Terra em transformação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Surgimento do planeta A Terra surgiu há 4 bilhões e 600 milhões de anos, era uma enorme bola de fogo. Após um bilhão de anos houve o resfriamento e surgiram.
Advertisements

No princípio Deus criou o céu e a terra…
História da Terra Principais Etapas.
ORIGEM E DISTRIBUIÇÃO DOS CONTINENTES
Jurássico.
Fóssil de Amonite Na História da Terra são de particular importância as informações fornecidas pelos fósseis, na maioria dos casos encontrados em rochas.
Revisão para a Prova Colégio dom bosco Professora: Lucilene Pires
7º Ano – Ciências Naturais
Mais de 3 bilhões de anos de história
Os cientistas já conseguiram calcular mais ou menos quantos anos tem o planeta Terra: aproximadamente 4,6 bilhões de anos. Muito tempo não? Mas para saber.
BREVE HISTÓRIA DA EVOLUÇÃO DA ATMOSFERA
Apresentação nº3 C.T.V. – 10º Ano Fundo: in Lahav, N. (1999)
DERIVA DOS CONTINENTES
A sua Importância para a Reconstituição da História da Terra
HISTÓRIA DA TERRA Lígia Palácio.
ORIGEM DA VIDA.
ESTRUTURA GEOLÓGICA.
Prof. Raphael Barbosa Ramos
Seres vivos - constituídos de células
TEMA 2 A HISTÓRIA DA TERRA E DA VIDA
EB 2;3 Dr. Pedrosa Veríssimo - Paião
História evolutiva da terra
Unidade 1- A Geologia e a Ação Humana
Rochas Sedimentares Síntese de Capítulo.
A Água e a Biodiversidade
Fósseis.
Geologia no Verão O que são Trilobites? INETI
TRAJETÓRIA CRONOLÓGICA DA EVOLUÇÃO
Módulo 01 – Planeta e Cartografia
História da Terra e da vida no decurso do tempo geológico
O SURGIMENTO DOS CONTINENTES E OCEANOS
Onde está escrita a história da Terra?
Extinções em massa.
PROFESSOR LEONAM JUNIOR
Evolução do Sistema Nervoso: Filogênese e Ontogênese.
Seres vivos - constituídos de células
Era paleozóica -Foi na Era Paleozóica que começou a expansão da vida.
PROF. ALEXANDRE S. OSÓRIO
Ciências Naturais – 7.º ano
A Terra conta a sua História
Onde está escrita a história da Terra?
A DIVISÃO DO TEMPO GEOLÓGICO E A ORIGEM DOS GRANDES GRUPOS DE SERES VIVOS PROF. VICTOR PESSOA.
As rochas sedimentares, arquivos históricos da Terra
História da Vida: Profª:Katia Barletta.
- PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS -
HISTÓRIA DA TERRA By Vítor Maia.
Fósseis.
(União Internacional de Ciências Geológicas)
O PLANETA TERRA É COMPOSTO POR PLACAS TECTÔNICAS, QUE SE ACHAM APOIADAS SOBRE O MANTO, E ASSIM SENDO ELAS SE MOVEM E SÃO INSTÁVEIS E SE DESLOCAM EM IDADES.
Fóssil é um resto, marca ou vestígio de um ser vivo do passado
Biologia volume único 3.ª edição Armênio Uzunian Ernesto Birner.
Dinâmica Interna da Terra.
Unidade 01 – Capítulo 1 Estrutura geológica do Brasil
CRIPTOZOICA – Era HADEANO (“inferno”) sem vida início da Terra arcaica (mais antiga) resfriamento da Terra 80% da História da Terra PRIMITIVA /
A Origem de Tudo. J á deves ter olhado para o céu e perguntado : de onde vieram os planetas, o Sol, as estrelas?
 O Devónico é conhecido como a "Idade dos Peixes", pois durante este período registou-se a grande evolução dos peixes, que no fim deste se tornaram os.
O MESOZÓICO “História Ecológica da Terra” (Salgado-Labouriau / 2004)
Aula 8 Era Cenozóica Disciplina: Paleontologia
PALEONTOLOGIA.
A medida do tempo geológico
Eon Arqueano 4 600M.a. a M.a. atrás
Fósseis Encontram-se geralmente em rochas sedimentares Pressão Estratos- camadas de rochas sedimentares, paralelas entre si.
A medida do tempo e a idade da Terra
1 Geohistória  A vida no Pré – câmbrico. A EROSÃO, O METAMORFISMO E OUTROS FENÓMENOS GEOLÓGICOS ALTERAM AS ROCHAS … ( CICLO DAS ROCHAS ) Livro da TerraRochas.
M3 Reconstituição dos ambientes do passado CienTIC 7 Ciências Naturais – 7. º ano.
N4 Acontecimentos marcantes do passado CienTIC 7 Ciências Naturais – 7. º ano.
Arquivos Históricos da Terra
N1 O tempo geológico CienTIC 7 Ciências Naturais – 7. º ano.
Ciências Naturais – 7.º ano
Ciências Naturais – 7.º ano
Transcrição da apresentação:

