O Movimento Olímpico Aula 1 Olimpismo Rio 2016 | Versão 1.0.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Carta da Terra Uma introdução sobre valores e princípios para uma sociedade global justa, sustentável e pacífica no século XXI.
Advertisements

QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
PROJETO TEMPO DE SER - EDUCAÇÃO DE ESSENCIALIDADES COMGE CONSELHO DIRETOR     DIRETRIZES PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS.
Teorias Sociológicas Clássicas e o Esporte
Legado dos Megaeventos esportivos no Brasil
O QUE É ÉTICA?.
DIDÁTICA ESPECÍFICA Profa. MS. Erica C. Almeida
Rodrigo Tadini – Departamento de Turismo - UFF
Direito humano a alimentação adequada
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
V Jornada de Educação Física e Esporte
CI205 – ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO PARA INFORMÁTICA Nelson Suga 2011
Princípios de acesso á actividade Física
UM ROTARY CLUBE IDEAL.
Metodologia de Pesquisa e Aplicações à Psicologia do Esporte
Espírito Desportivo no Futebol
Direitos e Deveres da Pessoa
Escola Superior de Guerra
O Movimento Olímpico Aula 4 Os Jogos Olímpicos Rio 2016 | Versão 1.0.
Carta Olímpica.
Sistemas Jurídicos Comparados – Introdução
Faça uma analogia com o corpo Humano.
Marco Doutrinal e Marco Operativo
A FILOSOFIA 1 – A origem da Filosofia
Curso Direito à Memória e à Verdade
Introdução à Sociologia
Atividades Para Educação Física
Nome : Fernanda Ramos, Marlise Suarez
Profª. Esp. Maria Helena Carvalho
O Movimento Olímpico Aula 2 Os Símbolos Olímpicos
Curso Direito à Memória e à Verdade
Identificação e Desenvolvimento de Novos Líderes
Componentes Principais da Carta Olímpica
Carta Olímpico.
MISSÃO A visão Como agentes de desenvolvimento e força social, os Escoteiros de Portugal procuram ajudar a criar um mundo melhor.   A missão O seu foco.
ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRINA ESPÍRITA
Ginástica Geral.
CULTURA JURIDICA.
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
CARTA DA TERRA Para crianças.
Sociologia geral Introdução.
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Educação Cooperativista
Prof. Mestre Gilberto Santiago Ferreira
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
COMPLIANCE 30/03/2010.
O que é uma ONG? As ONG's são Organismos Não-Governamentais, criados pela sociedade civil para auxiliar o Estado na consecução de seu objetivo mais importante:
Características Básicas das Empresas
Estruturas Organizacionais
Friedrich Hegel Filosofia contemporânea
Taekwondo nas UPS faixa preta 6° dan Fernando Madureira
Prof. José Roberto Medina
Construções Lógico –Matemáticas – Aula 03
Profª. Rosângela Fátima Penteado Brandão Mar/2011.
Conceito de Mudança Mudanças organizacionais são alterações efetuadas pela administração na situação, processo ou ambiente de trabalho. O GESTOR DEVE SABER.
Gerenciando a si mesmo.
Profª. Esp. Maria Helena Carvalho TEORIA DO ESPORTE.
Daniela Sousa , nº3 Matheus Carvalho , nº16
Friedrich Hegel Filosofia contemporânea
Áreas de concordância quanto ao conceito de estratégia
Cultura Organizacional
CENTRO DE EDUCAÇÃO INTEGRADA
Antes de você começar. Para obter assistência adicional, entre em contato com o Assessor de Tecnologia da Informação do seu clube, ou com Ensino eletrônico.
Antes de você começar. Para obter assistência adicional, entre em contato com o Assessor de Tecnologia da Informação do seu clube, ou com Ensino eletrônico:
1 AULA : Unidade I Direito Coletivo do trabalho Introdução Definição Aspectos Gerais Conflitos Coletivos de trabalho e sua resolução.
DIREITOS HUMANOS, CIDADANIA E MOBILIZAÇÃO SOCIAL.
vídeo
Ex corde ecclesiae (15/08/90): A vocação da Universidade Católica Erico Hammes Porto Alegre, 05/04/2011.
PROF: ALAELTON NOGUEIRA
Transforma RIO 16 Transforma Educação Transforma é o programa de educação que leva os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 para dentro das escolas!
Transcrição da apresentação:

O Movimento Olímpico Aula 1 Olimpismo Rio 2016 | Versão 1.0

Objetivos 1 | Definir o Olimpismo, compreendendo sua filosofia. 2 | Identificar os Valores Olímpicos. 3 | Reconhecer a estrutura da Família Olímpica.

