RECONSTRUINDO AS MURALHAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ensino 03 Espiritualidade da RCC
Advertisements

Pe. Leomar Brustolin Catedral de Caxias do Sul-RS
ESCOLA BÍBLICA SEJAM BEM VINDOS!.
UM PROCESSO DE INSPIRAÇÃO CATECUMENAL.
ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE RESPONSÁVEIS
RENOVAÇÃO DAS PROMESSAS
Sinais da presença e do amor do Deus-Trindade em nossa vida
Trindade.
Encaminhamento para o AGIR
CATECUMENATO.
ORIENTAÇÕES 2008.
Departamento Arquidiocesano da Catequese
A primeira comunidade constitui o prelúdio do nascimento da Igreja; a presença da Virgem contribui para lhe delinear o rosto definitivo, fruto do dom.
Rainha dos Apóstolos.
Aspectos missionários
Eucaristia, Força e Vida
Linhas de Pastoral Juvenil Vocacional Redentorista
Maria – A Serva do Senhor
Fé: principal virtude de Maria
Cristologia = “Conhecimento” de Jesus Como conhecer Jesus?
MÓDULO BÁSICO APOSTILA 04 TEMA: ORAÇÃO CAMINHO DE SANTIDADE
Formador: Waldiney Oliveira
Associação Internacional de Apoio à Causa da Beatificação do Pe
Identidade da renovação carismática católica
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Crescendo em Comunidade O Propósito da comunhão
ENCONTRO PARA ANIMADORES DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE
TEMA: BATISMO NO ES.SANTO
Tema do 3º Domingo do Tempo Comum A liturgia do 3º Domingo do Tempo Comum propõe-nos a continuação da reflexão iniciada no passado domingo. Recorda,
“Hoje gostaria de falar de uma realidade muito bela da nossa fé, ou seja, da “comunhão dos santos”. O Catecismo da Igreja Católica nos recorda que com.
«Tu és o meu Filho muito, amado em Ti pus toda a minha complacência».
E.P.F. I – IDENTIDADE DA RCC
Uma igreja viva para um Deus vivo
Escola Paroquial de Evangelização e Pastoral. Objetivos Proporcionar aos fiéis um conhecimento básico de alguns alicerces de nossa fé: Bíblia, Liturgia,
"O Espírito do Senhor repousa sobre mim".
JESUS NO LITORAL FORMAÇÃO PARA EVANGELIZAÇÃO
17 E, quando o viram, o adoraram; mas alguns duvidaram.
MÉTODO NA CATEQUESE VER ILUMINAR AGIR CELEBRAR REVER.
MÉTODO NA CATEQUESE VER ILUMINAR AGIR CELEBRAR REVER.
Deus Trindade.
Crescendo em Comunidade
Tudo o que o Pai possui é meu. O Espírito Santo receberá
BOAS VINDAS!!! EACRE 2009.
MATÉRIA:DOUTRINAS E DISTINTIVAS DA NOVA IGREJA BATISTA AULA: 1;2;3
CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2015
Formação Catequética Catequista.
"Este é o meu Filho amado" (Mateus 3,17)
Sinais da presença de Deus
Lição 06 O processo pessoal crescimento do CORRENDO COM EXCELÊNCIA.
SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Sede Nacional- Rua do Riachuelo, 75, Centro Rio de Janeiro- RJ- CEP Fax
2ª Urgência – Igreja: casa da iniciação à vida cristã
MINISTÉRIO DE PREGAÇÃO SERGIPE 2015
O Movimento Estudantil Alfa e Ômega é um ministério internacional e interdenominacional, formado por estudantes universitários cristãos evangélicos comprometidos.
CAMINHO PARA INTIMIDADE COM DEUS
DEUS CRISTO HOMEM IGREJA MISSÃO
Catequese a serviço da Iniciação à Vida Cristã
mas não conseguimos contar quantas laranjas existem
REVELAÇÃO DA EDIFICAÇÃO
A missão do Espírito Santo na Igreja
é o lugar da minha realização plena;
Uma Igreja Saudável Efésios 4:
CURSO LIDERANÇA CRISTÃ
UMA PREGAÇÃO CARISMÁTICA
Formação Rhema e Tema.
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre 11/08/10 TRANSFORMANDO A COMUNIDADE PELA INICIAÇÃO Á VIDA CRISTÃ PARÓQUIA SANTA RITA.
“Permanecei na cidade” (Lc 24,49). O ponto de partida Uma realidade que nos interpela: a cidade e a diocese (v. relação de abertura da Assembléia) “Nosso.
O PROCESSO FORMATIVO DA RCCBRASIL.  Formar significa alinhar, por em ordem, dar forma;  É preciso investir na Formação;  A Formação não “enquadra”
Conversão Pastoral. Aparecida 365 diz: 2 “Nenhuma Comunidade deve isentar-se de:  entrar decididamente,  com todas as forças, nos processos constantes.
Incorporação na Igreja e os Sacramentos
Transcrição da apresentação:

RECONSTRUINDO AS MURALHAS O Processo de Iniciação na RCC

Como reconstruir as muralhas, na prática? Uma análise da nossa liderança: Qual é o nível de comprometimento dos “servos”? Todos amam a RCC e a Igreja? Qual é o grau de intimidade com o Senhor e de espiritualidade? São todos batizados no Espírito Santo? Como estão nossos Grupos de Oração? Possível primeiro passo para o diagnóstico: A FALHA NO PROCESSO DE INICIAÇÃO NA RCC

PROCESSO DE INICIAÇÃO, o que é? processo de livre adesão e inserção na fé processo de encantamento (“Seduzistes-me Senhor; e eu me deixei seduzir” – Jr. 20, 7) etapa de fortes descobertas e redescobertas (sentimentos, talentos, limitações, emoções) divisor de águas, uma vez que exige de nós uma decisão firme, radical, sincera e constante - processo gradual e constante de plena inclusão na comunidade eclesial e numa determinada espiritualidade

RECORDANDO O PROCESSO DE INICIAÇÃO NA RCC SEMINÁRIO DE VIDA NO ESPÍRITO SANTO: Semeador, Amor de Deus, Pecado, Jesus Salvador, Fé e conversão, Senhorio de Jesus, Cura Interior, Batismo no Espírito Santo, Amor aos irmãos e Vida em Comunidade. EXPERIÊNCIA DE ORAÇÃO: Painel “Quem é o Espírito Santo para você?”, Santíssima Trindade, Amor de Deus e Salvação, Pentecostes, Batismo no Espírito Santo, Passos para o BES, Dons Infusos e Carismáticos, Frutos do Espírito Santo e Vida Nova.   APROFUNDAMENTO DE DONS COM OFICINAS (Dons Infusos e Carismáticos, Virtudes e Frutos). SEMINÁRIO DE BATISMO NO ESPÍRITO SANTO ENCONTRO DE CURA INTERIOR

E QUANDO SE SUPRIME ESTE PROCESSO DE INICIAÇÃO NA RCC? corre-se o risco de se viver uma fé e espiritualidade imaturas e inconsistentes carece-se de uma experiência do encontro pessoal com Jesus, do encantamento (mysterium fashinosum – mistério de fascínio) possível estagnação do processo de conversão não há descobertas e redescobertas (desordem emocional, sentimental, afetiva) não ocorre a plena adesão da vida à RCC – quem não conhece não ama, e quem não ama não se compromete – carismáticos afetivos (não se sentem parte – estão à margem) x carismáticos efetivos (dão a vida pela obra)

O QUE A IGREJA NOS DIZ? “Sentimos a urgência de desenvolver em nossas comunidades um processo de iniciação na vida cristã que comece pelo querigma e que, guiado pela Palavra de Deus, conduza a um encontro pessoal, cada vez maior, com Jesus Cristo, perfeito Deus e perfeito homem, experimentado como plenitude da humanidade e que leve à conversão, ao seguimento em uma comunidade eclesial e a um amadurecimento de fé na prática dos sacramentos, do serviço e da missão.” (Doc. Aparecida n. 289)

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE A carência de um correto Processo de Iniciação gera um prejuízo incalculável não só para aqueles que não tiverem esta iniciação apropriada, mas também para todo o Movimento Eclesial, na medida em que estes irmãos e irmãs poderão tornar- se, mais tarde, líderes da RCC em suas diversas instâncias, sem terem sido corretamente alicerçados, acompanhados, liderados, pastoreados, formados. Correm o grave risco de caminharem como “crianças” na fé, como carismáticos “alienados” arrastando a muitos por estes caminhos paralelos ao objetivo da RCC.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo! Vinícius Rodrigues Simões Coord. Estadual de Formação RCC/RJ