Terra em transformação

As Eras geológicas A datação das rochas associada à presença de fósseis permitiu a execução de um calendário, que divide a história da Terra, em função de acontecimentos, como, por exemplo, o aparecimento e a extinção de espécies. Assim, o tempo geológico encontra-se dividido em Eras, as Eras em Períodos e estes em Épocas.

Pré-Câmbrico (de 4600 a 540 M.a.) Deste tempo geológico, a que pertencem as rochas mais antigas da crusta terrestre, existem muito poucos fósseis; alguns exemplos são os estromatólitos e os fósseis de Ediacara.

Fóssil de estromatólitos Fóssil de estromatólitos. Os estromatólitos formam-se por acumulação de sedimentos juntamente com cianobactérias e talvez tenham sido os organismos mais abundantes do Pré-Câmbrico Fóssil de uma medusa com 600 a 700 M.a. Encontrada em Ediacara, Austrália

Reconstituição da Fauna de Ediacara, Austrália, constituída por celenterados, vermes, equinodermes e moluscos.

Neste período, existem muito poucos fósseis. Há cerca de 3800 M.a., surgiram os primeiros organismos unicelulares. Há cerca de 700 M.a., os mares foram povoados por animais de corpo mole e sem concha

Era Paleozóica (de 540 a 250 M.a.) É considerada a Era das trilobites. Animais com concha e peixes evoluíram no mar, enquanto que os anfíbios e répteis começaram a ocupar os continentes onde os fetos arbóreos e as coníferas abundavam. As trilobites existiram apenas durante o Paleozóico. Eram inúmeras e o seu tamanho podia variar dos poucos milímetros aos 70cm.

No final desta Era, deu-se a maior extinção conhecida da história do planeta. Extinguiram-se cerca de 60% do total das espécies existentes, incluindo as trilobites, que desapareceram para sempre,

Reconstituição de ambientes marinhos do Paleozóico

Ambiente marinho do Paleozóico - Ordovícico

Ambiente marinho do Paleozóico

Ambiente terrestre do Paleozóico

Ambiente terrestre do Paleozóico

Primeiros animais - Paleozóico

É a era dos trilobites (organismos marinhos do grupo dos Artrópodes). Animais com concha e peixes evoluíram no mar. Os anfíbios e os répteis começaram a ocupar os continentes. Em terra, abundam os fetos arbóreos e as coníferas. No final desta era, extinguiram-se 60% das espécies existentes.

Era Mesozóica (de 250 a 65 M.a.) Esta foi a Era das amonites e dos dinossauros. Existiam répteis de todos os tamanhos que povoavam os vários ambientes (aquático, aéreo e terrestre). Nesta Era, já existiam pequenos mamíferos de hábitos nocturnos. A flora caracterizava-se pela abundância das gimnospérmicas, as plantas com flor surgiram no final desta Era.

As amonites eram muito abundantes, tinham uma larga distribuição geográfica e viveram num curto espaço de tempo, sendo excelentes fósseis de idade.

