5. Aprenda a perdoar Nesta lição você vai aprender: O que é o perdão.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
“O Chamado de Deus”..
Advertisements

UM APRENDIZADO QUE EU TIVE DO 11/09
Elaboração: Virginia Pontelo
Domingo 24/08/2008 Wagner Júnior
Novos relacionamentos: A nova atuação social do cristão
Cantamos as palavras que Jesus nos ensinou: «Pai Nosso, que estais nos Céus, Santificado seja o vosso nome, Venha a nós o vosso Reino, Seja feita a vossa.
«NÃO NOS DEIXEIS CAIR EM TENTAÇÃO,
Fidelidade e honestidade
Filêmon 7-20 Caríssimo: Grande alegria e consolo tive por causa de tua caridade. Os corações dos santos foram reanimados por ti, irmão. Por este motivo,
Entendendo o perdão de Jesus
Pastoralfamiliarrj.blogspot.com.
11 E Jesus disse ainda: – Um homem tinha dois filhos.
06: Os deveres para com o próximo (IV)
Como ter uma boa briga... com o seu cônjuge?.
A Cadeira.. A Cadeira.. A filha de um homem pediu a um sacerdote que fosse a sua casa rezar uma oração para o seu pai, que estava muito doente. Quando.

O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós!
“Quem encontrou um amigo descobriu um tesouro”
Alcançando As Promessas
PERDOAR OU PEDIR PERDÃO?
Sopre as Cinzas Números 4.13
CURSO PRÁTICO DE CONSOLIDAÇÃO 12 LIÇÕES
O amor que revela o chamado
4. Consagre-se a Deus Nesta lição você vai aprender:
“Ide, pois, aprender o que significa:
e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. (João 8:31-32)
Clique para passagem de slides Ligue o som
“Porquanto Abraão obedeceu à minha voz, e guardou o meu mandado, os meus preceitos, os meus estatutos, e as minhas leis.”
DEUS ESTÁ AQUI Deus está aqui neste momento.
Prioridade à Família.
Um julgamento deve sempre ter um resultado final,
TECLE ENTER Quando nós seres humanos, pecadores e pequenos que somos, aprenderemos o verdadeiro sentido do amor e da Paz, que são tesouros incalculáveis.
Será que vou ser perdoado?
I Jo 2.8 – 14. I Jo 2.8 – 14 “Sabemos que somos de Deus e que o mundo todo está sob o poder do Maligno” I Jo 5.19.
II SAMUEL 13: Absalão, seu irmão, lhe disse: Esteve Amnom, teu irmão, contigo? Ora, pois, minha irmã, cala-te; é teu irmão. Não se angustie.
Meus irmãos e minhas irmãs;
Jesus ensina a rezar o Pai-nosso!
O Livro de 2 Pedro TEXTO BASE: 2 Pedro 3.13
1ª igreja Batista em Parnaíba - PI
PROVOCADORES DE MILAGRES II CRÔNICAS 01:06
Os dois amigos.
O Caminho do Perdão.
“Agora, assim diz o SENHOR dos Exércitos: Vejam aonde os seus caminhos os levaram. Vocês têm plantado muito, e colhido pouco. Vocês comem, mas não se fartam.
MORTOS-VIVOS ENTRE NÓS!!
E, como não querem saber do verdadeiro conhecimento a respeito de Deus, ele entregou os seres humanos aos seus maus pensamentos, de modo que eles fazem.
SÉRIE: JESUS E A LEI MOSAICA
“E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre...” João
PARA AQUELES QUEM EU GOSTO:
Perdão – Significado Levítico 16.
EIS A ESCRAVA RESGATADA, GRANDE PREÇO CRISTO DEU, NÃO FOI OURO,
Sonhei que tinha marcado uma entrevista com DEUS.
...Não tem erro, siga as placas...
Carta de Paulo a Filemon
LIBERDADE: MEU PRIMEIRO PASSO. LIBERDADE: MEU PRIMEIRO PASSO.
“Então, Pedro, aproximando-se, lhe perguntou: Senhor, até quantas vezes meu irmão pecará contra mim, que eu lhe perdoe? Até sete vezes? Respondeu-lhe.
Escola Evangélica Ágape 8º Ano
5 Verdades sobre PERDÃO.
Aprenda a perdoar.
82 Anos Pregando boas novas.
"O Deus que fez o mundo e tudo o que nele há é o Senhor dos céus e da terra...
ETERNIDADE.
LIÇÃO 11 RELACIONAMENTO E PERDÃO
Escola de Crescimento Quadrangular Vila Industrial - Todos os Dias, no Templo e nas Casas (At 5.42)
RESTAURANDO A COMUNHÃO QUEBRADA II CORÍNTIOS 5.18 Pr Josenildo Oliveira Silva PIB/THE,
O Bê – A – Bá do Evangelho Pr. Leôncio Martins.
Lembro-me da minha aflição e do meu delírio, da minha amargura e do meu pesar. Lembro-me bem disso tudo,
Disse-lhe Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida
Ciclo A DOMINGO VI do Tempo Comum DOMINGO VI do Tempo Comum 16 de Fevereiro de 2014 Música: “Ave generosa” Hildegarda de Bingen.
ESCOLA DE CRESCIMENTO Quadrangular Vila Industrial - Todos os Dias, no Templo e nas Casas (At 5.42)
Transcrição da apresentação:

5. Aprenda a perdoar Nesta lição você vai aprender: O que é o perdão. Quais as conseqüências do ressentimento. Como proceder quando ofendemos e quando somos ofendidos por alguém.