Introdução Mas quem foi Pierre de Coubertin? O Olimpismo é uma filosofia de vida originalmente promovida por Pierre de Coubertin, baseada no corpo, na vontade e na mente, unindo esporte, cultura e educação. Mas quem foi Pierre de Coubertin? Mais conhecido como Barão de Coubertin, ele foi um pedagogo e historiador francês. Ficou para a história como o fundador dos Jogos Olímpicos da era moderna.

Aula 1 | Olimpismo Introdução Para difundir o Olimpismo, Barão de Coubertin idealizou um festival esportivo internacional à semelhança dos Jogos Olímpicos da Grécia. Assim, seria possível exaltar os atletas individualmente e unir comunidades de todo o mundo.

Aula 1 | Olimpismo Introdução Saiba mais... Inspirado nos ideais dos gregos, Barão de Coubertin acreditava que a educação física era um fator determinante na educação moral. Assim, o educador francês viu na realização da competição uma forma de propagar esta filosofia pelo mundo.

Os Valores Olímpicos 1

EXCELÊNCIA AMIZADE RESPEITO Aula 1 | Olimpismo Capítulo 1 | Os Valores Olímpicos O Olimpismo é defendido através de três valores essenciais. São eles: EXCELÊNCIA AMIZADE RESPEITO

Aula 1 | Olimpismo Capítulo 1 | Os Valores Olímpicos EXCELÊNCIA Este valor significa “dar o seu melhor”, no jogo ou na vida. Sua ideia principal não é se comparar com os outros, mas acima de tudo, ter o objetivo de alcançar as metas pessoais com determinação e esforço. Não se trata apenas de vencer, mas também de participar, de progredir na direção dos objetivos pessoais, de lutar para ser e fazer o melhor no dia a dia e beneficiar-se da combinação saudável de corpo, mente e vontade fortes.

Aula 1 | Olimpismo Capítulo 1 | Os Valores Olímpicos AMIZADE Este valor se refere à construção de um mundo melhor e mais pacífico através da solidariedade, do espírito de equipe, da alegria e do otimismo. Os atletas expressam este valor ao formarem elos fortes com seus companheiros de equipe e seus oponentes.

Aula 1 | Olimpismo Capítulo 1 | Os Valores Olímpicos Saiba mais... Através do valor Amizade, o Olimpismo inspira pessoas a vencer diferenças políticas, econômicas, sexuais, raciais ou religiosas e consolidar amizades apesar dessas diferenças. Isto deve acontecer no esporte e na vida.

Aula 1 | Olimpismo Capítulo 1 | Os Valores Olímpicos RESPEITO Este valor representa o princípio ético que deve inspirar todos aqueles que participam dos Jogos Olímpicos. Isso inclui respeito por si mesmo e por seu corpo, respeito ao outro, às regras e ao meio ambiente. É um valor essencial para aplicar não só nos jogos, mas no dia a dia.

Aula 1 | Olimpismo Capítulo 1 | Os Valores Olímpicos Atenção O valor Respeito refere-se também ao jogo limpo que cada atleta deve praticar no esporte e à obrigação de afastar-se do doping. Doping é o uso de drogas ou de métodos específicos que aumentam o desempenho de um atleta durante uma competição.

A Família Olímpica 2

Aula 1 | Olimpismo Capítulo 2 | A Família Olímpica A filosofia do Olimpismo é compartilhada por todos os membros do Movimento Olímpico. No topo está o COI, a autoridade suprema que o governa. Em seguida, vêm as organizações reconhecidas pelo COI que estão em conformidade com os princípios do Olimpismo e seguem as regras estabelecidas pela Carta Olímpica. COI Federações Internacionais (FIs) Associações nacionais e clubes de esportes Comitês Olímpicos Nacionais (CONs) Oficiais, treinadores e administradores dos esportes Comitês Organizadores dos Jogos Olímpicos (COJOs) Atletas

Aula 1 | Olimpismo Capítulo 2 | A Família Olímpica Dica A Carta Olímpica contém as regras fundamentais que regulam a organização e o funcionamento do Movimento Olímpico. Ela também estabelece as condições para a celebração dos Jogos Olímpicos.

