1º PAINEL: cidadãos com necessidades especiais apresentação geral da iniciativa; fórum de discussão: estratégias para uma melhoria do serviço a prestar.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1º CONGRESSO IBÉRICO de GESTÃO de DESPORTO
Advertisements

Inquéritos Colectivos de Cidadãos Alguns resultados.
Parceira Programa SuperAção e Escola de Tempo Integral
A PARTIR DO PRÓXIMO AMANHECER
PROJECTO KU TIVA (SABER, CONHECIMENTO) O Projecto KU TIVA, que em changana quer dizer saber, conhecimento, é o 1º Projecto da ISSO, Inovação Social e Solidária,
SUMÁRIO DA NOSSA AULA Conversa amena com os rapazes
Problemas/dificuldades no ensino à distância. 1º Dia de Formação - Online Hoje vou ter formação online. E agora como é que eu entro?
IGM - Centro de Dados Geológico-Mineiros Lisboa - 29 novembro 2000 Helena Abecasis ACESSO/MCT Os Cidadãos com necessidades especiais e a Sociedade de Informação.
Auditório Câmara Municipal da Amadora 13 de Outubro 2001
1 As Tecnologias da Informação na Administração Pública Indicadores Estatísticos Instituto de Informática Rosa Maria Peças Conferência A acessibilidade.
PROJECTO TÁ na REDE Tecnologias de Apoio em Rede Nº DE ORIGEM :277/4.3/C/LVT.
CALE Curso de Acesso ao Computador Pessoal Usando o Leitor de Ecrã João Moutinho FEUP.
Centro de Recursos da Educação Especial do ME Inclusão Digital ESE Leiria 2 de Abril de 2007 Ida Brandão DGIDC - DSEEASE.
O dia em que quase perdemos o
Reflexão sobre o 1º Projecto do PRA A feira foi o 1º projecto que nos foi proposto a 30 de Janeiro de 2009 e que teria de ser realizado até ao dia 30 de.
Biblioteca Escolar Agrupamento Vertical de Escolas de Salir
experiências INESQUECÍVEIS!
UTEC – IBURA OFICINA NATALINA
Antes de começar… Os comportamentos seguros na estrada são algo que vamos adquirindo com o tempo! Na tua idade é normal que corras riscos com maior frequência.
Bom Dia Projecto de Acompanhamento Pedagógico de Internet
As regras de um debate Quando participamos num debate há aspectos e regras que não podemos esquecer.
Software Acessível Introdução O objetivo deste trabalho é fornecer noções básicas sobre os principais sistemas de acessibilidade de deficientes visuais.
Nós nos convencemos, que a vida ficará melhor, quando nós formos casados, tivermos um filho e, depois, mais um. Então nos frustramos, porque nossos filhos.
Portfólio de matemática
Instituto de Inovação Educacional1 e-EPoca: Educação e Património Enquadramento 1. Suscitar o debate sobre os diferentes modos de configurar a actividade.
Conciliação Família/ Trabalho no Concelho de Cascais Seminário Rede Europeia de Cidades e Territórios para a Conciliação Penafiel,
Projecto Escxel – Escola Secundária Quinta do Marquês - Oeiras Breves reflexões sobre o Projecto Escxel na nossa escola 1 de Outubro de 2010.
Bibliotecas Escolares: Modelo de Auto-avaliação
DESAFIOS COLOCADOS À ESCOLA PORTUGUESA
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Escola Profissional da Mealhada ClC7 Formadora: Teresa Augusto
SE VOCÊ RECEBESSE UM DE DEUS, ELE PODERIA SER ASSIM !!!
Biblioteca Municipal José Saramago/Feijó 20 de Maio de 2011
Uma professora de Nova York decidiu honrar cada um de seus alunos que estavam por se graduar no colégio, falando-lhes da marca que cada um deles havia.
Me Integra Projecto Mercados e Estratégias de Inserção de Jovens Licenciados
Santarém Março a Julho de 2007
A partir do próximo amanhecer
APREDENDO A ORAR.
AS SETE MARAVILHAS DO MUNDO
Filipe Gomes Íris Ralha Psicólogo DAPOEP Professora Língua Portuguesa
Discriminação social tu escolhes! tu decides! Trabalho realizado por:
Manual de Instalação do Windows 8
Actividade A - Sendo um meio de comunicação muito atractivo, tanto visual como auditivo: pode restringir a vontade da criança comunicar por outras formas.
Ética e Moral na formação dos filhos
AO MEU PAI.
A tua bagagem para o Tutorado: entra com a tua ‘pen’ vazia, sai com ela cheia!
A partir do próximo amanhecer
Reflexão sobre o 1º Projecto do PRA A feira foi o 1º projecto que nos foi proposto a 30 de Janeiro de 2009 e que teria, e o mesmo, teria de ser realizado.
Autoria do Texto: Desconhecida
ANEDOTA JCA.
A PARTIR DO PRÓXIMO AMANHECER Clicar p/ avançar.
Comportamento dos alunos do 8ª ano do ensino fundamental da E. E
Problemas Parcelares Objectivos Abandono por parte da família Rejeição por parte da sociedade Barreiras existentes na nossa cidade Definir cada tipo de.
Planear a mudança Tomar controle.
de André Luiz COM SOM CLICAR NA TECLA F5 P/VER EM TELA CHEIA E COM SOM. DEPOIS.... IR CLICANDO, NA BARRA DE ESPAÇO.... E LER TRANQÜILAMENTE, GASTE O TEMPO.
BOLETIM ELECTRÓNICO DO CENTRO DE RECURSOS EDUCATIVOS.
Convidando e Recebendo Participantes.
Abordagem Colaborativa à Gestão do Conhecimento: Soluções Educativas Virtuais Adelino António Peixoto Fernandes Amaral Universidade Portucalense Porto,
A PARTIR DO PRÓXIMO AMANHECER
TORRADAS QUEIMADAS... CLICAR.
Nome: Carolina S. Informática Tarde; Professora: Aline S. De Bona;
Dando uma guinada.
Gostava tanto de você (Tim Maia) Autoria do Texto: Desconhecida
José Carlota Escola Secundária de Vila Real de Santo António Vila Real de Santo António - Faro 9º Ano – Física e Química5 + 1 chupaqu’éduva.
MATERIAL COMPLEMENTAR Tema 26: O ideal.
GRUPO APRENDIZES DA ARTE REAL
Receita de um Sonhador.
SEGURANÇA – responsabilidade de todos; também sua! António Morgado prof. Ed. Física – EB 2,3 de Rio Tinto.
Projectos de Cooperação com Cabo Verde Apoiar o desenvolvimento económico promovendo a qualificação profissional e o emprego.
Uma Rádio e Televisão para todos Francisco Teotónio Pereira Colóquio “Media e Deficiência” Auditório Agostinho da Silva – Univ. Lusófona, Lisboa, 28 de.
Transcrição da apresentação:

1º PAINEL: cidadãos com necessidades especiais apresentação geral da iniciativa; fórum de discussão: estratégias para uma melhoria do serviço a prestar ao cidadão. Moderador: Jorge Fernandes Unidade de Missão Inovação e Conhecimento / 26 de Março 2004 II ENCONTRO NACIONAL DOS ESPAÇOS INTERNET MUNICIPAIS

APRESENTAÇÃO GERAL DA INICIATIVA um computador do espaço internet adaptado para pessoas com deficiência espaço físico livre de barreiras objectivo foi enviada uma carta a todas as Câmaras Municipais recomendando a adaptação de um posto de trabalho dos espaços internet (feito pelo Programa ACESSO) foi enviada uma carta a todas as Câmaras Municipais recomendando a eliminação de barreiras arquitectónicas do espaço físico (feito pelo SNRIPD) estratégia Março/2001

APRESENTAÇÃO GERAL DA INICIATIVA Impressora braille linha braille sintetizador de fala Software de ampliação de caracteres Deficiência visual

APRESENTAÇÃO GERAL DA INICIATIVA Deficiência motora Teclado virtual de ecrã Teclado de conceitos Manipulos/switch sistema apontador

APRESENTAÇÃO GERAL DA INICIATIVA Situação em Abril 2003 Análise dos dados, feita pelo Programa ACESSO da UMIC, às candidaturas aprovadas 60% dos espaços internet têm pelo menos um computador adaptado 27 linhas braille 7 impressoras braille 50 monitores de sintetizadores de fala 25 teclados de conceitos 19 sistemas apontadores 54 manipulos/switch 29 softwares de ampliação de caracteres

