DIRETORIA DE ENSINO-REGIÃO SÃO VICENTE. Plano de Ação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
E. E. reynaldo massi NTE – NOVA ANDRADINA
Advertisements

Garantir o direito de aprender, para todos e para cada um.
Centro de Estudos de Línguas – CEL
Espaços e tempos do ensino de Arte no CAp UFRGS
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
AÇÕES PREVISTAS EXECUTADAS A EXECUTAR
PROJETO EDUCAR NA DIVERSIDADE
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Jornada Pedagógica – POIE
SME/ DOT Educação Infantil Plano de ações 2009
Máscaras Africanas.
DIA MUNICIPAL EM DEFESA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
ORIENTAÇÕES PARA A ORGANIZAÇÃO
“Feliz aquele que transfere o
PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR
PLANEJAMENTO 01/02/2012 SEMANA PEDAGÓGICA 02,03, 06 e 07/02/2012
PROVA BRASIL e SAEB 2011.
CARAVANA DA POESIA VINÍCIUS DE MORAES.
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Currículo de Arte ARTE TEM CONTEÚDOS PRÓPRIOS E LINGUAGENS ESPECÍFICAS
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
Seleção Pública - Programa Acessa Escola Edital nº 02/2010 Credenciamento de estudantes de ensino médio regular para estágios em salas de informática nas.
DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE BRAGANÇA PAULISTA
SARESP 2012 APLICAÇÃO DA PROVA.
Viver, Aprender Materiais Didáticos Educação de Jovens e Adultos.
Teatro na Escola Jussara L. de Andrade.
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
Reunião de Polo DEs Prioritárias Pauta
Reunião de Polo DEs Prioritárias Pauta. Apresentação; Níveis de Proficiência; Desempenho em itens da Prova; Gerard Vergnaud; Mapa de Percurso; Plano de.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
SISTEMA DE CONTROLE DE REMANEJAMENTO E RESERVA TÉCNICA - SISCORT
Conveniada curso Positivo
PROJETO LUGARES DE APRENDER:
Portal Educacional Clickideia 4ª Capacitação Professores Coordenadores 25/08/2011 – Auditório FATEC.
Programa de Capacitação em Projetos Culturais
Resultados do IDESP DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE BRAGANÇA PAULISTA.
PLI – PROGRAMAS DO LIVRO
Escolha do livro didático para o ano letivo de 2010
Escolha do livro didático para o ano letivo de 2011
Teia do Saber 2007 Apresentação do Projeto Básico Aspectos Pedagógicos e Técnicos Resumo do Projeto.
SEMINÁRIO DESCENTRALIZADO
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
ARTE E TECNOLOGIA VALKIRIA GARCIA ALAVREZ DE CARVALHO PCNP ARTE
PROGRAMA “São Paulo faz escola”
Coordenadora : Profª Dra. Clarice Salete Traversini
Viver, Aprender Materiais Didáticos Educação de Jovens e Adultos.
Materiais de apoio à implementação da Reforma do Ensino Médio.
3º ENCONTRO DE FORMAÇÃO COM ESCOLAS PRIORITÁRIAS
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Diretoria de Ensino da região de São João.
Programa Cultura é Currículo ORIENTAÇÃO TÉCNICA
PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES
I ENCONTRO EDUCACIONAL – IFSP
Falar com o mercado é importante. Falar na mesma língua é fundamental. Falar com o mercado é importante. Falar na mesma língua é fundamental. Programa.
“O caleidoscópio precisa de todos os pedaços que o compõem
A melhoria nos índices do IDESP desafio da escola atual
Projeto Ler é saber Edição 2009.
DESENHO DO.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ PRO REITORIA DE GRADUAÇÃO
LINGUAGENS Etapa II – Caderno IV
PLANEJAMENTO 2013 GEOGRAFIA PCNP Adriana Simi
Avaliação de Aprendizagem em Processo- 5ª edição
O que um bolsista PIBID faz? Grupo de bolsistas PIBID UFRGS – subprojeto Matemática Porto Alegre, 25 de maio de 2010.
Titulo do projeto Nome dos alunos Orientador.
* CONSELHOS ESCOLARES * PROJETO IMIGRAÇÃO ITALIANA * PROGRAMA CULTURA É CURRÍCULO Profª. Josimarie Júlio – Supervisora de Ensino DER ITU - 12/03/2012.
PESQUISA E EXTENSÃO. A produção de novos conhecimentos, em todas as áreas, é um processo possível, entre outras formas, através do desenvolvimento de.
Disciplina de Arte.
ORIENTAÇÃO TÉCNICA DO ENSINO DE ARTE – 2016
Transcrição da apresentação:

DIRETORIA DE ENSINO-REGIÃO SÃO VICENTE. Plano de Ação - 2011

EDUCAÇÃO ARTÍSTICA PCOC- MARILIA MARCONDES DE MORAES SARMENTO E LIMA TORRES

IMPLEMENTAÇÃO DO CURRÍCULO DE ARTE DA SEE Curso “Nos Territórios da Arte- Teatro, Música, Dança e Linguagem Contemporânea I e II” 2011 IMPLEMENTAÇÃO DO CURRÍCULO DE ARTE DA SEE

OBJETIVOS Discutir a concepção do Currículo de Arte e sua relação direta com a Arte Contemporânea; Problematizar as linguagens contemporâneas e a dilatação do conceito de Arte; Discutir a concepção dos cadernos de Arte (professor e aluno) e como trabalhar Teatro, Música, Dança e Artes Visuais nas aulas de Arte; Vivenciar situações de aprendizagem de experimentação e nutrição estética nas 4 linguagens.