O perdão é muito importante porque ele demonstra um princípio espiritual muito sério: Deus trata você de acordo com a maneira como você trata o seu irmão. Jesus disse: “Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará; se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas.” (Mt. 6: 14-15). Assim, Deus só nos perdoa se perdoamos a quem nos ofende. Além disso, Ele deseja que tratemos uns aos outros da forma como Ele nos tratou, como diz Efésios 4:32: “Sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou.” O Senhor colocou uma barreira para as suas orações, que é, guardar rancor e ressentimento. Se você não perdoar os outros também não será perdoado. Por que acontece isso? Não é o perdão de Deus pela graça?

O problema é que quando você reluta em perdoar, você está dizendo que é perfeito e pode cobrar perfeição dos outros. A conseqüência é que quando você se declara perfeito, você sai da posição de pecador e já não necessita da graça de Deus. Desta forma, você não pode ser perdoado. Deus somente perdoa aos pecadores. Você não pode exigir justiça porque você mesmo não é santo. Sendo todos nós pecadores, não temos o direito de cobrar justiça de quem quer que seja. É por isso que devemos liberar perdão e simplesmente esquecer o erro do outro.

1. O que fazer quando sou ofendido? Porque você foi livremente perdoado você libera também graciosamente o perdão sobre os outros. Você não deve guardar ressentimentos, mesmo que justificáveis. Não espere o arrependimento do outro para só então perdoá-lo. Não alimente a mágoa no seu coração, mas trate com ela rapidamente.

2. Ressentimento produz escravidão. A falta de perdão mantém você em escravidão pelos seguintes motivos: Ressentimento é uma das causas de enfermidades. Ressentimento produz fortalezas espirituais. A amargura, por exemplo, é mais que ressentimento, é uma fortaleza espiritual. Amargura é um ressentimento antigo. O ressentimento o torna escravo da pessoa que o ofendeu. A sua mente e ações estão sempre em função dela.

3. Se você ofendeu alguém, o que fazer? Jesus disse: “Se, pois, ao trazeres ao altar a tua oferta, ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa perante o altar a tua oferta, vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; e, então, voltando, faze a tua oferta. Entra em acordo sem demora com o teu adversário, enquanto estás com ele a caminho, para que o adversário não te entregue ao juiz, o juiz, ao oficial de justiça, e sejas recolhido à prisão. Em verdade te digo que não sairás dali, enquanto não pagares o último centavo”. (Mt 5:23-26) Ser recolhido a prisão aqui pode significar uma série de coisas. Pode significar que, se você não resolve o problema com o irmão ofendido e ele morre, fica uma pendência para ser resolvida no dia do julgamento. Pode significar também que a falta de perdão, inevitavelmente, se manifestará em doenças físicas e mentais. Estas podem ser um duro fardo em sua vida. A falta de perdão é uma base para o estabelecimento de fortalezas malignas em sua vida. Entre em acordo logo e seja livre!

4. O que a pessoa ofendida deve fazer? A primeira coisa é ir ter com o irmão. Jesus disse que “Se teu irmão pecar contra ti, vai argüi-lo entre ti e ele só.” (Mt 18:15). Não comente com outras pessoas a respeito da sua mágoa ou ressentimento. Jesus disse que se meu irmão pecar contra mim e se arrepender, eu devo perdoá-lo quantas vezes for necessário. “Se teu irmão pecar contra ti, repreende-o; se ele se arrepender, perdoa-lhe. Se, por sete vezes no dia, pecar contra ti e, sete vezes, vier ter contigo, dizendo: Estou arrependido, perdoa-lhe.” (Lc. 17:3-4). Não espere que ele se arrependa para que você o possa perdoar. Jesus e Estevão perdoaram antes que houvesse qualquer arrependimento por parte dos ofensores. Tanto o que pecou quanto o que ficou ofendido devem buscar a reconciliação.

5. Podemos perdoar e mesmo assim não restaurar a posição da pessoa. Jesus disse: “ Se teu irmão pecar contra ti, repreende -o; se ele se arrepender, perdoa-lhe”. (Lc. 17:3-4). O perdão, portanto, é aplicável em qualquer situação, mas a restauração da posição da pessoa que lhe ofendeu somente acontece quando há arrependimento. Suponha que um irmão lhe peça mil reais emprestado. Passam-se muitos dias e o irmão não lhe paga e nem se justifica para você. Você deve perdoá-lo? É claro que sim. Mas, e se ele vier lhe pedir mais dinheiro emprestado? Nesse caso, você perdoa, mas não precisa emprestar dinheiro para ele novamente, porque ele nunca se arrependeu do pecado dele.