FÓRUM DE DISCUSSÃO Boas práticas referenciadas na imprensa "Com o objectivo de dar a conhecer aos idosos do concelho de Pombal as novas tecnologias, a respectiva Câmara Municipal, em colaboração com as instituições particulares de solidariedade social do concelho, está a promover a realização de visitas ao Espaço Internet, localizado no Centro Cultural de Pombal." (JN, 17/03/2004). Espaço Internet entusiasma as pessoas da terceira idade do concelho de Pombal Boa prática: Promoção de visitas e acções conjuntas com instituições de/para pessoas idosas e com deficiência

FÓRUM DE DISCUSSÃO Porque são os espaços internet pouco procurados por pessoas com deficiência? utilizador com deficiência visual (...) gostaria de lhe deixar aqui algumas notas (...) o espaço disponibilizado pela câmara municipal de Portalegre. (...) O computador adaptado tem o Jaws e o Orpheus instalado. (...) Quanto ao Jaws que utilizo, tem ainda todos aqueles menus em inglês, sem estarem adaptados para a lîngua portuguesa. (...) ou é gente que teve preparação na informática e têm porventura computador próprio ou se não o têm, terão dificuldade com a configuração do computador de acesso público. (...) os horários foram extremamente reduzidos e, ao contrário do que acontece num fim-de-semana qualquer onde o espaço está aberto sábados de tarde, em épocas de férias isso não aconteceu. Victor Calha, fórum acessibilidade, 25/03/2004 Porque os Equipamento estão mal instalados? (fornecedores não instalaram convenientemente o material) Porque são precisas configurações personalizadas? (os monitores precisam de o saber fazer) Porque os Horários são reduzidos? (acham que sim? O que deve ser feito?)

Victor Calha, fórum acessibilidade, 25/03/2004 (continuação) (...) Outra questão é a burocrática (...). É que a documentação que é necessária para a inscrição e utilização do espaço é vasta (...) Penso que a utilização destes espaços deveria ser mais facilitada, (...). Quanto ao acesso físico do espaço: (...) está situado numa praça central, onde, para se aceder, é necessário subir vários degraus. (...) acima de tudo, não passe pela cabeça de ninguém, com base no argumento de pouca utilização, de acabarem com a existência de computadores com acessibilidade aos deficientes nos espaços internet. Victor Calha, fórum acessibilidade, 25/03/2004 Porque o processo de utilização é burocrático? (o que é necessário para ser utilizador?) Porque existem Barreiras Arquitectónicas? (será esta a explicação para a fraca utilização?) Devem continuar? Os utilizadores dizem que sim. (e as Câmaras Municipais?) Porque são os espaços internet pouco procurados por pessoas com deficiência? FÓRUM DE DISCUSSÃO

Armando Baltazar, fórum Rede Solidária, 25/03/2004 Presidente da Associação de Surdos do Porto (ASPorto) (...) vou tentar dar uma pequena resposta: Penso que essencialmente é por uma questão de nesses espaços não existirem condições básicas de apoio às pessoas portadoras de deficiência. Dado que o Espao Internet da ASPorto, a funcionar desde Janeiro, tem tido uma crescente procura pela População Surda. Porque os Espaços Internet não têm condições básicas de apoio? (deveriam funcionar dentro das inst. de/para pessoas com deficiência?) Porque são os espaços internet pouco procurados por pessoas com deficiência? Devem os Espaços Internet ser transferidos para as Instituições de/para pessoas com deficiência? FÓRUM DE DISCUSSÃO

Marciano Amaral, fórum Rede Solidária, 24/03/2004 ANEA – Viseu / Associação Nacional de Espondilite Anquilosante. Na minha opinião o grande problema da pouca utilização devem ser os horários em que esses espaços estão disponíveis. Felizmente muitas das pessoas com necessidades especiais trabalham e depois querem ir para casa tratar dos seus assuntos domésticos, (...) Porque não têm Horários pós-laborais? Porque são os espaços internet pouco procurados por pessoas com deficiência? FÓRUM DE DISCUSSÃO