JUSTIFICATIVA O curso está diretamente voltado para as principais necessidades do Currículo de Arte. Aprofundamento em Arte Contemporânea no âmbito do Currículo de Arte; Desenvolvimento de situações de aprendizagem em Teatro, Música e Dança e Artes Visuais

DURAÇÃO COMPOSTO DE 30 HORAS, EM 3 SÁBADOS, SENDO 24H PRESENCIAIS E 6H À DISTÂNCIA COM REALIZAÇÃO DE PORTIFÓLIO.

PÚBLICO ALVO Professores de Arte não contemplados no curso “Nos Territórios da Arte-Teatro, Música, Dança e Linguagem Contemporânea” no ano de 2010.

03-09-2011 aguardando autorização CENP DATA PREVISTA Curso I 14-05-2011 21-05-2011 04-06-2011 Curso II 20-08-2011 27-08-2011 03-09-2011 aguardando autorização CENP

Diretoria de Ensino- Rua João Ramalho 378 (auditório) LOCAL Diretoria de Ensino- Rua João Ramalho 378 (auditório)

ORIENTAÇÕES TÉCNICAS

ORIENTAÇÃO TÉCNICA Linguagem Artística - Música. Público alvo: Professores de Arte (um por escola). Objetivo:Implementar o currículo de arte, linguagem musical, nas Ues. Data prevista: 29-03-2011- Local: Diretoria de Ensino- Rua João Ramalho, 378. (auditório)

ORIENTAÇÃO TÉCNICA Linguagem Artística-Dança Público alvo: Professores de Arte (um por escola). Objetivo: Implementar o currículo de arte, linguagem de dança nas UEs. Data prevista: 19-04-2011. Local:Diretoria de Ensino- Rua João Ramalho, 378 (auditório)

ORIENTAÇÃO TÉCNICA Inclusão de alunos portadores de deficiências por meio das linguagens artísticas. Público alvo: 1 PC e Professores de Arte (um por escola) que atuam direta ou indiretamente com alunos com deficiências. Objetivo: Utilizar a linguagem musical como meio de inclusão de alunos com deficiências. Data prevista: 03-05-2011. Local:Diretoria de Ensino- Rua João Ramalho, 378 (auditório)

ORIENTAÇÃO TÉCNICA OT. Poemas e Canções na Arte e na Língua Portuguesa. Público alvo: 1 professor de arte e 1 professor  de Língua Portuguesa do E.M. Objetivo: Promover a integração dos professores e conteúdos de arte e língua portuguesa por meio de estudos da linguagem musical.

OT POEMAS E CANÇÕES Data prevista14-06-2011 (tarde) Local: Diretoria de Ensino- Rua João Ramalho 378 (auditório)

ORIENTAÇÃO TÉCNICA Público alvo: Professores da U.E. Objetivo:Subsidiar o trabalho dos professores na UE. Cronograma: http://www.dersv.com/OP_cronogramadeOT descentralizada_Marco2011.htm Local: Na unidade escolar.

PROJETO-LUGARES DE APRENDER

OBJETIVO Promover o acesso de professores e alunos da rede pública estadual paulista de ensino a museus, centros, institutos de arte e cultura e a parques, como atividade articulada ao desenvolvimento do currículo

Para tanto, os professores receberão orientações por meio de material de apoio pedagógico, denominado Subsídios para o Desenvolvimento de Projetos Didáticos. Estes materiais apresentam uma sequência de atividades para o ensino de disciplinas curriculares, entre as quais a de visita a uma instituição cultural, centradas em eixos temáticos presentes no currículo das séries e algumas disciplinas.

ESPECIFICIDADES DO PROJETO Cada Diretoria de Ensino tem especificamente o “seu Lugar de Aprender”. Este lugar não pode distar mais do que 100 km da sua UE. As séries contempladas devem ter em acordo os conteúdos da disciplina com o local de visita, seja ele museu, parque, ou evento.

VERBA A escola receberá a verba na conta bancária da sua APM desde que não apresente nenhum problema de documentação ou pendências. Esta verba é dividida entre transporte e alimentação. A escola faz o agendamento com a empresa de ônibus e monta os kits de lanche para cada participante. A prestação de contas é realizada pela direção escolar.

