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COMPLIANCE 30/03/2010.

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Apresentação em tema: "COMPLIANCE 30/03/2010."— Transcrição da apresentação:

1 COMPLIANCE 30/03/2010

2 A norma AS 3806:2006 12 PRINCÍPIOS DE COMPLIANCE
Comprometimento por parte do corpo diretivo e da alta direção com o compliance eficaz, que permeia toda a organização. A política está alinhada à estratégia e aos objetivos de negócio da organização e recebe o endosso do corpo diretivo. São alocados os recursos apropriados para desenvolver, implementar, manter e melhorar o programa. Os objetivos e a estratégia são endossados pelo corpo diretivo e pela alta direção. As obrigações de compliance são identificadas e avaliadas. A responsabilidade por resultados conformes é articulada e atribuída claramente. As competências e as necessidades de treinamento são identificadas e levadas em consideração, a fim de permitir que os funcionários cumpram com suas obrigações de compliance. Comportamentos que criam e sustentam o compliance são estimulados, e comportametos que comprometem não são tolerados. Existem controles para gerenciar as obrigações de compliance identificadas e para alcançar os comportamentos desejados. O desempenho do programa é monitorado, mensurado e relatado. A organização é capaz de demonstrar seu programa de compliance, tanto através de documentação quanto da prática. O programa é analisado criticamente com regularidade e melhorado continuamente.

3 O que é Compliance? “Vem do verbo em inglês “To Comply”, que significa “Cumprir”, “Executar”, “Satisfazer”, “Realizar o que lhe foi imposto” ou seja, Compliance é o dever de cumprir, de estar em conformidade e fazer cumprir regulamentos internos e externos impostos às atividades da Instituição”;

4 O que é estar em Compliance?
É estar em conformidade com leis e regulamentos internos e externos; Acima de tudo, uma obrigação individual de cada colaborador dentro da Instituição.

5 O que é “Risco de Compliance”?
É o risco de sanções legais ou regulatórias, de perda financeira ou de reputação que um banco pode sofrer como resultado da falha no cumprimento da aplicação de leis, regulamentos, código de conduta e das Boas Práticas Bancárias.

6 Missão de Compliance Assegurar, em conjunto com as demais áreas, a adequação, fortalecimento e o funcionamento do Sistema de Controles Internos da Instituição, procurando mitigar os Riscos de acordo com a complexidade de seus negócios, bem como disseminar a cultura de controles para assegurar o cumprimento de leis e regulamentos existentes”.

7 COMPLIANCE X GOVERNANÇA CORPORATIVA
Para que o Compliance seja efetivo deve se apoiar no seguinte tripé: Gestão Ética dos Negócios (Alta Administração) COMPLIANCE Conformidade (Operação) Estado de Adesão (Cultura Organizacional)

8 Compliance x Governança Corporativa
Compliance é um dos pilares da Governança Corporativa Disseminação de Elevados padrões (Mitigação do risco atrelado à reputação) Credibilidade e transparência Fortalecimento dos controles internos (Mitigação do risco regulatório) Compliance SUSTENTABILIDADE

9 GRC – Governança Corporativa, Gestão Integrada de Riscos, Compliance
Conselhos e Comitês Comitê de Auditoria Auditoria Interna Controles Internos Gestão de Riscos Governança Compliance Órgãos Fiscalizadores Unidades Gestoras

10 Desafios de Compliance
Abrangência da função de Compliance; Deficiência linguística e morfológica na interpretação da palavra Compliance; Dificuldade na diferenciação dos conceitos de Compliance, Controles Internos e Risco Operacional; Prevenção à Lavagem de Dinheiro – atribuição inequívoca à Função de Compliance.

11 Diferença entre Auditoria Interna e Compliance
As atividades desenvolvidas por estas áreas não são idênticas mas sim complementares, pois enquanto a Auditoria Interna efetua seus trabalhos de forma aleatória e temporal, por meio de amostragens, a fim de certificar o cumprimento das normas e processos instituídos pela Alta Administração. O Compliance executa suas atividades de forma rotineira e permanente, sendo responsável por monitorar e assegurar de maneira corporativa e tempestiva que as diversas unidades da Instituição estejam respeitando as regras aplicáveis a cada negócio, por meio do comprimento das normas, dos processos internos, da prevenção e do controle de riscos envolvidos em cada atividade. Compliance é um braço dos Órgãos Reguladores junto a Administração, no que se refere à segurança, respeito à normas e controles, na busca da conformidade.

12 Conclusão A Gestão de Compliance, em conjunto com as outras Áreas que formam os Pilares da Governança Corporativa, têm assegurado à Alta Administração das Instituições Financeiras a existência de um Sistema de Controles Internos que demonstra, de maneira transparente, que a estrutura organizacional adotada e os procedimentos internos estão em conformidade com os regulamentos externos e internos afetos às Instituições.

13 Alunos Adeline Pereira - ADM III Adriana Ferreira da Silva – ADM III
Edvanio da Silva Santos – ADM III Elaine Fabiano dos Santos – ADM III


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