José Pedro Amaral, fórum Acessibilidade, 25/03/2004 "(...) Quanto à tua questão (...) estou em crer que peca por uma quase inexistência de informação da existência dos mesmos como também do facto de o seu uso ser gratuito. Os próprios sítios das autarquias não o referem, o que faria passar a mensagem por outros visitantes que não os CNE's. Porque não há divulgação? Porque são os espaços internet pouco procurados por pessoas com deficiência? FÓRUM DE DISCUSSÃO

Susana Cordeiro, fórum Acessibilidade, 26/03/2004 (...) Eu resido no concelho de Odivelas e confesso que nunca tinha ouvido falar nestes espaços. Mas ao ver o , conversando com uma amiga, de facto ela disse- me que na Biblioteca do concelho parece que existe lá algum equipamento tiflotécnico. De qualquer modo, confesso que considero que a biblioteca do concelho não fica num lugar muito acessível em termos de transportes. Assim, junta-se ao meu desconhecimento (que provavelmente é partilhado por alguns outros munícipes deficientes) a questão da acessibilidade em termos de transporte. (...) Porque não há divulgação? Porque os locais são inacessível? Porque são os espaços internet pouco procurados por pessoas com deficiência? FÓRUM DE DISCUSSÃO

Materiais de Apoio Porque faltam Kits de informação e de adaptações? O Kit ACESSO e Kit para Necessidades Especiais são exemplos de kits. São 33 softwares com diversas aplicações que possibilitam às pessoas com deficiência aceder ao computador. Porque são os espaços internet pouco procurados por pessoas com deficiência? FÓRUM DE DISCUSSÃO

Instalação/configuração dos equipamentos? Verifica-se que em alguns casos os fornecedores não chegaram sequer a instalar os equipamentos. Noutros, para além da instalação os fornecedores chegaram mesmo a dar formação. Deveria ser promovido pelos fornecedores acções de formação dedicados aos monitores dos espaços internet. Falta de Formação dos monitores? Esta foi a principal queixa. A mesma deve ser colmatada com acções de formação de formadores. Nessas acções deverão ser chamados os fornecedores dos respectivos produtos. Falta de materiais de Apoio? Até hoje os materiais de apoioforam inexistentes. O Kit para Necessidades Especiais é um bom exemplo do que é preciso. Os manuais de aprendizagem devem também existir em formatos alternativos. Divulgação? Falta divulgação. Deve ser feita divulgação junto às associações, junto às escolas (equipas de ensino especial). O site dos espaços Internet deve ser construído de acordo com as regras de acessibilidade e deve conter um inventário rigoroso dos equipamentos disponíveis para pessoas com deficiência. Porque são os espaços internet pouco procurados por pessoas com deficiência? Síntese/Conclusões resultantes do Debate

Acordos com instituições locais? Esta é uma estratégia a seguir. Durante o encontro ficou evidente que os espaços internet com maior sucesso são aqueles que baseiam a sua acção, não na tecnologia, não no uso puro e simples da Internet, mas em actividades de interesse para os utilizadores. Acções como: entrega de IRS, procura de emprego, redacção de um CV, trabalhos escolares, acção de formação em áreas específicas como processamento de texto, etc. O Diploma de Competências Básicas é uma das actividades a incrementar no curto prazo. É importante não esquecer em dotá-lo de formatos alternativos para que possa também ser tirado por pessoas com deficiência. Horários? Não parece ser problema. Os horários são bastante alargados. Burocracia? Não parece ser problema. É pedido o BI e pouco mais. Barreiras Arquitectónicas? Não foi possível chegar a grandes conclusões a respeito. Porque são os espaços internet pouco procurados por pessoas com deficiência? Síntese/Conclusões resultantes do Debate (II)

Ficha Técnica e Agradecimentos Agradecimentos Agradeço aos participantes do Fórum Acessibilidade e ao Fórum da Rede Solidária Agradeço também à minha colega Cláudia Cardoso, a recolha dos equipamentos nas candidaturas ESPAÇOS INTERNET aprovadas do Programa Operacional Sociedade da Informação. Ficha Técnica Jorge Fernandes Programa ACESSO da UMIC/Março Agradecimentos Agradeço aos participantes do Fórum Acessibilidade e ao Fórum da Rede Solidária Agradeço também à minha colega Cláudia Cardoso, a recolha dos equipamentos nas candidaturas ESPAÇOS INTERNET aprovadas do Programa Operacional Sociedade da Informação. Ficha Técnica Jorge Fernandes Programa ACESSO da UMIC/Março