao presente para tomar maior consciência dela; - experiência provocada: é aquele que o catequista ou o grupo nos faz viver e experimentar mediante alguma estratégia ou dinâmica.

EXPERIÊNCIA HUMANA 3. NA CATEQUESE A EXPERIÊNCIA HUMANA 3. 2. DEVE SER: - alargada é pedagogicamente útil alargar a experiência, tirando-a dos contornos pessoais alargando-a ao outro e ao catequista ; - universalizada universalizá-la tomando como referência as experiências semelhantes dos adultos. As experiências humanas básicas são comuns a todos os seres humanos... Enquanto experiência humana fundamental é uma experiência comum a todos, ainda que a níveis e intensidades diferentes.

EXPERIÊNCIA HUMANA 3. NA CATEQUESE A EXPERIÊNCIA HUMANA 3. 3. DEVE SER: - aprofundada Depois de evocada e alargada, a experiência necessitada de ser aprofundada. Trata-se de despertar a consciência para penetrar a vida até encontrar nela aquela profundidade misteriosa, que já é, veladamente, “presença de Deus”! Ajudar a aprofundar as experiências é a melhor tarefa educativa para a descoberta do sentido do que vivemos, sentimos e fazemos.

EXPERIÊNCIA HUMANA O aprofundar a experiência é o melhor modo de pôr o catequizando no caminho da descoberta e do encontro com Deus que fala pela Sua Palavra à profundidade do homem, da história e da vida. Este percurso da experiência humana, este processo de evocação, universalização e aprofundamento deve fazer-se de modo activo, através de actividades e dinâmicas... (Cf DGC, 157)

CELEBREMOS A NOSSA FÉ Salmo 148 Aclamai o Senhor, terra inteira, HINO DE ACÇÃO DE GRAÇAS Breve hino de acção de graças, que convida ao louvor a Deus no seu santuário.   Aclamai o Senhor, terra inteira, servi ao Senhor com alegria, vinde à sua presença com cânticos de júbilo! Sabei que o Senhor é Deus; foi Ele quem nos criou e nós pertencemos-lhe, somos o seu povo e as ovelhas do seu rebanho. Entrai pelas suas portas em acção de graças; entrai nos seus átrios com hinos de louvor; glorificai-o e bendizei o seu nome. O Senhor é bom! O seu amor é eterno! É eterna a sua fidelidade!