COI FIs CONs COJOs Aula 1 | Olimpismo Capítulo 2 | A Família Olímpica Comitê Olímpico Internacional - o tomador de decisão É uma organização internacional não governamental e sem fins lucrativos que não recebe dinheiro público. Detém os direitos dos Jogos Olímpicos e dos símbolos do Movimento Olímpico. Federações Internacionais - as maiores especialistas nos esportes Governam seu esporte num nível global. Elas asseguram a promoção e o desenvolvimento do esporte e a evolução dos atletas que o praticam, em todos os níveis. Comitês Olímpicos Nacionais - os representantes do Olimpismo Responsáveis por enviar uma delegação de atletas para os Jogos Olímpicos, asseguram que os programas realizados em nível nacional estejam de acordo com os princípios da Carta Olímpica. Comitês Organizadores dos Jogos Olímpicos - os organizadores dos Jogos Gerenciam todos os aspectos práticos da preparação para o evento, sob supervisão do COI. Têm que informar o público de todas as preparações e responder a todas as perguntas feitas pela mídia. COI FIs CONs COJOs

Aula 1 | Olimpismo Capítulo 2 | A Família Olímpica Saiba mais... Pierre de Coubertin criou o COI durante a celebração dos Jogos Olímpicos na Universidade de Sorbonne (Paris) em 23 de junho de 1894. Até hoje esta data é comemorada como Dia Olímpico em todo o mundo. As línguas oficiais do COI são o inglês e o francês.

Aula 1 | Olimpismo Capítulo 2 | A Família Olímpica Para refletir “O mais importante nos Jogos Olímpicos não é ganhar, mas participar. Assim como o mais importante na vida não é a vitória, mas a luta.” Pierre de Coubertin

Draw my life – Movimento Olímpico Consolidando e testando seus conhecimentos Para compreender melhor o que estudamos até aqui, assista ao vídeo. Draw my life – Movimento Olímpico

Quiz 1. Quais são os valores olímpicos? Esforço, Paz e Respeito. Aula 1 | Olimpismo Consolidando e testando seus conhecimentos Quiz Teste seus conhecimentos respondendo às questões. Esforço, Paz e Respeito. Excelência, Amizade e Respeito. Amizade, Esforço e Jogo Limpo. 1. Quais são os valores olímpicos?

Quiz 2. Em que data o COI foi criado? 23 de junho de 2000. Aula 1 | Olimpismo Consolidando e testando seus conhecimentos Quiz Teste seus conhecimentos respondendo às questões. 2. Em que data o COI foi criado? 23 de junho de 2000. 15 de julho de 1955. 23 de junho de 1894.

Quiz 3. Quem são as FIs? São as maiores especialistas nos esportes. Aula 1 | Olimpismo Consolidando e testando seus conhecimentos Quiz Teste seus conhecimentos respondendo às questões. 3. Quem são as FIs? São as maiores especialistas nos esportes. São as representantes nacionais do Olimpismo. São as organizadoras dos Jogos.

Quiz 1. B 2. C 3. A Confira suas respostas: Aula 1 | Olimpismo Consolidando e testando seus conhecimentos Quiz Confira suas respostas: 1. B 2. C 3. A

Aula 1 | Olimpismo Relembrando A filosofia do Olimpismo propaga valores que são poderosamente transmitidos no momento dos Jogos Olímpicos. Entre as edições dos Jogos, porém, o Movimento Olímpico continua a se espalhar através do trabalho contínuo dos membros da Família Olímpica. De acordo com a Carta Olímpica, o COI, as FIs e os CONs devem trabalhar juntos para promover este Movimento. Unidas, estas entidades contribuem para a construção de um mundo melhor!

Conclusão Você acaba de concluir a aula 1 do curso Movimento Olímpico. Até aqui, você estudou o Olimpismo através dos seguintes temas: os Valores Olímpicos; a Família Olímpica. Acesse a aula 2 e prossiga com seus estudos.