Santarém 13 a 15 de agosto de 2009 Prof. Licurgo Brito SEDUC-PA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
«Forte do Bom Sucesso (Lisboa) – Lápides 1, 2, 3» «nomes gravados, 21 de Agosto de 2008» «Ultramar.TerraWeb»
Advertisements

Garantir o direito de aprender, para todos e para cada um.
Universidade e Desenvolvimento Social no Brasil
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (IDEB)
A busca das mulheres para alcançar seu espaço dentro das organizações
Vamos contar D U De 10 até 69 Professor Vaz Nunes 1999 (Ovar-Portugal). Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais. Por favor, não coloque.
Os Municípios das Capitais e a Reforma Tributária Seminário sobre Receitas Públicas – 40 anos CTN Livraria Cultura Paço da Alfândega – Recife-PE 01/12/2006.
João Lúcio de Azevedo ESALQ/USP, UMC, UCS, CBA
TAE Exame Supletivo Online
Capa Disciplina: Ajustamento de Observações
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB
Universidade Aberta do Brasil – UAB e Expansão do Ensino da Graduação no Brasil Celso Costa – UFF Coordenador Geral UAB.
Curso de ADMINISTRAÇÃO
PUCRS - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PEDIATRIA E SAÚDE DA CRIANÇA Início do Mestrado: 1995 Início do Doutorado: 2004 Formou 63 Mestres e 3 doutores Conceito.
Professora Doutora Marieta Lúcia Machado Nicolau
GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO SECRETARIA ADJUNTA DE ENSINO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL.
ENCONTRO NACIONAL DOS ADMINISTRADORES TRIBUTÁRIOS Belém, 19 de setembro de 2011 Jorge Castro SEFAZ/MA Representante do CONFAZ na SE/CGSN FISCALIZAÇÃO.
cve Coordenação de Vigilância Epidemiológica
FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DO TOCANTINS – FAPT
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo Legislação educacional do IFES Plano de Metas.
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
Secretaria de Educação Básica
Portaria nº 1.374, de 03/06/03, do MEC, instituiu um Grupo Permanente de Trabalho com a finalidade de apoiar a realização de seminários nacionais e estaduais.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
SISTEMA DE CONTROLE DE REMANEJAMENTO E RESERVA TÉCNICA - SISCORT
Provas de Concursos Anteriores
Renda até 2 SM.
República Federativa do Brasil Reforma do Estado, Investimento e Poupança Públicos MINISTRO GUIDO MANTEGA São Paulo, 14 de setembro de 2004 I FÓRUM DE.
Diagnósticos Educativos = Diagnósticos Preenchidos 100% = 1.539
(CESPE/ Técnico Judiciário do TRT 17ª Região/ES) O Superior Tribunal de Justiça entende que o candidato aprovado em concurso público dentro do limite.
PREFEITURA DE PARANAGUÁ-SEMEDI
CATÁLOGO GÉIA PÁG. 1 GÉIA PÁG. 2 HESTIA PÁG. 3.
Secretaria da Educação
PROCESSOS PRINCIPAIS Alunos - Grau de Satisfação 4971 avaliações * Questões que entraram em vigor em 2011 ** N.A. = Não Aplicável Versão: 07/02/2012 INDICADORES.
Pedagogia Expansão das IFES Oferece formação Educação infantil Educação infantil Ensino fundamental (anos iniciais) Ensino fundamental (anos.
1- O que é o PROINFANTIL? Curso de formação a distância, em nível médio, na modalidade Normal, com Habilitação em Educação Infantil.
Fórum dos Secretários de Educação do Estado do Pará Belém – Fevereiro 2009.
Diretrizes para a Elaboração de uma Proposta do CCET –
Curso de Especialização em Educação a Distância
Lei de diretrizes e bases da educação nacional
Funcionários - Grau de Satisfação 2096 avaliações
República Federativa do Brasil Governo Federal Ministério da Educação Chamada Pública para Seleção de Pólos Municipais de Apoio Presencial e de Cursos.
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Tributação da Exportação nas Empresas optantes pelo Simples Nacional
DANILO DE MELO SOUZA Secretário da Educação JOSÉ WILSON SIQUEIRA CAMPOS Governador do Tocantins.
Ministério da Educação
PERSPECTIVAS PARA O FUTURO DAS PROFISSÕES
Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Educação UFES Ano 2004.
Panorama sobre O Sistema de Educação Superior no Brasil
Projeto Medindo minha escola.
MEC SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA NOVEMBRO
Debates sobre a Pauta Local Reuni Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais 26 jun 2012.
REUNI Programa de reestruturação e expansão das IFES Participação voluntária Prazo de realização a partir de 2008 até 2012.
UNIMINAS PEDAGOGIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Mozart Neves Ramos O Desafio de Alavancar a Formação no Ensino Médio e Suas Repercussões no Ensino Superior: Alternativas.
CONCEITOS FUNDAMENTAIS
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
Governo do Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado de Educação
MESA REDONDA: Fixação de Doutores nas IES Particulares Núbia Maciel.
Equipe Bárbara Régis Lissa Lourenço Lucas Hakim Ricardo Spada Coordenador: Gabriel Pascutti.
BRASIL – MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Universidade Federal do Paraná Projeto de Iniciação Científica
Ministério da Educação - MEC Secretaria de Educação a Distância- SEED Departamento de Política em EAD- DPEAD Programas do DPEAD.
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciência Naturais e Exatas Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Bioquímica Toxicológica Criação.
Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Departamento de Política em EAD- DPEAD Programas do DPEAD.
PARFOR – UNEB Formação de Professores em Exercício
Comitê Assessor Interinstitucional Novembro de 2009.
Transcrição da apresentação:

Santarém 13 a 15 de agosto de 2009 Prof. Licurgo Brito SEDUC-PA

Alguns Elementos Plano nacional de formação de professores Necessidade de formação docente no Pará Características gerais do Plano Financiamento O que esperamos das prefeituras e secretarias municipais? 2

Plano nacional de formação de professores Por que precisamos de um plano? Anos Iniciais do Ensino Fundamental Anos Finais do Ensino Fundamental Ensino Médio IDEB Observado Metas Metas Metas TOTAL 3,84,23,96,03,53,83,55,53,43,53,45,2 Dependência Administrativa Pública 3,64,03,65,83,23,53,35,23,13,23,14,9 Federal 6,46,26,47,86,36,16,37,65,65,75,67,0 Estadual 3,94,34,06,13,33,63,35,33,03,23,14,9 Municipal 3,44,03,55,73,13,43,15,12,93,23,04,8 Privada 5,96,06,07,55,85,85,87,35,65,65,67,0 Fonte: Saeb e Censo Escolar. IDEB 2005, 2007 e Projeções para o BRASIL 3

Plano nacional de formação de professores Por que precisamos de um plano? Fases de Ensino IDEB Observado Metas Projetadas Anos Iniciais do Ensino Fundamental 2,8 3,23,63,84,14,44,75,1 Anos Finais do Ensino Fundamental 3,12,93,23,33,64,04,44,64,95,2 Ensino Médio 2,62,32,7 2,93,23,54,04,24,4 IDEBs observados em 2005, 2007 e Metas para rede Estadual - PARÁ IDEBs observados em 2005, 2007 e Metas para rede Estadual - PARÁ Fonte: Saeb e Censo Escolar. 4

Plano nacional de formação de professores Quem participa do Plano Nacional? 5

Plano Nacional de Formação de Professores Como estão os números do Plano Nacional? Projeção da oferta para 27 estados = vagas! 6

Plano Nacional de Formação de Professores Quais são as Instituições Formadoras no Plano Nacional? NO PARÁ Universidade do Estado do Pará - UEPA Universidade do Estado do Pará - UEPA Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA Universidade Federal do Pará – UFPA Universidade Federal do Pará – UFPA Universidade de Integração da Amazônia - UNIAM Universidade de Integração da Amazônia - UNIAM 7