Reconstituição de um ambiente marinhos do Mesozóico

Reconstituição de um ambiente continental do Mesozóico

Reconstituição de um ambiente continental do Mesozóico

Brontossauros

Extinção de muitas espécies, entre elas os dinossauros, marca o fim do Mesozóico

Foi a Era das amonites e dos dinossauros. Já existiam pequenos mamíferos de hábitos nocturnos. Abundavam as gimnospérmicas. As plantas com flor surgiram no final desta Era.

Era Cenozóica (65 M.a. até à actualidade) Esta foi a Era dos mamíferos e das aves. A flora dominante era constituída por plantas com flor – as angiospérmicas.

Reconstituição de um ambiente continental do Cenozóico

Reconstituição de um ambiente continental do Cenozóico

Manutes

Nos últimos 2 M.a. desta Era, no Quaternário, também denominada Antropozóica, surge finalmente o Homem (do grego Anthrhõpos = Homem.

Foi a Era dos mamíferos e das aves. A flora era constituída por plantas com flor (as angiospérmicas). No período quaternário, surge o Homem. O Homem provocou o desaparecimento de inúmeras espécies, principalmente nos últimos 2000 anos.

A maioria da fauna e da flora desta Era ainda existe A maioria da fauna e da flora desta Era ainda existe. As espécies que se extinguiram tiveram como principal causa a acção do Homem: a caça desenfreada, a destruição e a alteração do ambiente pelas mais diversas formas, destacando-se a poluição, foram responsáveis pelo desenvolvimento de inúmeras espécies, principalmente, nos últimos 200 anos.

Milhões de anos

A Terra formou-se há cerca de 4600 milhões de anos A Terra formou-se há cerca de 4600 milhões de anos. Os geólogos consideram este tempo até à actualidade, dividido em dois intervalos – o primeiro é designado por Criptozóico e o segundo Fanerozóico. Estes intervalos estão divididos noutros mais pequenos designados por Éons.

Éons Arcaico (4600M.a – 2500M.a.): origem da vida e das primeiras células procariontes Éons Proterozóico (2500M.a – 570M.a.): primeiras células eucariontes e primeiros seres multicelulares.

Era Cenozóica – (66 M.a. - actualidade): os mamíferos povoam todos os ambientes; a fauna e a flora evoluem para formas de vida actuais; aparecimento do ser humano. Era Mesozóica – (245 M.a. – 66 M.a.): dominam as amonites e os dinossáuros; aparecem as primeiras aves, mamíferos e plantas com flor; ocorre a extinção das amonites e dos dinossáurios Era Paleozóica – (570 M.a. – 245 M.a.): evolução da vida no mar; aparecem os primeiros peixes, anfíbios e répteis; abaundam os insectos e as grandes florestas; ocorre a extinção das trilobites

O registo fóssil prova que a Terra é um planeta dinâmico, em constante transformação. Uma equipa de cientistas portugueses e espanhóis encontrou, em 1988, em Andrés (Pombal), um fóssil que corresponde ao Allosaurus fragilis, um dinossauro do Período Jurássico, que apenas era conhecido na América do norte. Os paleontólogos concluíram que, há 140 M.a., esta espécie de dinossauros viveu na América do Norte e na Europa. Será que a América do Norte e a Europa estavam juntas no tempo em que viveu o Allosaurus fragilis?

Principais acontecimentos da História da Terra e respectiva idade geológica 4600 M.a.: Formação da Terra. 3800 M.a.: Aparecimento das primeiras formas de vida. 540 M.a.: Aparecimento dos primeiros animais aquáticos com concha e os primeiros peixes. 420 M.a.: Aparecimento das primeiras plantas terrestres.

250 M.a.: Aparecimentos dos primeiros dinossauros. 190 M.a.: Aparecimento das primeiras aves e das primeiras plantas com cor. 65 M.a.: Extinção dos dinossauros. 4 M.a.: Aparecimento dos primeiros hominídeos. 1,8 M.a.: Aparecimento dos primeiros seres humanos.