MATERIAIS Os projetos foram definidos para cinco segmentos da escolaridade básica, cada um com seu respectivo eixo temático: • 1ª e 2ª séries do Ensino Fundamental – Os seres vivos diante das estrelas • 3ª e 4ª séries do Ensino Fundamental – Heranças Culturais • 5ª e 6ª séries do Ensino Fundamental – Espaços, Tempos e Obras • 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental – Patrimônio, Expressões e Produções • 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio – Séculos, Contextos e Transformações

JUSTIFICATIVA O Estado de São Paulo oferece uma infinidade de opções culturais à população. Contudo, grande parte dos alunos da escola pública não tem acesso a elas. Por ser a cultura parte do patrimônio das sociedades, é função da escola fazer com que seus alunos reconheçam esses locais, como também que a eles tenham acesso.

LOCAIS DE VISITA EM 2009-Casa Martim Afonso em São Vicente. EM 2010- Centro Cultural Museu Jóias da Natureza em São Vicente.

INÍCIO DAS VISITAS Data prevista para início das visitas do projeto: 26-04-2011.

PARA PARTICIPAR O diretor da UE enviará à Oficia Pedagógica, o termo de adesão , disponível no site do Cultura é Currículo, assinado e carimbado. Serão agendadas as visitas por ordem de entrega do termo na OP, pois as vagas são limitadas. A escola receberá a informação da data de sua visita via oficio do sr. Dirigente , no email institucional da UE.

MONITORAMENTO Ao final do ano letivo ou em data estipulada pelo Sr. Dirigente, deverá ser enviado à Oficina Pedagógica um portfólio relatando o trabalho desenvolvido.

ORIENTAÇÃO TÉCNICA Data prevista. 05-04-2011 Terça –feira. 1º turma- PC do E. F. São Vicente e Peruíbe das 8h30às 12h30. 2º turma – PC do E. F. Praia Grande, Mongaguá e Itanhaém, das 13h30 às 17h30. Local- Auditório da Diretoria de Ensino.

LINK DO PROJETO LUGARES DE APRENDER http://culturaecurriculo.fde.sp.gov.br/Lugares %20de%20Aprender/lugares_aprender.aspx

Cinema Vai à Escola

OBJETIVOS Conhecer mais sobre o cinema estabelecendo diálogos com o currículo e o cotidiano escolar, tornando mais prazeroso e ampliando o repertório cultural. Entender o cinema como uma linguagem artística com características próprias. Oportunizar títulos diferenciados, fora dos circuitos comerciais, extra Hollywood.

MATERIAL 2 caixas com 20 DVDs cada uma, com diferentes títulos enviados em dois momentos , a 1º em 2008 e a 2º em 2010. 4 títulos com 10 volumes cada, perfazendo o total de 40 volumes, para subsidiar o trabalho do professor.

MONITORAMENTO Ao final do ano letivo ou em data estipulada pelo Sr. Dirigente, deverá ser enviado à Oficina Pedagógica um portfólio relatando o trabalho desenvolvido.

ORIENTAÇÃO TÉCNICA Data prevista 24-05-2011 Terça-feira 1º turma- PC do E. M. e 1 prof. de Arte de São Vicente e Peruíbe, das 8h30às 12h30 – 2ºturma- PC do E.M. e 1 prof. de Arte de Praia Grande, Mongaguá e Itanhaém das 13h30 às 17h30. Local- Auditório da DE Região São Vicente

LINK http://culturaecurriculo.fde.sp.gov.br/Lugare s%20de%20Aprender/lugares_aprender.aspx: //

ESCOLA EM CENA O projeto Escola em Cena destina-se a professores e alunos da rede estadual paulista de ensino e tem como objetivos organizar ações para o acesso de alunos e professores a produções de teatro e dança e orientar as escolas para que essas atividades culturais sejam articuladas significativamente ao desenvolvimento do currículo.

PARA PARTICIPAR Projeto Escola em Cena é por adesão e depende da programação de espetáculos das instituições parceiras em cada região do Estado. As vagas são divulgadas pela Diretoria de Ensino. As escolas receberão repasse de verba via APM. As vagas são limitadas. Elas são disponibilizadas às escolas de acordo com a oferta feita pela instituição cultural parceira.

LINK-CULTURA É CURRÍCULO-ESCOLA EM CENA http://culturaecurriculo.fde.sp.gov.br/Escola %20em%20Cena/Escola_cena.aspx?menu=26

FESTIVAL DO MINUTO e MINUTEEN Festival para criação de filmes com um minuto de duração aberto ao público e a alunos do Ensino Médio Ensino Fund. Criado no Brasil em 1991, é hoje o maior festival de vídeos da América Latina. Em 2007, o Festival tornou-se permanente, recebendo filmes online. Mensalmente novos temas são lançados e os melhores vídeos recebem prêmios em dinheiro. Todos os vídeos são avaliados por uma equipe de curadores e só depois publicados no site.

LINK-FESTIVAL DO MINUTO http://www.minutefestival.com/festivaldomin uto/index.php

CONTEÚDO DE ARTE E ORIENTAÇÕES

ARTE-ESCOLA http://arte-escola.blogspot.com/

DESCRIÇÃO SINTÉTICA DO CURRÍCULO http://www.dersv.com/DSC.htm

FIM