Necessidade de Formação Docente no Pará Total de funções docentes inadequadas: Número de professores com formação adequada: Número de docentes sem qualificação adequada: Previsão de qualificação no Plano:

Necessidade de Formação Docente no Pará 9

Características Gerais do Plano do Pará Objetivo Níveis de formação propostos Seleção diferenciada Algumas peculiaridades do Plano Acompanhamento da execução do Plano Estratégias adicionais 10

Objetivo Melhorar a qualidade da educação no Brasil Melhorar a qualidade da educação no Brasil Modificando as práticas pedagógicas e os ambientes de aprendizagem Com a participação e esforço de todos Sob a liderança do governo federal 11

Níveis de formação propostos Inicial: Graduação (1ª Licenciatura, 2ª Licenciatura e Complementação Pedagógica) Continuada: Especialização, Mestrado e Doutorado 12

Seleção diferenciada: para a graduação Pré-Inscrição (Plataforma Freire : freire.mec.gov.br) Pré-Inscrição (Plataforma Freire : freire.mec.gov.br)freire.mec.gov.br Proposta de processo interinstitucional Proposta de processo interinstitucional Validação das inscrições pelas secretarias (em curso) Validação das inscrições pelas secretarias (em curso) Distribuição das vagas pelos municípios Distribuição das vagas pelos municípios proporcionalidade de vagas em relação à demanda Critérios das secretarias Critérios das secretarias zonas/escolas prioritárias Indicação da Coordenação do Plano e das IES Indicação da Coordenação do Plano e das IES prioridade a efetivos prioridade para quem não está matriculado em outro curso ordem de opção do candidato tempo de serviço 13

Seleção diferenciada Para todos os níveis da pós-graduação Para todos os níveis da pós-graduação: a critério das IES e da CAPES. 14

Algumas Peculiaridades do Plano Modalidade: Mista Duração: 3 anos Preparação dos docentes e tutores: informações sobre o Plano de Formação e a estrutura dos cursos. Criação de espaços de trocas de experiências: reais e virtuais Distribuição geográfica: 41 Polos 15

Algumas Peculiaridades do Plano Especialização: Temas específicos propostos no Plano ou sugeridos posteriormente pelas secretarias ou pelos docentes nos espaços para troca de experiências. Todos na modalidade a distância sob a coordenação da Capes Mestrado e Doutorado: livres, porém com incentivo dos governos municipais e estadual Temas de monografias: As Monografias e Dissertações devem, quando possível, abordar temas do contexto escolar vivenciado pelos formandos. Pedagogia da Alternância: possibilidade de alternância entre formação teórica e experimentação pedagógica. 16

Acompanhamento da execução do Plano IES envolvidas – IFPA, UEPA, UFPA, UFRA, UNIAM Coordenação da execução do Plano – SEDUC-PA Comitê Assessor Interinstitucional Protocolo SEDUC-IES UNDIME SINTEPP CEE 17

Financiamento Custo total: R$ ,00 Federal:R$ ,00 (73%) (Pagamento de professores, equipamentos, construção de polos, material didático) Estadual:R$ ,00 (2%) (Coordenação e Avaliação do Plano, Seminários, Publicações) Financiamento Municipal: R$ ,00 (25%) (Auxílio deslocamento) 18

O que esperamos das prefeituras e secretarias municipais? 1. Auxílio deslocamento (proporcional ao número de formandos em graduação e especialização). 2. Bolsa de incentivo e liberação aos licenciados que aprovados em mestrado ou doutorado. 3. Apoio e incentivo das secretarias municipais de educação aos professores em formação para realização de experimentos pedagógicos e participação em eventos. 4. Cooperação das secretarias municipais de educação no processo de seleção dos candidatos. 5. Manutenção e gerência do polo (no caso de municípios que sediarão polos). 19

Portal: Portal: Telefones: Telefones: (91) (91) (91)