Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouMarco Antônio Aires Duarte Alterado mais de 8 anos atrás
1
Conceito de Mudança Mudanças organizacionais são alterações efetuadas pela administração na situação, processo ou ambiente de trabalho. O GESTOR DEVE SABER RESPONDER: O que deve ser alcançado? Por quê? Como? Quais as conseqüências?
2
TRÊS DIMENSÕES ESSENCIAIS DA MUDANÇA ESTRATÉGICA Econo-. CONTEÚDO mia
TRÊS DIMENSÕES ESSENCIAIS DA MUDANÇA ESTRATÉGICA Econo CONTEÚDO mia Avaliação e escolha de produtos Gestores da mudança e mercados Modelos de mudança Objetivos e hipóteses Formulação-implementação Setor -Padrões no tempo Alvo e evolução PROCESSO Interno CONTEXTO Externo Recursos Capacidades Econômico-Negócios Cultura Firma Político - Social Política Tempo
3
ENVOLVIMENTO DO EMPREGADO
Processo: Poder decisório Informações Recompensas pelo desempenho Habilidades Conteúdo: escolha do tipo de E. E. investimento de Longo Prazo (adequação a estratégia da empresa) Contexto: (interno) análise dos sistemas organizacionais avaliação da cultura e ideologia de gestão Contexto: (externo) concorrência
4
Mudança Planejada Estabelecer um sentido de urgência :
A análise do mercado e das realidades competitivas deverá conduzir à identificação e discussão de crises reais e potenciais, bem como das principais oportunidades É importante que todos os membros da organização sejam imbuídos de um espírito dinâmico – isto é, que adquiram consciência da necessidade da mudança e não se permitam levar pela inércia
5
Mudança Planejada Criar uma poderosa equipe dirigente :
A construção de uma equipe com poder suficiente para pôr a mudança em marcha é essencial. Equipes fracas ou sem representatividade não são capazes de remover obstáculos
6
Mudança Planejada Desenvolver visão e estratégia:
Articular uma visão forte – compreensível, atraente e realizável, que ajude a direcionar o esforço de mudança e inspire a ação dos empregados Desenvolver as estratégias que permitam alcançar a essa visão
7
Mudança Planejada Estabelecer uma comunicação eficaz da visão:
Comunicar de forma contínua e por todos os meios possíveis a nova visão e as respectivas estratégias A equipe dirigente deve funcionar como um modelo de ação para os empregados, com suas ações sendo coerentes com seu discurso
8
Mudança Planejada Remover obstáculos e passar à ação:
Devem ser removidos os obstáculos à mudança, alteradas as estruturas e os sistemas e processos que a dificultem, e encorajada a aceitação do risco e de ações heterodoxas Devem ser recompensados e reforçados os comportamentos consistentes com a nova visão e as estratégias correspondentes
9
Mudança Planejada Gerar ganhos de curto prazo:
Devem ser assegurados ganhos de curto prazo e recompensados os empregados que os facilitem. Caso contrário, os atores organizacionais podem adquirir sentimentos de descrença diante da mudança
10
Mudança Planejada Consolidar ganhos e produzir mais mudança:
A credibilidade gerada pela obtenção de resultados deve ser usada para transformar todos os aspectos da organização que não se conformam à nova visão O projeto de mudança deve ser continuamente revigorado com a introdução de novos temas e objetivos
11
Mudança Planejada Ancorar novas abordagens na cultura da organização:
A cultura organizacional deve preservar e reforçar as novas maneiras de pensar e agir Enquanto a mudança não tiver penetrado na cultura da empresa, as celebrações de vitória podem ser precipitadas, podendo haver retrocessos nos processos de transformação
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.