FIC 2013 Gênero Textual Contos de Fadas 2ºs anos A e B - tarde.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Muitos autores, a mesma fé
Advertisements

PRESENCIAL DO MITO AO CONTO MARAVILHOSO DE FADAS
Programa Mais Educação Escola Municipal Profª Rita de Cássia C. Silva
A Pré-História Prof. Alcidélio Camilo.
Os Símbolos de Portugal
DO REGICÍDIO À IMPLANTAÇÃO DA REPÚBLICA
Implantação da República Portuguesa
Secretaria Municipal de Educação Dre Ipiranga – Informática Educativa
*CULTURA: coisa da elite? (colere = cultivar = agrícola)
CONTOS DE FADAS MARIA INÊS AROEIRA BRAGA.
Escola Municipal de Ensino Fundamental Martha Wartenberg
índice Pesquisa. História: Literatura infantil História em quadrinhos.
Contadora de histórias
A República.
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS CIDADE DE CASTELO BRANCO_Jardim de Infância
ROTA DOS CONTOS DE FADAS
Infokids Computação – Tecnologia em Educação
SERES VIVOS E ELEMENTOS NÃO VIVOS
AMANDA VALÉRIA MACHADO DUARTE
JOÃO GABRIEL NUNES BERNARDO CAVALCANTE
Imigrantes Italianos do car Ri Prof.Marceli 41.
Literatura oral e tradicional
A Bela Adormecida Era uma vez um rei e uma rainha que viviam muito tristes porque não tinham filhos. Até que um dia nasceu uma linda princesinha a quem.
Os Símbolos da República
Implantação da República.
As histórias das Mil e Uma Noites falam de viagens e aventuras, de belas princesas e estranhas criaturas, de homens covardes que se tornaram valentes,
A Cinderela – Irmãos Grimm
A Bela Infanta Maria da Conceição Sousa Vicente.
PASTOR ALEMÃO NA COR CINZA
Luís II da Baviera 25 Agosto Junho 1886.
PARA SER FELIZ MAIS UMA VEZ...
Boi Bumbá Carnaval Festas Juninas Maracatu Folia de Reis
L E N D A. AS LENDAS NARRAM ACONTECIMENTOS QUE SE PASSARAM EM TEMPO REMOTO E EM ESPAÇO MARCADO PELA NATUREZA. NELAS, FATOS REAIS E HISTÓRICAS SE MISTURAM.
Bandeiras e seus significados
O amor é inventivo ao infinito!
Nome: Thiago Série do integral: 3°ano Professora: Cristiane
IZABEL SADALLA GRISPINO
Bandeiras e seus significados
Bandeiras e seus significados
TEMA: SOU UMA POETISA.
CONTO DE FADAS PARA AS MULHERES DO SÉCULO XXI
LITERATURA ORAL (literatura popular e tradicional)
A Bruxinha Míope História.
Bandeiras e seus significados
Descubra 10 motivos para curtir a festa natalina
MINHOQUINHA. O Príncipe Encantado encontra Branca de Neve e pergunta: __ Quer casar comigo? __ Claro majestade. O Príncipe Encantado mostra o pênis e.
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português
Bandeiras e seus significados
Uma das mais importantes manifestações culturais brasileiras
UM LIVRO PARA TODOS OS TEMPOS PALAVRA DE DEUS UM LIVRO PARA TODOS OS TEMPOS.
FELIZ DIA DAS CRIANÇAS Clicar.
“Foi como um sonho... O ano passou e nem nos demos conta...
Projeto: Reescrita de histórias conhecidas
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS MARIA DE JESUS MÔNICA THEODORO PATRÍCIA OTONI.
Branca de Neve: versões e visões de uma história
PARA AS MULHERES DO SÉCULO XXI
Características dos contos e das fábulas
Contando história... Você conhece a história da Cinderela?
Murilo Lopes Gagliardo 4 º ano n°25
Universo de Histórias.
Literatura oral e tradicional
Os irmãos Grimm Breve biografia.
HISTÓRIA DA CONGREGAÇÃO DAS IRMÃS DAS DIVINA PROVIDÊNCIA
Matemática Operações com números naturais:
Filme dirigido por Robert Stromberg e produzido pelos Estúdios Disney.
ADRIANE DE ROSE LÍVIA KERN CASTRO ROSIMARA DE FREITAS.
Os Irmãos Grimm.
PROJETO CONTOS 2.0 FONTE: REVISTA NOVA ESCOLA MAIO 2008 PROFª RENATA G. C. PIOS DOS REIS.
Já passaram muitos anos mas continuo a lembrar-me daquele dia como se tivesse sido ontem…
Disciplina: Literatura Infantil
Transcrição da apresentação:

FIC 2013 Gênero Textual Contos de Fadas 2ºs anos A e B - tarde

APRESENTAÇÃO

A origem dos Contos de Fadas São histórias muito antigas. Inicialmente eles eram transmitidos de boca em boca Uma herança cultural que conhecemos como tradição oral. Guilherme – 2º BT Dominick – 2º BT

“Quem conta um conto aumenta um ponto”. Esses contos foram mudando ao longo dos séculos. Contos adaptados aos diferentes públicos. Julia – 2º BT Enzo– 2º BT Isabelly – 2º BT

Primeiros e principais autores Histórias contadas oralmente, foram passadas de geração para geração. Depois da invenção da imprensa, as histórias foram registradas em livros. Rodrigo – 2º BT Murilo– 2º BT

Charles Perrault, francês, nascido em 1628.

Publicou um livro: Contos da mamãe gansa. Algumas histórias: A Bela Adormecida no bosque; O Gato de Botas; Cinderela; Chapeuzinho Vermelho: O Pequeno Polegar. Luisa – 2º BT Alfredo – 2º BT

Jacob e Wilhelm Grimm Irmãos Grimm

Publicaram um livro – Contos da criança e do lar Publicaram um livro – Contos da criança e do lar. Com adaptações dos contos de Perrault, como: A Bela Adormecida no bosque, Chapeuzinho Vermelho, O Gato de Botas e Cinderela. Outras também são registradas por eles, como O lobo e os sete cabritinhos, Joãozinho e Mariazinha, Rapunzel, Branca de Neve, O pássaro dourado... Maria Fernanda 2º BT Gustavo – 2º BT Henrique – 2º BT

Elementos característicos A publicação desses contos continua sendo feita até hoje. Da versão original de Perrault até as versões de Walt Disney. Catarina – 2º AT Clara – 2º AT

Castelos, reis, rainhas, príncipes e princesas, madrastas e feiticeiras, valentes heróis, indicam que essas histórias circularam na Europa durante a Idade Média. Eduardo – 2º AT

Época muito difícil, muita pobreza e doenças que matavam as pessoas muito cedo. Rebeca – 2º AT

Mesmo passados tantos anos, podemos reconhecer nas ilustrações os castelos dos reis, as choupanas de servos, as roupas e objetos da época. Henrique Porelo – 2º AT

Figuras típicas da história são as madrastas. As madrastas eram figuras reais em grande parte das famílias daquele tempo. Muitas eram vistas como verdadeiras bruxas. Jonatan – 2º AT Larissa – 2º AT

As famílias eram numerosas. Eram extremamente pobres. Muitos dos contos de fadas contam a luta heróica das crianças para se sustentarem e permanecerem vivas. Thiago, Henrique e Enzo – 2º AT

Sua permanência Os contos são exemplares, ensinam valores como a honestidade, a solidariedade e a esperteza. Os contos de fadas trazem a magia que alimenta a imaginação, trazendo a esperança de dias melhores. Pelo menos na fantasia, é possível “viver feliz para sempre”. Manuela, Luis Paulo e Vitória– 2º AT

Fonte: Trabalhando com os gêneros do discurso: narrar: contos de fadas/ Eliana Gagliardi, Heloisa Amaral. – São Paulo: FTD, 2001.