Carlos Oliveira Sumário Descrição e Objetivo O Método de Tsai Implementação Resultados obtidos Melhoramentos.

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Transcrição da apresentação:

Carlos Oliveira

Sumário Descrição e Objetivo O Método de Tsai Implementação Resultados obtidos Melhoramentos

Descrição e Objetivo Captura de video stream a partir de uma webcam ou leitura de um arquivo AVI Processamento frame a frame, realizando a calibração de câmera utilizando o Método de Tsai Utilizar as matrizes calculadas pelo algoritmo para configurar a API do OpenGL Realizar a inserção de animações virtuais na cena real considerando efeitos como a oclusão Output da imagem final processada contendo o background capturado e os objetos virtuais inseridos

Método de Tsai (compativel com notação do OpenGL) X c Y c Z c p’ y' x'

Câmera para imagem

Concatenando

Os passos do Método de Tsai Passo 1:conhecidos Distorção radial insignificante Assuma

Método de Tsai

Correspondência

Sistema Ax=0 Compute v by SVD decomposition of A=UDV T (The solution vector is the column of V corresponding to null (or smallest) singular value) in D.

Estimativa dos parâmetros da câmera Fator de escala

Sinal do fator de escala Sinal de Como: Temos Caso isto não seja verdade troque o sinal de v

Estimativa do fator 

Última linha da matriz de rotação Reortogonalize:

Cáculo de f x f y e T z

Ponto de fuga

Cálculo do centro ótico pelos pontos de fuga

Passo 2 do Tsai Computing Image Center v1v1v1v1 v2v2v2v2 v3v3v3v3

Pontos de fuga do padrão 3D

Tsai 2D

Método de Tsai plano =0

Método de Tsai plano

Método de Tsai

Sinal de  Logo Caso isto não seja verdade troque o sinal de  escolha um sinal

Fator de escala escolha um sinal corrija a escolha

Cáculo de f x f y e T z

Implementação Foi utilizada a biblioteca OpenCV Utilizamos também a implementação do método de Tsai 2D disponível na página do curso Utilizamos a biblioteca de interface da Microsoft, MFC Foi implementada a integração do OpenGL com MFC utilizando a extensão WGL do OpenGL Implementamos uma classe chamada ObjLoader que tem a finalidade de fazer a carga de modelos.obj exportados pelo 3ds Max

Implementação (cont.) A aplicação tem flags na Interface para indicar se o modelo a ser carregado é um dos modelos Agros/Orthos fornecidos no trabalho ou outro modelo pré-definido pelo programador e se possuem objeto ou não (a animação se comporta de maneira diferente em cada caso, já que os tabuleiros são diferentes) – links para os AVI na página A cada frame capturado este é primeiramente convertido para grayscale

Implementação (cont.) Após isso essa imagem em tons de cinza é passada para o método TsaiCalibrate Neste método a função cvFindChessboardCorners é utilizada para calcular os cantos do tabuleiro Após isso a função cvFindCornerSubPix é utilizada para refinar a posição dos pontos encontrados Em seguida são feitas várias chamadas e cálculos aos métodos definidos no método de Tsai da página Ao final da calibração as matrizes de modelview e projection são obtidas também pelo método

Implementação (cont.) Enquanto isso, numa outra thread, o OpenGL fica processando a animação e, a cada frame do OpenGL processado, ele consulta a classe de calibração para obter as novas matrizes de modelview e projection calculadas As matrizes são carregadas para o OpenGL, o modelo é desenhado somente no Z-buffer (para tratar oclusão) e a animação (os dois carrinhos) são desenhados utilizando o modelo carregado pela classe ObjLoader

Resultados Obtidos

Melhoramentos Melhorar as variações do processo de inserção dos gráficos utilizando filtros de Kalman Implementar a detecção automática de novos objetos inseridos na cena dinamicamente Utilizar processos de segmentação para descobrir o modelo ao invés de utilizar um modelo fixo